Bem-vindo: 19 Abr 2024 17:01

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 31 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Qual a diferença do motor do HB20 1.6 e Veloster 1.6 ?
MensagemEnviado: 09 Set 2015 12:52 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 04 Set 2015 11:02
Mensagens: 14
Procurei bastante na internet informações, mas nada concreto.

Afinal, existe diferença entre os motores 1.6 do HB20 3 Veloster?

O HB20 é flex e o Veloster somente gasolina. A taxa de compressão é a mesma? se não, o que foi alterado, para aumentar ou diminuir?

Escapamento, válvulas, comando, coletor, módulo, bicos injetores, bomba de combustível, pressão da linha etc. São diferentes?


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Qual a diferença do motor do HB20 1.6 e Veloster 1.6 ?
MensagemEnviado: 09 Set 2015 14:11 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 09 Jul 2013 19:39
Mensagens: 1102
Localização: Porto Alegre
Bom, este assunto é um pouco delicado e sem muitas informações, além de um empurra empurra da Caoa e a Hyundai em torno das infos do Veloster e seu motor.

Primeiro temos que entender que um mesmo motor pode dividir diversas versões, com incrementos e configurações diferentes, isto acontece com quase todas as montadoras e com a Hyundai não é diferente.

Entendido isto, o motor em questão é o Gamma, dotado de bloco e cabeçote de alumínio, é um motor 1.6 de 16 válvulas comando de válvulas variável (CVVT) e duplo comando de válvulas (DOHC) e até onde sei tem 3 versões:

-1.6 16v CVVT DOHC com 128cv.
-1.6 16v CVVT DOHC GDI com injeção direta de combustível com 140cv.
-1.6 16v CVVT DOHC GDI Turbo obviamente com injeção direta e com turbo com 210cv.

Na época do lançamento do Veloster a Caoa vinculou propaganda afirmando que o motor do carro teria 140cv, o que dava ao entendimento que seria o 1.6 16v CVVT DOHC GDI, porém não foi o que aconteceu, o carro é equipado com o 1.6 16v CVVT DOHC o mesmo comercializado no México, já que o carro é importando, e ficou um empurra empurra entre Hyundai e Caoa, uma e a outra não confirmando mais nenhuma informação sobre o carro, possivelmente para evitar um processo por propaganda enganosa. (por isto fico com pé atrás com a Hyundai e na sua postura com o aumento do volume de óleo lubrificante)

Então podemos afirmar que o motor do Veloster é o mesmo que o do HB20, porém um é a Gasolina e o outro Flex, a decisão pelo Flex é por uma questão tributária brasileira, os carros fabricados no Brasil que são Flex tem incentivos tributários do governo, logo todos os fabricantes estão adaptado seus motores a gasolina para Flex quando fabricados no Brasil.

Quanto a taxa de compressão deste motor do 1.6 16v CVVT DOHC que equipa o HB20 é 12:1, o que é bem razoável para um motor flex (normalmente entre 12:1 e 12,5:1 até 13:1), onde temos que achar o meio termo entre operar com gasolina (baixa compressão) e com Etanol (Alta compressão), já no motor do Veloster a única info que achei (pouca info. por causa do rola Hyundai- Caoa) mas não tenho certeza, é que a taxa de compressão de 10,5:1, que também é correta para um motor a gasolina.

No restante das infos que pediu:
(Escapamento, válvulas, comando, coletor, módulo, bicos injetores, bomba de combustível, pressão da linha)

São infos técnicas de responsabilidade da engenharia da Hyundai, acho que só com eles ou com uma HMB para descobrir, ou com algum mecânico que tenha mexido nos dois.

Mas EU se fosse apostar:
Escapamento = Igual em diâmetro mas formato diferente, cada carro tem o seu.
Válvulas = Acredito que as mesmas, mesmo motor.
Comando = Acredito que o mesmo, mesmo motor.
Coletor = Acredito que o mesmo, mesmo motor.
Módulo = Diferente, o combustível é diferente, logo os parâmetros são diferentes.
Bicos injetores = Acredito que diferente, pelo combustível, pois o etanol tem água e deve-se evitar a corrosão.
Bomba de combustível = Acredito que diferente, o combustível é diferente, o etanol causa ressecamento de vedações.
Pressão da linha = Acredito que a mesmo, mesmo motor.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Qual a diferença do motor do HB20 1.6 e Veloster 1.6 ?
MensagemEnviado: 09 Set 2015 15:25 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 04 Set 2015 11:02
Mensagens: 14
Muito bom o esclarecimento! :D

Mas não entendi a situação do aumento de volume de óleo. "por isto fico com pé atrás com a Hyundai e na sua postura com o aumento do volume de óleo lubrificante".

Outra coisa também com relação a taxa de compressão. O que será que foi alterado no motor do HB20 para o aumento de taxa. Eu andei vendo umas fotos dos cabeçotes e não vi diferença, também os pistões parece ser idênticos...

Uma coisa que eu fiquei curioso também, é que não encontrei onde fica instalado o sensor de detonação destes motores.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Qual a diferença do motor do HB20 1.6 e Veloster 1.6 ?
MensagemEnviado: 09 Set 2015 15:38 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 09 Jul 2013 19:39
Mensagens: 1102
Localização: Porto Alegre
julianoatual escreveu:
Muito bom o esclarecimento! :D

Obrigado, estamos aqui para ajudar...

julianoatual escreveu:
Mas não entendi a situação do aumento de volume de óleo. "por isto fico com pé atrás com a Hyundai e na sua postura com o aumento do volume de óleo lubrificante".

Tem um tópico falando disto no Forum....

julianoatual escreveu:
Outra coisa também com relação a taxa de compressão. O que será que foi alterado no motor do HB20 para o aumento de taxa. Eu andei vendo umas fotos dos cabeçotes e não vi diferença, também os pistões parece ser idênticos...

Não sei maiores detalhes da alteração deste motor, mas o normal é ou se altera os pistões (Perfil da cabeção) ou o mais normal se rebaixar o cabeçote (vc não vai notar pois são dois a cinco décimos de milímetro, se tiver tempo calculo pra vc), mas da para alterar o curso (biela/virabrequim foi modificada).


julianoatual escreveu:
Uma coisa que eu fiquei curioso também, é que não encontrei onde fica instalado o sensor de detonação destes motores.

Desculpe, esta info. eu não sei....


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Qual a diferença do motor do HB20 1.6 e Veloster 1.6 ?
MensagemEnviado: 09 Set 2015 21:08 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 06 Out 2014 23:35
Mensagens: 5015
Localização: Minas Gerais
Acredito que com a aula do Diogo, o tópico até poderia ser fechado. :D

Parece que o motor 1.6 do HB20 é o mesmo no Kia Soul e no Cerato. Em relação ao do Veloster, há algumas diferenças mesmo.

Inclusive tem um vídeo que o ADG, do canal High Torque, comenta sobre isso.

Abraços,

_________________
HB20 Comfort Style 1.6 14/15

Moderador no Fórum e no Facebook do HB20 Clube.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Qual a diferença do motor do HB20 1.6 e Veloster 1.6 ?
MensagemEnviado: 09 Set 2015 22:15 
Offline

Registrado em: 12 Nov 2014 16:55
Mensagens: 154
sem contar q o Hb20 da uma socada no Veloster

Enviado de meu SM-G530BT usando Tapatalk


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título: Re: Qual a diferença do motor do HB20 1.6 e Veloster 1.6 ?
MensagemEnviado: 10 Set 2015 11:15 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 04 Set 2015 11:02
Mensagens: 14
mokujin escreveu:
sem contar q o Hb20 da uma socada no Veloster

Enviado de meu SM-G530BT usando Tapatalk


Quanto a isso, acho muito subjetivo!

Muitos proprietários de veloster não sabem fazer a tocada e aceleram no modo automático.
Aquele câmbio é muito bom, se colocar no modo manual ele anda bem e tem trocas de marcha bem rápidas. Acredito que deva andar muito parecido com o HB20 na arrancada, mas depois de uma certa velocidade o veloster passa, ele anda muito bem e sua estabilidade é fenomenal.

Fiz um teste em arrancada com um fiesta 2015, equipado com esse ótimo motor 1.6 da ford. O ford abriu meio carro até uns 70 km, quando o veloster começou a alcançar e a 100km ultrapassou, cheguei perto de 160 KM em 4ª marcha e tirei o pé. Foi só um teste em pista boa sem cruzamentos.

Em uma viagem, peguei uma estrada isolada boa sem carros e sem cruzamentos, dei uma pisadinha ele chegou a 200 KM em 5ª. 5500 RPM e tirei o pé, com certeza ele chega a uns 230 km em 6ª.

O veloster tem motor 1.6 de 128 cv, estremante afinado com funcionamento perfeito, tão bom quando o HB20.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Qual a diferença do motor do HB20 1.6 e Veloster 1.6 ?
MensagemEnviado: 10 Set 2015 11:29 
Offline

Registrado em: 12 Nov 2014 16:55
Mensagens: 154
Nao.
O Veloster tem só 116cv. testado no mesmo Dino que o Hb20s deu 135.
o Veloster tem 0-100 em 12s. Toma socada ate do Hb20AT

Enviado de meu SM-G530BT usando Tapatalk


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título: Re: Qual a diferença do motor do HB20 1.6 e Veloster 1.6 ?
MensagemEnviado: 10 Set 2015 12:58 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 04 Set 2015 11:02
Mensagens: 14
mokujin escreveu:
Nao.
O Veloster tem só 116cv. testado no mesmo Dino que o Hb20s deu 135.
o Veloster tem 0-100 em 12s. Toma socada ate do Hb20AT

Enviado de meu SM-G530BT usando Tapatalk


Eu não confio nestes testes de dino. É possível modificar os parâmetros nos testes.
Outra coisa que pode alterar os resultados é o tipo de combustível, as vezes uma gasolina de baixa qualidade pode influenciar nos testes. Pode ser muitas coisas, só o fato de ter um TBI suja já perde desempenho. Imagina, Bicos injetores sujos, velas ruins etc..

EU gosto da potencia do meu veloster, não tirei ele zero, ele esta apenas com 16 mil KM. Comprei de único dono. A dirigibilidade, conforto e estabilidade do carro é fenomenal. O meu tem aro 18 e troquei os pneus por 225/40-18, ficou perfeito.

Primeira coisa que fiz no meu foi checar o TBI que estava sujo (mesmo com a revisão feita pela CAOA com 15 mil - porcaria). Fiz a limpeza com car80, ficou zerada, já percebi que o motor respirou melhor. Também verifiquei a caixa de filtro (toda suja) fiz limpeza e troquei o filtro por um inflow! Coloquei militec1 no óleo. Isso já foi o suficiente para ele ficar mais esperto!

Meu carro anterior era um Vectra Gtx 2.0 roletado 140CV, tinha um torque fenomenal. Pensei que o veloster andava bem menos, mas não me decepcionei, é um 1.6 muito forte.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Qual a diferença do motor do HB20 1.6 e Veloster 1.6 ?
MensagemEnviado: 10 Set 2015 13:52 
Offline

Registrado em: 12 Nov 2014 16:55
Mensagens: 154
desculpaí filhao mas o dino é objetivo. a sua opiniao é subjetiva

Enviado de meu SM-G530BT usando Tapatalk


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 31 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 22 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB