Bem-vindo: 24 Abr 2024 03:47

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 50 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: AMACIAMNETO CORRETO DO MOTOR 1.6
MensagemEnviado: 29 Nov 2012 03:15 
Offline

Registrado em: 29 Nov 2012 02:39
Mensagens: 11
Olá pessoal,
sou novo neste forum e peguei o meu HB20 dia 23/11, não sou expert nisto de amaciar porém, ao pegar o meu na css questionei o vendedor sobre recomendações sobre algum parametro de rotação, combustivel, etc.
O vendedor me orientou somente a colocar gasolina comum e que não havia mais nenhuma orientação especifica pela hyundai, só justificou que a gasolina aditivada tem muita mistura e qdo. for utilizar aditivada que eu a utilize toda ( tipo numa viagem) e depois volte a abastecer ou com alcool ou gasolina comum.
Fico em dúvida sobre consumo, li neste forum uma galera dizendo que o carro esta fazendo 9,0km/l acho estranho pois ligo que peguei o meu rodei 70km e marcou 12!!!! Será que fui premiado??
(meu carro é um comfort plus 1.6).


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AMACIAMNETO CORRETO DO MOTOR 1.6
MensagemEnviado: 29 Nov 2012 06:24 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 21 Ago 2012 18:47
Mensagens: 2309
Localização: Bebedouro
wyukio escreveu:
Olá pessoal,
sou novo neste forum e peguei o meu HB20 dia 23/11, não sou expert nisto de amaciar porém, ao pegar o meu na css questionei o vendedor sobre recomendações sobre algum parametro de rotação, combustivel, etc.
O vendedor me orientou somente a colocar gasolina comum e que não havia mais nenhuma orientação especifica pela hyundai, só justificou que a gasolina aditivada tem muita mistura e qdo. for utilizar aditivada que eu a utilize toda ( tipo numa viagem) e depois volte a abastecer ou com alcool ou gasolina comum.
Fico em dúvida sobre consumo, li neste forum uma galera dizendo que o carro esta fazendo 9,0km/l acho estranho pois ligo que peguei o meu rodei 70km e marcou 12!!!! Será que fui premiado??
(meu carro é um comfort plus 1.6).


12 na cidade?

Partindo do seu relato no outro forum sobre a queda de rendimento com o ar ligado, acho que te deram um carro 1.0 e não um 1.6 hehe

_________________
Moderador
Hb20 1.6 Comfort Plus - Branco
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AMACIAMNETO CORRETO DO MOTOR 1.6
MensagemEnviado: 29 Nov 2012 13:08 
Offline

Registrado em: 30 Out 2012 17:36
Mensagens: 104
Vou dar a MINHA opiniao... NAO TEM QUE AMACIAR NADA! Motor de carro nao é carne!!!
Use normalmente! Consumo varia com a forma de direçao, uso do ar (detalhe: andar de janela aberta tb gasta mto combustivel! Vc aumenta o arrastro! a diferença pro uso do ar é pequena) se pega mto transito, se transporta mta carga, se tem ladeira (aumenta o consumo por exigir marchas mais fortes - 1, 2, 3...), o giro alto no motor, etc...
A tecnologia evolui!!! Nao tem isso de amaciar carro!!
É importante sim tomar cuidado com a velocidade ate 1000km pq o PNEU tem uma camada de "cera" na sua fabricaçao que reduz a aderencia. Só nao exagerar na agressividade!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AMACIAMNETO CORRETO DO MOTOR 1.6
MensagemEnviado: 29 Nov 2012 18:09 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 18 Nov 2012 21:44
Mensagens: 50
Localização: São Paulo
fernandao escreveu:
Vou dar a MINHA opiniao... NAO TEM QUE AMACIAR NADA! Motor de carro nao é carne!!!
Use normalmente! Consumo varia com a forma de direçao, uso do ar (detalhe: andar de janela aberta tb gasta mto combustivel! Vc aumenta o arrastro! a diferença pro uso do ar é pequena) se pega mto transito, se transporta mta carga, se tem ladeira (aumenta o consumo por exigir marchas mais fortes - 1, 2, 3...), o giro alto no motor, etc...
A tecnologia evolui!!! Nao tem isso de amaciar carro!!
É importante sim tomar cuidado com a velocidade ate 1000km pq o PNEU tem uma camada de "cera" na sua fabricaçao que reduz a aderencia. Só nao exagerar na agressividade!


fernandao, eu discordo parcialmente de vc. Quanto a não ter que amaciar motor moderno, amacia quem quer, mas existem sim benefícios, principalmente quanto à vida útil do motor. Até a própria montadora admite isso no manual. Se o motor do HB20 dispensasse amaciamento, a fábrica seria a primeira a gritar isso aos quatro cantos, pois seria uma propaganda da sua modernidade e precisão. O procedimento é físico, os engenheiros cansam de estudar técnicas abrasivas em diversas situações e materiais. Além disso, todo mundo que já deu polimento em uma peça de metal com uma lixa d'água tem uma idéia de como funciona.
Quanto aos pneus, a recomendação que conheço é de 100 km, sendo recomendado rodar tudo de uma vez pra aquecer os pneus e facilitar o desprendimento da resina. O meu HB rodou 700 km e não tem nem sombra de resina, está com uma aderência ótima.
Existem ressalvas para o freio nos primeiros km também.

EDIT: Concordo com vc que os motores evoluíram, antigamente era necessário amaciar o motor por 5000 km.

_________________
HB20 1.6 MT Premium cinza titanium
Insulfilm Elite Onix 10 - laterais e traseira
Insulfilm climatizado 50 - para-brisa


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AMACIAMNETO CORRETO DO MOTOR 1.6
MensagemEnviado: 30 Nov 2012 15:22 
Offline

Registrado em: 30 Out 2012 17:36
Mensagens: 104
Bom essa é a msma empresa que não recomenda a instalação do protetor de carter mas não impede sua venda nas css...
Ou que divulga dados de consumo fictícios...
Bem complicado isso... Confesso que nunca amaciei nenhum dos carros que tive e não obtive nenhum problema... O consumo se manteve dentro da normalidade. Mas vai de cada um... Com certeza não o farei em meu carro.
Abs


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AMACIAMNETO CORRETO DO MOTOR 1.6
MensagemEnviado: 04 Dez 2012 22:31 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 29 Out 2012 14:02
Mensagens: 8
Localização: Curitiba / PR
Buzon escreveu:
wyukio escreveu:
Olá pessoal,
sou novo neste forum e peguei o meu HB20 dia 23/11, não sou expert nisto de amaciar porém, ao pegar o meu na css questionei o vendedor sobre recomendações sobre algum parametro de rotação, combustivel, etc.
O vendedor me orientou somente a colocar gasolina comum e que não havia mais nenhuma orientação especifica pela hyundai, só justificou que a gasolina aditivada tem muita mistura e qdo. for utilizar aditivada que eu a utilize toda ( tipo numa viagem) e depois volte a abastecer ou com alcool ou gasolina comum.
Fico em dúvida sobre consumo, li neste forum uma galera dizendo que o carro esta fazendo 9,0km/l acho estranho pois ligo que peguei o meu rodei 70km e marcou 12!!!! Será que fui premiado??
(meu carro é um comfort plus 1.6).


12 na cidade?

Partindo do seu relato no outro forum sobre a queda de rendimento com o ar ligado, acho que te deram um carro 1.0 e não um 1.6 hehe


O meu no computador de bordo marca entre 11 e 12 no consumo médio, mas este consumo só é contado com o carro em movimento, quando abasteci ele fez 9.6km/l enchendo o tanque e dividindo pelo hodometro parcial. E mais uma dica para o pessoal amaciar o motor, andem até uns 500 até 1000 km com o motor tranquilo para que os anéis se ajustem e o motor fique mais solto. Depois é só alegria. Abraços


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AMACIAMNETO CORRETO DO MOTOR 1.6
MensagemEnviado: 04 Dez 2012 22:55 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 18 Out 2012 08:41
Mensagens: 56
Peguei o carro na quinta e na sexta fiz uma viagem de 200km. Como a estrada não é duplicada, passa por muitos perímetros urbanos, com "treminhões" de cana, caminhões, muitas lombadas, redutores de velocidades, etc, deu pra variar bastante a velocidade.

Tentei manter o carro sempre entre 2.000 e 4.000 rpm, reduzindo marcha quando diminuía de 2000 e aumentando somente com mais de 3.000 rpm (para q a próxima marcha já começasse nos 2.000 rpm. Passei dos 4.000 apenas em algumas ultrapassagens.

Foi assim que eu entendi ser as orientações do manual, é isso mesmo?

O consumo ficou em 11.5 na ida com gasolina e ar ligado. Na volta tinha 1/3 do tanque ainda e completei com álcool. O consumo ficou em 12 sem ar.

Na volta da viagem é que o carro completou 550km, acredito que vá mudar ainda esse consumo.
A orientação da "rodagem inicial" é assim como estou fazendo?

_________________
HB20 Premium 1.6 Branco MT


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AMACIAMNETO CORRETO DO MOTOR 1.6
MensagemEnviado: 05 Dez 2012 09:07 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 18 Nov 2012 21:21
Mensagens: 1004
Carvalho escreveu:
Peguei o carro na quinta e na sexta fiz uma viagem de 200km. Como a estrada não é duplicada, passa por muitos perímetros urbanos, com "treminhões" de cana, caminhões, muitas lombadas, redutores de velocidades, etc, deu pra variar bastante a velocidade.

Tentei manter o carro sempre entre 2.000 e 4.000 rpm, reduzindo marcha quando diminuía de 2000 e aumentando somente com mais de 3.000 rpm (para q a próxima marcha já começasse nos 2.000 rpm. Passei dos 4.000 apenas em algumas ultrapassagens.

Foi assim que eu entendi ser as orientações do manual, é isso mesmo?

O consumo ficou em 11.5 na ida com gasolina e ar ligado. Na volta tinha 1/3 do tanque ainda e completei com álcool. O consumo ficou em 12 sem ar.

Na volta da viagem é que o carro completou 550km, acredito que vá mudar ainda esse consumo.
A orientação da "rodagem inicial" é assim como estou fazendo?

É por aí mesmo... estou mantendo entre 2500 e 4000rpm.

O único problema é que o meu é 1.6... 4000rpm na quarta dá quase 120km/h :lol:

Na quinta a 4000rpm bate os 140km/h (velocidade máxima que cheguei até agora). E parece que está passeando (poderia ser melhor se os pneus fossem mais largos, esses aros 14 e finos passam um pouco de instabilidade, mas isso arrumarei mais pra frente).

_________________
Comfort Plus 1.6 Preto Onix


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AMACIAMNETO CORRETO DO MOTOR 1.6
MensagemEnviado: 07 Dez 2012 17:13 
Offline

Registrado em: 03 Dez 2012 22:23
Mensagens: 85
Pneus mais largos, mais establidade maior consumo ehehheheh. Agora que pneuzinho podre que veio no meu.. Pirelli alguns ocorridos me levaram a torcer o nariz pra essa marca há alguns ano. Michelin, Bridgestone Dunlop valem cada centavo do pouco a mais que custam e duram muito mais!

_________________
HB20 Comfort Style 1.6 Preto Onix.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AMACIAMNETO CORRETO DO MOTOR 1.6
MensagemEnviado: 31 Dez 2012 14:38 
Offline

Registrado em: 31 Dez 2012 14:06
Mensagens: 3
Ola,
falaram bastante do amaciamento no manual...

e no HB20 AT ???

essa dúvida não foi esclarecida...

é so andar normalmente, ou tem algum "segredo" para amaciar ???

;)


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 50 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB