Hyundai HB20 Clube
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Corrente de comando motor HB20 1.6
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Autor:  pspeixoto [ 15 Mai 2017 16:45 ]
Título:  Corrente de comando motor HB20 1.6

A mais ou menos 2 meses, entrei com meu HB20 em uma rua alagada.
O motor apagou e deu calço hidráulico, como era leigo retirei o veiculo do alagado e tentei fazer pegar, parecia que o motor estava travado. Engatei uma terceira marcha e tentei empurrar, soltou água pelo escapamento e logo após o motor pegou. o mesmo ficou fazendo uma batida e a lampada da injeção ficou acesa. Não liguei mais o motor e levei até a oficina de um amigo, que diagnosticou que o barulho era devido ao empenamento de bielas que estavam batendo na parte na lateral inferior da camisa do pistão.
Foi aberto o motor e verificado duas bielas tortas, onde foram substituídas. Apos a montagem do motor o mesmo ficou OK, sem alarmes e a lampada da injeção apagou, mais o motor ficou com um ruido parecido com rolamento do alternador, ouvido somente quando aumento a rotação, na marcha lente não se verifica. Fiz todos testes e não é rolamento, pois mesmo sem as correias o barulho persiste. Pergunto será que a corrente de comando esticou? pois o barulho parece de corrente frouxa. Já testei e o esticador hidráulico e esta funcionando normalmente. No calço hidráulico a corrente de comando pode estica e sair do padrão?

Autor:  VAGNERF1 [ 15 Mai 2017 17:26 ]
Título:  Re: Corrente de comando motor HB20 1.6

pspeixoto escreveu:
A mais ou menos 2 meses, entrei com meu HB20 em uma rua alagada.
O motor apagou e deu calço hidráulico, como era leigo retirei o veiculo do alagado e tentei fazer pegar, parecia que o motor estava travado. Engatei uma terceira marcha e tentei empurrar, soltou água pelo escapamento e logo após o motor pegou. o mesmo ficou fazendo uma batida e a lampada da injeção ficou acesa. Não liguei mais o motor e levei até a oficina de um amigo, que diagnosticou que o barulho era devido ao empenamento de bielas que estavam batendo na parte na lateral inferior da camisa do pistão.
Foi aberto o motor e verificado duas bielas tortas, onde foram substituídas. Apos a montagem do motor o mesmo ficou OK, sem alarmes e a lampada da injeção apagou, mais o motor ficou com um ruido parecido com rolamento do alternador, ouvido somente quando aumento a rotação, na marcha lente não se verifica. Fiz todos testes e não é rolamento, pois mesmo sem as correias o barulho persiste. Pergunto será que a corrente de comando esticou? pois o barulho parece de corrente frouxa. Já testei e o esticador hidráulico e esta funcionando normalmente. No calço hidráulico a corrente de comando pode estica e sair do padrão?
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Que infelicidade hein colega, espero que consiga resolver da melhor forma este problema.

Acredito que pode ter afetado a corrente, tambem acredito que o mais adequado para seu mecanico, seria a troca de um conjunto maior de peças, como o jogo de 4 bielas, pistões, bronzinhas e a propria biela, e os comandos e valvulas, eu sei que estes materiais trabalham em precisão milimétrica e talvez isto ocasione o barulho...

porém como não sou engenheiro e nem mecanico, eu só fiz uma suposição, pois se caso isto acontecesse comigo eu agiria desta forma....temos colegas no forum que tem amplo conhecimento do assunto e com certeza virão mostrar a melhor situação para o caso....

Autor:  Rafael_duo [ 15 Mai 2017 18:22 ]
Título:  Re: Corrente de comando motor HB20 1.6

A descrição desse barulho é semelhante a que ouvimos quando o carro está abastecido 100% gasolina, porem nesse caso é justamente na rotação baixa que se ouve um grilo e não é um barulho esclusivo do hb20 e sim a carros com motores flex devido a taxa de compressão. Geralmente se resolve isso colocando um pouco de etanol mas pelo que entendi seu caso o grilo é justamente com a rotação elevada correto ? Se quiser fazer um teste e colocar etanol pra ver se tem algo a ver com taxa de compressão, pode valer o esforço. Outra coisa que pode ser é a corrente de comando estar fora da posição correta por conta do travamento do motor(ter pulado um ou dois dentes) ou as valvulas terem desrregulado já que os tuchos do hb20 são mecanicos e não hidraulicos.

Autor:  ianisgreek [ 15 Mai 2017 18:48 ]
Título:  Re: Corrente de comando motor HB20 1.6

Seja bem vindo ao forum colega PSPeixoto e infelizmente essa foi uma fatalidade que ocorreu com vc !

E já que o motor do seu HB20 foi aberto para serem substituídas as peças defeituosas e nesse seu caso aqui as bielas empenadas pelo calço hidráulico, o mecânico que fez esse reparo devia tb ter trocado todo o sistema de corrente dos comandos de válvulas pq eles foram sim afetados com a água suja que se misturou ao oleo lubrificante do motor o que com certeza comprometeu o seu correto funcionamento.

E como o colega Vagner já citou anteriormente, pode ter havido um estiramento dessa corrente dos comandos, por isso vc está ouvindo esses ruídos vindos com certeza dela.

E nesses casos, ela tb terá de ser substituída junto com todo o seu sistema de tensionamento automático, por peças novas.

Valeu colega, boa sorte !

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