Tenho absoluta certeza que inovar e investir no downsizing é sem dúvidas a melhor coisa para aumentar a eficiência energética, sem entrar no campo dos híbridos.
O resultado do conseguido com o up! TSI é louvável, como podem ver em vídeos e avaliações, não colocaram um turbo no motor já existente, e sim refizeram e reforçaram todo o motor para aguentar a nova pressão, e trocaram a suspensão, freios maiores, embreagens mais acertadas e longas para um consumo ainda menor do que o MPI. Um equilíbrio perfeito entre potência e economia.
Agora, conseguir este equilíbrio perfeito entre potência e economia em um carro com o design e acabamento da Hyundai, tendo em conta que ambos veículos, tanto o HB20 quanto o up!, tem exatamente o mesmo peso (950 up!, 953 HB20, segundo fichas técnicas), é muito possível e mais do que desejável.
Seria como um novo estouro de vendas do HB20, ainda mais se contarmos o breve facelift que está à caminho.
Sobre o novo motor, os dados são mais do que interessantes. A única dúvida que resta é que ele realmente vai vir pra cá e ganhar a conversão para flex. Segue alguns detalhes mais:
Citação:
Novo Hyundai i20 terá motor 1.0 T-GDI Turbo com 120 cv
A montadora sul-coreana de automóveis Hyundai Motors mostrou no Salão do Automóvel de Paris a nova geração do hatch compacto i20 - carro que apresenta aperfeiçoamentos de design, espaço interno e equipamentos.
Novo Hyundai i20 2015
A novidade mecânica fica por conta da introdução do novo motor três cilindros 1.0 turbo T-GDI, com 120 cavalos e torque de 17,2 Kgfm.
O Hyundai i20 e seu motor foram projetados nos centros de desenvolvimento da Hyundai na Europa, de modo a se adequar às particularidades do mercados europeu.
A empresa ressalta que motores de baixo deslocamento, como o 1.0, turbo-comprimidos, proporcionam um excelente desempenho de condução, sem comprometer o consumo.
...
Fonte:
http://www.car.blog.br/2014/10/novo-hyu ... t-gdi.htmlJá imaginou quanto fantástico seria ter seu HB20 fazendo uma média acima de 20km/litro com 120 cavalos e esse torque monstro já na casa dos 1500 rpm??
Por enquanto fica no sonho, mas espero que a Hyundai não durma senão vai acabar ficando pra trás, a VW já deu sua cartada, a Ford já avisou que não vai ficar pra trás, e o resto vai ter que correr atrás
Abraços!