Hyundai HB20 Clube
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Uso correto do Cambio Automático
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Autor:  ianisgreek [ 18 Jan 2018 13:04 ]
Título:  Re: Uso correto do Cambio Automático

rafhaeltc escreveu:
Roberto Bertoche escreveu:
Samueluser, apenas um detalhe.
Essa posição "D-3" que você diz, na verdade não existe no câmbio AT-4 do HB20.
A posição é "D", mas está escrito "D - 3" porque elas estão no mesmo nível, sendo "D" à esquerda e "3" à direita.
A grafia faz mesmo parecer que a marcha é a "D-3".
Então numa descida de serra suave, a posição "3", que é a primeira redução em relação a "D", pode já ser suficiente para o carro não ir ganhando velocidade e quando for assim, do carro NÃO ganhar velocidade na descida, é porque a marcha em que o câmbio se encontra, seja "D", "3" ou "2" está correta. Não menciono "L" porque se a descida for tão íngreme que mesmo em "L" o carro ganhe velocidade, aí não há o que fazer a não ser manter em "L" e segurar no freio mesmo.
Caso em um declive o carro começar a ganhar velocidade, o ideal é descer uma marcha de cada vez, sentindo a reação do carro naquela marcha até encontrar a marcha ideal, com o carro nem muito preso, e se tenha que acelerar desnecessariamente na descida, e nem muito solto que se tenha que usar muito os freios.
Abraço,


Sou novato com relação a câmbio automáticos tenho uma dúvida: Eu posso trocar de D para a posição 3 ou 2 e L com o carro em movimento?



Sim, vc pode perfeitamente.

Porque todos os atuais câmbios automáticos de todos os tipos são gerenciados por uma central eletrônica que se comunica permenentemente com o gerenciamento eletrônico do motor e se for solicitado a esses tipos de câmbios uma tarefa errada ou inoportuna para quaisquer situações, a ECU desses câmbios já prevê instantaneamente que essa solicitação está errada e não obdece assim a essa solicitação do condutor e isso ocorre dessa maneira exatamente para não prejudicar o próprio câmbio e nem o motor do veículo que ficam protegidos desses eventuais erros.

Obs : As únicas posições desses câmbios aut. em que se deve a todo custo evitar engrenar em quaisquer veículos ainda em movimento são a Ré e a posição P de parking (estacionamento) pq isso pode sim danificar esse câmbio, além dos riscos desse procedimento provocar acidentes.

Autor:  rafhaeltc [ 18 Jan 2018 21:25 ]
Título:  Re: Uso correto do Cambio Automático

ianisgreek escreveu:
rafhaeltc escreveu:
Roberto Bertoche escreveu:
Samueluser, apenas um detalhe.
Essa posição "D-3" que você diz, na verdade não existe no câmbio AT-4 do HB20.
A posição é "D", mas está escrito "D - 3" porque elas estão no mesmo nível, sendo "D" à esquerda e "3" à direita.
A grafia faz mesmo parecer que a marcha é a "D-3".
Então numa descida de serra suave, a posição "3", que é a primeira redução em relação a "D", pode já ser suficiente para o carro não ir ganhando velocidade e quando for assim, do carro NÃO ganhar velocidade na descida, é porque a marcha em que o câmbio se encontra, seja "D", "3" ou "2" está correta. Não menciono "L" porque se a descida for tão íngreme que mesmo em "L" o carro ganhe velocidade, aí não há o que fazer a não ser manter em "L" e segurar no freio mesmo.
Caso em um declive o carro começar a ganhar velocidade, o ideal é descer uma marcha de cada vez, sentindo a reação do carro naquela marcha até encontrar a marcha ideal, com o carro nem muito preso, e se tenha que acelerar desnecessariamente na descida, e nem muito solto que se tenha que usar muito os freios.
Abraço,


Sou novato com relação a câmbio automáticos tenho uma dúvida: Eu posso trocar de D para a posição 3 ou 2 e L com o carro em movimento?



Sim, vc pode perfeitamente.

Porque todos os atuais câmbios automáticos de todos os tipos são gerenciados por uma central eletrônica que se comunica permenentemente com o gerenciamento eletrônico do motor e se for solicitado a esses tipos de câmbios uma tarefa errada ou inoportuna para quaisquer situações, a ECU desses câmbios já prevê instantaneamente que essa solicitação está errada e não obdece assim a essa solicitação do condutor e isso ocorre dessa maneira exatamente para não prejudicar o próprio câmbio e nem o motor do veículo que ficam protegidos desses eventuais erros.

Obs : As únicas posições desses câmbios aut. em que se deve a todo custo evitar engrenar em quaisquer veículos ainda em movimento são a Ré e a posição P de parking (estacionamento) pq isso pode sim danificar esse câmbio, além dos riscos desse procedimento provocar acidentes.


Valeu obrigado pela orientação hoje fiz o teste coloquei na posição 3 e realmente entra numa boa com o carro em movimento. Com relação as outras vai ser meio difícil por aqui onde moro não tem serras ou descidas que necessitem de freio motor. Quando viajar eu testo elas também.

Autor:  Roberto Bertoche [ 19 Jan 2018 14:22 ]
Título:  Re: Uso correto do Cambio Automático

Mês passado desci a serra de Teresópolis, com trânsito pesado, quase inteira sem frear, apenas regulando a distância do carro à frente, mudando a alavanca entre a posição 3 e 2 e raras vezes em L.
Para colocar em L é bom que o carro esteja devagar para não subir demais os giros.

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