Bem-vindo: 28 Mar 2024 13:20

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 7 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: Motor falhando após abastecimento
MensagemEnviado: 22 Abr 2020 15:30 
Offline

Registrado em: 22 Abr 2020 14:39
Mensagens: 3
Olá!

Tenho um HB20 1.6 automático ano 2014 modelo 2015 com 45000km.

Na última semana o carro apresentou perda de força e muita dificuldade para pegar. Na rua demorava muito para responder e quando acelerava era de uma vez. Nas subidas parecia que ficava desengatado algumas vezes. No semáforo era preciso manter o acelerador levemente pressionado para o carro não morrer. Notei que as vezes que aconteceu foram após o abastecimento. Eu costumo abastecer com etanol e faz bastante tempo que o tanque não é enchido com gasolina. Agora que começou a esfriar, enchi o tanquinho de gasolina. Tenho quase certeza de que o problema está relacionado ao tanque de partida. A linha do tempo foi:

→ Carro só abastecido com etanol várias vezes, tanquinho de partida vazio;

→ Começou a esfriar e levava um pouco mais de tempo para ligar, nada estranho até aí. O carro ligou sem grandes problemas (apenas um pouco mais de tempo pelo menor temperatura) para ir ao posto. Abasteci com etanol e enchi o tanquinho com gasolina. Mas assim que fui ligar APÓS abastecer, tive dificuldade. O motor ficou fraco e com a rotação estranha logo depois;

→ Depois de dirigir por uns 20 minutos e chegar ao destino, o carro ficou parado por algumas horas. Foi difícil para ligar e quando pegou o no início o motor estava fraco. Parei e deixei o motor ligado, acelerei o motor algumas vezes. Fez um estouro numa delas, mas um pouco depois o carro estava normal novamente;

→ O carro funcionou bem depois de ligado desde então. Antes de o tanque terminar, porém, mesmo tendo abastecido o tanquinho de partida, a ignição voltou a demorar (sem muita dificuldade, da mesma forma que é normal quando está um pouco frio e sem gasolina de partida);

→ No abastecimento seguinte enchi o tanque com etanol. Como suspeitava do combustível de ignição, pedi ao frentista verificar. Ele disse que parecia ter pouca, mas que o posto estava sem gasolina e que eu deveria encher no posto seguinte. Com o tanque cheio de etanol e o tanquinho vazio, liguei para ir calibrar o pneu, tudo facilmente. Liguei novamente para ir ao posto ao lado encher o tanquinho, também facilmente. Após encher o tanque de partida (que impressionantemente já estava quase vazio mesmo), porém, o carro quase não ligou. Depois de várias tentativas, o motor ligou, mas ficou fraco e falhando novamente. Dirigi uns 20 minutos assim. O vídeo de link https://youtu.be/reYqnr7lKG8 é de quando cheguei em casa, quando não precisava mais apertar o acelerador para não morrer, mas ficava variando deste jeito;

→ Na partida seguinte, mais de um dia depois, foi difícil de ligar (deu um estouro de novo, quando acelerei para não morrer) e motor ainda estava fraco. Melhorou depois de mais algum tempo.

→ Agora o carro consumiu dois palitos do etanol e está funcionando normalmente. Quis verificar o tanquinho de partida: fui ao posto e estava vazio. Para sair até que não tive problemas para ligar, mas pude notar que novamente estava perdendo força e variando a rotação. O trajeto foi de uns metros do posto até em casa, então não tenho certeza se está crítico como das outras vezes, mas certamente havia algo de errado. Vou testar em breve e atualizo o post.

Enfim, é isto que está ocorrendo. Não há nenhuma luz acesa no painel. Alguém já teve este problema ou sabe o que pode ser? Não queria levar para fazer um diagnóstico caro se for um problema simples...

Eu descartei ser a bateria, pois não tem um ano que troquei e a dificuldade em dar partida é abrupta e descontínua. Também não acho que tem a ver com a qualidade do combustível, pois abasteci em postos diferentes as três vezes. Duvido da embreagem, já que o problema some depois de alguns km após o abastecimento. Acho que não é a bomba de combustível também, pelo mesmo último motivo (mas quem sabe).

Obrigado!!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Motor falhando após abasteciemento
MensagemEnviado: 23 Abr 2020 09:30 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6216
Localização: Montes Claros - M.G.
ianisgreek escreveu:
FelipeAPL escreveu:
Olá!

Tenho um HB20 1.6 automático ano 2014 modelo 2015 com 45000km.

Na última semana o carro apresentou perda de força e muita dificuldade para pegar. Na rua demorava muito para responder e quando acelerava era de uma vez. Nas subidas parecia que ficava desengatado algumas vezes. No semáforo era preciso manter o acelerador levemente pressionado para o carro não morrer. Notei que as vezes que aconteceu foram após o abastecimento. Eu costumo abastecer com etanol e faz bastante tempo que o tanque não é enchido com gasolina. Agora que começou a esfriar, enchi o tanquinho de gasolina. Tenho quase certeza de que o problema está relacionado ao tanque de partida. A linha do tempo foi:

→ Carro só abastecido com etanol várias vezes, tanquinho de partida vazio;

→ Começou a esfriar e levava um pouco mais de tempo para ligar, nada estranho até aí. O carro ligou sem grandes problemas (apenas um pouco mais de tempo pelo menor temperatura) para ir ao posto. Abasteci com etanol e enchi o tanquinho com gasolina. Mas assim que fui ligar APÓS abastecer, tive dificuldade. O motor ficou fraco e com a rotação estranha logo depois;

→ Depois de dirigir por uns 20 minutos e chegar ao destino, o carro ficou parado por algumas horas. Foi difícil para ligar e quando pegou o no início o motor estava fraco. Parei e deixei o motor ligado, acelerei o motor algumas vezes. Fez um estouro numa delas, mas um pouco depois o carro estava normal novamente;

→ O carro funcionou bem depois de ligado desde então. Antes de o tanque terminar, porém, mesmo tendo abastecido o tanquinho de partida, a ignição voltou a demorar (sem muita dificuldade, da mesma forma que é normal quando está um pouco frio e sem gasolina de partida);

→ No abastecimento seguinte enchi o tanque com etanol. Como suspeitava do combustível de ignição, pedi ao frentista verificar. Ele disse que parecia ter pouca, mas que o posto estava sem gasolina e que eu deveria encher no posto seguinte. Com o tanque cheio de etanol e o tanquinho vazio, liguei para ir calibrar o pneu, tudo facilmente. Liguei novamente para ir ao posto ao lado encher o tanquinho, também facilmente. Após encher o tanque de partida (que impressionantemente já estava quase vazio mesmo), porém, o carro quase não ligou. Depois de várias tentativas, o motor ligou, mas ficou fraco e falhando novamente. Dirigi uns 20 minutos assim. O vídeo de link https://youtu.be/reYqnr7lKG8 é de quando cheguei em casa, quando não precisava mais apertar o acelerador para não morrer, mas ficava variando deste jeito;

→ Na partida seguinte, mais de um dia depois, foi difícil de ligar (deu um estouro de novo, quando acelerei para não morrer) e motor ainda estava fraco. Melhorou depois de mais algum tempo.

→ Agora o carro consumiu dois palitos do etanol e está funcionando normalmente. Quis verificar o tanquinho de partida: fui ao posto e estava vazio. Para sair até que não tive problemas para ligar, mas pude notar que novamente estava perdendo força e variando a rotação. O trajeto foi de uns metros do posto até em casa, então não tenho certeza se está crítico como das outras vezes, mas certamente havia algo de errado. Vou testar em breve e atualizo o post.

Enfim, é isto que está ocorrendo. Não há nenhuma luz acesa no painel. Alguém já teve este problema ou sabe o que pode ser? Não queria levar para fazer um diagnóstico caro se for um problema simples...

Eu descartei ser a bateria, pois não tem um ano que troquei e a dificuldade em dar partida é abrupta e descontínua. Também não acho que tem a ver com a qualidade do combustível, pois abasteci em postos diferentes as três vezes. Duvido da embreagem, já que o problema some depois de alguns km após o abastecimento. Acho que não é a bomba de combustível também, pelo mesmo último motivo (mas quem sabe).

Obrigado!!



Bom dia e seja bem vindo ao forum !

Tb tem acontecido exatamente o mesmo com o meu atual HB20 1.6 13/13 com relação ao sistema do tanquinho de partida a frio, ou seja, quando eu o abasteço com gasolina, começa do nada uma bagunça em todo o funcionamento do motor como se esse sistema injetasse quantidades anormais de gasolina no motor e somando com o combustível que normalmente já é injetado pelos 4 injetores , isso causa afogamento e falhas diversas conforme anunciado aqui nesse relato.

E o remédio para essa situação é de simplesmente esvaziar totalmente com uma mangueirinha toda a gasolina colocada nesse tanquinho e em seguida, como que por um passe de mágica, o motor volta a sua total normalidade de funcionamento ... rsrsrsrsrs!!!

Ou seja, consegui isolar totalmente a origem desse problema que é uma falha em algum componente desse sistema de partida a frio por tanquinho.

E a conclusão que tirei dessa situação :

A dona Hyundai do Brasil foi literalmente incompetente ao projetar e decidir por esse antiquado e ineficaz sistema de partida a frio por isso que após alguns anos de funcionamento , ele pifa sem mais nem menos e começa a bagunçar com todo o correto funcionamento do motor.

É a tal da economia de palito do departamento de marketing da fábrica desses sulcoreanos pão duros que acaba por sujar e manchar com a boa reputação dos seus produtos de graça e o pior, depois ainda eles tem o trabalho de corrigir isso atualizando o sistema para outro mais moderno e eficiente como ocorreu na linha HB20 2016 em diante.

Sim, lógico que existe conserto dele, mas como esse meu HB20 já saiu da garantia dos 5 anos de fábrica, terei de arcar com os custos desse famigerado conserto, ou seja, já sei que o que pode ter pifado seja algum sensor desse sistema ou alguma outra peça relacionada a ele.

Mas como sempre abasteço com etanol misturado com 20% de gasolina, jamais o motor necessitou da ajuda dessa porcaria de sistema de partida a frio por tanquinho e assim, mantenho sempre esse tanquinho completamente vazio e o motor desse meu HB20 pega de estalo em qq temperatura ou estação do ano.

Obs : Prova da ineficiencia e confiabilidade desse sistema é que desde a nova linha HB 2016 , a dona Hyundai do Brasil evoluiu esse sistema de partida a frio para o moderno sistema de flauta aquecida e acredito que a partir daí, essa ineficiencia desse antigo sistema de partida a frio por tanquinho esteja resolvido de vez.

Interessante e até curioso é o fato de que quando abasteci pela ultima vez com gasolina aditivada esse tanquinho de partida a frio e o motor começou a engasgar do nada, nenhuma luz de avaria acendeu no painel do veículo, apesar das falhas de funcionamento do motor ...

Ou seja, esse sistema de diagnóstico de falhas do sistema de injeção do motor da linha HB20 é sim FALHO E POUCO CONFIÁVEL pq tenho um excelente scanner importado aqui em casa e ao usa-lo na tomada OBD2 desse HB20, ele não encontra absolutamente nenhuma falha de funcionamento registrada quando o correto seria de falhas anormais estarem armazenadas na ECU do veículo para uma posterior correção.

Assim, deixo aqui a minha dica que tem funcionado perfeitamente comigo e por isso nem vou gastar um real sequer para consertar esse LIXO de sistema arcaico de partida a frio da dona Hyundai do Brasil .

Boa sorte colega !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Motor falhando após abasteciemento
MensagemEnviado: 23 Abr 2020 16:40 
Offline

Registrado em: 26 Jun 2019 21:58
Mensagens: 165
Pois é, tbm sofri muito com esse tanquinho de partida auxiliar, no HB20S 2016/2017 não existe mais e tenho abastecido com álcool ou gasolina sem nenhum problema, no máximo o motor que sobe o giro quando dá a partida, mas normal.

Já no meu Picanto 2012 que usa o mesmo motor Kappa 1.0, tenho trauma de abastecer com álcool e só uso gasolina. Mas obrigado por compartilhar essa dica do tanque auxiliar, pode ser isto mesmo.

Devíamos era nos juntar e abrir um processo contra essas fábricas pois isto é um defeito oculto.

_________________
HB20S 1.6 AT 2016/17 Premium
Chooper elétrica X14 2022


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Motor falhando após abasteciemento
MensagemEnviado: 24 Abr 2020 09:12 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Registrado em: 18 Abr 2015 14:24
Mensagens: 2781
FelipeAPL escreveu:
Olá!

Tenho um HB20 1.6 automático ano 2014 modelo 2015 com 45000km.

Na última semana o carro apresentou perda de força e muita dificuldade para pegar. Na rua demorava muito para responder e quando acelerava era de uma vez. Nas subidas parecia que ficava desengatado algumas vezes. No semáforo era preciso manter o acelerador levemente pressionado para o carro não morrer. Notei que as vezes que aconteceu foram após o abastecimento. Eu costumo abastecer com etanol e faz bastante tempo que o tanque não é enchido com gasolina. Agora que começou a esfriar, enchi o tanquinho de gasolina. Tenho quase certeza de que o problema está relacionado ao tanque de partida. A linha do tempo foi:

→ Carro só abastecido com etanol várias vezes, tanquinho de partida vazio;

→ Começou a esfriar e levava um pouco mais de tempo para ligar, nada estranho até aí. O carro ligou sem grandes problemas (apenas um pouco mais de tempo pelo menor temperatura) para ir ao posto. Abasteci com etanol e enchi o tanquinho com gasolina. Mas assim que fui ligar APÓS abastecer, tive dificuldade. O motor ficou fraco e com a rotação estranha logo depois;

→ Depois de dirigir por uns 20 minutos e chegar ao destino, o carro ficou parado por algumas horas. Foi difícil para ligar e quando pegou o no início o motor estava fraco. Parei e deixei o motor ligado, acelerei o motor algumas vezes. Fez um estouro numa delas, mas um pouco depois o carro estava normal novamente;

→ O carro funcionou bem depois de ligado desde então. Antes de o tanque terminar, porém, mesmo tendo abastecido o tanquinho de partida, a ignição voltou a demorar (sem muita dificuldade, da mesma forma que é normal quando está um pouco frio e sem gasolina de partida);

→ No abastecimento seguinte enchi o tanque com etanol. Como suspeitava do combustível de ignição, pedi ao frentista verificar. Ele disse que parecia ter pouca, mas que o posto estava sem gasolina e que eu deveria encher no posto seguinte. Com o tanque cheio de etanol e o tanquinho vazio, liguei para ir calibrar o pneu, tudo facilmente. Liguei novamente para ir ao posto ao lado encher o tanquinho, também facilmente. Após encher o tanque de partida (que impressionantemente já estava quase vazio mesmo), porém, o carro quase não ligou. Depois de várias tentativas, o motor ligou, mas ficou fraco e falhando novamente. Dirigi uns 20 minutos assim. O vídeo de link https://youtu.be/reYqnr7lKG8 é de quando cheguei em casa, quando não precisava mais apertar o acelerador para não morrer, mas ficava variando deste jeito;

→ Na partida seguinte, mais de um dia depois, foi difícil de ligar (deu um estouro de novo, quando acelerei para não morrer) e motor ainda estava fraco. Melhorou depois de mais algum tempo.

→ Agora o carro consumiu dois palitos do etanol e está funcionando normalmente. Quis verificar o tanquinho de partida: fui ao posto e estava vazio. Para sair até que não tive problemas para ligar, mas pude notar que novamente estava perdendo força e variando a rotação. O trajeto foi de uns metros do posto até em casa, então não tenho certeza se está crítico como das outras vezes, mas certamente havia algo de errado. Vou testar em breve e atualizo o post.

Enfim, é isto que está ocorrendo. Não há nenhuma luz acesa no painel. Alguém já teve este problema ou sabe o que pode ser? Não queria levar para fazer um diagnóstico caro se for um problema simples...

Eu descartei ser a bateria, pois não tem um ano que troquei e a dificuldade em dar partida é abrupta e descontínua. Também não acho que tem a ver com a qualidade do combustível, pois abasteci em postos diferentes as três vezes. Duvido da embreagem, já que o problema some depois de alguns km após o abastecimento. Acho que não é a bomba de combustível também, pelo mesmo último motivo (mas quem sabe).

Obrigado!!


Não sei se é exatamente o mesmo problema, mas li um teste de longa duração do hb20 (ja faz um bom tempo) e lembro terem citado algum problema no sistema de partida à frio. Salvo engano, deu defeito em alguma válvula do sistema e o mesmo deixava a passagem de gasolina aberta, assim o tanquinho de partida se esgotava todo de uma vez.

Boa sorte e se resolver o problema, nos conte o resultado.

_________________
HB20 Premium 1.6AT - 16/16
Acesse a garagem clicando aqui.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Motor falhando após abasteciemento
MensagemEnviado: 24 Abr 2020 14:25 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6216
Localização: Montes Claros - M.G.
Concordo com vcs colegas, a verdade é que está se confirmando na prática que esse famigerado sistema de partida a frio usado na linha HB20 até 2015 é FALHO e POUCO CONFIÁVEL.

Por isso que depois de algum tempo de uso, ele pifa algum de seus componentes e por causa disso, o motor afoga por excesso de combustível, onde se explica perfeitamente que isso é sem dúvidas a causa dessas ocorrências aqui citadas.

Bem que a dona Hyundai merecia sim entrarmos com uma ação judicial conjunta contra ela só para eles terem um pouco de dor de cabeça e despesas na justiça e com isso talves aprendam a respeitar e a tratar melhor e com mais dignidade os consumidores dos seus produtos !!!

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Motor falhando após abasteciemento
MensagemEnviado: 26 Abr 2020 01:32 
Offline

Registrado em: 26 Abr 2020 01:29
Mensagens: 3
O meu não está falhando mas logo após o abastecimento acendeu a luz da injeção..suspeito de gasolina adulterada :(

Enviado de meu Pixel 3 usando o Tapatalk


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Motor falhando após abasteciemento
MensagemEnviado: 28 Abr 2020 12:12 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6216
Localização: Montes Claros - M.G.
Ainda dentro desse contexto do sistema de partida a frio com tanquinho de gasolina da linha HB20 até 2015 venho a compartilhar que :

Desde o lançamento dessa linha aqui em Outubro de 2012, a fabrica da Hyundai do Brasil anunciava a todo o nosso mercado que o seu "novo" sistema de partida a frio já estava com uma novidade técnica incorporada que era para evitar da gasolina desse tanquinho ficar por muito tempo parada dentro do reservatório de partida a frio, então citou que esse proprio sistema estaria programado para sempre estar injetando pequenas e controladas quantidades de gasolina durante as partidas do motor para assim haver um pequeno porém constante consumo dessa gasolina que assim, sempre estaria sendo renovada com as novas reposições do nível dessa gasolina nesse tanquinho de partida a frio, evitando com isso que essa gasolina ficasse velha causando problemas de entupimentos e acumulos de residuos internos no motor.

Então vemos que foi ótimo e louvável essa novidade da recém lançada linha HB20 aqui no Brasil com o grave senão de que por estar sempre funcionando, a engenharia da Hyundai deveria tb equipar esse seu sistema de partida a frio com peças de melhor qualidade para que assim esse sistema se mostrasse na prática mais confiável e não se tornasse inoperante prococemente e pior ainda, evitando que ele funcionasse desordenadamente como vemos que tem ocorrido com adições anormais de combustível e assim bagunçando com todo o correto funcionamento do motor desses veículos.

É isso aí dona Hyundai do Brasil , vc merece assim esse oportuno "puxão de orelhas" !!!

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 7 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB