Bem-vindo: 28 Mar 2024 16:07

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 50 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo
Autor Mensagem
 Título: AMACIAMNETO CORRETO DO MOTOR 1.6
MensagemEnviado: 24 Nov 2012 03:31 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 15 Nov 2012 23:20
Mensagens: 58
Estou com serias duvidas quanto a melhor forma de amaciar esse motor, visto que algumas pessoas dizem que é melhor esticar as primeira, segunda e terceira marchas ate os 4000rpm, outras afirmam que seria melhor so esticar a partir da quarta e quinta marcha.

Me preocupo em não conseguir amaciar bem este motor pra se ter o melhor consumo/desempenho. Aberto a sugestões!

Obrigado desde já.

_________________
Flávio França
HB20 Premium 1.6 Manual
Preto Ônix


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AMACIAMNETO CORRETO DO MOTOR 1.6
MensagemEnviado: 24 Nov 2012 12:26 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 06 Nov 2012 14:55
Mensagens: 2561
Localização: Curitiba-PR
Olha amigo, o que eu ouço falar, já a algum tempo, é que esse negócio de amaciar o motor é coisa de décadas atrás. Hoje em dia, com toda a tecnologia envolvida no processo, o motor vem pronto prá ser usado, normalmente, sem ficar esticando muito e forçando o mesmo. Você não lembra que antigamente, quando você comprava um carro zero, depois de 1000 km tinha que trocar totalmente o óleo e filtro de óleo porque ficaria contaminado com limalha de ferro que se desprende do motor? isso também não existe mais, a tecnologia hoje é diferente, o motor sai prontinho e limpinho prá ser usado. Talvez a Hyundai tenha uma concepção diferente, se eu estiver errado me corrijam. Obrigado.

_________________
---------------------------------
Arnaldo S. Moro Junior
Moderador
HB20 Comfort 1.6 Prata
---------------------------------
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AMACIAMNETO CORRETO DO MOTOR 1.6
MensagemEnviado: 24 Nov 2012 13:29 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 21 Ago 2012 18:47
Mensagens: 2309
Localização: Bebedouro
Acho que é isto mesmo Arnaldo

Os motores de hj ja são preparados para serem os mesmos sempre. Talvez no começo não é correto forçar o motor mesmo. Nos primeiros mil, dois mil km pelo menos. Não engatar reboques etc

Porem as peças se ajeitam com o tempo, não existe jeito certo para isso. Até porque se eu trocasse de marcha aos 4 mil rpm como o amigo Flavio França falou, na terceira marcha eu ja estaria a 100km/h e isso não pode em uma avenida, muito menos na rua kkk :lol:

_________________
Moderador
Hb20 1.6 Comfort Plus - Branco
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AMACIAMNETO CORRETO DO MOTOR 1.6
MensagemEnviado: 24 Nov 2012 14:34 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 18 Nov 2012 21:44
Mensagens: 50
Localização: São Paulo
Vou dar minha opinião porque já pesquisei um bocado sobre o assunto.

Eu discordo da opinião de que motor moderno não precisa de amaciamento. Claro que atualmente a precisão de construção é muito maior, e o motor fica pronto muito mais cedo pra amaciar em altas rotações (é necessário pra soltar o motor, mas não pode ser feita desde o começo). Uma prova disso é a recomendação no próprio manual do proprietário, de até os 1000 km (antigamente falavam em 3000) não forçar o motor e não usar rotações acima de 4000. Como eu disse em outro tópico, abaixo dos 2000 não tem problema, desde que vc não esteja forçando o motor.

Amaciar, na verdade, é usar toda a gama de rotações do motor, começando pelas mais baixas. é como polir uma superfície, quando se usa uma lixa mais grossa com força (esticar muito as marchas ou forçar o motor), os sulcos ficam mais profundos, e é mais difícil dar acabamento. Existem estudos que mostram sulcos que acabam com a vida útil e economia de um motor quando ele é usado em altas rotações desde sua construção. O motor fica solto mais cedo, mas isso não quer dizer que ele terá a mesma potência de um motor corretamente amaciado.

Flavio, acho que se vc tiver em mente esses conceitos não terá muitas dúvidas quanto ao amaciamento. Evite pisar até o fundo, pois isso seria como lixar com força. Quanto às marchas, apenas se lembre que a marcha mais leve (1a., 2a., 3a.) exige menos do motor que a marcha mais alta. Então, as marchas mais curtas serão mais benéficas ao amaciamento do que as mais longas, mesmo porque farão o motor dar mais voltas e ficar pronto logo. Sempre que dirigir em uma marcha mais longa, alivie mais o pé. Se for ultrapassar, reduza pra uma marcha que coloque de 2 a 3 mil giros o motor e só chegue aos 4 mil. Se subir uma ladeira íngreme, é melhor estar em uma marcha mais curta a 4000 do que em uma marcha mais longa pisando mais fundo.

Pra quem conhece, a primeira fase de amaciar um motor é como uma adaptação do método "giro" de economia e combustível (pé leve e rotação alta). Já adianto que o método "carga" de economia (pé embaixo e marcha mais alta possível) é o que mais economiza combustível. Mas não sei se é bom para o motor, nunca li nada sobre o assunto. Mas isso é papo pra um outro tópico.

_________________
HB20 1.6 MT Premium cinza titanium
Insulfilm Elite Onix 10 - laterais e traseira
Insulfilm climatizado 50 - para-brisa


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AMACIAMNETO CORRETO DO MOTOR 1.6
MensagemEnviado: 25 Nov 2012 10:09 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 15 Nov 2012 23:20
Mensagens: 58
Buzon escreveu:
Acho que é isto mesmo Arnaldo

Os motores de hj ja são preparados para serem os mesmos sempre. Talvez no começo não é correto forçar o motor mesmo. Nos primeiros mil, dois mil km pelo menos. Não engatar reboques etc

Porem as peças se ajeitam com o tempo, não existe jeito certo para isso. Até porque se eu trocasse de marcha aos 4 mil rpm como o amigo Flavio França falou, na terceira marcha eu ja estaria a 100km/h e isso não pode em uma avenida, muito menos na rua kkk :lol:



Buzon, isso é verdade. Acredita que consigo me virar nos trinta e chegar nessa velocidade no meio da cidade, quando não tem muitos carros na rua, tudo isso preocupado com esse bendito desse amaciamento? Kkkkkkkkk

_________________
Flávio França
HB20 Premium 1.6 Manual
Preto Ônix


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AMACIAMNETO CORRETO DO MOTOR 1.6
MensagemEnviado: 25 Nov 2012 10:11 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 15 Nov 2012 23:20
Mensagens: 58
Tityus escreveu:
Vou dar minha opinião porque já pesquisei um bocado sobre o assunto.

Eu discordo da opinião de que motor moderno não precisa de amaciamento. Claro que atualmente a precisão de construção é muito maior, e o motor fica pronto muito mais cedo pra amaciar em altas rotações (é necessário pra soltar o motor, mas não pode ser feita desde o começo). Uma prova disso é a recomendação no próprio manual do proprietário, de até os 1000 km (antigamente falavam em 3000) não forçar o motor e não usar rotações acima de 4000. Como eu disse em outro tópico, abaixo dos 2000 não tem problema, desde que vc não esteja forçando o motor.

Amaciar, na verdade, é usar toda a gama de rotações do motor, começando pelas mais baixas. é como polir uma superfície, quando se usa uma lixa mais grossa com força (esticar muito as marchas ou forçar o motor), os sulcos ficam mais profundos, e é mais difícil dar acabamento. Existem estudos que mostram sulcos que acabam com a vida útil e economia de um motor quando ele é usado em altas rotações desde sua construção. O motor fica solto mais cedo, mas isso não quer dizer que ele terá a mesma potência de um motor corretamente amaciado.

Flavio, acho que se vc tiver em mente esses conceitos não terá muitas dúvidas quanto ao amaciamento. Evite pisar até o fundo, pois isso seria como lixar com força. Quanto às marchas, apenas se lembre que a marcha mais leve (1a., 2a., 3a.) exige menos do motor que a marcha mais alta. Então, as marchas mais curtas serão mais benéficas ao amaciamento do que as mais longas, mesmo porque farão o motor dar mais voltas e ficar pronto logo. Sempre que dirigir em uma marcha mais longa, alivie mais o pé. Se for ultrapassar, reduza pra uma marcha que coloque de 2 a 3 mil giros o motor e só chegue aos 4 mil. Se subir uma ladeira íngreme, é melhor estar em uma marcha mais curta a 4000 do que em uma marcha mais longa pisando mais fundo.

Pra quem conhece, a primeira fase de amaciar um motor é como uma adaptação do método "giro" de economia e combustível (pé leve e rotação alta). Já adianto que o método "carga" de economia (pé embaixo e marcha mais alta possível) é o que mais economiza combustível. Mas não sei se é bom para o motor, nunca li nada sobre o assunto. Mas isso é papo pra um outro tópico.


Tityus, a explicação que eu realmente precisava você acabou de me dar agora, so tenho a te agradecer parcero! Vou seguir suas dicas.

Muito bacana esse fórum!

_________________
Flávio França
HB20 Premium 1.6 Manual
Preto Ônix


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AMACIAMNETO CORRETO DO MOTOR 1.6
MensagemEnviado: 25 Nov 2012 12:43 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 05 Set 2012 06:57
Mensagens: 415
Melhor de amaciar o motor e numa boa estrada nos primeiros 1000km,variando sempre a rotacao nem muito alto e nem muito baixo.
andar em velocidade constante e prejudicial para o motor, na cidade eu naum recomendo o motor
trabalha muito em marcha lenta/congestionamentos, motor bem amaciado tera uma vida+longa


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AMACIAMNETO CORRETO DO MOTOR 1.6
MensagemEnviado: 25 Nov 2012 13:28 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 27 Out 2012 08:42
Mensagens: 471
Localização: Niterói-RJ
Como faz para amaciar um carro automático? :roll:

_________________
HB20 1.6 Premium Prata Metal
Câmbio Automatic
Bancos em Couro
Película Anti-Vandalismo G20

Navegação:Garmin Nuvi 3460LT


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AMACIAMNETO CORRETO DO MOTOR 1.6
MensagemEnviado: 25 Nov 2012 15:22 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 18 Nov 2012 21:44
Mensagens: 50
Localização: São Paulo
itiro escreveu:
Melhor de amaciar o motor e numa boa estrada nos primeiros 1000km,variando sempre a rotacao nem muito alto e nem muito baixo.
andar em velocidade constante e prejudicial para o motor, na cidade eu naum recomendo o motor
trabalha muito em marcha lenta/congestionamentos, motor bem amaciado tera uma vida+longa


Realmente, cidade com trânsito nunca é a melhor opção pra amaciamento.

mpvo escreveu:
Como faz para amaciar um carro automático? :roll:


Não sei o que diz o manual, mas me parece que acelerar até a metade (no máximo) do pedal e manter no "D" (não esticar demais as marchas curtas) deve ser uma boa solução.
Só lembrando: depois dessa primeira fase, é necessário alongar as marchas nas rotações mais altas, pra diminuir o atrito em alta e o carro melhorar o desempenho.

_________________
HB20 1.6 MT Premium cinza titanium
Insulfilm Elite Onix 10 - laterais e traseira
Insulfilm climatizado 50 - para-brisa


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AMACIAMNETO CORRETO DO MOTOR 1.6
MensagemEnviado: 25 Nov 2012 22:46 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 15 Nov 2012 23:20
Mensagens: 58
Seguindo dicas de amigos aquando fórum e as pessoas mais experientes que eu estou explorando as machas superiores (4 e 5), pra v se o consumo melhora. Fazendo isso meu consumo já subiu de 8.9 pra 10.1km/l hj. Fiquei bem satisfeito.

P.s: dados com tanque abastecido com gasolina aditivada.

_________________
Flávio França
HB20 Premium 1.6 Manual
Preto Ônix


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 50 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 15 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB