Bem-vindo: 19 Abr 2024 02:44

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 218 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 18, 19, 20, 21, 22
Autor Mensagem
 Título: Re: Chip de Potência
MensagemEnviado: 18 Set 2016 14:10 
Offline

Registrado em: 04 Dez 2013 21:12
Mensagens: 9
ianisgreek escreveu:
Colega Eduns, então, se vc quer uma máxima proteção e uma longa vida útil do motor do seu veículo, não importa de qual marca ele seja, deixe sempre o elemento do filtro de ar ORIGINAL nele e NUNCA o substitua por nenhum outro elemento esportivo, pq se vc achar que uma pequena quantidade adicional de ar que possa passar por esses filtros esportivos como uma vantagem, vc tb pode ter a PLENA CERTEZA de que junto com essa pequena maior quantidade de ar que passar por esse filtro mais livre, levará junto dela uma tb maior quantidade de sujeira e de poeira para dentro do motor e esse fato vai sim CERTAMENTE DESGASTAR PRECOCEMENTE todas as peças internas do seu motor com todas as negativas consequências causadas por esse fato !

Por isso é NUNCA que eu trocaria os meus elementos filtrantes originais do filtro de ar dos meus veículos por esses tipos de filtros de ar esportivos ...

Valeu colega, acredito que a realidade seja essa aí ...



Vlw grande colega pela explicação..

Grande abs


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Chip de Potência
MensagemEnviado: 18 Set 2016 20:29 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
ianisgreek escreveu:
Colega Eduns, então, se vc quer uma máxima proteção e uma longa vida útil do motor do seu veículo, não importa de qual marca ele seja, deixe sempre o elemento do filtro de ar ORIGINAL nele e NUNCA o substitua por nenhum outro elemento esportivo, pq se vc achar que uma pequena quantidade adicional de ar que possa passar por esses filtros esportivos como uma vantagem, vc tb pode ter a PLENA CERTEZA de que junto com essa pequena maior quantidade de ar que passar por esse filtro mais livre, que ela comprovadamente tb levará junto dela uma maior quantidade de sujeira e de poeira para dentro do motor e esse fato vai sim CERTAMENTE DESGASTAR PRECOCEMENTE todas as peças internas do seu motor com todas as negativas consequências causadas por esse fato !

Por isso é NUNCA que eu trocaria os meus elementos filtrantes originais do filtro de ar dos meus veículos por esses tipos de filtros de ar esportivos ...

Valeu colega, acredito que a realidade seja essa aí ...

Boa noite!
Valeu, boa explicação, Ianis.

A rigor, qualquer intervenção num carro para aumentar desempenho ou que interfira nos seus sistemas, só deve ser feita por quem entende muito do assunto e sob sua conta e risco.
É para quem tem isso como um hobby e que sabe que vai gastar dinheiro para brincar disso. Como quase todos os hobbies.
Carro é para me levar de um lugar a outro com eficiência, segurança e conforto.
Além de minhas obrigações como usuário, de manter limpo, calibrar pneus, verificar fluidos e fazer o serviço de manutenção na autorizada, não mexo em nada.
Sei que ele não vai melhorar e nem piorar, mas estará tudo de acordo com o projeto e sob a responsabilidade da fábrica.
Nunca colocaria chip no meu.
Aliás, nunca é muito forte.
Há 39 anos, quando eu tinha 18 anos, talvez colocasse.
[]

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Chip de Potência
MensagemEnviado: 19 Set 2016 02:23 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6235
Localização: Montes Claros - M.G.
Boa noite Bertoche !

Então colega, chipar veículos, conforme eu já havia citado acima, somente funciona mais nitidamente e com melhores resultados práticos e reais em veículos originalmente turbo de fábrica como é o caso dos novos HB20 1.0 turbo e não em motores aspirados pq no caso dos motores turbo originais, esse chip vai despertar e liberar exatamente aquela parcela de potência extra que foi propositalmente "deixada sobre a mesa" pelo departamento de engenharia de calibração de motores das fábricas !!!

E no seu caso Bertoche, seria apenas como uma mera curiosidade se vc algum dia fizesse um simples e descompromissado test drive em um HB20 turbo e depois repetisse esse mesmo test drive após ele receber uma simples instalação de um Unichip, somente para vc avaliar as diferenças no comportamento do motor dele, lógico que se fosse o caso de haver algum interesse seu nisso ...

Pq vc bem sabe que atualmente esse é mais um fator de segurança passiva o fato de vc ter sempre uma pequena reserva de desempenho extra à sua disposição do que esse fato representar apenas uma mera vaidade de espírito esportivo de um condutor mais jovem e entusiasmado com as boas performances ...

Eu particularmente instalei um Unichip no meu atual jettão somente para ter à minha disposição, essa reserva extra de desempenho para ser usado exatamente naquelas situações inesperadas de ultrapassagens mais rápidas em viagens por rodovias de pista simples pq assim, todos os trajetos ficam bem mais divertidos ... rsrsrsrsrs!!!

É isso aí colega, abrç !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Chip de Potência
MensagemEnviado: 19 Set 2016 21:13 
Offline

Registrado em: 24 Abr 2015 23:35
Mensagens: 34
Aqui em minha cidade tem uma oficina reconhecida, onde vários carros já fizeram o remapeamento, inclusive BMW, Mercedes, Audis e até Porsche. Para o HB 20 1.6, passa de 128 para 140. Com o filtro que já coloquei, iria para uns 142. Estou seriamente tentado. Pego estrada frequentemente.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Chip de Potência
MensagemEnviado: 19 Set 2016 21:34 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6235
Localização: Montes Claros - M.G.
Márciovix escreveu:
Aqui em minha cidade tem uma oficina reconhecida, onde vários carros já fizeram o remapeamento, inclusive BMW, Mercedes, Audis e até Porsche. Para o HB 20 1.6, passa de 128 para 140. Com o filtro que já coloquei, iria para uns 142. Estou seriamente tentado. Pego estrada frequentemente.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk



Colega Marciovix, se vc de fato decidir por chipar o seu HB20, uma sugestão técnica que deixo aqui para vc é pedir ao pessoal que fará esse tipo de serviço que faça antes uma ensaio em dinamômetro desse seu veículo para se aferir a potência e o torque atuais dele e logo depois de chipa-lo, passa-lo novamente pelo teste do dinamômetro pq somente assim é possível verificar na pratica e na realidade, se o seu motor está ganhando mesmo alguma coisa de potência e torque e o quanto se está ganhando com esse trabalho !

Obs : Nesses tipos de trabalho não existem nem milagres e muito menos promessas, apenas resultados reais e devidamente comprovados em um dinamômetro!!!

É isso aí colega, valeu !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Chip de Potência
MensagemEnviado: 19 Set 2016 22:00 
Offline

Registrado em: 24 Abr 2015 23:35
Mensagens: 34
ianisgreek escreveu:
Márciovix escreveu:
Aqui em minha cidade tem uma oficina reconhecida, onde vários carros já fizeram o remapeamento, inclusive BMW, Mercedes, Audis e até Porsche. Para o HB 20 1.6, passa de 128 para 140. Com o filtro que já coloquei, iria para uns 142. Estou seriamente tentado. Pego estrada frequentemente.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk



Colega Marciovix, se vc de fato decidir por chipar o seu HB20, uma sugestão técnica que deixo aqui para vc é pedir ao pessoal que fará esse tipo de serviço que faça antes uma ensaio em dinamômetro desse seu veículo para se aferir a potência e o torque atuais dele e logo depois de chipa-lo, passa-lo novamente pelo teste do dinamômetro pq somente assim é possível verificar na pratica e na realidade, se o seu motor está ganhando mesmo alguma coisa de potência e torque e o quanto se está ganhando com esse trabalho !

Obs : Nesses tipos de trabalho não existem nem milagres e muito menos promessas, apenas resultados reais e devidamente comprovados em um dinamômetro!!!

É isso aí colega, valeu !

Exato. Valeu pela dica. Mas pelo que soube, são feitos assim mesmo.

A empresa em questão é a http://www.candottipowerchip.com.br

Tem o canal no YouTube tb.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Chip de Potência
MensagemEnviado: 02 Fev 2024 18:52 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6235
Localização: Montes Claros - M.G.
E esse é mais um assunto que eu sempre tive um grande interesse !

E essa modificação eletrônica como ela será realizada nos mapas originais de uma ECU e que são basicamente atravéz de um remap ou reprogramação feita na própria ECU de fábrica.

Mas que tbm poderá ser feita atravez de um módulo chamado de piggyback que pode ser da Unichip, da Tork One, da chiptuning e de diversas outras marcas disponíveis no mercado atual.

E o objetivo dessas modificações desses mapas originais de uma ECU nada mais são do que o de melhorar sempre e um pouco mais, o que na maioria das vezes, a fábrica deixou de fazer ou de aprimorar ou afinar um pouco melhor um determinado motor e as razões que a fábrica tem para justificar isso são as mais variadas possíveis e vão desde desculpas infundadas de que ela já fez o seu máximo em questão de calibração de uma ECU até o fato de que quem quiser mais rendimento em algum determinado veículo, que simplesmente pague mais por um modelo mais esportivo , mais potente e capaz de maiores performances assim como ele já vem de fábrica !!!

É exatamente aqui nesse momento que entram essas modificações eletrônicas feitas nessas ECUs, chamadas de chipar um motor, não importa se for atravez de se reprogramar essa ECU original ou atravez da instalação de um módulo auxiliar no veículo que igualmente vai interferir em toda a biblioteca original de mapas dessa ECU e tudo isso com o único objetivo de se extrair sempre e um pouco mais o rendimento geral desse motor.

Óbvio e até desnecessário citar aqui que essa prática poderá anular imediatamente a garantia de fábrica de qq veículo novo, pq por ocasião de qq uma das revisões nas oficinas autorizadas de uma CCS da rede em que se ligar o scanner do fabricante nesse veículo , ele vai acusar essa modificação eletrônica de imediato e aqui não tem perdão e nem chôro !

E tbm nos casos desse tipo de modificação, deve-se sempre ficar muito atento pq toda a responsabilidade dessas modificações nesses mapas de uma ECU original são inteiramente do profissional ou preparador que estiver fazendo esse trabalho e se ele abusar de alguns parâmetros na tentativa de " extrair leite de pedra " ou em outras palavras, dele tentar melhorar muito mais ou além da conta do que se deve o rendimento geral de qq motor, lógico que se corre o risco eminente de se detonar e danificar esse motor em algum momento crítico de um extremo esforço mecânico, afinal para tudo nessa vida e até nos casos de qualquer motor existe sempre um limite físico que deverá sim ser sempre respeitado para a própria segurança desse motor , do veículo e do seu próprio condutor além dos seus passageiros !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Chip de Potência
MensagemEnviado: 03 Fev 2024 12:56 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6235
Localização: Montes Claros - M.G.
E ainda dentro desse assunto, existe um detalhe muito importante que tbm deve ser citado :

A grande maioria dos atuais fabricantes, talvez todos, deixam sim uma boa margem de segurança na calibração original de quaisquer ECU e é exatamente nessa margem deixada por cada um desses fabricantes que esses chips , remapeamentos ou piggybacks vão agir e com isso, de fato se obtém sempre alguma leve melhoria que pode ir geralmente de 10% até quase uns 30% a mais de potencia e um pouco menos do que isso em torque máximo.

Quanto aos motores suportarem esse extra de desempenho, é tranquilo que quaisquer motores atuais tem sim uma boa margem de segurança quanto a sua durabilidade e eles tem reforços suficientes para suportarem esse leve aumento de desempenho.

E além dessa informação, ainda existe uma outra igualmente interessante de que quando uma boa e eficiente recalibração de ECU seja ela realizada atravez de um remap ou de um piggyback, elas poderão sim proporcionar perfeitamente uma leve maior economia de combustível, resultado dessa melhor afinação desse motor e que talvez o próprio fabricante tenha deixado de lado por óbvios motivos de reduzir um pouco mais os custos com a fabricação e calibração de um veículo !

E ainda existe tbm um outro fato real de que essas recalibrações podem aumentar ligeiramente os níveis de emissões de poluentes, exatamente pq elas tem o objetivo de aumentar um pouco mais, o rendimento geral de um determinado motor e o foco aqui nesse caso é a obtenção de um aumento extra de desempenho e não uma diminuição geral na emissão de poluentes pelo escape !

Por exemplo, com um upgrade de stage 2, além de se recalibrar a ECU, tbm já se retira o catalisador do veículo para beneficiar essa modificação na ECU original e com isso, vem um pouco mais de emissões de poluentes !

Afinal, é verdade que o tempo da mão de obra utilizado de todo um departamento de engenharia de motores sempre foi muito caro para qq fabricante manter , razão de sempre haver os máximos cortes nos custos de produção !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 218 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 18, 19, 20, 21, 22

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 15 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB