Hyundai HB20 Clube
https://hb20clube.com.br/

Uso correto do Cambio Automático
https://hb20clube.com.br/viewtopic.php?f=24&t=12748
Página 1 de 5

Autor:  Reinaldo Tavares [ 30 Mai 2017 16:23 ]
Título:  Uso correto do Cambio Automático

Tenho o HB20 2017 Automático, gostaria de saber sobre uso do câmbio Automático de 6 marchas. Fui informado que não devo utilizar o Neutro quando nas paradas mais longas em semáforos ou mesmo parado, porque prejudica a Lubrificação do Câmbio, isto tem fundamento ou não?
Obrigado.

Autor:  OSilva [ 30 Mai 2017 16:44 ]
Título:  Re: Uso correto do Cambio Automático

Reinaldo,

Teoricamente não seria preciso colocar o carro em N quando parado nos semáforos pq é dito que esse cambio tem um sistema que 'percebe' quando o carro está parado e você com o pé no freio e dá uma aliviada, simulando a posição N automaticamente. Sempre citam também que você pode diminuir a lubrificação se colocar em N nas paradas e isso pode trazer problemas no longo prazo.

Porém se eu estou num semaforo e noto alguma movimentação estranha, coloco em N por um breve momento, pq se tiver a infelicidade de ser assaltado, é melhor que o carro não 'pule', o que pode ser bem perigoso.

Se o pessoal tiver alguma dica em relação a isso, agradeço.

Autor:  Oboe [ 30 Mai 2017 21:40 ]
Título:  Re: Uso correto do Cambio Automático

Falando em câmbio automático,

Eu percebo que sempre que eu paro o carro, depois de uns 30 segundos, eu sinto um pequenino tranco. Mas é quase imperceptível.
Creio eu que talvez seria a embreagem desacoplando, será?

Autor:  ianisgreek [ 30 Mai 2017 22:14 ]
Título:  Re: Uso correto do Cambio Automático

Reinaldo Tavares escreveu:
Tenho o HB20 2017 Automático, gostaria de saber sobre uso do câmbio Automático de 6 marchas. Fui informado que não devo utilizar o Neutro quando nas paradas mais longas em semáforos ou mesmo parado, porque prejudica a Lubrificação do Câmbio, isto tem fundamento ou não?
Obrigado.



Colega Reinaldo, não tem nada a ver e nenhum fundamento técnico essa informação passada para vc !

Inclusive é até recomendado para se colocar os câmbios aut. no NEUTRO em situações de paradas mais prolongadas, que é exatamente para se evitar ficar desgastando e aquecendo demasiadamente esse tipo de câmbio principalmente quando em trafego urbano.

Autor:  OSilva [ 30 Mai 2017 22:40 ]
Título:  Re: Uso correto do Cambio Automático

ianisgreek escreveu:
Reinaldo Tavares escreveu:
Tenho o HB20 2017 Automático, gostaria de saber sobre uso do câmbio Automático de 6 marchas. Fui informado que não devo utilizar o Neutro quando nas paradas mais longas em semáforos ou mesmo parado, porque prejudica a Lubrificação do Câmbio, isto tem fundamento ou não?
Obrigado.



Colega Reinaldo, não tem nada a ver e nenhum fundamento técnico essa informação passada para vc !

Inclusive é até recomendado para se colocar os câmbios aut. no NEUTRO em situações de paradas mais prolongadas, que é exatamente para se evitar ficar desgastando e aquecendo demasiadamente esse tipo de câmbio principalmente quando em trafego urbano.


Pois é ianis, já li as duas formas, que 'pode' e que 'não pode'. Sinceramente fico na dúvida. Vou ver se ainda encontro onde foi que li que não pode (foi a ultima opinião que li) e posto aqui.

Autor:  ianisgreek [ 31 Mai 2017 07:43 ]
Título:  Re: Uso correto do Cambio Automático

Valeu colega OSilva, se vc achar, poste aqui para nós somente para vermos e comentarmos sobre quais as justificativas técnicas citadas para se deixar um câmbio aut. engrenado em DRIVE em situações de paradas mais prolongadas !

Autor:  OSilva [ 31 Mai 2017 11:42 ]
Título:  Re: Uso correto do Cambio Automático

ianisgreek escreveu:
Valeu colega OSilva, se vc achar, poste aqui para nós somente para vermos e comentarmos sobre quais as justificativas técnicas citadas para se deixar um câmbio aut. engrenado em DRIVE em situações de paradas mais prolongadas !


Achar a materia exata que li é dificil, mas aqui vão algumas recomendações (a favor e contra)

Dicas gerais, mas há um quadro sobre cambio automatico
http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL1169820-9658,00-VEJA+DICAS+PARA+NAO+ESTRAGAR+O+SEU+CARRO.html


http://carrosemduvida.blogspot.com.br/2012/03/cambio-automatico-no-neutro.html

http://bestcars.uol.com.br/bc/mais/cons-tecnico/caixa-automatica-paradas-em-n-e-arrancadas-rapidas/

Bom, acho que dá pra começar a discutir com isso ai.

Autor:  ianisgreek [ 31 Mai 2017 12:40 ]
Título:  Re: Uso correto do Cambio Automático

Então OSilva, após ler esses links postados por vc, a minha conclusão não muda em nada, ou seja, ganha-se bem mais colocando a alavanca dos câmbios aut. na posição NEUTRO em paradas um pouco mais prolongadas do que deixar esses câmbios na posição Drive e tracionando o veículo mesmo imobilizado, portanto não se recomenda fazer o contrário apenas baseando-nos nas fracas justificativas citadas em todos esses artigos.

Obs : Tenho o meu jetta TSI cujo câmbio tb é aut. e desde que saí com ele da CCS VW zerinho, ao parar nos semáforos, coloco sempre a alavanca em neutro.

Lembrando aqui que cada um que tem o seu veículo aut. deve usa-lo do jeito que ele bem entender inclusive os procedimentos com relação a manutenção preventiva desses câmbios que são VITAIS para se obter uma longa vida útil deles e sem falhas futuras de reparos sempre bem dispendiosos .

Valeu pelas suas postagens colega !

Autor:  OSilva [ 31 Mai 2017 12:54 ]
Título:  Re: Uso correto do Cambio Automático

ianisgreek escreveu:
Então OSilva, após ler esses links postados por vc, a minha conclusão não muda em nada, ou seja, ganha-se bem mais colocando a alavanca dos câmbios aut. na posição NEUTRO em paradas um pouco mais prolongadas do que deixar esses câmbios na posição Drive e tracionando o veículo mesmo imobilizado, portanto não se recomenda fazer o contrário apenas baseando-nos nas fracas justificativas citadas em todos esses artigos.

Obs : Tenho o meu jetta TSI cujo câmbio tb é aut. e desde que saí com ele da CCS VW zerinho, ao parar nos semáforos, coloco sempre a alavanca em neutro.

Lembrando aqui que cada um que tem o seu veículo aut. deve usa-lo do jeito que ele bem entender inclusive com relação a manutenção preventiva desses câmbios que são VITAIS para se obter uma longa vida útil deles e sem falhas futuras de reparos sempre bem dispendiosos .

Valeu pelas suas postagens colega !


Voce viu que o pessoal tem uma 'tendencia' a dizer que não se deve deixar em N?

Eu não tiro do D por qualquer coisinha, o faço mais quando o lugar é perigoso ou chego com o semaforo ja fechando, dai sei que vai ficar pelo menos o tempo 3 fases e deixo no N mesmo. De qualquer forma o uso é bem diferente do que se faz com o cambio manual que qualquer parada já se deixa no N pra n ficar gastando embreagem.

Autor:  VAGNERF1 [ 31 Mai 2017 14:54 ]
Título:  Re: Uso correto do Cambio Automático

Eu particularmente em semaforos não deixo nunca no "N", ja em congestionamentos em que não se anda mesmo, ai eu ja coloco no "P" com o freio de mão puxado. até concordo que num semaforo um pouco mais demorado deveria se colocar no "N", economizaria algum combustivel ou equipamento, visto que deixa de tracionar, ja em situações como OSilva, disse em semaforos a noite e com risco iminente de assaltos, eu sempre tomo a seguinte atitude, se a pista esta livre, vou devagar até o semaforo abrir, ou sempre para com uma certa distancia da faixa de pedestre ou do carro que está a frente, meio que ja planejando rota de fuga....infelizmente não sabemos como podemos agir qndo o meliante aparecer e de como este meliante vai aparecer, e ai é só por Deus mesmo

Página 1 de 5 Todos os horários são GMT - 3 horas
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
http://www.phpbb.com/