ianisgreek escreveu:
Eu posso confirmar aqui perfeitamente essa afirmação do Bertoche sobre a eficiência do câmbio automático em quaisquer situações quando comparado com o câmbio mecânico !
Tenho meu jetta TSI em casa e percebo que o tempo todo, não importando a situação, ele está sempre ali atento e pronto na marcha mais ideal em quaisquer circunstâncias de uso e o melhor de tudo, ele efetua as trocas de marchas em frações de segundo quando comparado com os melhores e mais habilidosos pilotos do mundo manuseando câmbios mecânicos e ainda sem apresentar o menor dos trancos, agindo sempre de maneira precisa, suave e imperceptível ...
Nesse caso, a tecnologia automotiva de fato, age com extrema inteligencia e se mostra mais eficiente do que o trabalho manual do próprio homem !
Ah Ianis, você não tava na brincadeira.
Não vou lhe pagar uma coca!
Nós estávamos falando dos câmbios do HB20 e você chegar com seu Jetta, que deve ser de dupla embreagem, correto? Pô, sacanagem!
Mas um detalhe importante, do que adianta o bom câmbio automático, sendo que muitas vezes o sujeito não sabe o utilizar adequadamente.
Diversas vezes, já "empurrei" carros automáticos, como Civics e Corollas, que em tese deveriam ter uma resposta mais rápida numa retomada de velocidade, durante ultrapassagens. Então talvez dependa do motorista também selecionar a alavanca adequada e utilizar adequadamente o pé direito no pedal do acelerador.
O interessante é que muitas das vezes que o Rubens Barrichelo vai tirar o tempo na pista no programa Acelerados, ele prefere utilizar os câmbios manuais e diversas reclama que nos automáticos o carro perde algum tempo na indecisão da marcha adequada. Lógico que é uma situação de pista, com um piloto profissional, diferente de nossa realidade.
Mas para concluir: rendimento na retomada de velocidade, arrancada, comparando exclusivamente os câmbios do HB20, o manual supera sim o automático, seja o antigo de 4 ou o novo de 6.
Abraços,