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 Título: Melhor rotação para troca de marchas
MensagemEnviado: 16 Out 2016 08:09 
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Olá a todos

Sou novo aqui e este é minha primeira mensagem.

Qual seria a melhor rotação para as trocas de marcha ?
Em um primeiro momento estou torcando sempre aos 3.000 rpm
Meu HB20 é 1.6 2012/2013. :D :D :D

Rogério

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 Título: Re: Melhor rotação para troca de marchas
MensagemEnviado: 16 Out 2016 11:24 
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Ro3b escreveu:
Olá a todos

Sou novo aqui e este é minha primeira mensagem.

Qual seria a melhor rotação para as trocas de marcha ?
Em um primeiro momento estou torcando sempre aos 3.000 rpm
Meu HB20 é 1.6 2012/2013. :D :D :D

Rogério



Seja bem vindo ao forum colega Rogério !

Em mecânica automotiva já é comprovado que em princípio, a melhor rotação para as trocas de marcha são sempre naquelas rotações onde o torque máximo do motor se faz mais presente.

E como atualmente com essa nova geração de motores aspirados e até nos turbos, os fabricantes estão cada vez mais ampliando essa faixa de rotações, pode-se no caso dos HB20 1.6 considerar entre 2000 rpm e 4500 rpm como o ínício e final dessa faixa de rotações.

Então, dependendo das condições particulares de utilização do seu veículo , vc pode esticar as marchas em rotações situadas dentro dessa faixa aqui citada que assim vc aproveita melhor a força do motor e ainda mantém uma maior economia de combustível.

Boa sorte colega !

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 Título: Re: Melhor rotação para troca de marchas
MensagemEnviado: 16 Out 2016 11:35 
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No 1.0 se quiser economizar combustível, troque entre 2500 e 3000. Fora isso fica no seu prazer de dirigir.


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 Título: Re: Melhor rotação para troca de marchas
MensagemEnviado: 17 Out 2016 00:16 
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Ro3b escreveu:
Olá a todos

Sou novo aqui e este é minha primeira mensagem.

Qual seria a melhor rotação para as trocas de marcha ?
Em um primeiro momento estou torcando sempre aos 3.000 rpm
Meu HB20 é 1.6 2012/2013. :D :D :D

Rogério

Olá, Rogério.
No primeiro momento você está agindo bem.
Após o amaciamentoo, o motor estará completamente pronto quando estiver funcionando bem em todas as faixas de giro.
No 1.6 a faixa de giros é de 800 até pouco mais de 6.000 rpm
A arrancada máxima seria nesse ponto, o ponto de potência máxima.
A economia máxima ocorre na mais baixa rotação em que o motor ainda estiver confortável.
O motor estar confortável, ou não, é da sensibilidade de cada motorista.
Sucesso!

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 Título: Re: Melhor rotação para troca de marchas
MensagemEnviado: 17 Out 2016 07:22 
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Registrado em: 10 Out 2016 19:53
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Bom dia

Agradeço aos colegas pelas respostas.
Não me considero um bom nem mal motorista mas não tenho muita sensibilidade na hora da troca de marchas.
Tentei comprar um carro com cambio automatico mas a diferença de preço ainda (pra mim) e proibitiva.

Estou trocando as marchas atualmente em 3.000 rpm aproximadamente e meu consumo urbano esta por volta de 10,8 km/l

Obrigado

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 Título: Re: Melhor rotação para troca de marchas
MensagemEnviado: 17 Out 2016 09:47 
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Ro3b escreveu:
Bom dia

Agradeço aos colegas pelas respostas.
Não me considero um bom nem mal motorista mas não tenho muita sensibilidade na hora da troca de marchas.
Tentei comprar um carro com cambio automatico mas a diferença de preço ainda (pra mim) e proibitiva.

Estou trocando as marchas atualmente em 3.000 rpm aproximadamente e meu consumo urbano esta por volta de 10,8 km/l

Obrigado

Bom dia, Ro3b.
A sensibilidade a que me refiro é apenas para "sentir" que o regime de rotações muito baixo NÃO está forçando o motor.
No carro 1.6 com transmissão manual, no plano e sem acelerar - quer dizer, sem acelerar para aumentar a velocidade - dá para andar em 5a. marcha, a 40 km/h, de boa.
Abraço,

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 Título: Re: Melhor rotação para troca de marchas
MensagemEnviado: 17 Out 2016 11:48 
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Só de curiosidade, tentei por acaso fazer agora a pouco, essa inútil experiencia aqui citada pelo colega Bertoche de numa avenida plana rodar com o meu HB20 1.6 a 40 kms/h na 5ª marcha, mas eu já vinha com uns 60 - 70 kms/h em 5ª marcha e quando ele atingiu uns 50 kms/h e a rotação no conta giros começou a cair abaixo de 1500 rpm, eu desisti na hora e rapidamente voltei para a 4ª marcha pq eu acredito com certeza que isso força sim bastante o motor e por isso mesmo, vou deixar aqui a minha explicação técnica desse porque :

Todos os motores c/ 4 válvulas por cilindro e comandos de válvulas variáveis são projetados assim exatamente para otimizar o torque do motor desde as mais baixas rotações e no caso desses motores 1.6 dos HB20, o mínimo que se deve utilizar o motor dele em marchas mais altas como a 3ª , 4ª e 5ª marchas seria de nunca menos de umas 1500 rpm pq certamente se estará forçando o motor sim ...

Mas é lógico que cada um aqui faz o que bem quiser com seus veículos, dirige da sua maneira, força os seus motores até onde acharem que deve e por aí vão esses péssimos vícios, mas eu nunca fiz e muito menos jamais faço isso e ainda ensinei para minha esposa para ela tb nunca forçar o motor do nosso HB20 em rotações abaixo de 1500 rpms em NENHUMA MARCHA e ainda bem que ela aprendeu corretamente mais essa lição ... rsrsrsrsrs !!!

E continuando a minha explicação, essa forçada do motor para quem ainda não sabe, aumenta prematuramente as folgas dos mancais das bielas e dos mancais fixos e isso comprovadamente faz diminuir a pressão interna do oleo do motor com consequência direta de uma progressiva diminuição da vida útil dele além de tb acelerar prematuramente o desgaste dos anéis dos pistons contra as paredes dos cilindros e por aí vai essa bagunça toda ... rsrsrsrsrs !

É por isso que se Deus quiser e permitir, NUNCA MAIS quero comprar um veiculo usado, exatamente por causa desses vícios estúpidos e absolutamente sem o menor cabimento que ocorrem por aí e depois quando aparecem os motores rajando, com barulhos de folgas internas, começando a esfumaçar mais cèdo, ainda aparecem depois os seus proprietários que tem a coragem de encher a boca para todos e dizer que aquele motor é que não presta ... kkkkkkkkkkkkk!!!

Obs : Por isso colega Bertoche, vc poderia nos explicar aqui se lhe for possível, qual seria essa forte, justificável e louvável razão para se andar de 5ª marcha a 40 kms/h num pobre HB20 1.6???

É bem por aí colegas, valeu !!!

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 Título: Re: Melhor rotação para troca de marchas
MensagemEnviado: 17 Out 2016 12:20 
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Acredito que o Bertoche menciona, sobre uma tocada suave, e talvez por ele estar acostumado com os Ats, deve ter exagerado um pouquinho, nos 40km/h, mas nada é impossivel de acontecer....é claro que se ao perceber que o motor tá meio que querendo engasgar, ele vai descer uma marcha, por exemplo se vc usar a 5 marcha ao reduzir a 30km/h o carro ira trepidar e morrer, e ai acredito que a Kolbenschmidt e a Mahle vão adorar tal situação...Eu com o cambio at, mantenho sempre baixas rotações ainda mais aqui em sp que as velocidades foram reduzidas de 30/50 e 70km/h, aos 70km/h estou a 1800 a 1900rpm e a 50km/h cai pra 1500 a 1400, não consigo ver q marcha está, mas pelo giro deve ser a 4, as vezes piso um pouco o acelerador, por exemplo pra subir uma ladeira da Eletropaulo que temos aqui, então acredito que na tocada geral, em baixas e altas rotações minha condução tem sido benefica ao motor....
Pois Virabrequim, bronzinas de biela, bronzinas de mancais, bielas, pistões com seus anéis, valvular e até camisas (não sei se o motor do HB20 tem camisa) estão tudo muito caro, sem contar o custo do combustivel


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 Título: Re: Melhor rotação para troca de marchas
MensagemEnviado: 17 Out 2016 17:00 
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Num chão plano - plano mesmo (no caso, sobre uma barragem de concreto) - e sem vento, meu HB20 1.6 MT anda sem reclamar em 5a marcha, sem apertar o acelerador, ou seja, em marcha lenta, próximo dos 800 rpm. Isso deve ser por volta de 30 km/h.
Aliás isso nem é tão grande coisa, já que o automático (AT4), que escolhe a marcha em que quer andar, anda sem problemas a 40 km/h em última marcha (que, fazendo as contas de relação e diferencial, acredito ser mais longa ou igual a 5a. MT).

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 Título: Re: Melhor rotação para troca de marchas
MensagemEnviado: 17 Out 2016 17:42 
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Registrado em: 09 Jun 2016 20:37
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No turbo eu tento manter pelo menos em 2000rpm que é quando a turbina está fazendo o seu papel.

Isso na sexta marcha é ~80km/h.

Me surpreende o 1.6 andar com 5ª marcha a 40km/h. Nessa marcha ele deve estar próximo da marcha lenta e nessa velocidade já tem carregamento aerodinâmico e de rolagem além das peças móveis do motor e portanto também não acho saudável pois já caracteriza condição de LUG. Cada explosão no cilindro é uma martelada nas peças móveis do motor.


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