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 Título: Troca de óleo do câmbio automático (modelos recentes)
MensagemEnviado: 12 Jan 2017 09:03 
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Registrado em: 12 Jan 2017 08:01
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Olá, pessoal.
Antes de mais nada, sou novo no fórum e por isso usarei esse post também para me apresentar. Caso não queiram saber disso, pulem para o parágrafo após a linha kkk
Me chamo Felipe e tenho um HB20 1.6 premium MT 14/15. Ficarei com ele até a semana que vem, quando trocarei pelo carro novo, um HB20 1.6 premium AT. Durante quase 1 mês de muita pesquisa test drive em diferentes modelos/ marcas, notei que não teria como fugir do HB20 de novo. Eu queria tentar algo novo, mas após 2 anos e meio e 80.000 Km de pura alegria com meu HB20, não dava pra sair muito disso. No meu entendimento, atualmente ele ainda está bem acima dos demais carros da categoria.
___________
Gostaria de trazer uma discussão sobre troca de óleo do câmbio AT que espero que não tenha sido levantada ainda em outros tópicos (pelo que vi na pesquisa, não foi).
Resolvi me antecipar e baixei o manual do HB20 novo no site da Hyundai. Na parte de manutenção, me surpreendi com a informação de que o fluido do câmbio automático é livre de manutenção e até mesmo livre de inspeção.
Pesquisei um pouco aqui no forum e na internet e vi que os HB20 AT4 tinham sim que repor o óleo (se não me engano aos 60kkm). Na internet encontrei esse artigo dizendo que alguns câmbios são de fato livres de manutenção: http://bestcars.uol.com.br/bc/mais/cons ... rara-hoje/
Gostaria de saber do pessoal daqui o que acham desse sistema, se de fato é seguro e ainda como seria possível uma caixa de transmissão nunca precisar de reposição do fluído uma vez que, sabidamente, as temperaturas de trabalho delas são elevadíssimas, levando a queima do fluído com o passar do tempo. Fico imaginando esse carro já lá com seu 3º dono, aos 200 mil km rodados...difícil imaginar que o funcionamento do câmbio estará íntegro como estava aos 0km.
Abraço!


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 Título: Re: Troca de óleo do câmbio automático (modelos recentes)
MensagemEnviado: 12 Jan 2017 10:30 
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Registrado em: 04 Dez 2016 20:50
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Rochaff escreveu:
Olá, pessoal.
Antes de mais nada, sou novo no fórum e por isso usarei esse post também para me apresentar. Caso não queiram saber disso, pulem para o parágrafo após a linha kkk
Me chamo Felipe e tenho um HB20 1.6 premium MT 14/15. Ficarei com ele até a semana que vem, quando trocarei pelo carro novo, um HB20 1.6 premium AT. Durante quase 1 mês de muita pesquisa test drive em diferentes modelos/ marcas, notei que não teria como fugir do HB20 de novo. Eu queria tentar algo novo, mas após 2 anos e meio e 80.000 Km de pura alegria com meu HB20, não dava pra sair muito disso. No meu entendimento, atualmente ele ainda está bem acima dos demais carros da categoria.
___________
Gostaria de trazer uma discussão sobre troca de óleo do câmbio AT que espero que não tenha sido levantada ainda em outros tópicos (pelo que vi na pesquisa, não foi).
Resolvi me antecipar e baixei o manual do HB20 novo no site da Hyundai. Na parte de manutenção, me surpreendi com a informação de que o fluido do câmbio automático é livre de manutenção e até mesmo livre de inspeção.
Pesquisei um pouco aqui no forum e na internet e vi que os HB20 AT4 tinham sim que repor o óleo (se não me engano aos 60kkm). Na internet encontrei esse artigo dizendo que alguns câmbios são de fato livres de manutenção: http://bestcars.uol.com.br/bc/mais/cons ... rara-hoje/
Gostaria de saber do pessoal daqui o que acham desse sistema, se de fato é seguro e ainda como seria possível uma caixa de transmissão nunca precisar de reposição do fluído uma vez que, sabidamente, as temperaturas de trabalho delas são elevadíssimas, levando a queima do fluído com o passar do tempo. Fico imaginando esse carro já lá com seu 3º dono, aos 200 mil km rodados...difícil imaginar que o funcionamento do câmbio estará íntegro como estava aos 0km.
Abraço!


Bem vindo ao Fórum,
Esse assunto é equivalente a manutenção do oleo do freio, onde vários manuais e a maioria das oficinas informam que não é necessario sua troca.
Eu sempre tenho problema quando apos 2 anos com o carro, vou trocar o fluido e a maioria dos mecanicos que procuro, informam e insistem que nao é necessario a troca...
Sobre a troca do oleo do cambio at, concordo com voce e já li alguns artigos onde afirmam que é sim necessario a troca, devido as situacoes citadas. Lembro até uma que dizia com enfase: troque ou espere quebrar...
Um amigo tinha um stilo com aquele cambio dualogic onde o carro se encontrava com 90 mil km e o cambio já nao era o mesmo, segundo ele, estava extremamente lento e dando alguns trancos, principalmente nas reducoes... Ele tinha ligado na fiat, onde afirmaram que nao precisava de troca... Porem foi em uma oficina especializada em cambio at e afirmaram que era necessario a troca por km, enfim, ele trocou o oleo e o cambio voltou a sua normalidade...
Se meu hb20 fosse at, compraria o oleo e filtro originais(nao sei se o hb20 tem filtro) e trocaria em uma especializada em cambio at.

boa sorte


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 Título: Re: Troca de óleo do câmbio automático (modelos recentes)
MensagemEnviado: 12 Jan 2017 12:42 
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Registrado em: 30 Out 2014 11:55
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Localização: São Paulo
turbogula escreveu:
Rochaff escreveu:
Olá, pessoal.
Antes de mais nada, sou novo no fórum e por isso usarei esse post também para me apresentar. Caso não queiram saber disso, pulem para o parágrafo após a linha kkk
Me chamo Felipe e tenho um HB20 1.6 premium MT 14/15. Ficarei com ele até a semana que vem, quando trocarei pelo carro novo, um HB20 1.6 premium AT. Durante quase 1 mês de muita pesquisa test drive em diferentes modelos/ marcas, notei que não teria como fugir do HB20 de novo. Eu queria tentar algo novo, mas após 2 anos e meio e 80.000 Km de pura alegria com meu HB20, não dava pra sair muito disso. No meu entendimento, atualmente ele ainda está bem acima dos demais carros da categoria.
___________
Gostaria de trazer uma discussão sobre troca de óleo do câmbio AT que espero que não tenha sido levantada ainda em outros tópicos (pelo que vi na pesquisa, não foi).
Resolvi me antecipar e baixei o manual do HB20 novo no site da Hyundai. Na parte de manutenção, me surpreendi com a informação de que o fluido do câmbio automático é livre de manutenção e até mesmo livre de inspeção.
Pesquisei um pouco aqui no forum e na internet e vi que os HB20 AT4 tinham sim que repor o óleo (se não me engano aos 60kkm). Na internet encontrei esse artigo dizendo que alguns câmbios são de fato livres de manutenção: http://bestcars.uol.com.br/bc/mais/cons ... rara-hoje/
Gostaria de saber do pessoal daqui o que acham desse sistema, se de fato é seguro e ainda como seria possível uma caixa de transmissão nunca precisar de reposição do fluído uma vez que, sabidamente, as temperaturas de trabalho delas são elevadíssimas, levando a queima do fluído com o passar do tempo. Fico imaginando esse carro já lá com seu 3º dono, aos 200 mil km rodados...difícil imaginar que o funcionamento do câmbio estará íntegro como estava aos 0km.
Abraço!


Bem vindo ao Fórum,
Esse assunto é equivalente a manutenção do oleo do freio, onde vários manuais e a maioria das oficinas informam que não é necessario sua troca.
Eu sempre tenho problema quando apos 2 anos com o carro, vou trocar o fluido e a maioria dos mecanicos que procuro, informam e insistem que nao é necessario a troca...
Sobre a troca do oleo do cambio at, concordo com voce e já li alguns artigos onde afirmam que é sim necessario a troca, devido as situacoes citadas. Lembro até uma que dizia com enfase: troque ou espere quebrar...
Um amigo tinha um stilo com aquele cambio dualogic onde o carro se encontrava com 90 mil km e o cambio já nao era o mesmo, segundo ele, estava extremamente lento e dando alguns trancos, principalmente nas reducoes... Ele tinha ligado na fiat, onde afirmaram que nao precisava de troca... Porem foi em uma oficina especializada em cambio at e afirmaram que era necessario a troca por km, enfim, ele trocou o oleo e o cambio voltou a sua normalidade...
Se meu hb20 fosse at, compraria o oleo e filtro originais(nao sei se o hb20 tem filtro) e trocaria em uma especializada em cambio at.

boa sorte


Colega Turbogula e Felipe, muito bacana voces terem trazido esse assunto, eu não me preocupo com isso, tive um peugeout 307, comprei ele com 40 mil kms de uma css peugeout logo no inicio ele dava trancos e desengatava, ficava no "N" tinha q colocar no "P" desligar e ligar e começar a andar de novo, coo ficou muito recorrente levei na css ja que eu tinha 3 meses de garantia, esse carro foi umas 4 vezes na css e não descobriam o que era, até q troquei de css da mesma rede e la o atendimento foi outro, chamaram um engenheiro e o mesmo, viu que havia uma deformação na vedação do cambio e o mesmo vazava muitissimo pouco óleo, mas esse vazamento era o responsavel por tal falha, desmontaram o cambio, montaram e vedaram e nunca mais deu o problema, e hj com o hb, nunca me preocupei com isso....agora quanto ao cambio dualogic, este não é automático e sim automatizado e esse ja requer manutenção sim, pois ele trabalha com atuadores e embreagem e uma hora precisa trocar, é um tipo de cambio que eu prefiro não ter.... e o dualogic sempre deram trancos acho que hoje com mais suavidades, mas mesmo assim ainda dão os trancos...valeu


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 Título: Re: Troca de óleo do câmbio automático (modelos recentes)
MensagemEnviado: 12 Jan 2017 13:08 
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Colegas desse tópico :

Tb concordo que é bem interessante e informativo esse assunto !

A realidade é que muitos donos de veículos equipados com câmbios aut. até se esquecem desse tipo de câmbio, nunca pensam que eles tb são lubrificados e refrigerados por um oleo lubrificante específico que se desgasta sim, se deteriora, perde as suas características protetoras e por isso mesmo, obviamente ele necessita de ser substituído periodicamente !

Mas aqui nesse nosso Brasil, infelizmente somente c/ a abertura para a importação de veículos importados no começo dos anos 90 é que começou a se popularizar e foi bem lentamente, o uso desse tipo de câmbio por aqui.

E por essa razão, os nossos mecânicos de um modo geral não tem ainda muito conhecimento técnico sobre esses câmbios aut. e por essa razão, eles evitam mexer neles e por isso mesmo que quando o assunto é trocar o oleo deles, a maioria desses mecânicos já acham na hora essa fajuta desculpa de que esses câmbios não precisam de mexer com eles ... rsrsrsrs!

Mas infelizmente essa é a nossa triste realidade e se os donos de veículos aut. não darem a devida manutenção preventiva nesses câmbios, é lógico que uma hora eles irão sim PIFAR e os eventuais 2º ou 3º donos desses veículos já usados é que vão ficar com esse ABACAXI PODRE nas mãos para ser descascado, quase sempre é assim que ocorre colegas ...

Obs : Um exemplo prático : o meu jettão TSI tem um câmbio aut. DSG que a dona VW do Brasil recomenda a sua troca de oleo e do elemento filtrante desse oleo a cada 3 anos ou a cada 60000 kms, mas eu preventivamente já fiz essa manutenção preventiva desse câmbio apenas por precaução, um pouco antes disso, ainda nos 2 primeiros anos de uso do veículo quando ele tinha apenas uns 20000 kms rodados, afinal, sempre foi melhor prevenir do que remediar ... rsrsrsrs!!!

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


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 Título: Re: Troca de óleo do câmbio automático (modelos recentes)
MensagemEnviado: 12 Jan 2017 14:10 
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Registrado em: 04 Dez 2016 20:50
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ianisgreek escreveu:
Colegas desse tópico :

Tb concordo que é bem interessante e informativo esse assunto !

A realidade é que muitos donos de veículos equipados com câmbios aut. até se esquecem desse tipo de câmbio, nunca pensam que eles tb são lubrificados e refrigerados por um oleo lubrificante específico que se desgasta sim, se deteriora, perde as suas características protetoras e por isso mesmo, obviamente ele necessita de ser substituído periodicamente !

Mas aqui nesse nosso Brasil, infelizmente somente c/ a abertura para a importação de veículos importados no começo dos anos 90 é que começou a se popularizar e foi bem lentamente, o uso desse tipo de câmbio por aqui.

E por essa razão, os nossos mecânicos de um modo geral não tem ainda muito conhecimento técnico sobre esses câmbios aut. e por essa razão, eles evitam mexer neles e por isso mesmo que quando o assunto é trocar o oleo deles, a maioria desses mecânicos já acham na hora essa fajuta desculpa de que esses câmbios não precisam de mexer com eles ... rsrsrsrs!

Mas infelizmente essa é a nossa triste realidade e se os donos de veículos aut. não darem a devida manutenção preventiva nesses câmbios, é lógico que uma hora eles irão sim PIFAR e os eventuais 2º ou 3º donos desses veículos já usados é que vão ficar com esse ABACAXI PODRE nas mãos para ser descascado, quase sempre é assim que ocorre colegas ...

Obs : Um exemplo prático : o meu jettão TSI tem um câmbio aut. DSG que a dona VW do Brasil recomenda a sua troca de oleo e do elemento filtrante desse oleo a cada 3 anos ou a cada 60000 kms, mas eu preventivamente já fiz essa manutenção preventiva desse câmbio apenas por precaução, um pouco antes disso, ainda nos 2 primeiros anos de uso do veículo quando ele tinha apenas uns 20000 kms rodados, afinal, sempre foi melhor prevenir do que remediar ... rsrsrsrs!!!




Ianis, Concordo com vc e compartilho a mesma ideia em relação a manutençao preventiva hahaha

Sou fã dos carros da vw, digo, da linha tsi e das GTIs. Já tive um golf gti 2004 e um polo gti 2007, mas ambos manuais... Hoje estou com um hb20 1,6, um otimo carro para o dia a dia. Por outros prioridades, nao pude ter o luxo de escolher muito. Mas a paixão ainda bate forte e espero que em breve eu possa estar de TSI, mais precisamente de GOLF com DSG e nao tiptronic como os atuais estão saindo....

Valeu


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 Título: Re: Troca de óleo do câmbio automático (modelos recentes)
MensagemEnviado: 12 Jan 2017 14:14 
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DSG são de dupla embreagem correto? eram tidos como os melhores automatizados, por que substituidos pelos tiptronics, esses sim automáticos? disso eu não sabia da VW


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 Título: Re: Troca de óleo do câmbio automático (modelos recentes)
MensagemEnviado: 12 Jan 2017 15:24 
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VAGNERF1 escreveu:
DSG são de dupla embreagem correto? eram tidos como os melhores automatizados, por que substituidos pelos tiptronics, esses sim automáticos? disso eu não sabia da VW



Dsg são automáticos os automatizados são os dualogics/easytronic da vida...
Correto são de dupla embreagem a seco... Por isso em ruas irregulares, o cambio emitia ruidos, incomodando várias pessoas...Alem do mais os DSG necessitam manutenção preventiva, com a troca de oleo correta e filtro correto, sendo essa manutenção em torno de R$2500,00, sendo assim muitas pessoas não faziam ou faziam com peças paralelas ou oleo que nao era o correto.
O pessoal compra o carro e pensa que é só colocar gasolina e acelerar. Faz manutenção só quando quebra o carro, dai vem a paulada e para economizar colocam peças paralelas e oleo mais barato.
Enfim, Devido a enorme quantidade de reclamacoes, a vw decidiu voltar no tempo e colocar o antigo mas confiavel tiptronic.
Estamos no Brasil...


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 Título: Re: Troca de óleo do câmbio automático (modelos recentes)
MensagemEnviado: 12 Jan 2017 16:57 
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Colegas Turbogula e Vagner, o que ocorreu com a atual linha golf TSI 1.4 flex é que a dona VW, sabendo das reclamações devido à versão do tipo seco desse câmbio DSG de 7 marchas para a linha golf TSI 1.4 mais antiga que resultava em alguns ruídos quando se transitava com esses veículos em pisos irregulares e mal pavimentados, desistiu assim dessa versão de câmbio DSG seco e o substituiu pelo novo câmbio aut. AISIN tiptronic de 6 marchas nessa sua atual linha de golfs TSI 1.4 flex.

Mas nos veículos premium com o motor VW TFSI 2.0, a VW ainda utiliza com absoluto sucesso uma versão úmida desse câmbio DSG de 6 marchas em que já não ocorrem esses tipos de ruídos quando esses veículos transitam em pisos irregulares.

É isso aí colegas !

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 Título: Re: Troca de óleo do câmbio automático (modelos recentes)
MensagemEnviado: 13 Jan 2017 06:11 
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Registrado em: 12 Jan 2017 08:01
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Obrigado pelos esclarecimentos galera!
Acho que eu acabarei fazendo o que o turbogula disse que faria, levarei em uma oficina especializada em cambios.
Mas nesse caso, suponho que correrá o risco de perder a garantia justamente de algo que desejamos muito estar cobertos por ela: o câmbio. kkkkkk


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 Título: Re: Troca de óleo do câmbio automático (modelos recentes)
MensagemEnviado: 13 Jan 2017 07:28 
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ianisgreek escreveu:
Colegas Turbogula e Vagner, o que ocorreu com a atual linha golf TSI 1.4 flex é que a dona VW, sabendo das reclamações devido à versão do tipo seco desse câmbio DSG de 7 marchas para a linha golf TSI 1.4 mais antiga que resultava em alguns ruídos quando se transitava com esses veículos em pisos irregulares e mal pavimentados, desistiu assim dessa versão de câmbio DSG seco e o substituiu pelo novo câmbio aut. AISIN tiptronic de 6 marchas nessa sua atual linha de golfs TSI 1.4 flex.

Mas nos veículos premium com o motor VW TFSI 2.0, a VW ainda utiliza com absoluto sucesso uma versão úmida desse câmbio DSG de 6 marchas em que já não ocorrem esses tipos de ruídos quando esses veículos transitam em pisos irregulares.

É isso aí colegas !


Ianis, se nao me engano o Tiguan também é Tiptronic, me corrija seu eu estiver errado
Os que possuem o dsg ainda sao o GOLF GTI e o Jetta 2.0, pq o 1.4 é tiptronic...


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