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 Título: Re: E-Drive - O turbo "plug and play"
MensagemEnviado: 01 Dez 2015 21:37 
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Bom Diogo, vou fragmentar por partes para melhor contra argumentar suas colocações.

diogopp escreveu:
Tb não vejo muito sentido em um carro novo 1.6 colocar o kit, como o HB20, até pq o custo não deve valer a pena, mas em um carro mais usado tipo um Paliozinho, já vejo utilidade e se torna viável.


Sobre a afirmação do HB20 novo, totalmente de acordo. Sobre a do Palio, abaixo você terá uma noção do que penso.

diogopp escreveu:
Mas onde não concordo com tua afirmação, é que se alguém que tem um carro com 120cv (HB20 1.6) e decide apimentar tem em mente rodar em um track´s day,


Antes de tudo foi uma opinião pessoal. Na verdade eu tive a intenção de não ser moralista, pois muitas vezes passa-se a impressão errada ao tentar moralizar algo que não nos envolva diretamente no cotidiano.
Disse sobre a Track Day justamente porque lá a potência seria justificada, mesmo se o camarada não quisesse mexer em outros componentes do carro ( tem maluco para tudo). Nas ruas, alguém com um carro 1.6, com a intenção de incrementar um desempenho, que é um dos melhores da categoria, certamente seria para descumprir a legislação de trânsito de diversas maneiras possíveis.

diogopp escreveu:
se partir desta tua lógica, não se produz mais carros 1.8, 2.0 e assim por diante, pq não precisamos disto para o dia a dia e é perigoso, esta tua afirmação é muito simplista.


Errado. Espera-se que carros mais potentes também já venham de fábrica com suspensões melhores, freios melhores, entre outros aspectos, além de outras tecnologias como os controles de estabilidade, que deixarão os carros mais potentes mais nas mãos dos motoristas. Ok, ainda lembro que o Corolla é um exemplo de carros 2.0 que não possuem ainda os mecanismos eletrônicos de estabilidade, mas convenhamos, a estabilidade dele é bem melhor do que as do nossos HB20´s. Bem diferente de um hipotético HB20 1.6 com seus 180 cv e uns 25 kgf de torque ( freio a tambor nas rodas traseiras, suspensão questionada, estabilidade adequada a sua configuração original... :roll: )

diogopp escreveu:
Ricardo, dirigir um carro com mais de 200 cv é ótimo, sem dúvida é muito bom, não me dou o prazer disto, pq não tenho R$100.000,00 por um carro e ainda tenho muito a conquistar, mas a maioria dos donos de carros com esta potência que conheço são senhores de mais de 50 anos e não batem corrida e nem pensam nisto, apenas querem potencia quando precisarem, então é válido sim ter um carro com mais de 120cv.


Sobre os senhores de mais de 50 anos, de acordo. Mas não serão eles que vão querer equipar o carro com um turbo.

E meu HB20 sem o turbo tem mais de 120 cv. :mrgreen:

diogopp escreveu:
Outro exagero que vejo em tua afirmação, é sobre precisar de controle de tração e estabilidade, em um carro com mais de 120cv (HB20 1.6 turbo), calma amigo, 99% dos carros brasileiros não tem esta tecnologia, e uma grande parte destes tem mais de 120cv e isto não quer dizer "não da boa coisa".

Se criou um mito em cima do controle de tração e estabilidade, é um ótimo recurso, acho fundamental, deveria ser de série, mas vamos parar por aí, ele não obrigatório para guiar um carro com segurança.


Alguém que com a intenção de melhorar a boa potência do HB20 1.6, precisaria sim de controles de tração e estabilidade. Canso de ler relatos de colegas dizendo que "cantam o pneu" do HB20 com frequência. Imagine o HB20 hipotético que citei acima, meu Deus.
Vai acontecer igual aqueles "pilotos" com seus carros potentes, em que estão com os controles desligados, que ao fazerem uma simples curva, não conseguem segurar o carro. No youtube há vários vídeos assim. Isso para não citar o lado trágico da história, que aconteceria principalmente em rodovias.


diogopp escreveu:
Todos os carros que conheço que tem o controle de tração e estabilidade tem a opção de se desligar o recurso, e neste bolo coloque Bmw, MB, Audi e coisas do tipo, vc pode guiar todos estes carros com mais de 200cv com controle de tração desligado, e nem por isto vai bater corrida e nem por isto deixa de ser seguro.


Mas aí nós estamos falando de carros de categoria superior, não da categoria do HB20. Os New Fiestas que possuem a opção desligar os controles, na verdade existe tal opção não para a "molecada" se esbaldar nas rodovias, mas por que o controle precisa ser desligado em alguns terrenos, como por exemplo numa estrada de terra com muitos pedregulhos.

Quem acompanha os programa Acelerados, onde o Rubinho pilota variados tipos de carro, certamente verá que ele desliga os controles em 90% das vezes. Mas ele é um piloto profissional da melhor qualidade. Entretanto, há poucos dias, não me lembro em qual carro, ele manteve o controle ligado, ou seja, algumas vezes até ele precisa do auxílio da tecnologia, então o que dizer dos "pilotos" de rodovia.

Para encerrar: o HB20 1.6 é um carro popular, não um esportivo. Mais potência, mais torque, sem alterações no conjunto suspensão, câmbio, freios, seria um carro perigoso nas mãos de motoristas que se acham pilotos.

Abraços,

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 Título: Re: E-Drive - O turbo "plug and play"
MensagemEnviado: 01 Dez 2015 22:12 
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FATO, grande maioria dos motoristas não conhecem o limite do carro convencional, imagina incrementando a potência. É perigo com certeza.
Agora, aumentam a bagaça e pensam que as vias urbanas ou estradas são pistas de corrida. Não são e nunca serão.


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 Título: Re: E-Drive - O turbo "plug and play"
MensagemEnviado: 01 Dez 2015 22:15 
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Antes que eu seja mal interpretado, sobre algum dono de um HB20 1.6 que tenha interesse em turbinar o carro.

O que afirmei sobre motoristas que serão imprudentes com seu carro turbinado é a regra, mas toda regra possui suas exceções.

Abraços,

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 Título: Re: E-Drive - O turbo "plug and play"
MensagemEnviado: 01 Dez 2015 22:18 
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Colegas Zecam e Diogopp !

Concordo com vcs pq tb acredito que esses kits turbo para serem instalados em motores originais aspirados não vão nunca ficar suficientemente confiáveis como um veículo turbo de fábrica, isso é fato !

Pq quando se turbina um veículo original aspirado, não é só o motor que vai sofrer com toda essa sobrecarga, mas sistemas de embreagem, câmbio, suspensão e freios, enfim, toda a estrutura do veículo vai sofrer com essa performance extra e essa conversa de que podemos readaptar o motor reforçando-o para ele receber esse kit turbo quase sempre não procede pq para isso o investimento é elevado, além de se ter de reforçar tb todos os outros sistemas desse veículo acima citados o que só vai encarecendo cada vez mais essa brincadeira ...

Moral da história, é bem melhor já comprar um veículo originalmente turbo de fábrica !

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 Título: Re: E-Drive - O turbo "plug and play"
MensagemEnviado: 02 Dez 2015 08:06 
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Blza Ricardo,

Entendo todos teus argumentos, mas ainda sim não concordo, e vejo utilidade para este sistema de "Turbo modular" sem maiores riscos e sem modificações extras no carro.

Mas como isto é um forum, ou seja, o lugar onde podemos opinar e mostrar o nosso ponto de vista, e não buscar o certo ou errado ou a verdade absoluta sobre as coisas, novamente a discussão é válida.

Grande abraço.


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 Título: Re: E-Drive - O turbo "plug and play"
MensagemEnviado: 02 Dez 2015 08:15 
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diogopp escreveu:
Blza Ricardo,

Entendo todos teus argumentos, mas ainda sim não concordo, e vejo utilidade para este sistema de "Turbo modular" sem maiores riscos e sem modificações extras no carro.

Mas como isto é um forum, ou seja, o lugar onde podemos opinar e mostrar o nosso ponto de vista, e não buscar o certo ou errado ou a verdade absoluta sobre as coisas, novamente a discussão é válida.

Grande abraço.


Valeu Diogo! Discussões são sempre bem vindas, mesmo que nunca cheguemos a um consenso. ;)

Depois quando tiver um tempo, dê sua opinião neste tópico: viewtopic.php?f=5&t=10595&start=10

É sobre uma afirmação que as velas Iridium do novo modelo do HB20 não serviriam nos modelos antigos.

Abraços,

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 Título: Re: E-Drive - O turbo "plug and play"
MensagemEnviado: 05 Dez 2015 13:13 
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Entre todos os kits turbo disponíveis no nosso mercado, esse E-Drive kit turbo é o mais avançado e de instalação bem limpa e simples.

Infelizmente ele ainda está disponível apenas para os veículos Fiat equipados com os motores 1.0 e 1.4 !

E mais um detalhe técnico bem interessante nesse kit turbo é que ele só trabalha com etanol puro no tanque não permitindo nem misturas com gasolina, numa prova mais do que concreta de que o etanol é ainda o melhor e mais confiável combustível disponível atualmente para os motores turbo de alta compressão !

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 Título: Re: E-Drive - O turbo "plug and play"
MensagemEnviado: 05 Dez 2015 13:20 
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ianisgreek escreveu:
E mais um detalhe técnico bem interessante nesse kit turbo é que ele só trabalha com etanol puro no tanque não permitindo nem misturas com gasolina, numa prova mais do que concreta de que o etanol é ainda o melhor e mais confiável combustível disponível atualmente para os motores turbo de alta compressão !


Pode crer, bem lembrado!

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 Título: Re: E-Drive - O turbo "plug and play"
MensagemEnviado: 05 Dez 2015 14:36 
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Roberto Bertoche escreveu:
ianisgreek escreveu:
E mais um detalhe técnico bem interessante nesse kit turbo é que ele só trabalha com etanol puro no tanque não permitindo nem misturas com gasolina, numa prova mais do que concreta de que o etanol é ainda o melhor e mais confiável combustível disponível atualmente para os motores turbo de alta compressão !


Pode crer, bem lembrado!


Legal!

A "mistura mágica" então nao faria o sucesso que faz aqui.

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 Título: Re: E-Drive - O turbo "plug and play"
MensagemEnviado: 05 Dez 2015 15:45 
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Ricardo de Melo escreveu:
Roberto Bertoche escreveu:
ianisgreek escreveu:
E mais um detalhe técnico bem interessante nesse kit turbo é que ele só trabalha com etanol puro no tanque não permitindo nem misturas com gasolina, numa prova mais do que concreta de que o etanol é ainda o melhor e mais confiável combustível disponível atualmente para os motores turbo de alta compressão !


Pode crer, bem lembrado!


Legal!

A "mistura mágica" então não faria o sucesso que faz aqui.



Exatamente isso Ricardo, pq motores aspirados só se beneficiam totalmente do etanol puro se apresentarem altas taxas de compressão de 13:1 e acima disso !

Como os atuais motores dos HB20 tanto o 1.0 como o 1.6 não chegam a esse valor mínimo na taxa de compressão, pode-se ainda fazer uso da mistura mágica aproveitando-se então das vantagens de ambos os combustíveis !

Já no caso de motores turboalimentados, a taxa de compressão resultante quando o turbo está soprando atinge valores altíssimos, por isso que nesses casos para um melhor rendimento geral deles, é novamente muito bem vindo o etanol como combustível do que quaisquer das gasolinas comercialmente disponíveis !

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