Bem-vindo: 28 Mar 2024 16:04

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 43 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Uso correto do Cambio Automático
MensagemEnviado: 30 Mai 2017 16:23 
Offline

Registrado em: 31 Mai 2016 09:20
Mensagens: 3
Tenho o HB20 2017 Automático, gostaria de saber sobre uso do câmbio Automático de 6 marchas. Fui informado que não devo utilizar o Neutro quando nas paradas mais longas em semáforos ou mesmo parado, porque prejudica a Lubrificação do Câmbio, isto tem fundamento ou não?
Obrigado.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Uso correto do Cambio Automático
MensagemEnviado: 30 Mai 2017 16:44 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Registrado em: 18 Abr 2015 14:24
Mensagens: 2781
Reinaldo,

Teoricamente não seria preciso colocar o carro em N quando parado nos semáforos pq é dito que esse cambio tem um sistema que 'percebe' quando o carro está parado e você com o pé no freio e dá uma aliviada, simulando a posição N automaticamente. Sempre citam também que você pode diminuir a lubrificação se colocar em N nas paradas e isso pode trazer problemas no longo prazo.

Porém se eu estou num semaforo e noto alguma movimentação estranha, coloco em N por um breve momento, pq se tiver a infelicidade de ser assaltado, é melhor que o carro não 'pule', o que pode ser bem perigoso.

Se o pessoal tiver alguma dica em relação a isso, agradeço.

_________________
HB20 Premium 1.6AT - 16/16
Acesse a garagem clicando aqui.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Uso correto do Cambio Automático
MensagemEnviado: 30 Mai 2017 21:40 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 10 Mai 2016 11:27
Mensagens: 296
Falando em câmbio automático,

Eu percebo que sempre que eu paro o carro, depois de uns 30 segundos, eu sinto um pequenino tranco. Mas é quase imperceptível.
Creio eu que talvez seria a embreagem desacoplando, será?

_________________
HB20S Branco Polar


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Uso correto do Cambio Automático
MensagemEnviado: 30 Mai 2017 22:14 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6216
Localização: Montes Claros - M.G.
Reinaldo Tavares escreveu:
Tenho o HB20 2017 Automático, gostaria de saber sobre uso do câmbio Automático de 6 marchas. Fui informado que não devo utilizar o Neutro quando nas paradas mais longas em semáforos ou mesmo parado, porque prejudica a Lubrificação do Câmbio, isto tem fundamento ou não?
Obrigado.



Colega Reinaldo, não tem nada a ver e nenhum fundamento técnico essa informação passada para vc !

Inclusive é até recomendado para se colocar os câmbios aut. no NEUTRO em situações de paradas mais prolongadas, que é exatamente para se evitar ficar desgastando e aquecendo demasiadamente esse tipo de câmbio principalmente quando em trafego urbano.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Uso correto do Cambio Automático
MensagemEnviado: 30 Mai 2017 22:40 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Registrado em: 18 Abr 2015 14:24
Mensagens: 2781
ianisgreek escreveu:
Reinaldo Tavares escreveu:
Tenho o HB20 2017 Automático, gostaria de saber sobre uso do câmbio Automático de 6 marchas. Fui informado que não devo utilizar o Neutro quando nas paradas mais longas em semáforos ou mesmo parado, porque prejudica a Lubrificação do Câmbio, isto tem fundamento ou não?
Obrigado.



Colega Reinaldo, não tem nada a ver e nenhum fundamento técnico essa informação passada para vc !

Inclusive é até recomendado para se colocar os câmbios aut. no NEUTRO em situações de paradas mais prolongadas, que é exatamente para se evitar ficar desgastando e aquecendo demasiadamente esse tipo de câmbio principalmente quando em trafego urbano.


Pois é ianis, já li as duas formas, que 'pode' e que 'não pode'. Sinceramente fico na dúvida. Vou ver se ainda encontro onde foi que li que não pode (foi a ultima opinião que li) e posto aqui.

_________________
HB20 Premium 1.6AT - 16/16
Acesse a garagem clicando aqui.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Uso correto do Cambio Automático
MensagemEnviado: 31 Mai 2017 07:43 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6216
Localização: Montes Claros - M.G.
Valeu colega OSilva, se vc achar, poste aqui para nós somente para vermos e comentarmos sobre quais as justificativas técnicas citadas para se deixar um câmbio aut. engrenado em DRIVE em situações de paradas mais prolongadas !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Uso correto do Cambio Automático
MensagemEnviado: 31 Mai 2017 11:42 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Registrado em: 18 Abr 2015 14:24
Mensagens: 2781
ianisgreek escreveu:
Valeu colega OSilva, se vc achar, poste aqui para nós somente para vermos e comentarmos sobre quais as justificativas técnicas citadas para se deixar um câmbio aut. engrenado em DRIVE em situações de paradas mais prolongadas !


Achar a materia exata que li é dificil, mas aqui vão algumas recomendações (a favor e contra)

Dicas gerais, mas há um quadro sobre cambio automatico
http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL1169820-9658,00-VEJA+DICAS+PARA+NAO+ESTRAGAR+O+SEU+CARRO.html


http://carrosemduvida.blogspot.com.br/2012/03/cambio-automatico-no-neutro.html

http://bestcars.uol.com.br/bc/mais/cons-tecnico/caixa-automatica-paradas-em-n-e-arrancadas-rapidas/

Bom, acho que dá pra começar a discutir com isso ai.

_________________
HB20 Premium 1.6AT - 16/16
Acesse a garagem clicando aqui.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Uso correto do Cambio Automático
MensagemEnviado: 31 Mai 2017 12:40 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6216
Localização: Montes Claros - M.G.
Então OSilva, após ler esses links postados por vc, a minha conclusão não muda em nada, ou seja, ganha-se bem mais colocando a alavanca dos câmbios aut. na posição NEUTRO em paradas um pouco mais prolongadas do que deixar esses câmbios na posição Drive e tracionando o veículo mesmo imobilizado, portanto não se recomenda fazer o contrário apenas baseando-nos nas fracas justificativas citadas em todos esses artigos.

Obs : Tenho o meu jetta TSI cujo câmbio tb é aut. e desde que saí com ele da CCS VW zerinho, ao parar nos semáforos, coloco sempre a alavanca em neutro.

Lembrando aqui que cada um que tem o seu veículo aut. deve usa-lo do jeito que ele bem entender inclusive os procedimentos com relação a manutenção preventiva desses câmbios que são VITAIS para se obter uma longa vida útil deles e sem falhas futuras de reparos sempre bem dispendiosos .

Valeu pelas suas postagens colega !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Editado pela última vez por ianisgreek em 31 Mai 2017 19:18, em um total de 1 vez.

Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Uso correto do Cambio Automático
MensagemEnviado: 31 Mai 2017 12:54 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Registrado em: 18 Abr 2015 14:24
Mensagens: 2781
ianisgreek escreveu:
Então OSilva, após ler esses links postados por vc, a minha conclusão não muda em nada, ou seja, ganha-se bem mais colocando a alavanca dos câmbios aut. na posição NEUTRO em paradas um pouco mais prolongadas do que deixar esses câmbios na posição Drive e tracionando o veículo mesmo imobilizado, portanto não se recomenda fazer o contrário apenas baseando-nos nas fracas justificativas citadas em todos esses artigos.

Obs : Tenho o meu jetta TSI cujo câmbio tb é aut. e desde que saí com ele da CCS VW zerinho, ao parar nos semáforos, coloco sempre a alavanca em neutro.

Lembrando aqui que cada um que tem o seu veículo aut. deve usa-lo do jeito que ele bem entender inclusive com relação a manutenção preventiva desses câmbios que são VITAIS para se obter uma longa vida útil deles e sem falhas futuras de reparos sempre bem dispendiosos .

Valeu pelas suas postagens colega !


Voce viu que o pessoal tem uma 'tendencia' a dizer que não se deve deixar em N?

Eu não tiro do D por qualquer coisinha, o faço mais quando o lugar é perigoso ou chego com o semaforo ja fechando, dai sei que vai ficar pelo menos o tempo 3 fases e deixo no N mesmo. De qualquer forma o uso é bem diferente do que se faz com o cambio manual que qualquer parada já se deixa no N pra n ficar gastando embreagem.

_________________
HB20 Premium 1.6AT - 16/16
Acesse a garagem clicando aqui.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Uso correto do Cambio Automático
MensagemEnviado: 31 Mai 2017 14:54 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Registrado em: 30 Out 2014 11:55
Mensagens: 1115
Localização: São Paulo
Eu particularmente em semaforos não deixo nunca no "N", ja em congestionamentos em que não se anda mesmo, ai eu ja coloco no "P" com o freio de mão puxado. até concordo que num semaforo um pouco mais demorado deveria se colocar no "N", economizaria algum combustivel ou equipamento, visto que deixa de tracionar, ja em situações como OSilva, disse em semaforos a noite e com risco iminente de assaltos, eu sempre tomo a seguinte atitude, se a pista esta livre, vou devagar até o semaforo abrir, ou sempre para com uma certa distancia da faixa de pedestre ou do carro que está a frente, meio que ja planejando rota de fuga....infelizmente não sabemos como podemos agir qndo o meliante aparecer e de como este meliante vai aparecer, e ai é só por Deus mesmo


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 43 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB