ANGELO MARIO SANGUIN escreveu:
Acabei de pegar um HB20 Premium 1.6 AT na concessionaria, e como não fiz o teste drive antes de comprar (confiando nos 128 cvs de potencia anunciado) que decepção!!!!!!!!!!!! levei até um susto quando acelerei o carro, a impressão que tive é que haviam me entregado um carro 1.0, parece que o carro pesa 2 toneladas. Fazendo uma comparação com o KA 1.6 Flex do meu filho, a diferença de desempenho a favor do KA é monstruosa...
Gostaria de saber dos colegas que tem um HB20 1.6 se o desempenho do motor é esse mesmo, se com o uso o motor passa a entregar um pouco mais de potencia...
Desde já agradeço
Angelo
Angelo,
Boa tarde amigo.
Eu não sou nenhum expert e motores ou coisas do tipo, mas acho q tenho uma experiencia particular e posso falar um pouco sobre isso.
Minha mãe tem um Kia Soul. O motor do Soul é o mesmo que equipa o HB20 1.6, com algumas diferenças no escalonamento do cambio.
Ambos os motores são de 128cv (etanol). O que muda entre os dois é o cambio. No caso do Soul, o cambio é automático de seis velocidaes. No caso do meu HB20, o cambio é mecanico de cinco velocidades.
A diferença de desempenho é clara entre os dois. Obvio que tem muitas outras variáveis, como a aerodinamica, o peso, a relação do cambio...enfim. Mas quando eu acelerei o Soul, achei que o cambio automatico prendia muito o carro, apesar de ter bom desempenho. Depois de acelerei o HB20, tive certeza que o cambio automatico prendia o carro.
Acho que é normal que o acerto de um carro automático, ainda mais sem a opção de cambio sequencial e/ou modo esportivo (caso do HB20), seja mais voltado para a comodidade de evitar ter q ficar trocando de marcha. O cambio automático do HB20 tem apenas 4 velocidades, o que, ao meu ver, deixa ainda mais prejudicada essa relação.
Outro ponto de vista é que, como o carro está pouco rodado, deve-se ir de leve mesmo, seguindo uma recomendação de amaciamento do motor que voce julgar mais correta, para ai sim, sentar a bota! Alguns relatos em outros posts aqui no clube falam sobre melhora de rendimento depois do amaciamento do motor.
Eu fiquei com muita duvida entre um A/T e M/T. Acabei pegando o que chegou primeiro na loja, que foi o M/T. QUando dirijo na cidade, me arrependo, quando dirijo na estrada, fico satisfeito.
Espero q possa ter ajudado em alguma coisa.
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