rafhaeltc escreveu:
Roberto Bertoche escreveu:
Samueluser, apenas um detalhe.
Essa posição "D-3" que você diz, na verdade não existe no câmbio AT-4 do HB20.
A posição é "D", mas está escrito "D - 3" porque elas estão no mesmo nível, sendo "D" à esquerda e "3" à direita.
A grafia faz mesmo parecer que a marcha é a "D-3".
Então numa descida de serra suave, a posição "3", que é a primeira redução em relação a "D", pode já ser suficiente para o carro não ir ganhando velocidade e quando for assim, do carro NÃO ganhar velocidade na descida, é porque a marcha em que o câmbio se encontra, seja "D", "3" ou "2" está correta. Não menciono "L" porque se a descida for tão íngreme que mesmo em "L" o carro ganhe velocidade, aí não há o que fazer a não ser manter em "L" e segurar no freio mesmo.
Caso em um declive o carro começar a ganhar velocidade, o ideal é descer uma marcha de cada vez, sentindo a reação do carro naquela marcha até encontrar a marcha ideal, com o carro nem muito preso, e se tenha que acelerar desnecessariamente na descida, e nem muito solto que se tenha que usar muito os freios.
Abraço,
Sou novato com relação a câmbio automáticos tenho uma dúvida: Eu posso trocar de D para a posição 3 ou 2 e L com o carro em movimento?
Sim, vc pode perfeitamente.
Porque todos os atuais câmbios automáticos de todos os tipos são gerenciados por uma central eletrônica que se comunica permenentemente com o gerenciamento eletrônico do motor e se for solicitado a esses tipos de câmbios uma tarefa errada ou inoportuna para quaisquer situações, a ECU desses câmbios já prevê instantaneamente que essa solicitação está errada e não obdece assim a essa solicitação do condutor e isso ocorre dessa maneira exatamente para não prejudicar o próprio câmbio e nem o motor do veículo que ficam protegidos desses eventuais erros.
Obs : As únicas posições desses câmbios aut. em que se deve a todo custo evitar engrenar em quaisquer veículos ainda em movimento são a Ré e a posição P de parking (estacionamento) pq isso pode sim danificar esse câmbio, além dos riscos desse procedimento provocar acidentes.