Bem-vindo: 17 Ago 2018 16:29

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 18 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
Autor Mensagem
 Título: Re: ANP adia o fim da gasolina comum no Brasil
MensagemEnviado: 12 Jul 2017 12:50 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 3828
Localização: Montes Claros - M.G.
E como eu sempre gostei e me interessei a fundo por esse assunto, deixo aqui mais algumas explicações que vão obviamente contra a dona Petrobrás e o seu poderoso dono :

Tive a feliz oportunidade de ter ingressado na então Esso Brasileira de Petroleo, uma subsidiária de uma petrolifera norte americana, em um terminal de distribuição e de armazenagem de combustíveis e trabalhado nela por frutíferos 4 anos .

O meu setor de trabalho era o de análises de combustíveis e fiz vários e bastante instrutivos cursos internos sobre esse assunto que me ajudaram muito nessa minha nova função e lógico que todo o material didático não vinha da famigerada dona Petrobrás , mas diretamente da matriz norte-americana por isso posso expressar aqui com total segurança tudo o que lá aprendi independente e bem diferente do que sempre aqui apregoa publicamente, de uma maneira não sincera e defendendo apenas os interesses pessoais a dona Petrobras e a ANP.

A verdade é que os hidrocarbonetos componentes da gasolina responsáveis em elevar a sua octanagem são obviamente mais caros de serem refinados do petroleo e os mais básicos e pobres em octanagem, os mais fáceis e baratos de serem refinados.

Mas ocorre que esses hidrocarbonetos mais baratos e fáceis de serem produzidos são tb os que apresentam as piores queimas, ou seja, são eles os que produzem os maiores percentuais de carvão resultantes dessa sua queima deficitária e aqui está portanto o resumo do que de fato ocorre com a qualidade das nossas gasolinas.

E vejam tb que a nobre gasolina podium, por ser mais bem elaborada do que todas as nossas demais gasolinas, queima melhor, apresenta uma maior octanagem mas com um preço absurdo e totalmente fora da realidade brasileira, é produzida por apenas uma das muitas refinarias brasileiras e será que seria por uma pura coincidência que ela é um produto privilegio de ser comercializado apenas pela rede da Petrobrás, o que mostra claramente a SAFADEZA INTERESSEIRA que é a dona Petrobrás e toda a sua direção.

Mas é isso aí colegas, valeu !

_________________
Jetta TSI 13/13 cinza platinum, unichip, cold air intake, DP sem catalisador.

Creta Prestige 2.0 - 17/18 beje metálico.

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza titanium.

Opala coupé 1982 - verde metálica, 4400.

Voyage 1986 1.8 GLS - prata.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: ANP adia o fim da gasolina comum no Brasil
MensagemEnviado: 12 Jul 2017 15:07 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6355
Localização: Três Lagoas - MS
ianisgreek escreveu:
...a Petrobrás e o seu poderoso dono...

Valeu, Ianis.
Entendi tudo, apenas essa pequena parte que restou dúvida.
A quem você se refere como o poderoso dono da Petrobrás?
Abraço,

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: ANP adia o fim da gasolina comum no Brasil
MensagemEnviado: 12 Jul 2017 18:22 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 3828
Localização: Montes Claros - M.G.
Roberto Bertoche escreveu:
ianisgreek escreveu:
...a Petrobrás e o seu poderoso dono...

Valeu, Ianis.
Entendi tudo, apenas essa pequena parte que restou dúvida.
A quem você se refere como o poderoso dono da Petrobrás?
Abraço,


Então Bertoche, me refiro ao seu acionista majoritário que ainda é o nosso governo federal ...

_________________
Jetta TSI 13/13 cinza platinum, unichip, cold air intake, DP sem catalisador.

Creta Prestige 2.0 - 17/18 beje metálico.

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza titanium.

Opala coupé 1982 - verde metálica, 4400.

Voyage 1986 1.8 GLS - prata.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: ANP adia o fim da gasolina comum no Brasil
MensagemEnviado: 13 Jul 2017 21:29 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 22 Jul 2013 00:46
Mensagens: 136
ianisgreek escreveu:
Me lembro muito bem o que ocorreu no nosso mercado interno de combustíveis no começo da década de 90 :

As usinas de etanol deixaram de produzir o etanol para produzirem açúcar pq os preços estavam mais convidativos e compensadores para esse produto.

E assim, essa falta de produção do etanol anidro e hidratado em quantidades comercialmente suficientes foi tamanha que o governo federal decretou atravez da ANP que os percentuais de etanol anidro fossem reduzidos drasticamente e dos 22% oficinais de etanol anidro adicionados nas gasolinas naquela época, esse percentual caiu para apenas 13 % e aí foi o caos total ...

Pq como a gasolina pura ou a gasolina A era e ainda é muito mal refinada e bastante oleosa e por isso que essa gasolina com apenas 13% de etanol anidro nelas foi um desastre total com velas de ignição queimando nos veículos a gasolina pq elas empretavam ou carbonizavam demais e com isso, deixavam de queimar a gasolina o que ocasionava falhas constantes em todos os motores a gasolina o que foi um ótimo e forte motivo de manchete até no Jornal Nacional.

Por isso que jamais se iludam achando que o etanol é o vilão das gasolinas brasileiras pq a realidade é que ELE NUNCA FOI e muito pelo contrário, o etanol é o grande SALVADOR DA PÁTRIA das nossas gasolinas pq ele é o grande e único responsável que aumenta a octanagem das nossas gasolinas aos valores atuais e ainda, diminui bastante o efeito oleoso delas pq vcs pode ter a plena certeza de que sem esse elevado percentual de etanol anidro adicionado nas nossas atuais gasolinas, essa mesma catástrofe voltaria a ocorrer aqui e em patamares ainda bem piores pq os atuais motores a gasolina ou flex apresentam uma taxa de compressão bem mais elevada do que ocorria nos motores a gasolina dos anos 90 !

Lembrando aqui tb que são exatamente esses 25% a 27% de etanol anidro das nossas atuais gasolinas que tb ajudam bastante a diminuir os elevados níveis de emissões a limites aceitáveis causados pela queima dessas nossas famigeradas e mal refinadas gasolinas!

A não ser que a dona Petrobrás modernizasse e aprimorasse totalmente a atual qualidade de produção das nossas gasolinas puras ou as gasolinas A, mas isso vai logicamente contra os interesses do próprio governo federal pq isso demandaria muito investimento $$$$$$$$$$$ a ser gasto em todas as refinarias para melhorar a qualidade de produção dessas nossas gasolinas puras !

Mas esse milagre acredito que muitos aqui morrerão sem ao menos ve-lo acontecer ... infelizmente !

Outro exemplo :

As gasolinas comuns europeias apresentam as exatas e mesmas octanagens de 88 a 89 octanas das gasolinas comuns/aditivadas brasileiras mas com a ajuda de apenas 5% de etanol anidro, enquanto que esses nossos lixos de gasolinas ordinárias precisam de nada menos de 27% de etanol anidro para ajuda-las a apresentarem essa mesma octanagem ...

E aí, como se explica isso dona Petrobrás e governo federal ???????????????

Claro que não estamos falando aqui da gasolina podium pq o preço dela é SURREAL E ILUSÓRIO para a realidade econômica brasileira, enfim, um ROUBO e ainda 25% do volume dela não é gasolina e sim etanol anidro ... !!!

Mas essa é e sempre foi a nossa triste realidade colegas, valeu !


Então devido a esses fatores, um percentual de 15% - 20% de etanol seria mais indicado pra nossa realidade, já que desde o banimento do chumbo da gasolina nacional, no lugar entrou o etanol como o responsável para aumentar a octanagem da gasolina.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: ANP adia o fim da gasolina comum no Brasil
MensagemEnviado: 14 Jul 2017 01:21 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 3828
Localização: Montes Claros - M.G.
Foi exatamente isso que ocorreu aqui no Brasil colega The;Mole, mas para as nossas gasolinas de hoje limitarem o atual percentual de etanol anidro delas em apenas 15% a 20% no lugar dos atuais 27%, teriam com certeza de reformular totalmente a composição da gasolina A pura senão vai ser motores falhando adoidado, pq com isso iriam melhorar tanto a qualidade delas como tb a sua octanagem sem a necessidade de doses exageradas de etanol anidro, mas lembrando aqui que a um custo um pouco maior ...

Pq se as nossas atuais gasolinas puras receberem menores percentuais de etanol anidro sem alteração da sua formulação química, é certo que elas se tornariam muito oleosas, apresentando baixa octanagem e com isso a sua queima se torna incompleta e o pior, gerando muito carvão dentro dos motores e aumentando tb a emissão de poluentes bem acima dos limites permitidos atualmente pela ANP .

Além disso, com essa citada redução do etanol misturado nas nossas gasolinas, isso vai provocar as nocivas detonações que destroem rapidinho qualquer motor devido a perda significativa da octanagem delas como tb vai queimar e carbonizar atualmente não só as velas de ignição mas tb as sondas lambda ou os sensores de oxigênio dos escapes e aí será um verdadeiro caos para todos esses motores sejam eles flex aspirados ou turbo e tb todos os motores a gasolina importados ...

Sim colegas, as gasolinas vendidas aqui no Brasil até 1989 ainda apresentavam uma mínima quantidade de chumbo-tetraetila, usado basicamente para aumentar a octanagem daquelas antigas gasolinas e tb para lubrificar as sedes e válvulas dos cabeçotes dos motores.

Mas descobriu-se no mundo todo que ele é um composto venenoso, muito poluente e até cancerígêno sendo ele então totalmente banido não só das nossas gasolinas, mas das gasolinas do mundo inteiro.

E primeiramente aqui no Brasil, ele foi substituído nas nossas gasolinas por um percentual sempre significativo de etanol anidro que variou entre 18% a 22% na década de 80 e 90 e na década de 2000 aumentaram sempre por força da lei esse percentual para 24%, depois 25% e agora 27% mas mantendo-se esse percentual de etanol anidro em 25% apenas para as atuais gasolinas podium da Petrobrás.

Obs : Lembrando aqui que a única gasolina ainda produzida aqui no Brasil e que continua a apresentar uma dosagem elevada desse aditivo antidetonante é aquela gasolina esverdeada de aviação que apresenta de 100 a 130 octanas, chamada de AVGAS 100/130 e ainda usada hoje pelos pequenos aviões com motores a pistão e não para os motores equipados com as turbinas a reação dos aviões maiores que são alimentados apenas com querosene de aviação.

E se alguém por um mero acaso cair na besteira de colocar essa gasolina de aviação AVGAS nem que seja para uma breve experiência mesmo que misturada no tanque com as nossas demais gasolinas nos nossos veículos atuais, vai ocorrer o mesmo ou até pior ainda do que se for retirado o etanol anidro das nossas gasolinas , ou seja, essa dosagem elevada desse chumbo-tetraetila contida nessa gasolina de aviação vai derreter os catalisadores do escape, entupir as velas de ignição, impregnar em todas as peças internas do motor e ainda inutilizar todas as sondas lambdas do escape, enfim, a bagunça vai ser só essa ...

É isso aí colega, valeu !

_________________
Jetta TSI 13/13 cinza platinum, unichip, cold air intake, DP sem catalisador.

Creta Prestige 2.0 - 17/18 beje metálico.

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza titanium.

Opala coupé 1982 - verde metálica, 4400.

Voyage 1986 1.8 GLS - prata.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: ANP adia o fim da gasolina comum no Brasil
MensagemEnviado: 14 Jul 2017 08:20 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6355
Localização: Três Lagoas - MS
Boa, Ianis.
Eu não sabia que a gasolina de aviação ainda continha chumbo-tetraetila.
HB20 Clube é cultura ;)
Abraço,

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: ANP adia o fim da gasolina comum no Brasil
MensagemEnviado: 14 Jul 2017 10:50 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 3828
Localização: Montes Claros - M.G.
Roberto Bertoche escreveu:
Boa, Ianis.
Eu não sabia que a gasolina de aviação ainda continha chumbo-tetraetila.
HB20 Clube é cultura ;)
Abraço,



É isso mesmo Bertoche, desde sempre que essa gasolina AVGAS teve doses pesadas de chumbo tetraetila na sua composição ...

Valeu colega, abraço !

_________________
Jetta TSI 13/13 cinza platinum, unichip, cold air intake, DP sem catalisador.

Creta Prestige 2.0 - 17/18 beje metálico.

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza titanium.

Opala coupé 1982 - verde metálica, 4400.

Voyage 1986 1.8 GLS - prata.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: ANP adia o fim da gasolina comum no Brasil
MensagemEnviado: 07 Ago 2017 14:50 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 3828
Localização: Montes Claros - M.G.
E revivendo esse tópico, gostaria de compartilhar uma explicação com os colegas que interessam pelo assunto de combustíveis pq eu sempre estou criticando a qualidade das nossas gasolinas e defendendo o etanol como sendo o nosso melhor combustível e continuo mantendo essa mesma posição, infelizmente !

E essa explicação, que eu nunca havia citado aqui no forum antes é do PORQUE esas nossas gasolinas, apesar de que recebem a nobre ajuda de altas doses de etanol anidro na composição delas, ainda assim, sempre foram alvo de muitas críticas e nem mesmo saberemos até quando isso ocorrerá ...

Sabemos que existem basicamente 3 tipos de petroleo extraídos em todos os cantos do mundo :

O tipo leve, o tipo médio e o tipo pesado.

O petroleo do tipo leve é o mais apreciado e valorizado em todo o mundo, pq dele se extrai mais facilmente e com menor custo, todos os seus derivados diretos e sempre com uma qualidade final superior.

Esses demais tipos de petroleos, são pela ordem mais difíceis e onerosos para serem refinados e para deles serem extraídos os seus derivados com a mesma qualidade dos produtos derivados do petroleo do tipo leve , é justamente aqui que está e sempre esteve o MAIOR dos problemas das atuais refinarias brasileiras.

Iniciando-se com o inconveniente de que a maioria das jazídas de petroleo brasileiras fornecem petroleos pesados e muito pouca coisa do tipo médio e menos ainda do tipo leve e por essa razão, a dona Petrobras, conduzida pelo governo federal, sempre relegou a planos secundários, terciários e não sei mais o que, a iniciativa de estar sempre investindo $$$$$$$ e assim modernizando o seu parque de refino de todas as suas refinarias e devido a isso, temos algum quadros bem negativos causados por essa situação :

E quando é refinado esse nosso petroleo pesado e médio por essas refinarias brasileiras por esse maquinário bem antigo, obsoleto e já bem defasado, é mais do que lógico que bons produtos jamais serão produzidos por elas para nós brasileiros e assim, a Petrobrás vende uma expressiva parte desse petroleo pesado e ainda bruto, a preços mais baratos pq ele não é tão valorizado no mercado internacional e compra em troca, petroleos do tipo médio e leve, mistura eles e o refina daquele jeito precário e medíocre que esse antigo e sucateado maquinário permite e EIS AÍ A "BELA E MARAVILHOSA" QUALIDADE dessas nossas infâmes e medíocres gasolinas.

E essa triste situação infelizmente não termina por aqui ...

Pq sabemos que a Petrobrás tb importa gasolina já pronta, mas aqui infelizmente entra aquele já conhecido e triste cenário de que ela compra as gasolinas da PIOR QUALIDADE POSSÍVEL, pq obviamente elas são mais baratas e a dona Petrobrás tb confia no fato de que ela pode sempre melhorar um pouco mais a qualidade dessas gasolinas compradas de pior qualidade adicionando nelas os já conhecidos e elevados 25% a 27% de etanol anidro, mas é mais um LÊDO ENGANO esse dela pq mesmo assim, essas gasolinas mal produzidas, mal compradas e de péssima composição sempre queimam de forma incompleta produzindo as terríveis carbonizações internas em todos os motores pq esse tb já é mais um outro fato bem comprovado.

E sem falarmos ainda na baita safadeza que é a dona Petrobrás estar sempre vendendo no mercado internacional, os excedentes não só de petroleo bruto, mas de todos os derivados aqui produzidos como a gasolina por preços beeeeemmmm inferiores aos preços vendidos a nós brasileiros, algo que não é e nem nunca será justo e correto e esse azar é apenas nosso, infelizmente a nossa triste situação é essa aí colegas!!!

Obs : E eu proponho a qualquer funcionário que trabalha diretamente com alguma refinaria petrolífera brasileira para caso ele queira, de dar aqui a sua explicação pessoal sobre esse assunto e de tb nos mostrar que esse quadro acima descrito, se tb for o caso, esteja de fato errado e seja irreal!

- E vamos aguardando por isso ...

_________________
Jetta TSI 13/13 cinza platinum, unichip, cold air intake, DP sem catalisador.

Creta Prestige 2.0 - 17/18 beje metálico.

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza titanium.

Opala coupé 1982 - verde metálica, 4400.

Voyage 1986 1.8 GLS - prata.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 18 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB