O tópico surgiu a partir de discussões no tópico sobre consumo nos motores 1.6. Vejam uma parte:
VAGNERF1 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Ricardo, considerando que o seu HB20 tem 2 anos de uso, apesar de que já rodou 33000 kms, parece pelos fatos que essas velas de ignição comuns de cobre conservam ainda uma razoável eficiência nos seus primeiros 2 anos de uso, pq coincidentemente, até quando o meu HB20 tb tinha mais ou menos os 2 primeiros anos de uso, as médias de consumo dele ainda se apresentavam razoáveis.
Depois disso, desmontei essas velas originais dele, que naquela época já demonstravam estar com um acentuado desgaste nos seus eletrôdos, o que causou um visível aumento do GAP (folga) delas, por isso ainda tentei dar uma leve revisada nelas, numa tentativa de dar-lhes alguma sobrevida até a obrigatória substituição delas na revisão de 40000 kms.
Mas a partir daí, fui percebendo uma queda gradual nesse consumo médio que culminou numa piora bastante perceptível quando ele passou dos 3 anos de uso até os 4 anos de uso ainda com as mesmas velas originais de fábrica.
E agora, já com essas novas velas de ignição de iridium instaladas, o motor dele está bala novamente, mostrando uma nítida melhora no consumo médio.
Valeu colega, abrç !
Hoje fui levar o HB20 para arevisão dos 40 mil, está com 37 mil, porém a ultima foi feita com 26 mil, no prazo de um ano, e desta vez superei a marca de 10 mil kms em 8 meses.
Mas vamos lá fiquei decepcionado, pois a css no qual levei, senegou a trocar a vela normais, pelas velas de Iridium, segundo o departamento tecnico, esta vela por apresentar acentuada queima, isso pode danificar a cabeça do pistão e ruptura dos aneis, segundo eles o motor deste novo veiculo, vem com uma calibração diferente....Pois bem, meu carro está na css porém não vai trocar as velas, eu estava em grande expectativva com essas novas velas, e confesso que me sinto muito decepcionado.
Colega Ianis, voce com seu conhecimento concorda com q foi citado acima, outros colegas q tenham conhecimento, ou quizerem opinar, fiquem a vontade, toda a informação ou duvida bme esclarecida é bem vinda
Então Vagner e Bertoche, essa é mais uma daquelas belas lorotas contadas por esse mexânicos sem nenhum fundamento técnico ... dá vontade é de dar risadas na cara deles ...kkkkkkkkkkkk !
Mas é lógico que essas famigeradas velas de ignição já antigas e ultrapassadas da primeira geração dos HB20 1.6 até 2015 podem e devem sim ser substituidas por essas novas velas de ignição de iridium que vem nos modelos da linha 2016 para cá !
Pois eu instalei no meu e ele está funcionando aqui perfeito e igual a um relógio suisso ... rsrsrsrsrs!!!
Mas é isso que dá essa ignorância desses mecânicos dessas CCS Hyundai que infelizmente se mostram muito mal preparados profissionalmente e para comprovar isso, eles soltam essas belas asneiras para os clientes como se fossem os únicos donos da verdade!
Então Vagner, como o HB20 é seu e não dessa cambada de mecãnicos estúpidos, quem manda nele é vc, por isso se vc quiser, vc pode sim comprar essas velas de iridium no balcão de peças de qualquer CCS Hyundai e pedir para que elas sejam instaladas no motor do seu HB20, num procedimento simples assim !
Obs : Se eu morasse em São Paulo, juro que me ofereceria para instalar como cortesia e pela amizade apenas, essas novas velas de iridium no HB20 do Vagner e ainda ensinava ele a fazer essa simples manutenção nas velas de ignição do HB20 dele ...
Valeu colega, boa sorte !
Assim, como prometi, entrei em contato com o SAC da Hyundai e tive a seguinte resposta:
Sobre a substituição das velas, orientamos que informações técnicas ou especificações do veículo sejam verificadas em contato com uma autorizada de nossa rede de Concessionárias HMB, onde poderá contar com especialistas treinados e que atuam dentro dos padrões Hyundai Motor Brasil.
Vale lembrar que qualquer modificação nas características originais do veiculo implicará na perda da garantia para os respectivos itens modificados e para peças que apresentem problemas em consequência das modificações.
Agradecemos o seu contato com a nossa Central de Relacionamento ao Cliente.
Assim, vamos prolongar as discussões...