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 Título: Tec tec no motor resultou em conserto de 10 mil reais.
MensagemEnviado: 17 Abr 2024 11:22 
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Olá a todos, financiei um HB20 1.0 Turbo, 2016/2017 em julho do ano passado, com uns 70mil km (paguei a parcela 10/36). Segundo dono, embora peguei ele de garagista, mas a princípio estava redondinho tudo, não tinha nada pra fazer (até levei num mecânico pra ele dar uma olhada).

Passados 10 meses, ele está com 90mil km, pois viajei bastante pro interior aqui do Estado (MS) etc... De uns 30 dias pra cá, ele começou com um leve "tec tec tec" vindo do motor, que foi aumentando, mas nada absurdo. Vi na internet e aparentemente era o pino do pistão que fazia esse barulho.

Na última viagem, ele começou a falhar, e eu tive que trocar as velas (aparentemente, eram as originais de fábrica, de Iridium). Troquei por velas novas, também de Iridium e segui a viagem. Ao chegar em casa, levei na oficina, para verificar o tal do "tec tec tec" e para meu azar, o mecânico (de confiança, mexe nos carros da família há uns 30 anos), disse que vai ter que trocar os pistões, além de ter que alargar o cilindo (retífica) e trocar a junta de cabeçote, bronzina, etc...... Resumindo, ficou em mais de 10 mil reais, praticamente pra trocar muita coisa.

Eu não quero duvidar do mecânico, até porque não entendo muito, mas eu achei muito estranho um carro que não tava fumando, não tava esquentando, não tava consumindo combustível além do normal, não tava abaixando o óleo nem nada, a partir de um barulho no motor eu praticamente ter que refazer o motor, trocando tanta coisa... O que vocês pensam disso?

Quando se abre o cabeçote, já obrigatoriamente tem que trocar alguma peça, ou não? De fato o mecânico mostrou o pistão com um trincado, mas não seria o caso de trocar somente o pistão (ou que seja o jogo de pistões) e no máximo fazer a retífica de um cilindro (o que mesmo assim estamos falando aí de uns 5 mil reais né)...

Confesso que fiquei bem triste com essa notícia, e ao mesmo tempo estou estranhando muito um carro com 90 mil km, dar tal defeito tão grave. Além do mais, agora até pra eu vender, vai ser difícil, pois ele é financiado né... Já cogitei de vender ele por uns 30k do jeito que tá, quitar ele (uns 15k eu quito o financiamento) e usar os 15 restantes pra dar entrada em um outro carro mais barato, pra eu não ficar a pé. Trabalho com engenharia elétrica e preciso do carro pra atender meus serviços... Socorro! rsrsrsr


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Descrição do arquivo: Pistão que o mecânico mostrou
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 Título: Re: Tec tec no motor resultou em conserto de 10 mil reais.
MensagemEnviado: 17 Abr 2024 15:03 
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Registrado em: 27 Mai 2023 10:18
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Edit: O Mecânico disse que é possível fazer a retífica de uma camisa e trocar o pistão dela, dessa forma, elimina a necessidade de troca de outras peças... Portanto de aprox. 10mil reais, o conserto vai abaixar para uns 5mil (o que pra mim ainda é caro rsrsrs), mas já reduziu 50% somente com um puxão de orelha rsrsrsr...


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 Título: Re: Tec tec no motor resultou em conserto de 10 mil reais.
MensagemEnviado: 17 Abr 2024 21:38 
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Seja bem vindo ao forum e a princípío, entende-se que vc comprou esse carro ainda em bom estado pelo menos de motor.

Ocorre que depois desse tempo que vc ficou com ele e rodou essa quilometragem citada, alguma coisa ocorreu de errado , por exemplo, não foi trocado o oleo do motor ou algum dos filtros nos prazos recomendados, ou o sistema de arrefecimento estava sem o aditivo recomendado, ou esse carro foi abastecido com algum combustível ruim, adulterado, enfim, esses sintomas mostram que esse motor funcionou sim em uma situação desfavorável para causar essa falha de bater e riscar a saia desse pistão e até quebrou um pedaço da borda da calota dele .

Sinal óbvio de que esse motor funcionou sim com certeza em uma condição nada favorável ...

Quanto ao cabeçote, não é necessário mexer nele devido a esse problema nesses pistons a menos que esse mecânico tenha identificado algum desgaste em alguma peça desse cabeçote e que por isso , ele precisa de algum reparo !

E os gastos nesses casos são assim mesmo , é por aí !

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 Título: Re: Tec tec no motor resultou em conserto de 10 mil reais.
MensagemEnviado: 17 Abr 2024 21:46 
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Gabriel_PKM escreveu:
Edit: O Mecânico disse que é possível fazer a retífica de uma camisa e trocar o pistão dela, dessa forma, elimina a necessidade de troca de outras peças... Portanto de aprox. 10mil reais, o conserto vai abaixar para uns 5mil (o que pra mim ainda é caro rsrsrs), mas já reduziu 50% somente com um puxão de orelha rsrsrsr...



Se de fato , foi confirmado que apenas 1 pistão foi riscado e quebrado, permanecendo os pistons restantes perfeitos, pode-se assim consertar apenas esse cilindro com esse pistão quebrado e pode-se aproveitar tanto o cabeçote, as bronzinas , as bielas , a bomba de oleo e as demais peças desse motor.

Mas tudo vai depender se não foram identificados outros desgastes em nenhuma dessas outras peças além do pistão desse cilindro.

Obs : E nesse caso se faz necessário retificar e/ou brunir apenas o cilindro desse pistão que ficou riscado, além de comprar um outro pistão novo com o seu respectivo jogo de anéis de seguimento e remontar na sua respectiva biela !

E esse barulho de tec , tec é justamente o desse pistão danificado batendo e raspando no seu cilindro.

E muito provavelmente que houve algum aumento anormal de temperatura nesse cilindro que causou essa falha nesse pistão !

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 Título: Re: Tec tec no motor resultou em conserto de 10 mil reais.
MensagemEnviado: 18 Abr 2024 22:34 
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Registrado em: 26 Jun 2019 21:58
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Gabriel_PKM escreveu:
Olá a todos, financiei um HB20 1.0 Turbo, 2016/2017 em julho do ano passado, com uns 70mil km (paguei a parcela 10/36). Segundo dono, embora peguei ele de garagista, mas a princípio estava redondinho tudo, não tinha nada pra fazer (até levei num mecânico pra ele dar uma olhada).

Passados 10 meses, ele está com 90mil km, pois viajei bastante pro interior aqui do Estado (MS) etc... De uns 30 dias pra cá, ele começou com um leve "tec tec tec" vindo do motor, que foi aumentando, mas nada absurdo. Vi na internet e aparentemente era o pino do pistão que fazia esse barulho.

Na última viagem, ele começou a falhar, e eu tive que trocar as velas (aparentemente, eram as originais de fábrica, de Iridium). Troquei por velas novas, também de Iridium e segui a viagem. Ao chegar em casa, levei na oficina, para verificar o tal do "tec tec tec" e para meu azar, o mecânico (de confiança, mexe nos carros da família há uns 30 anos), disse que vai ter que trocar os pistões, além de ter que alargar o cilindo (retífica) e trocar a junta de cabeçote, bronzina, etc...... Resumindo, ficou em mais de 10 mil reais, praticamente pra trocar muita coisa.

Eu não quero duvidar do mecânico, até porque não entendo muito, mas eu achei muito estranho um carro que não tava fumando, não tava esquentando, não tava consumindo combustível além do normal, não tava abaixando o óleo nem nada, a partir de um barulho no motor eu praticamente ter que refazer o motor, trocando tanta coisa... O que vocês pensam disso?

Quando se abre o cabeçote, já obrigatoriamente tem que trocar alguma peça, ou não? De fato o mecânico mostrou o pistão com um trincado, mas não seria o caso de trocar somente o pistão (ou que seja o jogo de pistões) e no máximo fazer a retífica de um cilindro (o que mesmo assim estamos falando aí de uns 5 mil reais né)...

Confesso que fiquei bem triste com essa notícia, e ao mesmo tempo estou estranhando muito um carro com 90 mil km, dar tal defeito tão grave. Além do mais, agora até pra eu vender, vai ser difícil, pois ele é financiado né... Já cogitei de vender ele por uns 30k do jeito que tá, quitar ele (uns 15k eu quito o financiamento) e usar os 15 restantes pra dar entrada em um outro carro mais barato, pra eu não ficar a pé. Trabalho com engenharia elétrica e preciso do carro pra atender meus serviços... Socorro! rsrsrsr



É uma notícia triste q não desejamos pra ninguém, mas não tem como fugir da realidade. Se o mecânico é de confiança e mostrou o defeito, bom perguntar pra ele se vai ficar bom, se o serviço vai ter garantia, etc.

Tbm não entendo muito de motor, mas bom perguntar pro mecânico o que ele faria se fosse o carro dele, as vezes precisamos até gastar um pouco mais para não ter dor de cabeça futura. E vender pra comprar outro sem procedência tbm não vai resolver o seu problema.

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 Título: Re: Tec tec no motor resultou em conserto de 10 mil reais.
MensagemEnviado: 20 Abr 2024 12:40 
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EDIT: Pessoal, eu acabei não mencionando, mas a Vela do carro, que era original e portanto estava com 90mil km (Velas NGK de Iridium), ela "quebrou", somente uma, a que deu o problema no pistão.

Ocorre que, na minha opinião, a vela deveria ir se desgastando e não "quebrar" dessa forma. Me parece que o pedacinho da vela que quebrou, ficou na parte de cima do pistão e ao subir, ele ficou batendo e regaçou o pistão e aí foi dando os referidos BO's. Os outros dois pistões, estavam muito melhores, não estavam nem com carbonização.

Isso pode ter sido um defeito de fábrica da vela? Me disseram que essas velas de Iridium duram 100mil km, então entendo que eu deveria ter trocado já (o manual do carro prevê a troca com 70mil km). Mas o problema dela ter "vencido", seria o desgaste do iridium e consequentemente a perda de performance, o carro falhando etc... e não essa dor de cabeça toda.

Pergunto a vocês pq, embora eu tenha feito a burrada de não ter trocado as velas aos 70mil km, talvez ela também apresentou algum defeito de fábrica, e aí eu teria como reclamar na NGK por exemplo... O que me dizem?


PS: visivelmente que as três velas estavam gastas, mas percebam que somente uma "quebrou".


Anexos:
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 Título: Re: Tec tec no motor resultou em conserto de 10 mil reais.
MensagemEnviado: 20 Abr 2024 15:09 
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Essa vela nessa condição indica mais uma vez que de fato, houve sim um superaquecimento excessivo nesse cilindro o que ocasionou a raspagem da saia lateral do pistão nesse cilindro além de tbm ter quebrado um pedaço desse pistão.

Mas a aparência dessas outras velas mostra que elas ainda estavam com um funcionamento normal, apresentando ainda uma boa queima.

Não acredito que nesse caso, seja uma falha dessa vela que derreteu mas como já citei antes, seja causado por algum abastecimento com alguma gasolina adulterada e isso num motor turbo é mais grave do que se esse motor fosse aspirado.

E quando cito aqui que seja alguma gasolina de qualidade ruim é devido ao fato desse pistão quebrado estar bem carbonizado na sua cabeça o que comprova novamente que esse motor funcionou sim bem mais com gasolinas e não com etanol como deveria ser preferencialmente nesse caso específico desse motor ser turbo !

Obs : Inclusive , saibam ainda que já é comprovado ser muito mais fácil de adulterarem as gasolinas do que o etanol pq não existe e nem nunca existiu nenhum sistema nas bombas dos postos que mostram se as gasolinas abastecidas são ou não de boa qualidade.

Mas por força de lei federal, sempre existiu desde sempre em cada bomba de etanol hidratado, um densímetro justamente para mostrar ao vivo e no momento do abastecimento , se aquele etanol está dentro das especificações da ANP ou não.

Por isso que, na minha opinião, as possibilidades mostram ser mais fácil que esse motor quebrou esse pistão e derreteu essa vela devido a alguma gasolina adulterada do que com o etanol.

E com a palavra final, somente o dono desse HB20 mesmo que sabe exatamente o que de fato ocorreu com esse motor dele para ocasionar esse tipo de falha !

Vejam tbm que essas velas de iridium tem uma ótima resistência geral pq derreteu somente essa vela desse cilindro com o problema no pistão e mais ainda, que somente o eletrodo lateral derreteu mas que não houve problema algum com o eletrodo central dessa vela !

E essa coloração esbranquiçada da porcelana somente nessa vela quebrada comparada com as demais que mostram uma coloração normal e mais levemente castanho amarronzada atestando que na realidade , foi só mesmo esse cilindro que sofreu de fato um superaquecimento anormal e fatal o que ocasionou essa quebra nesse pistão.

Lógico que podem haver outras possíveis causas para justificar essa quebra desse motor como por exemplo, o injetor desse cilindro problemático pode ter travado e assim houve esse superaquecimento desse cilindro justamente por falta de combustível mas o dono desse HB20 não relatou ainda se de fato houve alguma falha em injetores.

Essas evidencias denunciam essas possíveis causas e contra evidencias não se pode fazer nada ...

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 Título: Re: Tec tec no motor resultou em conserto de 10 mil reais.
MensagemEnviado: 26 Abr 2024 15:04 
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ianisgreek escreveu:
Essa vela nessa condição indica mais uma vez que de fato, houve sim um superaquecimento excessivo nesse cilindro o que ocasionou a raspagem da saia lateral do pistão nesse cilindro além de tbm ter quebrado um pedaço desse pistão.

Mas a aparência dessas outras velas mostra que elas ainda estavam com um funcionamento normal, apresentando ainda uma boa queima.

Não acredito que nesse caso, seja uma falha dessa vela que derreteu mas como já citei antes, seja causado por algum abastecimento com alguma gasolina adulterada e isso num motor turbo é mais grave do que se esse motor fosse aspirado.

E quando cito aqui que seja alguma gasolina de qualidade ruim é devido ao fato desse pistão quebrado estar bem carbonizado na sua cabeça o que comprova novamente que esse motor funcionou sim bem mais com gasolinas e não com etanol como deveria ser preferencialmente nesse caso específico desse motor ser turbo !

Obs : Inclusive , saibam ainda que já é comprovado ser muito mais fácil de adulterarem as gasolinas do que o etanol pq não existe e nem nunca existiu nenhum sistema nas bombas dos postos que mostram se as gasolinas abastecidas são ou não de boa qualidade.

Mas por força de lei federal, sempre existiu desde sempre em cada bomba de etanol hidratado, um densímetro justamente para mostrar ao vivo e no momento do abastecimento , se aquele etanol está dentro das especificações da ANP ou não.

Por isso que, na minha opinião, as possibilidades mostram ser mais fácil que esse motor quebrou esse pistão e derreteu essa vela devido a alguma gasolina adulterada do que com o etanol.

E com a palavra final, somente o dono desse HB20 mesmo que sabe exatamente o que de fato ocorreu com esse motor dele para ocasionar esse tipo de falha !

Vejam tbm que essas velas de iridium tem uma ótima resistência geral pq derreteu somente essa vela desse cilindro com o problema no pistão e mais ainda, que somente o eletrodo lateral derreteu mas que não houve problema algum com o eletrodo central dessa vela !

E essa coloração esbranquiçada da porcelana somente nessa vela quebrada comparada com as demais que mostram uma coloração normal e mais levemente castanho amarronzada atestando que na realidade , foi só mesmo esse cilindro que sofreu de fato um superaquecimento anormal e fatal o que ocasionou essa quebra nesse pistão.

Lógico que podem haver outras possíveis causas para justificar essa quebra desse motor como por exemplo, o injetor desse cilindro problemático pode ter travado e assim houve esse superaquecimento desse cilindro justamente por falta de combustível mas o dono desse HB20 não relatou ainda se de fato houve alguma falha em injetores.

Essas evidencias denunciam essas possíveis causas e contra evidencias não se pode fazer nada ...


Amigo, muito obrigado, sua explicação foi perfeita. Uma pena ter ocorrido isso comigo, que sempre busquei cuidar do carro certinho, mas agora é bola pra frente. Obrigado!!


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