Bem-vindo: 28 Mar 2024 11:53

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 33 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: Troca de óleo do câmbio automático (modelos recentes)
MensagemEnviado: 04 Mar 2017 15:55 
Offline

Registrado em: 04 Mar 2017 15:50
Mensagens: 1
no manual fala se em troca do óleo do at6 aos 100mil km em uso severo, pressupõem que em uso normal ao 200mil km


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Troca de óleo do câmbio automático (modelos recentes)
MensagemEnviado: 05 Mar 2017 03:02 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
bbcobra escreveu:
no manual fala se em troca do óleo do at6 aos 100mil km em uso severo, pressupõem que em uso normal ao 200mil km



Seja bem vindo ao forum colega BBCobra !

Sinceramente, se eu tivesse no lugar do meu atual HB20 1.6 c/ câmbio manual, um modelo de HB20 com o câmbio aut6, mas era NUNCA que eu iria esperar por esses longos e exagerados 100 mil kms para fazer a primeira troca de oleo desase cambio AT6 dele, pq até lá esse meu suposto HB20 AT6 com certeza que já estaria fora do período de garantia de 5 anos da Hyundai (normalmente não se roda mais de 15000 kms por ano em média) e se acontecer qualquer zica nesse câmbio AT 6 dele fora dessa garantia da fábrica, já era, pode ajoelhar e rezar muito, pq a paulada para conserta-lo é sempre bem forte e pesada ... rsrsrsrs !

Sabemos tb que esse novo câmbio AT6 dos HB20 da linha 2016 em diante é ainda do tipo com conversor de torque e geralmente esses tipos de câmbios são lubrificados por fluídos ATF, aqueles oleos avermelhados que sempre tiveram uma vida útil comprovadamente limitada e além disso, já vi pessoalmente além de tb já ter lido foram muitos e variados casos de câmbios aut. desse tipo, pifados justamente por não terem trocado esse fluído ATF deles num prazo razoável ...

Esses oleos ATF usados nesses tipos de câmbios aut. apresentam uma curiosa e interessante característica técnica de que quando novos, eles se mostram com uma coloração bem vermelha e com o desgaste normal deles, eles vão progressivamente se mostrando cada vez mais escurecidos e o tom vermelho vai se modificando para um vermelho escuro e depois dessa fase, se ele não for substituído, ele se torna um marron escuro e se mostra com um forte e anormal odor e infelizmente nessas alturas, nem adianta mais trocar esse lubrificante já bem velho e prá lá de vencido pq ele na grande maioria das vezes, já estragou o conversor de torque e mais peças do mecanismo automático desses pobres câmbios aut. e somente uma desmontagem técnica especializada numa oficina para esses tipos de câmbios para eles serem devidamente reparados ...

Por isso que é recomendado e até oportuno fazer regularmente uma verificação cuidadosa pelo menos na coloração desse oleo ATF desses câmbios aut. e se eles já se apresentarem escurecidos, jogue-os FORA sem demora e substitua-os prontamente por outro oleo ATF NOVO obedecendo sempre o tipo de oleo ATF recomendado para cada marca de câmbio aut. !!!

E no caso dos HB20, eu trocaria esse fluído ATF desses câmbios AT 4 e AT 6 em não mais do que a cada 50000 kms rodados, afinal sempre foi melhor e bem mais seguro prevenir do que remediar!!!

É isso aí colega, valeu !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Troca de óleo do câmbio automático (modelos recentes)
MensagemEnviado: 03 Abr 2017 20:46 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
E complementando essa minha citação anterior, saibam que o maior inimigo dos oleos ATF usados em câmbios aut. com conversor de torque que são os câmbios AT4 e AT6 usados na linha HB20 é exatamente o calor pq quando esses oleos atingem mais de 93 graus, eles já sofrem de uma rápida deterioração e contaminação, o que desgasta esse lubrificante exigindo as suas trocas periódicas.

Inclusive deve-se sempre que possível dar preferencia aos fluídos ATF do tipo sintético que apresentam uma maior resistência ao calor excessivo e assim, demonstram uma vida útil um pouco maior do que os fluídos ATF minerais.

E relembrando aqui que é altamente recomendado estar periodicamente verificando o nível desse fluído das transmissões aut. dos HB20 quanto a coloração deles, pq o normal e correto é esse lubrificante apresentar uma coloração rosada-avermelhada.

Para essa finalidade, existe uma vareta de medição desse nível de oleo desses câmbios aut. localizada no compartimento do motor.

E se por um acaso, essa coloração desse fluído se mostrar levemente escurecida e mais amarronzada do que avermelhada, isso já é um claro sintoma de que esse lubrificante está desgastado e por isso exigindo uma troca urgente, senão a vida útil dessa transmissão aut. vai se reduzir drasticamente até apresentar algum defeito no seu funcionamento normal !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Troca de óleo do câmbio automático (modelos recentes)
MensagemEnviado: 15 Jul 2018 16:34 
Offline

Registrado em: 15 Jan 2018 23:09
Mensagens: 16
Galera li o tópico e pretendo trocar o óleo do meu cambio AT4 que já está com 90 mil km, mas perguntei o custo dessa troca na CSS na revisão e não me falaram de jeito nenhum, disseram que só podem checar o nível e que o meu estava Ok...
E no tópico aqui não vi ninguém falar se já fez e caso positivo do custo do mesmo.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Troca de óleo do câmbio automático (modelos recentes)
MensagemEnviado: 04 Ago 2018 13:45 
Offline

Registrado em: 19 Fev 2015 18:53
Mensagens: 34
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Boa tarde!

Fiquei bastante curioso com o assunto aqui, mas acho que ninguém ainda passou pela experiência da troca de óleo do AT4 nos HB20 AT para nos relatar com mais detalhes...

Meu carro tá com 28k km rodados, e precisando ou não assim que findar a garantia eu vou mandar trocar esse bendito óleo! hehe

Abrsço

_________________
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
HB20S 1.6 Premium Automático Prata 2015/2015


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Troca de óleo do câmbio automático (modelos recentes)
MensagemEnviado: 04 Ago 2018 23:58 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
juniorj escreveu:
Boa tarde!

Fiquei bastante curioso com o assunto aqui, mas acho que ninguém ainda passou pela experiência da troca de óleo do AT4 nos HB20 AT para nos relatar com mais detalhes...

Meu carro tá com 28k km rodados, e precisando ou não assim que findar a garantia eu vou mandar trocar esse bendito óleo! hehe

Abrsço



Boa noite colega e repetindo aqui, não existe nenhum oleo de câmbio aut. ETERNO, nem mesmo se ele fosse fabricado pela NASA, por isso vc está correto sim em se preocupar em preservar o seu patrimônio pq é lógico que a dona Hyundai do Brasil não vai garantir nada a vc após o término do periodo de garantia de 5 anos e ainda assim, considerando que vc fez religiosamente todas as revisões previstas para esse período em uma das CCS da rede Hyundai.

Pessoalmente vejo como uma otima e eficaz medida preventiva , fazer a primeira troca de oleo desses câmbios aut. dos veículos Hyundai a cada 3 anos ou a cada 50000 kms pq se largar isso prá fazer apenas aos 100 mil kms como recomenda a dona Hyundai, o oleo já bem velho e deteriorado poderá desgastar prematuramente alguma peça importante desse câmbio e depois prepare bem o seu bolso para o devido conserto dele e o pior , não é qualquer oficina mecânica que tem a devida habilitação para mexer nesses câmbios aut. com segurança.

Obs : E saibam que não tem segredo nenhum nessa manutenção preventiva, basta se informar do tipo exato de oleo usado nesse câmbio e se ele usa algum filtro que tb deve ser substituido nessa manutenção e boas, vc estará assim protegendo o seu veículo.

Boa sorte colega , abrç !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Troca de óleo do câmbio automático (modelos recentes)
MensagemEnviado: 11 Dez 2018 15:41 
Offline

Registrado em: 31 Mar 2014 18:36
Mensagens: 41
Eu vou trocar o fluido e filltro a cada 40.000km e ser feliz!

_________________
Plantel:

Gol CL 1.8 Mi 1997 - Vendido
Parati 1.0 16V turbo 2002 - Vendido
GrandSiena Essence DL 2012 - Vendido(graças a Deus!!!!)
HB20 Copa Aut. 14/15 - Vendido
HB20 Ocean Aut. 16/17 - Vendido
Onix Premier 2 19/20 - Atual
Golf GLX 2.0 97/98 - Atual(Xodó)


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Troca de óleo do câmbio automático (modelos recentes)
MensagemEnviado: 11 Dez 2018 19:47 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
cem escreveu:
Eu vou trocar o fluido e filltro a cada 40.000km e ser feliz!



Concordo totalmente com vc e assino embaixo , pq essa recomendação da dona Hyundai em somente fazer a troca de fluído dos seus câmbios aut. lá pelos 100000 kms é apenas uma esperta jogada dela de marketing pq a maioria dos HB20 ao chegar aos primeiros 100000 kms rodados já sairam há muito tempo do período de 5 anos da garantia de fábrica e se algum câmbio aut. desses pifar, vcs acham que a dona Hyundai do Brasil vai reparar em carater de garantia os consertos desses seus câmbios aut. que geralmente são caríssimos ?

Pão duros e miseráveis como eles são, não vão nem querer saber desse assunto e muito menos dar alguma atenção ao chamado do 0800 ... rsrsrsrs!!!

E tem mais : duvido muito e posso até apostar se existe no mercado algum fluído de transmissão aut. nem que seja fabricado pela Nasa que consiga se manter ainda eficaz e saudável aos 100000 kms rodados por qq um HB20 aut. pq é NUNCA que oleo nenhum do mundo aguenta esse tipo de trabalho sem uma devida reposíção bem antes disso.

E assim, fica aqui mais esse alerta sobre os câmbios aut. da linha HB20.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Troca de óleo do câmbio automático (modelos recentes)
MensagemEnviado: 20 Mar 2023 15:38 
Offline

Registrado em: 18 Fev 2021 14:22
Mensagens: 6
Olá colegas

Vou relatar a minha experiência na troca do fluido de cambio do meu HB20x 1.6 ano 2016 cambio AT6, 77mil km rodados.

Eu pesquisei bastante sobre esse câmbio e como deve ser feita a troca desse fluído ATF SP IV.

Pois bem, a troca deve ser feita em 3 etapas, a primeira deve-se executar o ciclo de limpeza na máquina automática (utilizando o filtro interno da máquina).

Segunda etapa, deve-se retirar o bujão do cárter (que possui um imã que deve ser limpo), trocado a arruela de vedação, nesse processo vai sair todo fluído do cárter (que deve ser medido num balde de medição), posteriormente adicione a quantidade de fluído novo que saiu nesse processo via máquina e, por fim, procede com a troca no modo "diálise" pela máquina e, durante esse processo, passa todas as marchas do carro.

Terceira e última etapa, existe um bujão lateral de aferição de nível, que deve ser aberto e o fluído, quando em temperatura de serviço, escorrer um fino fio (estando assim no nível).

Aqui em BSB foi difícil encontrar uma oficina que realizasse todos esses procedimentos, a maioria falava "a máquina é automática, não precisa de nada disso". Até que encontrei uma oficina que realizava esse procedimento completo conforme o manual técnico, como trabalho de qualidade tem um preço, me saiu o dobro do valor das outras oficinas (1500 reais com fluído ATF Idemitsu HK4 fornecido pela oficina, este por um preço salgado, se a oficina aceitar, compre você mesmo o fluído na internet).

Acrescentando aqui, a oficina fez uma analise técnica do estado da transmissão, rodou com o carro, testou todas as marchas, retirou uma pequena quantidade do fluído que estava na caixa para análise e somente após essa avaliação foi feita a troca. O técnico recomendou a troca a cada 60 mil ~ 80 mil, a depender do uso e do veículo, segundo ele a amostra do meu estava em boas condições, coloração boa e sem cheiro de queimado. Ele afirmou que carros em uso severo (trânsito intenso e principalmente aqueles que andam sempre muito carregados ou puxando algum tipo de reboque apresentam um desgaste maior).

Pós troca, o carro ficou levemente mais econômico e com as trocas mais suaves, principalmente da primeira pra segunda que eventualmente dava uns pequenos trancos quando frio (acredito que o fluido novo, assim como óleo do motor, os aditivos estão 100% e melhoram a lubrificação das engrenagens).

Outro ponto importante que o técnico comentou, sempre manter o fluído do arrefecimento em dia, sem agua de torneira, pra evitar corrosão do trocador de calor e eventual contaminação do cambio (o que gera perda total da caixa, vide os renegade).

Foi utilizado o fluido ATF Idemitsu HK4 especificamente para Kia Hyundai, durante o processo foi utilizado 10 litros e pude ver que realmente foi realizada a troca total do fluído.

Por fim, caros colegas, segue um vídeo desse procedimento (escoamento do cárter, limpeza do bujão e troca do fluído) sendo realizado num Creta 1.6 que utiliza o mesmo câmbio.

https://www.youtube.com/watch?v=-HgyelaVyEQ


Editado pela última vez por FranciscoGT40 em 20 Mar 2023 22:45, em um total de 1 vez.

Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Troca de óleo do câmbio automático (modelos recentes)
MensagemEnviado: 20 Mar 2023 20:55 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Registrado em: 18 Abr 2015 14:24
Mensagens: 2781
FranciscoGT40 escreveu:
Olá colegas

Vou relatar a minha experiência na troca do fluido de cambio do meu HB20x 1.6 ano 2016 cambio AT6.

Eu pesquisei bastante sobre esse câmbio e como deve ser feita a troca desse fluído ATF SP IV.

Pois bem, a troca deve ser feita em 3 etapas, a primeira deve-se executar o ciclo de limpeza na máquina automática (utilizando o filtro interno da máquina).

Segunda etapa, deve-se retirar o bujão do cárter (que possui um imã que deve ser limpo), trocado a arruela de vedação, nesse processo vai sair todo fluído do cárter (que deve ser medido num balde de medição), posteriormente adicione a quantidade de fluído novo que saiu nesse processo via máquina e, por fim, procede com a troca no modo "diálise" pela máquina.

Terceira e última etapa, existe um bujão lateral de aferição de nível, que deve ser aberto e o fluído, quando em temperatura de serviço, escorrer um fino fio (estando assim no nível).

Aqui em BSB foi difícil encontrar uma oficina que realizasse todos esses procedimentos, a maioria falava "a máquina é automática, não precisa de nada disso". Até que encontrei uma oficina que realizava esse procedimento completo conforme o manual técnico, como trabalho de qualidade tem um preço, me saiu o dobro do valor das outras oficinas (1500 reais com fluído ATF Idemitsu HK4 fornecido pela oficina, este por um preço salgado, se a oficina aceitar, compre você mesmo o fluído na internet).
Acrescentando aqui, a oficina fez uma analise técnica do estado da transmissão, rodou com o carro, testou todas as marchas, retirou uma pequena quantidade do fluído que estava na caixa para análise e somente após essa avaliação foi feita a troca.

Por fim, caros colegas, segue um vídeo desse procedimento sendo realizado num Creta 1.6 que utiliza o mesmo câmbio

https://www.youtube.com/watch?v=-HgyelaVyEQ



bacana essa informação. Vou guardar o video pra assistir depois!

_________________
HB20 Premium 1.6AT - 16/16
Acesse a garagem clicando aqui.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 33 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB