danuenf escreveu:
Eu já ouvi esse barulho apenas uma ou duas vezes, acredito que tenha sido o combustível pelo o que vcs mencionaram por aqui. Confesso que não uso muito etanol para rodar. Dizem que devemos usar um tanque de etanol de tempos em tempos, não sei se é verdade.
Em todo caso nunca mais ouvi esse barulho mesmo usando gasolina.
Em compensação no meu antigo Gol G5 esse barulho era constante e muito irritante! Mas também nunca tive problemas de motor, usei o carro por 4 anos ouvindo isso, por vezes mais alto, outras vezes mais baixo, a CSS disse q era normal em giro baixo. Mas... Barulhos nunca são normais né... Enfim, vendi...
Abcs
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Boa tarde colega Danuenf !
Só trocando com vc umas idéias, eu lhe recomendo sim, no caso dos motores flex da linha HB20 que vc dê preferência sempre que possível ao etanol no lugar das nossas sofríveis gasolinas que muitas vezes sofrem mais ainda com as adulterações que vemos por aí ...
E se vc achar que o consumo vai aumentar pq o etanol consome de fato, um pouco mais do que as gasolinas porém tb costuma ser mais barato, vc pode lançar mão de uma dica muito utilizada por muitos colegas daqui do forum e que tem mostrados ótimos efeitos:
Faça uso da mistura mágica que consiste em vc misturar sempre ao abastecer de 20% a 25% de uma boa gasolina de sua preferencia ( eu gosto da gasolina Shell V Power Nitro ) e os restantes 75% a 80% com etanol, tomando o cuidado de sempre abastecer primeiro a gasolina por ser ela mais leve e deixar o etanol para ser colocado no tanque por último, pq como ele é um pouco mais pesado do que as gasolinas, abastecendo-se assim, ele se mistura mais eficientemente a ela.
Quanto à essas batidas de pino que se ouvem, eu tb já expliquei aqui no forum que elas são o maior veneno prejudicial que um motor pode experimentar durante o seu funcionamento e por isso mesmo, deve ser evitada a todo custo, pq reduz comprovadamente a vida útil de quaisquer motores.
Quanto aos motores 1.0 flex da linha VW, eles são sim mais sujeitos a essas batidas de pino quando estão alimentados com as gasolinas exatamente pq eles apresentam uma elevadíssima taxa de compressão, um pouco mais elevada até do que a os motores flex da linha HB20 e essa característica é usada exatamente para se obter um melhor rendimento desses motores quando eles são alimentados com maiores quantidades de etanol nos seus tanques.
Valeu colega, é isso aí, abrç !