O intuito deste tópico seria tirar todas as dúvidas em relação ao Câmbio AT do HB20.
Aceito sugestões para ir editando aos poucos as informações sobre a caixa afim de ajudar nossos queridos amigos.
P (Park): sem equivalente no CM, é ponto-morto que bloqueia o movimento das rodas, para estacionamento em aclive etc...
R (Reverse):como o nome diz, marcha-a-ré.
N (Neutral):equivalente ao ponto-morto do CM.
D3 (Drive):andar para frente, com troca automática das marchas em velocidades mais altas.
2 ( São usadas em descidas muito acentuadas para utilizar o motor como freio e não sobrecarregar tanto os freios).Outra utilização dessas marchas mais baixas, é para estradas com barro, pois, se voce estiver em Drive (D) e o câmbio reduzir de marcha as rodas podem travar na redução.
L (Low):andar para frente em baixa velocidade, usa apenas a primeira marcha, ou as duas primeiras. Serve também para quando o trânsito tiver bem engarrafado.
Dicas:1-Carro com câmbio automático precisa estar com a manutenção preventiva realmente em dia! Uma quebra na caixa automática custará muito mais caro para consertar. Os freios são mais exigidos, e devem ser revisados mais freqüentemente.
2-É mais fácil esquecer o freio de mão puxado num câmbio automático, porque você não sente o peso adicional na embreagem. Preste atenção nisso, e crie o hábito de pisar no freio, soltar o freio de mão e então engrenar.
3-A posição P (Park) deve ser selecionada depois do carro estar com o freio de mão puxado e conferido. Num aclive, o motorista deve tirar o pé do freio e ver se não está correndo para trás, antes de mover a alavanca de N para P.
Do contrário, a trava P pode ficar sob pressão excessiva, segurando o carro no morro, e o motorista não conseguirá tirar a alavanca desta posição. Será preciso rebocar, ou erguer uma roda motriz para aliviar a trava.
4-Ainda assim, use a posição P para estacionar! Não deixe o câmbio em N num aclive. É melhor passar vexame do que ver o automóvel despencar morro abaixo, fazendo vítimas no caminho.