Rovanne escreveu:
R$1200 do serviço + junta e parafusos novos + óleo + mão de obra pra montagem em uma oficina séria... Fica salgado, mas sob o risco de ganhar uns 10% de potência sem danos ao motor, creio que eu faria sim, considerando que ainda quero ficar por uns bons anos com o carro. Salvo engano, esse aumento de fluxo abriria a possibilidade de uma reprogramação da injeção de forma mais eficiente, certo?
Não sou do tipo que pisa muito nem nada, dentro da cidade nunca passo de 40 e em trânsito livre fico até abaixo disso, mas futuramente meu atual HB20 deve se tornar um carro de track day. Já estou pesquisando peças de performance disponíveis pra esse motor Gamma. Encontrei até diferencial LSD aftermarket lá fora. Na Coréia existe uma infinidade de acessórios pra Hyundai, tendo dinheiro e poucas despesas(o que ainda não é meu caso) dá pra importar e montar um projeto legal.
Colega Rovane, eu tb me interesso bastante por um caprichado trabalho de cabeçote no meu HB20 1.6, mas o que ocorre é que esse meu veículo ainda está em garantia, ainda não conheço uma oficina especializada nesse serviço de desmontagem do cabeçote dos HB20 para ser trabalhado em banco de fluxo, devido ao fato desse motor ser uma mecânica ainda nova aqui no nosso mercado e não sabemos tb se existe uma razoável disponibilidade de peças nas CCS Hyundai para esse tipo de serviço, por isso, se alguma coisa sair errada, o dono estará ferrado pq vai perder na hora a garantia de fábrica do seu HB20 e ainda terá uma bela de uma dor de cabeça para solucionar ...
Por isso, pessoalmente acredito que ainda não seja o momento ideal para se arriscar com esses upgrades de performance para os HB20 , mas lógico que cada um aqui é livre para fazer com seus HB20 o que achar ser o melhor ...
Obs : Sim, após um eficiente trabalho de fluxo em um cabeçote, pode-se e deve-se fazer um novo ajuste nos mapas de combustível e de avanço de ignição do motor (chipar) para se aproveitar ao máximo esse novo upgrade de performance, pq a calibração original da ECU de um HB20 não teria obviamente a devida capacidade de reconhecer e se adaptar a esse tipo de serviço executado em seu motor, mas pode sim funcionar ainda com a sua ECU original !
Valeu colega, é isso aí !