ZECAM escreveu:
ianisgreek escreveu:
Fala Bertoche, mas é isso mesmo , uma arrancada lado a lado seria de fato, um ótimo comparativo bem real entre dois veículos de mecânica igual ... rsrsrsrsrs !
Nesses momentos fica-se sabendo na prática, qual motor tem maior compressão e está mais bem tratado !!!
Ou pode-se tb fazer um teste de compressão, desmontando-se as velas de ignição de ambos os motores e instalando-se um manômetro para se medir com bastante precisão, qual dos motores apresenta os maiores valores de compressão !!!
Assim fica-se sabendo na hora, qual dos motores está mais saudável ... rsrsrsrsrs !!!
Para mim algumas coisas são surreais. Medir compressão só ouvi falar.
Fiquei impressionado como nos EUA, fazem curva de torque em bancada, testam tudo isso como se fosse coisa normal.
Zecam, o amaciamento de um motor a combustão interna é de fato até hoje para muitos consumidores, como um assunto ainda pouco comum no mundo dos motores e que tb envolve muitos conhecimentos técnicos e até já se espalhou um ditado bem pouco real de que os motores de hoje são tão modernos que não precisam mais de amaciamento ... e isso é comprovadamente bem FALSO .
Porque desde que se sabe que um motor a combustão interna é composto por muitas peças que trabalham todas perfeitamente harmonizadas e bem justas entre sí e com folgas mínimas entre elas que variam de décimos a centésimos de milímetro, já nos dá uma razoável ideia da precisão que envolve o funcionamento de um motor !
E essas peças quando são montadas todas juntas em um motor novo ou recondicionado devem ir se ajustando aos poucos entre sí com o próprio funcionamento normal e se acomodando e é exatamente esse processo que chama-se de amaciamento de um motor !
Por isso não temos como negar que um motor que foi convenientemente amaciado vai apresentar tanto um funcionamento mais suave, como uma maior durabilidade e tb será um pouco mais forte e econômico do que um outro motor idêntico mas que não teve a oportunidade de ser corretamente bem amaciado .
Esse teste de compressão citado é apenas para se avaliar se os cilindros de um motor estão bem vedados e assim, apresentando a sua máxima força, mas existe tb o teste de pressão do oleo do motor cujo resultado mostra se todas as demais folgas internas entre as peças de um motor citadas acima ainda estão sem desgastes excessivos ou não, o que juntamente com o teste de compressão, vão mostrar com precisão o estado geral da saúde de um determinado motor !