Bom, este assunto é um pouco delicado e sem muitas informações, além de um empurra empurra da Caoa e a Hyundai em torno das infos do Veloster e seu motor.
Primeiro temos que entender que um mesmo motor pode dividir diversas versões, com incrementos e configurações diferentes, isto acontece com quase todas as montadoras e com a Hyundai não é diferente.
Entendido isto, o motor em questão é o Gamma, dotado de bloco e cabeçote de alumínio, é um motor 1.6 de 16 válvulas comando de válvulas variável (CVVT) e duplo comando de válvulas (DOHC) e até onde sei tem 3 versões:
-1.6 16v CVVT DOHC com 128cv. -1.6 16v CVVT DOHC GDI com injeção direta de combustível com 140cv. -1.6 16v CVVT DOHC GDI Turbo obviamente com injeção direta e com turbo com 210cv.
Na época do lançamento do Veloster a Caoa vinculou propaganda afirmando que o motor do carro teria 140cv, o que dava ao entendimento que seria o 1.6 16v CVVT DOHC GDI, porém não foi o que aconteceu, o carro é equipado com o 1.6 16v CVVT DOHC o mesmo comercializado no México, já que o carro é importando, e ficou um empurra empurra entre Hyundai e Caoa, uma e a outra não confirmando mais nenhuma informação sobre o carro, possivelmente para evitar um processo por propaganda enganosa. (por isto fico com pé atrás com a Hyundai e na sua postura com o aumento do volume de óleo lubrificante)
Então podemos afirmar que o motor do Veloster é o mesmo que o do HB20, porém um é a Gasolina e o outro Flex, a decisão pelo Flex é por uma questão tributária brasileira, os carros fabricados no Brasil que são Flex tem incentivos tributários do governo, logo todos os fabricantes estão adaptado seus motores a gasolina para Flex quando fabricados no Brasil.
Quanto a taxa de compressão deste motor do 1.6 16v CVVT DOHC que equipa o HB20 é 12:1, o que é bem razoável para um motor flex (normalmente entre 12:1 e 12,5:1 até 13:1), onde temos que achar o meio termo entre operar com gasolina (baixa compressão) e com Etanol (Alta compressão), já no motor do Veloster a única info que achei (pouca info. por causa do rola Hyundai- Caoa) mas não tenho certeza, é que a taxa de compressão de 10,5:1, que também é correta para um motor a gasolina.
No restante das infos que pediu: (Escapamento, válvulas, comando, coletor, módulo, bicos injetores, bomba de combustível, pressão da linha)
São infos técnicas de responsabilidade da engenharia da Hyundai, acho que só com eles ou com uma HMB para descobrir, ou com algum mecânico que tenha mexido nos dois.
Mas EU se fosse apostar: Escapamento = Igual em diâmetro mas formato diferente, cada carro tem o seu. Válvulas = Acredito que as mesmas, mesmo motor. Comando = Acredito que o mesmo, mesmo motor. Coletor = Acredito que o mesmo, mesmo motor. Módulo = Diferente, o combustível é diferente, logo os parâmetros são diferentes. Bicos injetores = Acredito que diferente, pelo combustível, pois o etanol tem água e deve-se evitar a corrosão. Bomba de combustível = Acredito que diferente, o combustível é diferente, o etanol causa ressecamento de vedações. Pressão da linha = Acredito que a mesmo, mesmo motor.
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