fernandao escreveu:
Vou dar a MINHA opiniao... NAO TEM QUE AMACIAR NADA! Motor de carro nao é carne!!!
Use normalmente! Consumo varia com a forma de direçao, uso do ar (detalhe: andar de janela aberta tb gasta mto combustivel! Vc aumenta o arrastro! a diferença pro uso do ar é pequena) se pega mto transito, se transporta mta carga, se tem ladeira (aumenta o consumo por exigir marchas mais fortes - 1, 2, 3...), o giro alto no motor, etc...
A tecnologia evolui!!! Nao tem isso de amaciar carro!!
É importante sim tomar cuidado com a velocidade ate 1000km pq o PNEU tem uma camada de "cera" na sua fabricaçao que reduz a aderencia. Só nao exagerar na agressividade!
fernandao, eu discordo parcialmente de vc. Quanto a não ter que amaciar motor moderno, amacia quem quer, mas existem sim benefícios, principalmente quanto à vida útil do motor. Até a própria montadora admite isso no manual. Se o motor do HB20 dispensasse amaciamento, a fábrica seria a primeira a gritar isso aos quatro cantos, pois seria uma propaganda da sua modernidade e precisão. O procedimento é físico, os engenheiros cansam de estudar técnicas abrasivas em diversas situações e materiais. Além disso, todo mundo que já deu polimento em uma peça de metal com uma lixa d'água tem uma idéia de como funciona.
Quanto aos pneus, a recomendação que conheço é de 100 km, sendo recomendado rodar tudo de uma vez pra aquecer os pneus e facilitar o desprendimento da resina. O meu HB rodou 700 km e não tem nem sombra de resina, está com uma aderência ótima.
Existem ressalvas para o freio nos primeiros km também.
EDIT: Concordo com vc que os motores evoluíram, antigamente era necessário amaciar o motor por 5000 km.
Oi Tityus ! Vou dar minha opinião aqui pq esse assunto é realmente polêmico e de informações bem desencontradas ! Eu concordo com vc em tudo o que vc postou aqui, está correto, apenas quero reforçar seu comentário dizendo que técnicamente TODOS, mas todos os motores a combustão interna precisam sim de um periodo inicial de funcionamento chamado de amaciamento para ter posteriormente um desempenho e durabilidade maximos. Veja bem, as paredes dos cilindros são lixados ( brunimento ) de forma cruzada para facilitar o assentamento correto e o mais perfeito possivel dos anéis de segmento juntamente com os pistões para que a compressão dentro dos cilindros vede da melhor forma possivel, produzindo mais potencia/torque e consequentemente mais economia de combustivel tb ! Isso é FATO em mecanica automotiva além de todas as outras peças como o comando de valvulas se esfregando nos tuchos , os casquilhos dos mancais fixos e moveis se assentando nos seus devidos lugares. E diga-se de passagem, esse periodo inicial de funcionamento libera particulas metálicas e resíduos no oleo por isso é FORTEMENTE aconselhável fazer a primeira troca de oleo e filtro de oleo aos 1000 kms o que eu obviamente fiz no meu HB20 1.6 .Todo esse periodo de ajustagem inicial de todas essas peças dos motores é chamada mundialmente de amaciamento e sim, atualmente esta fase está quase que ignorada por todos sob a desculpa que os processos de usinagem dos motores terem se modernizado etc, mas isso é papo furado, e quem realmente quizer que seu motor tenha um pouco mais de compressão, economia de combustivel e vida longa comparado aos outros deve cuidar do amaciamento correto do motor juntamente com a primeira troca de oleo/filtro aos 1000 kms todos só tem a ganhar com isso ! Valeu pessoal !