Bem-vindo: 29 Mar 2024 08:12

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 19 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
Autor Mensagem
 Título: Re: Amaciando
MensagemEnviado: 27 Fev 2016 09:51 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
Fala Bertoche, mas é isso mesmo , uma arrancada lado a lado seria de fato, um ótimo comparativo bem real entre dois veículos de mecânica igual ... rsrsrsrsrs !

Nesses momentos fica-se sabendo na prática, qual motor tem maior compressão e está mais bem tratado !!!

Ou pode-se tb fazer um teste de compressão, desmontando-se as velas de ignição de ambos os motores e instalando-se um manômetro para se medir com bastante precisão, qual dos motores apresenta os maiores valores de compressão !!!

Assim fica-se sabendo na hora, qual dos motores está mais saudável ... rsrsrsrsrs !!!

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Amaciando
MensagemEnviado: 27 Fev 2016 23:09 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 06 Out 2014 23:35
Mensagens: 5015
Localização: Minas Gerais
Roberto Bertoche escreveu:
Ricardo M. escreveu:
ianisgreek escreveu:
Ricardo, sim, eu já tinha lido sobre essas dicas da Hyundai, mas sinceramente, não concordei muito com elas e nem as segui pq existem métodos reconhecidamente bem mais eficientes do que essas dicas apenas básicas da Hyundai e que para todos aqueles proprietários mais exigentes que querem de fato o motor do seu veículo afiado e bem amaciado apresentando a máxima compressão, esse método americano que descrevi já é comprovado ser tecnicamente como muito mais eficiente ...

Valeu colega, abrç !


Boa noite Ianisgreek,

Eu segui a recomendação exata do manual, até de maneira neurótica.

Meu carro hoje tá com 23.500 km ainda, mas continua forte e econômico como nunca.

Abraços,
Para tirar a questão a limpo, proponho uma prova de arrancada 400 m.
Hahaha.


Contra o nosso amigo Ianis, eu só vou na arrancada se for contra o Jetta dele, contra o HB20 não, pois ele não acompanhou o Up! TSI na rodovia. :lol: :lol: :lol:

Abraços,

_________________
HB20 Comfort Style 1.6 14/15

Moderador no Fórum e no Facebook do HB20 Clube.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Amaciando
MensagemEnviado: 27 Fev 2016 23:18 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 11 Out 2015 15:52
Mensagens: 1295
ianisgreek escreveu:
Fala Bertoche, mas é isso mesmo , uma arrancada lado a lado seria de fato, um ótimo comparativo bem real entre dois veículos de mecânica igual ... rsrsrsrsrs !

Nesses momentos fica-se sabendo na prática, qual motor tem maior compressão e está mais bem tratado !!!

Ou pode-se tb fazer um teste de compressão, desmontando-se as velas de ignição de ambos os motores e instalando-se um manômetro para se medir com bastante precisão, qual dos motores apresenta os maiores valores de compressão !!!

Assim fica-se sabendo na hora, qual dos motores está mais saudável ... rsrsrsrsrs !!!


Para mim algumas coisas são surreais. Medir compressão só ouvi falar.
Fiquei impressionado como nos EUA, fazem curva de torque em bancada, testam tudo isso como se fosse coisa normal.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Amaciando
MensagemEnviado: 28 Fev 2016 20:51 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
ZECAM escreveu:
ianisgreek escreveu:
Fala Bertoche, mas é isso mesmo , uma arrancada lado a lado seria de fato, um ótimo comparativo bem real entre dois veículos de mecânica igual ... rsrsrsrsrs !

Nesses momentos fica-se sabendo na prática, qual motor tem maior compressão e está mais bem tratado !!!

Ou pode-se tb fazer um teste de compressão, desmontando-se as velas de ignição de ambos os motores e instalando-se um manômetro para se medir com bastante precisão, qual dos motores apresenta os maiores valores de compressão !!!

Assim fica-se sabendo na hora, qual dos motores está mais saudável ... rsrsrsrsrs !!!


Para mim algumas coisas são surreais. Medir compressão só ouvi falar.
Fiquei impressionado como nos EUA, fazem curva de torque em bancada, testam tudo isso como se fosse coisa normal.



Zecam, o amaciamento de um motor a combustão interna é de fato até hoje para muitos consumidores, como um assunto ainda pouco comum no mundo dos motores e que tb envolve muitos conhecimentos técnicos e até já se espalhou um ditado bem pouco real de que os motores de hoje são tão modernos que não precisam mais de amaciamento ... e isso é comprovadamente bem FALSO .

Porque desde que se sabe que um motor a combustão interna é composto por muitas peças que trabalham todas perfeitamente harmonizadas e bem justas entre sí e com folgas mínimas entre elas que variam de décimos a centésimos de milímetro, já nos dá uma razoável ideia da precisão que envolve o funcionamento de um motor !

E essas peças quando são montadas todas juntas em um motor novo ou recondicionado devem ir se ajustando aos poucos entre sí com o próprio funcionamento normal e se acomodando e é exatamente esse processo que chama-se de amaciamento de um motor !

Por isso não temos como negar que um motor que foi convenientemente amaciado vai apresentar tanto um funcionamento mais suave, como uma maior durabilidade e tb será um pouco mais forte e econômico do que um outro motor idêntico mas que não teve a oportunidade de ser corretamente bem amaciado .

Esse teste de compressão citado é apenas para se avaliar se os cilindros de um motor estão bem vedados e assim, apresentando a sua máxima força, mas existe tb o teste de pressão do oleo do motor cujo resultado mostra se todas as demais folgas internas entre as peças de um motor citadas acima ainda estão sem desgastes excessivos ou não, o que juntamente com o teste de compressão, vão mostrar com precisão o estado geral da saúde de um determinado motor !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Amaciando
MensagemEnviado: 19 Out 2016 15:44 
Offline

Registrado em: 06 Jun 2016 16:00
Mensagens: 13
Localização: Santa Rita do Sapucaí - MG
Olá Pessoal!

Acabei não me preocupando em ver como amaciar o motor antes de pegar meu HB20 1.0.
Na verdade, peguei o carro na css em Taubaté SP, coloquei com um pouco de alcool, fui emplacar, abasteci com gasolina e subi a serra de Campos do Jordão com o ar ligado, de 4a. marcha chamando a 3a. as vezes...kkkkkkkkkkk

Eu estava de férias e a seguir fui para uma pousada em uma cidadezinha no sul de MG (Gonçalves) e para chegar na pousada tinha uma ladeira que o carro não estava subindo de 2a., e chamei a 1a.(lógico, a primeira vez estava com ar cond ligado, depois desliguei, porque senão não ia nem por reza braba).

Até uma vez que estávamos usando o carro neste mesmo dia, e acendeu a luz de falha do motor. Meu marido já estava dramático e eu triste pois não estava encontrando o mesmo carro do test drive, meio sem potência. Rs

Desliguei o carro e quando fui usar novamente a luz tinha desligado. Eu desconfiava que era problema na sonda porque tinha alcool e gasolina misturados ainda e o vendedor tinha me falado que o motor nunca tinha visto gasolina na vida. O marido continuava dramático (eu que comprei o carro sozinha, rs). Acho que também faltava um pouco de costume com o carro, que trabalha numa rotação mais alta que o uninho que eu tinha e o corsa vhc 1.0 do marido, que já grita com 2.500 rpm...

Creio que não passei dos 5 mil rpm nessas loucuras desses primeiros dias com o carro, voltei para minha cidade com uns 150 km rodados.

Depois procuramos saber com um colega, e ele disse que realmente o motor precisa amaciar, que o HB20 do pai dele amaciou com uns 8 mil rodados (eu podia ter visitado aqui o forum né...)

Depois me falaram que não podia passar dos 4 mil rpm, e pensei: nossa, já arregacei meu motor...kkkk

Mas depois de uns 5 ou 6 mil rodados, percebi uma sensível diferença no motor, realmente ficou melhor, principalmente nas respostas para ultrapassar na estrada. Agora com 19 mil rodados, nem se fala.

Será que foi ruim essas loucuras nos primeiros dias? O que falta de informação não faz...rs

_________________
Alice Beraldo
Santa Rita do Sapucaí/MG
HB20 1.0 Confort Plus 15/16 - Branco Polar.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Amaciando
MensagemEnviado: 19 Out 2016 19:28 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
Boa noite colega Alice, fica tranquila pq se o seu HB20 está está se mostrando mais esperto depois de se rodar os 19000 kms, é pq ele foi sim amaciado corretamente.

Nesse período de amaciamento, o que se deve evitar a todo custo é mais sobre forçar o motor em baixas rotações por exemplo :

Vc está trafegando por um local razoavelmente plano a uns 50 kms/h na 4ª marcha e começa uma subida um pouco acentuada, então nesses casos antes de vc iniciar essa subida, deve-se reduzir rapidamente para a 3ª marcha no lugar de tentar pisar mais fundo em 4ª marcha na tentativa de subir essa ladeira até vence-la nessa mesma marcha que vc estava.

Agindo assim e mantendo o motor sempre mais cheio e pronto em todas as situações e em rotações médias de umas 2000 rpm para cima, vc estará favorecendo um rápido e saudável amaciamento do motor do seu novo veículo, não importando qual veículo novo ele seja.

Boa sorte colega !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Amaciando
MensagemEnviado: 19 Out 2016 19:59 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 25 Nov 2014 19:01
Mensagens: 840
No meu usei um frasco de Comfort Concentrado! Ficou bem macio!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Brincadeira!! Fiz como os colegas falaram!
Peguei na css e sai em viagem de 200kms neste mesmo momento!!
E como só conhecia Hb20 1.6 quis saber do que o Mil era capaz..

Parabéns pela aquisição e conquista do seu Zero Km!!

_________________
Mateus - Canoas - RS
HB20 Comfort Style 1.0 14/15 - Azul Ocean
[Garagem]


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Amaciando
MensagemEnviado: 02 Jan 2017 13:31 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 17 Jul 2014 00:28
Mensagens: 13
Localização: Serra/ES
E quanto ao amaciamento do HB20 automático? Não dá pra controlar muito o giro do automático, as vezes vc precisa acelerar um pouco mais e ele reduz até 2 marchas. Alguém pode contar a experiência de como foi?

Estou com 500km rodados e o carro está fazendo em média 8.5km/l na gasolina.

_________________
HB20 1.6 AT 16/17


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Amaciando
MensagemEnviado: 02 Jan 2017 13:47 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
Colega Renato, uma das boas vantagens dos câmbios aut. sobre os câmbios mecânicos está tb no período de amaciamento, pq com um câmbio aut., nunca um motor vai funcionar forçado com marchas erradas e fora da sua faixa ideal de rotações para quaisquer condições de utilização do veículo.

Inclusive tb não é à toa o fato já confirmado de que os veículos aut. normalmente mostram uma maior durabilidade dos seus motores do que o desses mesmos veículos, porém quando equipados com câmbios mecânicos.

Obs : A dica técnica para amaciar veículos aut. é de apenas usar o veículo acelerando e desacelerando com uma constância mais regular principalmente durante os primeiros 2000 kms iniciais e evitar tb ficar trafegando utilizando velocidades constantes, principalmente em rodovias durante alguma viagem dentro desse período inicial de amaciamento do motor.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 19 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB