c.lima escreveu:
Olá, alguém teve o motor quebrado como o meu. hb20s 1.0. 2015. motor teve canaletas do pistão quebradas. O problema apresentado foi alto consumo de óleo do motor, em 3.000 km ele consumia metade do óleo do motor, na revisão de 50.00 o motor estava quase sem óleo. Atribuo isso ao mal funcionamento que mesmo possui com gasolina, o motor tem dificuldade em manter a marcha lenta, e muitas vezes quando a rotação do motor cai ela vai abaixo de 700 rpm, o que causa uma vibração do motor. Acredito que todo motor deve ter uma rotação mínima e por o motorzinho kappa de ovo não conseguir manter o mínimo, essas vibrações devem causado a quebra do pistão. A garantia cobriu, trocaram a parte inferior, mas o motor não é confiável, e como continuam as vibrações certamente vai quebrar. Fora isso, ainda procuro onde estão os 80 cavalos desse motor, quando vai sair não aparece 10. hyundai nunca mais.
Seja bem vindo ao forum colega C. Lima e sou sim capaz de compreender essa sua insatisfação quanto a essa ocorrência com esse seu HB20.
Algum problema ocorreu com esse motor para causar essa quebra dessas canaletas dos anéis dos pistons dele.
Mas é por isso que existe a garantia de fábrica e ainda bem que eles reparam esse problema para vc.
E fique tranquilo pq como ocorreram esses problemas apenas na parte do bloco do motor e não no cabeçote, ocasionando esse consumo anormal de oleo, o seu cabeçote não foi danificado com esse problema, mas tenho 101% de certeza que ele se carbonizou e se impregnou bastante com borras de carvão por causa dessa queima excessiva de oleo lubrificante devido à essa quebra dessas canaletas dos pistons, o que fazia o oleo que lubrifica os cilindros, passarem por essas canaletas quebradas dos pistons e sendo depois queimado junto com a mistura de ar +combustível, dentro das câmaras de combustão e assim, a bagunça toda já está feita.
E essa carbonização tb causa com absoluta certeza, um funcionamento irregular e deficitário de qualquer motor, por isso recomendo-o a mandar verificarem o quanto antes a real necessidade de uma descarbonização completa desse cabeçote, inclusive verificando tb a necessidade da troca de todas as velas de ignição, pq nesses casos elas tb são diretamente carbonizadas, caso esse serviço já não tenha sido feito por ocasião dessa troca desse bloco problemático pela CCS da Hyundai que atendeu esse seu HB20.
E caso vc precise sanar mais alguma dúvida quanto a isso, disponha sempre.
Obs : De fato, já existem aqui mesmo nesse forum, vários relatos negativos sobre a performance pacata desse pequeno motor 1.0 aspirado da linha HB20.
E saiba tb que tanto a versão do novo HB20 turbo 1.0 como tb a versão com o motor 1.6 são bem superiores em rendimento do que esse raquítico HB20 1.0 aspirado.
Valeu colega, boa sorte !