Bem-vindo: 28 Mar 2024 05:29

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 35 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: Melhor rotação para troca de marchas
MensagemEnviado: 18 Out 2016 11:52 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Então Bertoche, fique tranquilo que nessa parte da mecãnica automotiva eu não me afogo assim tão facilmente e muito menos me perco como vc talvez até possa pensar de mim, então lógico que todos os colegas aqui inclusive vc merecem sim uma explicação minha :

Esse sistema lock up existe exatamente para que, em determinadas situações de utilização de um veículo equipado com esse câmbio AT, o conversor de torque se trave e assim, proporcione uma melhor economia de combustível .

Mas, no caso dos HB20 1.6 AT rodando a 40 kms/h no plano, se o sistema desse câmbio dele entender que ele deve e tem condições técnicas favoráveis para ele engrenar a última marcha, ele o fará e de fato, isso não afetará o seu motor.

Mas, vc citou foi um HB20 1.6 com câmbio mecânico circulando no plano com uma 5ª marcha engrenada e a apenas 40 kms/h e disse que essa situação era permitida e que por isso mesmo seria normalíssima, quando de fato não é pq na realidade, essa situação comprovadamente está sim forçando o motor desse pobre HB20.

E agora, eu vou explicar aqui o pq no caso do HB20 1.6 AT rodando nessa mesma situação acima citada do HB20 c/ câmbio mecânico ele não forçaria o seu motor e no HB20 1.6 com câmbio mecânico ele forçaria :

Muito simples e elementar meu caro Bertoche, é pq o câmbio AT mesmo com o seu sistema lock up estando em ação e travando devidamente algum eventual deslizamento do seu conversor de torque, ele ainda assim, devido exatamente ao maior pêso desse sistema de câmbio aut. com conversor de torque, ele então armazena uma maior energia cinética nesse seu sistema e ela se transforma em um leve maior torque disponível para as rodas desse HB20 1.6 AT, o que justifica então esse fato desse HB20 1.6 AT se permitir circular a 40 kms/h no plano, com uma marcha longa engrenada e c/ o seu motor funcionando ainda redondo a apenas 1000 rpm .

Ou, em outras palavras, isso teria um efeito semelhante a um câmbio mecânico equipado com um volante de motor bem mais pesado do que o original, entendeu agora Bertoche ?

Então, lembrem-se sempre de que no sistema de câmbio mecânico definitivamente que essa situação naturalmente não vai ocorrer ...

Novamente é isso aí colega Bertoche, valeu muito e até a próxima ... rsrsrsrsrs !!!

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Melhor rotação para troca de marchas
MensagemEnviado: 18 Out 2016 12:08 
Offline

Registrado em: 10 Out 2016 19:53
Mensagens: 3
Caro colegas

Agradeço a calorosa discussão ( no bom sentido ) na qual elevou o nivel deste simples topico e que me ajudou a ir alem das minhas expectativas.

Sei que os colegas tem suas razões e são embasados tecnicamente e na propria pratica do dia a dia, cada um com sua parcela e razão e vivencia.

Muito obrigado

Rogério

_________________
HB20 1.6 Confort 2012/2013


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Melhor rotação para troca de marchas
MensagemEnviado: 18 Out 2016 13:47 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
Valeu RO3b.
Sua dúvida está rendendo boa conversa e muitas reflexões.
Para mim conversar serve para isso, para eu aprender coisas novas.
Abração.

ianisgreek escreveu:
...vc citou foi um HB20 1.6 com câmbio mecânico circulando no plano com uma 5ª marcha engrenada e a apenas 40 kms/h e disse que essa situação era permitida e que por isso mesmo seria normalíssima, quando de fato não é pq na realidade, essa situação comprovadamente está sim forçando o motor desse pobre HB20.


Desculpe Ianis, sua mensagem criou novas dúvidas.

...a situação era permitida e por isso mesmo seria normalíssima?
Por quem a situação era permitida? Não me lembro de achar que alguém estaria me permitindo a coisa nenhuma, e não há relação entre uma coisa ser permitida e, por causa disso, ser normalíssima. Muita coisa permitida pode ser bem estranha e anormal.

Comprovadamente? Como comprovadamente? Você sabe o significado de comprovadamente? Quem comprovou e como?

Hahaha, lembrei do Dallagnol. Não podemos provar mas temos convicção... hahaha.

Meu carro, pelas suas reações, demonstra para mim que, comigo dirigindo, sem carga e sem vento contrário, pode andar a 40 km/h no plano em 5a marcha sem provocar o menor dano ao motor ou em qualquer outra parte. Dirigindo eu sinto facilidade em entender isso.

Abraço,

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Melhor rotação para troca de marchas
MensagemEnviado: 18 Out 2016 21:14 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Roberto Bertoche escreveu:
Valeu RO3b.
Sua dúvida está rendendo boa conversa e muitas reflexões.
Para mim conversar serve para isso, para eu aprender coisas novas.
Abração.

ianisgreek escreveu:
...vc citou foi um HB20 1.6 com câmbio mecânico circulando no plano com uma 5ª marcha engrenada e a apenas 40 kms/h e disse que essa situação era permitida e que por isso mesmo seria normalíssima, quando de fato não é pq na realidade, essa situação comprovadamente está sim forçando o motor desse pobre HB20.


Desculpe Ianis, sua mensagem criou novas dúvidas.

...a situação era permitida e por isso mesmo seria normalíssima?
Por quem a situação era permitida? Não me lembro de achar que alguém estaria me permitindo a coisa nenhuma, e não há relação entre uma coisa ser permitida e, por causa disso, ser normalíssima. Muita coisa permitida pode ser bem estranha e anormal.

Comprovadamente? Como comprovadamente? Você sabe o significado de comprovadamente? Quem comprovou e como?

Hahaha, lembrei do Dallagnol. Não podemos provar mas temos convicção... hahaha.

Meu carro, pelas suas reações, demonstra para mim que, comigo dirigindo, sem carga e sem vento contrário, pode andar a 40 km/h no plano em 5a marcha sem provocar o menor dano ao motor ou em qualquer outra parte. Dirigindo eu sinto facilidade em entender isso.

Abraço,



Bertoche, acredito que tenha ficado muito bem explicado para vc esse meu relato, agora lógico e óbvio que segue os bons conselhos quem quer e tem juízo, ou então que assuma os próprios riscos e ponto final ...

Repetindo, no caso dos HB20 1.6 aut., andar com ele no plano com o pé levíssimo e tentando manter os 30 kms/h a 40 kms/h e com o conta giros mostrando menos de uns 1300 rpm, embora tecnicamente isso seja totalmente dispensável, é perfeitamente possível, mas no caso de HB20 1.6 c/ câmbio mecânico NÃO È ACONSELHADO pq comprovadamente FORÇA SIM todas as peças internas do motor sujeitando-as a folgarem prematuramente, agora se vc não acredita nisso e insiste em achar que isso seja uma situação normalíssima e até correta e sensata de ser praticada, façam isso mas depois não chorem ... rsrsrsrs!!!

E quando eu escrevo aqui que algo seja "comprovadamente" é pq a citação não é minha e sim já faz parte da mecãnica automotiva, quer vc queira ou não entendeu ???

Ou melhor Bertoche, vc mesmo pode perfeitamente pesquisar sobre esse assunto de se dirigir com um veículo com o seu motor sem a devida carga aplicada nele que é assim que se chama de forçar um motor na linguagem técnica e veja o que ocorre nessas situações de efeitos negativos, pq lógico que não fui eu quem inventei essas regras, isso já existe em mecânica automotiva há décadas atrás, simples assim.

Obs : Não sei onde vc aprendeu sobre mecãnica atomotiva, mas eu FREQUENTEI FOI CURSOS E MAIS CURSOS, tanto aqui nesse Brasil como nos USA e até na EUROPA, será que vc entendeu agora, meu caro Bertoche ou ainda quer insistir ??? ... rsrsrsrsrs

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Melhor rotação para troca de marchas
MensagemEnviado: 19 Out 2016 09:41 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
ianisgreek escreveu:
Obs : Não sei onde vc aprendeu sobre mecãnica atomotiva, mas eu FREQUENTEI FOI CURSOS E MAIS CURSOS, tanto aqui nesse Brasil como nos USA e até na EUROPA, será que vc entendeu agora, meu caro Bertoche ou ainda quer insistir ??? ... rsrsrsrsrs


Ianis, essa parte da sua mensagem não me impressionou nem um pouquinho, exceto o riso.
Não sei como você tem coragem de rir depois de dizer isso.
Só teria sentido você rir se fosse mentira.
Ou seria um riso de pretensão e superioridade?
Vixe! O que será que significa?
Abraço (e desejo melhoras, que vc não está bem... rsrs).

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Melhor rotação para troca de marchas
MensagemEnviado: 19 Out 2016 10:48 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Bertoche, infelizmente com esse seu tom de irônia vc não está provando absolutamente nada, ou melhor, as suas próprias explicações nada técnicas expostas aqui não estão se mostrando ser nem um pouco convincentes e muito menos tem algum embasamento técnico para que possa ser considerado, portanto sugiro-lhe fortemente que se instrua melhor em mecânica automotiva para depois se habilitar a entrar em um forum público de discussões sobre mecânica automotiva ou melhor ainda, procure opinar sobre o que vc realmente sabe e não sobre o que vc julga por si mesmo que acha que sabe de algo e que esteja segundo vc correto ...

Obs : Eu nem perco meu tempo levando em consideração essas suas citações pq os meus conhecimentos técnicos sobre mecânica automotiva, eu os compartilho com prazer com os colegas daqui do forum, portanto faça vc o mesmo tb, mas por favor, com total segurança e conhecimento de causa, ok ?


Bons estudos para vc, valeu, abrç !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Editado pela última vez por ianisgreek em 19 Out 2016 11:18, em um total de 1 vez.

Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Melhor rotação para troca de marchas
MensagemEnviado: 19 Out 2016 11:14 
Offline

Registrado em: 09 Fev 2013 21:33
Mensagens: 37
Localização: Porto Seguro - BA
Tento manter o giro em torno de 1750rpm e 2250rpm, assim acredito que eu tenha a força disponível do motor quando desejar juntamente com a economia de combustível.

No plano, pista vazia, ainda dá pra deixar 1500rpm, abaixo disso, pelo feeling, dá pra sentir que o motor fica meio xoxo forçando de forma desnecessária a máquina...

Abraços,

_________________
♦ GARAGEM: viewtopic.php?f=8&t=12032
♦ HB20 1.6 STYLE 16/17
♦ BRANCO


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Melhor rotação para troca de marchas
MensagemEnviado: 20 Out 2016 01:01 
Offline

Registrado em: 03 Ago 2016 08:44
Mensagens: 7
Localização: São Paulo
Bom, aproveitando o tópico: aquelas marcações em vermelho no velocímetro indicam sugestões de velocidades ideais para troca de marcha? Se não me engano, elas ficam em 30km/h e 50km/h. Não encontrei nenhuma informação manual.

Teve um dia que por curiosidade fiz as trocas da primeira para segunda e da segunda para terceira nessas velocidades, quando o conta-giros está por volta dos 3.500rpm (não é muito suave e silencioso, mas tem uma aceleração boa sem forçar demais).

_________________
HB20 1.0 Turbo Comfort Plus 16/17 - Preto Onix


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Melhor rotação para troca de marchas
MensagemEnviado: 20 Out 2016 01:35 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
paulochou escreveu:
Bom, aproveitando o tópico: aquelas marcações em vermelho no velocímetro indicam sugestões de velocidades ideais para troca de marcha? Se não me engano, elas ficam em 30km/h e 50km/h. Não encontrei nenhuma informação manual.

Teve um dia que por curiosidade fiz as trocas da primeira para segunda e da segunda para terceira nessas velocidades, quando o conta-giros está por volta dos 3.500rpm (não é muito suave e silencioso, mas tem uma aceleração boa sem forçar demais).



Colega Paulo, aquelas marcações em vermelho no velocímetro dos HB20 é apenas um alerta visual sobre as velocidades máximas que se pode atingir em areas restritas urbanas (30 kms/h) e a velocidade máxima geral permitida que se pode atingir nas demais areas urbanas (50 kms/h).

Acredito mas não tenho certeza de que esses limites de velocidades, sejam de convenção internacional.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Melhor rotação para troca de marchas
MensagemEnviado: 20 Dez 2018 16:36 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 08 Jun 2015 08:37
Mensagens: 158
Prezados, observando a calorosa discussão, vamos ao Manual do Proprietário ver o que ele diz:

Sugerimos que, para a melhoria da eficiência energética, os veículos equipados com motores
1.0L e 1.6L e transmissão manual, podem seguir as informações de velocidades de trocas de
marchas mencionadas na tabela abaixo.
Obs.: Os valores de velocidade abaixo se tratam de mera referência, a velocidade recomendada de troca de marcha pode variar de acordo com as condições de condução, quantidade de
carga, condições do pavimento, relevo, entre outras.
Condições normais de condução podem consideradas aquelas onde, por exemplo, temos carga
leve no veículo, boas condições de pavimento e relevo plano e toda condição diferente pode ser
considerada condição severa (veja as condições de troca de marchas indicada nas tabelas abaixo)
.

Transmissão manual de 5 velocidades - Motores 1.0L

VELOCIDADE NA CIDADE

Condição Normal
1ª para 2ª - 20km/h
2ª para 3ª - 30km/h
3ª para 4ª - 40km/h
4ª para 5ª - 50km/h

Condição Severa
1ª para 2ª - 21km/h
2ª para 3ª - 40km/h
3ª para 4ª - 65km/h
4ª para 5ª - 72km/h

VELOCIDADE NA ESTRADA
1ª para 2ª - 25km/h
2ª para 3ª - 40km/h
3ª para 4ª - 65km/h
4ª para 5ª - 72km/h

Transmissão manual de 6 velocidades - Motores 1.6L e 1.0L Turbo

VELOCIDADE NA CIDADE

Condição Normal
1ª para 2ª - 20km/h
2ª para 3ª - 30km/h
3ª para 4ª - 40km/h
4ª para 5ª - 50km/h
5ª para 6ª - 57km/h

Condição Severa
1ª para 2ª - 21km/h
2ª para 3ª - 40km/h
3ª para 4ª - 65km/h
4ª para 5ª - 72km/h
5ª para 6ª - 76km/h

VELOCIDADE NA ESTRADA
1ª para 2ª - 20km/h
2ª para 3ª - 40km/h
3ª para 4ª - 55km/h
4ª para 5ª - 63km/h
5ª para 6ª - 73,5km/h


Anexos:
trocas de marcha.png
trocas de marcha.png [ 194.92 KiB | Exibido 9517 vezes ]

_________________
HB20S 1.0 Limited 2023[atual]
HB20 1.0 Comfort 2015[anterior]
Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 35 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB