Bem-vindo: 28 Mar 2024 08:18

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 15 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
Autor Mensagem
 Título: Re: Trabalho de fluxo no cabeçote
MensagemEnviado: 01 Jun 2016 09:50 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 29 Mai 2014 15:35
Mensagens: 13
R$1200 do serviço + junta e parafusos novos + óleo + mão de obra pra montagem em uma oficina séria... Fica salgado, mas sob o risco de ganhar uns 10% de potência sem danos ao motor, creio que eu faria sim, considerando que ainda quero ficar por uns bons anos com o carro. Salvo engano, esse aumento de fluxo abriria a possibilidade de uma reprogramação da injeção de forma mais eficiente, certo?
Não sou do tipo que pisa muito nem nada, dentro da cidade nunca passo de 40 e em trânsito livre fico até abaixo disso, mas futuramente meu atual HB20 deve se tornar um carro de track day. Já estou pesquisando peças de performance disponíveis pra esse motor Gamma. Encontrei até diferencial LSD aftermarket lá fora. Na Coréia existe uma infinidade de acessórios pra Hyundai, tendo dinheiro e poucas despesas(o que ainda não é meu caso) dá pra importar e montar um projeto legal.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Trabalho de fluxo no cabeçote
MensagemEnviado: 01 Jun 2016 13:21 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Rovanne escreveu:
R$1200 do serviço + junta e parafusos novos + óleo + mão de obra pra montagem em uma oficina séria... Fica salgado, mas sob o risco de ganhar uns 10% de potência sem danos ao motor, creio que eu faria sim, considerando que ainda quero ficar por uns bons anos com o carro. Salvo engano, esse aumento de fluxo abriria a possibilidade de uma reprogramação da injeção de forma mais eficiente, certo?
Não sou do tipo que pisa muito nem nada, dentro da cidade nunca passo de 40 e em trânsito livre fico até abaixo disso, mas futuramente meu atual HB20 deve se tornar um carro de track day. Já estou pesquisando peças de performance disponíveis pra esse motor Gamma. Encontrei até diferencial LSD aftermarket lá fora. Na Coréia existe uma infinidade de acessórios pra Hyundai, tendo dinheiro e poucas despesas(o que ainda não é meu caso) dá pra importar e montar um projeto legal.



Colega Rovane, eu tb me interesso bastante por um caprichado trabalho de cabeçote no meu HB20 1.6, mas o que ocorre é que esse meu veículo ainda está em garantia, ainda não conheço uma oficina especializada nesse serviço de desmontagem do cabeçote dos HB20 para ser trabalhado em banco de fluxo, devido ao fato desse motor ser uma mecânica ainda nova aqui no nosso mercado e não sabemos tb se existe uma razoável disponibilidade de peças nas CCS Hyundai para esse tipo de serviço, por isso, se alguma coisa sair errada, o dono estará ferrado pq vai perder na hora a garantia de fábrica do seu HB20 e ainda terá uma bela de uma dor de cabeça para solucionar ...

Por isso, pessoalmente acredito que ainda não seja o momento ideal para se arriscar com esses upgrades de performance para os HB20 , mas lógico que cada um aqui é livre para fazer com seus HB20 o que achar ser o melhor ...

Obs : Sim, após um eficiente trabalho de fluxo em um cabeçote, pode-se e deve-se fazer um novo ajuste nos mapas de combustível e de avanço de ignição do motor (chipar) para se aproveitar ao máximo esse novo upgrade de performance, pq a calibração original da ECU de um HB20 não teria obviamente a devida capacidade de reconhecer e se adaptar a esse tipo de serviço executado em seu motor, mas pode sim funcionar ainda com a sua ECU original !

Valeu colega, é isso aí !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Trabalho de fluxo no cabeçote
MensagemEnviado: 02 Jun 2016 12:41 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 29 Mai 2014 15:35
Mensagens: 13
ianisgreek escreveu:
Colega Rovane, eu tb me interesso bastante por um caprichado trabalho de cabeçote no meu HB20 1.6, mas o que ocorre é que esse meu veículo ainda está em garantia, ainda não conheço uma oficina especializada nesse serviço de desmontagem do cabeçote dos HB20 para ser trabalhado em banco de fluxo, devido ao fato desse motor ser uma mecânica ainda nova aqui no nosso mercado e não sabemos tb se existe uma razoável disponibilidade de peças nas CCS Hyundai para esse tipo de serviço, por isso, se alguma coisa sair errada, o dono estará ferrado pq vai perder na hora a garantia de fábrica do seu HB20 e ainda terá uma bela de uma dor de cabeça para solucionar ...

Por isso, pessoalmente acredito que ainda não seja o momento ideal para se arriscar com esses upgrades de performance para os HB20 , mas lógico que cada um aqui é livre para fazer com seus HB20 o que achar ser o melhor ...

Obs : Sim, após um eficiente trabalho de fluxo em um cabeçote, pode-se e deve-se fazer um novo ajuste nos mapas de combustível e de avanço de ignição do motor (chipar) para se aproveitar ao máximo esse novo upgrade de performance, pq a calibração original da ECU de um HB20 não teria obviamente a devida capacidade de reconhecer e se adaptar a esse tipo de serviço executado em seu motor, mas pode sim funcionar ainda com a sua ECU original !

Valeu colega, é isso aí !

Pois é, tem esse lado. Ainda é raro ver HB20 em oficina, tanto por ter uma mecânica robusta como por ainda estar em garantia e as revisões de baixa quilometragem serem baratas. Então o pessoal não deve ter experiência com esses motores ainda, a não ser quem tem muita experiência geral com mecânica e acesso a informação técnica, que imagino que não sejam muitos. As primeiras garantias só vão acabar por tempo no final do ano que vem.
O meu ainda tem dois anos de garantia, as três revisões foram feitas por tempo, ainda nem chegou aos 18 mil rodados... Enquanto passa a garantia e a mecânica dele fica mais consolidada no mercado, é o tempo que eu me formo e consigo um emprego bom pra financiar as brincadeiras no carro. Preciso ir morar em algum lugar que tenha autódromo também. hehehe


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Trabalho de fluxo no cabeçote
MensagemEnviado: 08 Ago 2016 23:32 
Offline

Registrado em: 05 Jul 2016 19:41
Mensagens: 129
Trabalhar fluxo de entrada no cabeçote aumenta um pouco a potencia sim, mas diminui também o torque, pouco, mas reduz. O ganho de potencia nos motores modernos é muito baixo pra tamanho investimento. No caso dos carros aspirados, nao vale à pena gastar grana pra aumentar potencia porque o preço por cavalo é alto, diferente do turbo. Conselho que te dou, tenta vender deu atual hb20 e com dinheiro na mão, pesquise bastante nas concessionárias, especialmente no final do mês porque elas fazem de tudo pra nao perder venda e bater a meta da fabrica pra ganhar bônus. Se seu carro estiver quitado, você ainda consegue usar o dinheiro da venda dele pra dar entrada no zero km e financiar o resto com taxa zero. Com dinheiro na mão, faz-se melhor negócio do que com usado na troca, mesmo algumas marcas prometendo tabela Fipe. Não existe almoço grátis, pra pagar fipe, estão segurando o desconto no zero. Blz?


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Trabalho de fluxo no cabeçote
MensagemEnviado: 08 Ago 2016 23:58 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Então colegas, como eu já mandei muitos cabeçotes de veículos meus para serem devidamente retrabalhados em bancos de fluxo não só para se abrir um pouco mais os dutos de entrada como tb os de saída, mas fiz serviços bem mais extensos do que isso como aumentar tb o tamanho das válvulas de admissão e de escapamento, trabalhar equalizando-se todas as câmaras de combustão para que todas apresentem as exatas mesmas capacidades cúbicas, mandava trocar as molas de válvulas por outras com maior carga para suportar comandos de válvulas de maior duração e tb de maior levante e no final de todo esse nobre trabalho, uma boa rebaixada previamente calculada para ajudar a atingir a exata nova taxa de compressão do projeto de motor de alta performance em questão !

E lembrem-se colegas, o fluxo total desse cabeçote retrabalhado sempre deve ser devidamente "casado" com o novo comando de válvulas e suas molas e tb com o tamanho de válvulas, com a nova taxa de compressão desse motor, com a nova alimentação mais poderosa, com o novo sistema completo de escapamento, com o sistema de ignição mais potente para que tudo funcione em perfeita sincronia e harmonia senão esse projeto desse motor de alta performance jamais atingirá o seu principal objetivo que é o de se atingir a máxima performance possível tanto para um uso esportivo misto de rua e pista ou somente para competições.

Convém tb lembrarmos aqui que potência gera calor, então todo o sistema de refrigeração desse novo motor de alta performance deve ser melhorado para não haver superaquecimentos ...

Mas é lógico e óbvio que todas os parâmetros de regulagens anteriores que esse motor original funcionava serão deixadas literalmente de fora, pq agora com essa nova configuração que vai permitir um novo fluxo de gases tanto entrando como saindo em um maior volume por esses cabeçote retrabalhado, é óbvio que isso vai demandar mais combustível para se manter uma boa mistura de ar + combustível para essa noca condição de funcionamento assim como tb as curvas de avanço de ignição serão totalmente modificadas quando comparadas com as antigas e originais curvas de avanço de ignição anteriores.

Agora esse detalhe de se perder um pouco o torque sinceramente que nunca seria o caso aqui pq ninguém vai enviar um cabeçote para ser profissionalmente retrabalhado como citei acima e vai deixar a ECU ou a carburação e a curva de avanço de ignição do motor intactas exatamente como era antes pq aí será uma total falta de conhecimento de causa desse suposto profissional ... rsrsrsrsrs !

E óbvio que se ganha uma boa potência e torque com um upgrade desses mesmo em motores aspirados como foi o meu caso, havendo-se naturalmente variações quanto aos ganhos dependendo das demais combinações com as novas peças instaladas junto com esse cabeçote retrabalhado e que vão de uns 10% a uns 15% a mais de potencia e torque.

Mas é isso aí colegas, já me diverti muito com esses tipos de upgrades de performance e não é à toa que ainda tenho bem guardados na minha garagem um opalão aspirado 6 cil. com 4400 cc com quase 400 cvs e um voyage AP 1.9 tb aspirado com um pouco mais de 170 cvs orgulhosamente montados por mim e cujos projetos de performance foram todos de minha autoria e que esses 2 veículos ainda me permitem dar umas voltinhas pelas ruas da minha cidade, aliás, esse voyaginho citado aqui é inclusive o meu veículo do dia a dia ... rsrsrsrsrs !!!

Opa colegas, me esqueci do meu jettão TSI turbo em que tb instalei uns leves upgrades de performance nele e hoje ele está com quase 300 cvs de potencia e por aí vão os caminhos da alta performance e das bruxarias automotivas para quem gosta e aprecia esse assunto ... rsrsrsrsrsrs !!!

E se eu ainda me esqueci de algum detalhe técnico de importância nesse meu relato, que meus colegas me ajudem e podem opinar tb pq para mim, alta performance automotiva é o meu assunto predileto com relação a automóveis !!!

Valeu colegas, é isso aí !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 15 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB