Bem-vindo: 28 Mar 2024 16:08

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 43 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: Uso correto do Cambio Automático
MensagemEnviado: 01 Jun 2017 20:57 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
O que é uma parada mais prolongada?
Se for mais prolongada a ponto de colocar o câmbio em P, faça o serviço completo e desligue o motor.
Se for um sinal (semáforo) prefiro deixar em D e deixar espaço do carro à frente para poder, numa emergência, improvisar uma rota de fuga.

Se a gente considerar que um metal girando imerso no óleo, esse metal não se desgasta, então na posição D com o carro parado, o que se desgasta um pouco é apenas o óleo.
O que tenta fazer o carro andar em D é a rotação do motor transmitida para as rodas pela viscosidade do óleo e por isso não há desgaste que se preze.
Gasta talvez um pouco mais o freio, que tem que segurar essa força de andar, e o óleo do câmbio, que fica ele sim fazendo essa força.
Já a posição N seria para deixar a transmissão livre com o motor desligado.

Quem quiser tirar a dúvida com mais rigor, é só perguntar a alguém que conheça transmissão automática de verdade (e esse não sou eu).
Mas prefira alguém que NÃO termine suas postagens técnicas com risadinhas debochadas.

Abraço,

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Uso correto do Cambio Automático
MensagemEnviado: 01 Jun 2017 22:54 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6216
Localização: Montes Claros - M.G.
kkkkkkkkkkkkkkkkkk, essa postagem acima foi ótima, digna de grande nota ... rsrsrsrsrs!!!


Obs : Ser a vida útil de quaisquer transmissões aut. está diretamente relacionada com a qualidade e vida útil do seu oleo lubrificante, toda e qualquer ajuda que se puder fazer para prolongar a vida útil desse lubrificante mantendo-o o menos quente possível será benéfico para esse tipo de câmbio e novamente repito, aprende correto quem quer, quem não quiser, ouvirá coitado ...

E ainda vem a dona Hyundai do Brasil recomendar as trocas de oleo desses câmbios aut. da sua linha HB20 a cada 4 ou 5 anos ou a cada 100000 kms ou sei lá que asneiras mais eles recomendam ... rsrsrsrs, isso é irreal e mais parece como uma bela de uma piada de salão pq é NUNCA que um fluído de transmissão aut. poderia apresentar e suportar toda essa vida útil por melhor que ele seja, por isso que sinceramente, se eu tivesse um HB20 aut. eu com certeza trocava por minha conta, esse fluído da transmissão aut. dele SEMPRE A CADA 2 ANOS ou a cada 30000 kms rodados no máximo e não estava nem aí para as exageradas recomendações da dona Hyundai pq afinal de contas, o HB20 aut. em questão seria o meu e não mais dela ...

Será que alguém aqui já pelo menos pediu uma vez para verificarem o nível de oleo dessas transmissões aut. dos HB20 somente de curiosidade para verem a coloração e o estado em que se encontra esse fluído?

E se ele já estiver apresentando uma coloração vermelho bem escurecido ou amarronzado já era, pq isso significa que esse lubrificante já está VENCIDA a sua vida útil e por isso, ele não está mais apto a proteger nenhum câmbio aut. por isso posso apostar que esses câmbios aut. vão dar problemas futuros é depois desses 5 anos de garantia da Hyundai e aí então, coitado do dono para repara-lo !!!

Inclusive é muito simples e fácil certificarem sobre essas minhas afirmações citadas aqui, pq basta pesquisar na net sobre o pq dessa manutenção preventiva desses câmbios aut. e sobre a real vida útil dos fluídos lubrificantes para esses tipos de transmissão e depois tirem as suas próprias conclusões !!!

Obs : E um outro exemplo prático :

A dona VW do Brasil recomenda para os jettas TSI que seja trocado o oleo da transmissão aut. DSG deles a cada 3 anos ou depois de cada 30000 a 60000 kms rodados, ou seja, curiosamente justo no término do período de garantia da VW que é de 3 anos ...

Pois eu já ciente dos esforços violentos que essas transmissões DSG aguentam nos jettas TSI já me preveni e sempre faço essa manutenção preventiva por minha conta a cada 1 ano e meio ou a cada 15000 kms e bem longe das CCS VW, pq afinal se um câmbio DSG desses pifar, o conserto não fica por menos de uns 7 a 10 mil reais e quem vai pagar isso é lógico que sou eu e não a dona VW do Brasil fora o fato de se ter de parar o veículo por um bom tempo aguardando o bendito conserto, peças e etc ...

Como já dizia até o meu velho e sábio pai : Sempre foi melhor prevenir do que remediar !!!

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Editado pela última vez por ianisgreek em 02 Jun 2017 02:02, em um total de 4 vezes.

Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Uso correto do Cambio Automático
MensagemEnviado: 02 Jun 2017 00:04 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6216
Localização: Montes Claros - M.G.
E mais um outro exemplo prático e real para os colegas desse tópico :

Um dos meus irmãos comprou em julho de 2015 uma S-10 cabina dupla turbo diesel zero KM na versão de 200 cvs c/ câmbio aut.

Agora em julho de 2017 ela vai completar 2 anos de uso e até lá já estará completando bem perto de uns 25000 kms rodados.

E assim, ele até já me pediu ajuda para agendarmos a troca do fluído e do respectivo filtro dessa transmissão aut. agora em julho e lógico que vamos fazer essa manutenção preventiva por nossa conta e com certeza que isso será beeemmm longe de uma CCS Chevrolet, afinal quem mais gosta e preza pelo seu patrimônio é o seu próprio dono em primeiro lugar e ninguém mais !!!

Obs : E o detalhe mais curioso desse caso é que no manual dessa pick up, a GM fala que não é necessário fazer essa troca de oleo e filtro desse câmbio aut. ou seja, significa que pode-se rodar sem piedade até esse lubrificante desse câmbio apodrecer lá dentro e lascar com tudo ... rsrsrsrsrs!!!

Por isso, vejo que essa é mais uma outra daquelas excelentes e imperdíveis piadas de salão a ser bem contada por aí e assim, o melhor mesmo é rir muito disso ... rsrsrsrs!!!

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Uso correto do Cambio Automático
MensagemEnviado: 26 Set 2017 23:36 
Offline

Registrado em: 07 Set 2017 09:34
Mensagens: 2
olá boa noite... sou novo por aqui... tenho um hb20s 2018 automático e a troca de marchas está em 2000 rpm... gostaria de saber .. a troca de marchas não era para ser em 3000 rpm?
em 40km/h já engata a 5 marcha, creio que o consumo de combustível é bem maior assim ...

...primeiro carro automático .

desde já agradeço
PEDRO


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Uso correto do Cambio Automático
MensagemEnviado: 27 Set 2017 09:11 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
PJSANTOS81 escreveu:
olá boa noite... sou novo por aqui... tenho um hb20s 2018 automático e a troca de marchas está em 2000 rpm... gostaria de saber .. a troca de marchas não era para ser em 3000 rpm?
em 40km/h já engata a 5 marcha, creio que o consumo de combustível é bem maior assim ...

...primeiro carro automático .

desde já agradeço
PEDRO

A marcha são trocadas em uma rotação maior ou menor, conforme você pisa o acelerador.
Se você for pisando bem de leve as marchas serão trocadas mais cedo.
Conforme você pisar o acelerador com mais força, mais tarde as marchas serão trocadas e o carro arrancará mais rápido.
Quanto mais de leve você pisar e, consequentemente, mais cedo as marchas forem trocadas, mais econômico ele se mostrará.

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Uso correto do Cambio Automático
MensagemEnviado: 04 Out 2017 08:58 
Offline

Registrado em: 10 Jul 2017 16:58
Mensagens: 104
Não é necessário colocar no N quando o carro estiver parado no transito, após 2 ou 4 segundos depende do software do cambio o mesmo se desacopla e fica aguardando o comando do freio ao ser desabilitado e volta para operação normal, funcionando desta forma não gera calor e não aumenta a temperatura do lubrificante, o teste simples é deixar o carro parado por uns 10 segundos na posição D com o freio acionado, quando soltar o freio um tranco ínfimo será sentido, esse leve tranco é a unidade voltando ao funcionamento.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Uso correto do Cambio Automático
MensagemEnviado: 04 Out 2017 09:04 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
Samueluser escreveu:
Não é necessário colocar no N quando o carro estiver parado no transito, após 2 ou 4 segundos depende do software do cambio o mesmo se desacopla e fica aguardando o comando do freio ao ser desabilitado e volta para operação normal, funcionando desta forma não gera calor e não aumenta a temperatura do lubrificante, o teste simples é deixar o carro parado por uns 10 segundos na posição D com o freio acionado, quando soltar o freio um tranco ínfimo será sentido, esse leve tranco é a unidade voltando ao funcionamento.

Ótima informação.
Combina com o modo como uso o meu carro.
Em tese, que eu me lembre, só colocaria no N quando eu tivesse que empurrar o carro (com o motor desligado).
Valeu, Samuel.

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Uso correto do Cambio Automático
MensagemEnviado: 04 Out 2017 10:19 
Offline

Registrado em: 10 Jul 2017 16:58
Mensagens: 104
Roberto Bertoche escreveu:
Samueluser escreveu:
Não é necessário colocar no N quando o carro estiver parado no transito, após 2 ou 4 segundos depende do software do cambio o mesmo se desacopla e fica aguardando o comando do freio ao ser desabilitado e volta para operação normal, funcionando desta forma não gera calor e não aumenta a temperatura do lubrificante, o teste simples é deixar o carro parado por uns 10 segundos na posição D com o freio acionado, quando soltar o freio um tranco ínfimo será sentido, esse leve tranco é a unidade voltando ao funcionamento.

Ótima informação.
Combina com o modo como uso o meu carro.
Em tese, que eu me lembre, só colocaria no N quando eu tivesse que empurrar o carro (com o motor desligado).
Valeu, Samuel.


Em teoria sim Roberto, na minha opinião deve ser utilizado quando for estacionar o carro em declives, primeiro deve-se puxar o ferio de mão, colocar no N para "soltar" o peso do veiculo no freio e depois colocar no P, assim não fica peso no cambio, quantas pessoas não param em declive com o cambio automático e quando vão sair sentem um tranco ou estalo, é sinal de que o peso do carro estava mais no cambio que no freio de mão.

A ideia é que o freio de estacionamento trave o carro o cambio automático fica como backup para evitar a fatalidade do carro andar.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Uso correto do Cambio Automático
MensagemEnviado: 04 Out 2017 13:49 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6216
Localização: Montes Claros - M.G.
E lembrando aqui aos colegas que usam ou apreciam os veículos com câmbios aut. de qualquer tipo que apesar desses câmbios aut. oferecerem um maior nível de conforto e de comodidade geral, existe tb o fato normal e já percebido deles deixarem os veículos rolarem mais quando se tira o pé do acelerador, sem o efeito maior da redução da velocidade pelo freio motor que sempre é mais sentido nos veículos com câmbios manuais.

Assim, nesses casos e para se evitar o uso excessivo e desgaste maior dos freios principalmente nessas situações de reduções de velocidades e em descidas, recomenda-se habituar a usar o recurso da redução de marchas ou pela alavanca, ou pelas borboletas atrás do volante dependendo do modelo de veículo e do câmbio aut. pq assim se evita um maior desgaste e até um eventual superaquecimento do sistema de freios em casos de se descer longas descidas de serras com o veículo com seus câmbios aut. em D (drive) e sem o efeito e a ação do freio motor.

É isso aí colegas, valeu !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Uso correto do Cambio Automático
MensagemEnviado: 05 Out 2017 11:51 
Offline

Registrado em: 10 Jul 2017 16:58
Mensagens: 104
ATENÇÃO ao descer serras ou declives prolongados com cambio automático, dependendo da situação coloquem na posição 2 e se for muito ingrime coloquem em L, as reduções no cambio automático servem também como freio motor, o giro alto não significa que esta forçando o cambio e motor, todo este procedimento é gerenciado eletronicamente não gerando danos ao carro, NUNCA desça serras longas onde a utilização do freio é frequente na posição D-3, utilize a marcha 2 do seu cambio automático, principalmente se o carro estiver carregado.

Quando verificar placas alertando sobre o uso do "FREIO MOTOR" dependendo da situação utilize a marcha 2, pois se for mantida a D-3 ele ativa a marcha 4 e seu carro fica com o peso todo sobre os freios não utilizando o motor como backup, mesmo com carro grande recheado de tecnologia, quando estou com a minha família desço sempre com freio motor ativo, vai que acontece alguma novidade no trajeto, não custa se precaver.

Os carros novos utilizam sistemas mais robustos nos fluidos e pinças de freio mas podem apresentar falhas, tive um caso de emergência com o MARCH da família, quando estava descendo uma serra no modo "esportivo, sem usar 5 marcha rsrsrsrs" após algumas curvas mais fortes senti o pedal baixando, demonstrando aquecimento do fluido e perda de frenagem ou seja o sistema estava falhando, se não fosse o freio motor e DEUS me ajudando com certeza teria passado, serve como alerta para todos e para expor minha falta de responsabilidade =( .

Vamos aos pontos principais do cambio:

L - Esta posição é usada em ladeiras ingrimes ou descidas com ângulos muito agudos, é a 1º marcha;
2 - Esta posição é usada como freio motor em descidas ou para o ciclo normal de trocas no caso manualmente, mudando no modo manual de L para 2;
D - 3 - Posição padrão, todos usam esta posição, ele começa em L, 2 , 3 e finalmente 4º marcha.
N - Esta posição é usada em situações que o cambio fique neutro ou seja ele fica totalmente desacoplado do motor, fique atento ao uso de freio de estacionamento e pedal quando esta posições estiver selecionada;
R - Esta posição é usada para marcha ré ou mais conhecida como reversa;
P - Esta posição é usada para estacionamento e imobilização do veiculo, lembrando que esta posição dependendo da situação não pode "segurar" o carro, use sempre o freio de estacionamento;

Não tenham receio em usar o cambio nas outras posições não gera danos ao carro, caso seja necessário forçar mais em uma determinada marcha fiquem tranquilos o projeto foi feito para isso.

Se escrevi alguma bobagem peço desculpas.

Boa sorte!!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 43 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 15 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB