Bem-vindo: 28 Mar 2024 08:40

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 50 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: AMACIAMNETO CORRETO DO MOTOR 1.6
MensagemEnviado: 12 Jan 2013 18:02 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
thiago mendes escreveu:
ianisgreek escreveu:
Oi pessoal, apenas complementando minha resposta anterior, ainda não fiz testes de aceleração maxima nem de velocidade máxima porque estou usando o carro dentro do perimetro urbano e é engraçado uma observação minha que aqui na minha cidade ( Montes Claros-MG ) toda vez que eu paro o HB 20 em um semáforo e vem do meu lado um VW Golf , os caras olham feio e com deboche para meu carro e eu dou o troco pulando na frente e deixando eles para tras ...rsrsrs, quanto ao consumo ( sempre usando 20% gas. podium e 80% etanol ) o computador de bordo está acusando entre 7.8 e 8.3 kms/lt usando o carro dentro da cidade apenas . Valeu pessoal !



Pq só eu que não encontro esses engraçadinhos de Golf?
Oi Tiago ! So para ti comentar, se acontecer de alguem com carros da VW com motor 1.6 ( em sua grande maioria são equipados com esse motor ) ti desafiar em semáforos, vc pode arrancar com vontade e pisando fundo que o HB20 1.6 deixa essa tropa toda para trás facil ... rsrsrs ! Abraço !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AMACIAMNETO CORRETO DO MOTOR 1.6
MensagemEnviado: 12 Jan 2013 20:21 
Offline

Registrado em: 31 Dez 2012 19:50
Mensagens: 76
o cara que morava comigo tinha um golf,dexava ele pra tras facil em terceira até na subida ;),golf é muito mais pesado que o hb...

_________________
Hb20 1.6 VERMELHO(campinas-sp)
HB20 VS CIVIC SI(ATÉ 220) http://www.youtube.com/watch?v=s43TAsTc8Vo
http://www.youtube.com/watch?v=YvSCnIulYYU(varios,melhores em hd)
http://www.youtube.com/watch?v=cR_TmFGQ53c
http://www.youtube.com/watch?v=_7itycdDMQMhb20 civic hatch


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AMACIAMNETO CORRETO DO MOTOR 1.6
MensagemEnviado: 13 Jan 2013 13:33 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Tityus escreveu:
fernandao escreveu:
Vou dar a MINHA opiniao... NAO TEM QUE AMACIAR NADA! Motor de carro nao é carne!!!
Use normalmente! Consumo varia com a forma de direçao, uso do ar (detalhe: andar de janela aberta tb gasta mto combustivel! Vc aumenta o arrastro! a diferença pro uso do ar é pequena) se pega mto transito, se transporta mta carga, se tem ladeira (aumenta o consumo por exigir marchas mais fortes - 1, 2, 3...), o giro alto no motor, etc...
A tecnologia evolui!!! Nao tem isso de amaciar carro!!
É importante sim tomar cuidado com a velocidade ate 1000km pq o PNEU tem uma camada de "cera" na sua fabricaçao que reduz a aderencia. Só nao exagerar na agressividade!


fernandao, eu discordo parcialmente de vc. Quanto a não ter que amaciar motor moderno, amacia quem quer, mas existem sim benefícios, principalmente quanto à vida útil do motor. Até a própria montadora admite isso no manual. Se o motor do HB20 dispensasse amaciamento, a fábrica seria a primeira a gritar isso aos quatro cantos, pois seria uma propaganda da sua modernidade e precisão. O procedimento é físico, os engenheiros cansam de estudar técnicas abrasivas em diversas situações e materiais. Além disso, todo mundo que já deu polimento em uma peça de metal com uma lixa d'água tem uma idéia de como funciona.
Quanto aos pneus, a recomendação que conheço é de 100 km, sendo recomendado rodar tudo de uma vez pra aquecer os pneus e facilitar o desprendimento da resina. O meu HB rodou 700 km e não tem nem sombra de resina, está com uma aderência ótima.
Existem ressalvas para o freio nos primeiros km também.

EDIT: Concordo com vc que os motores evoluíram, antigamente era necessário amaciar o motor por 5000 km.
Oi Tityus ! Vou dar minha opinião aqui pq esse assunto é realmente polêmico e de informações bem desencontradas ! Eu concordo com vc em tudo o que vc postou aqui, está correto, apenas quero reforçar seu comentário dizendo que técnicamente TODOS, mas todos os motores a combustão interna precisam sim de um periodo inicial de funcionamento chamado de amaciamento para ter posteriormente um desempenho e durabilidade maximos. Veja bem, as paredes dos cilindros são lixados ( brunimento ) de forma cruzada para facilitar o assentamento correto e o mais perfeito possivel dos anéis de segmento juntamente com os pistões para que a compressão dentro dos cilindros vede da melhor forma possivel, produzindo mais potencia/torque e consequentemente mais economia de combustivel tb ! Isso é FATO em mecanica automotiva além de todas as outras peças como o comando de valvulas se esfregando nos tuchos , os casquilhos dos mancais fixos e moveis se assentando nos seus devidos lugares. E diga-se de passagem, esse periodo inicial de funcionamento libera particulas metálicas e resíduos no oleo por isso é FORTEMENTE aconselhável fazer a primeira troca de oleo e filtro de oleo aos 1000 kms o que eu obviamente fiz no meu HB20 1.6 .Todo esse periodo de ajustagem inicial de todas essas peças dos motores é chamada mundialmente de amaciamento e sim, atualmente esta fase está quase que ignorada por todos sob a desculpa que os processos de usinagem dos motores terem se modernizado etc, mas isso é papo furado, e quem realmente quizer que seu motor tenha um pouco mais de compressão, economia de combustivel e vida longa comparado aos outros deve cuidar do amaciamento correto do motor juntamente com a primeira troca de oleo/filtro aos 1000 kms todos só tem a ganhar com isso ! Valeu pessoal !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Editado pela última vez por ianisgreek em 06 Mar 2013 20:52, em um total de 1 vez.

Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AMACIAMNETO CORRETO DO MOTOR 1.6
MensagemEnviado: 13 Jan 2013 14:05 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Dear escreveu:
Carvalho escreveu:
Peguei o carro na quinta e na sexta fiz uma viagem de 200km. Como a estrada não é duplicada, passa por muitos perímetros urbanos, com "treminhões" de cana, caminhões, muitas lombadas, redutores de velocidades, etc, deu pra variar bastante a velocidade.

Tentei manter o carro sempre entre 2.000 e 4.000 rpm, reduzindo marcha quando diminuía de 2000 e aumentando somente com mais de 3.000 rpm (para q a próxima marcha já começasse nos 2.000 rpm. Passei dos 4.000 apenas em algumas ultrapassagens.

Foi assim que eu entendi ser as orientações do manual, é isso mesmo?

O consumo ficou em 11.5 na ida com gasolina e ar ligado. Na volta tinha 1/3 do tanque ainda e completei com álcool. O consumo ficou em 12 sem ar.

Na volta da viagem é que o carro completou 550km, acredito que vá mudar ainda esse consumo.
A orientação da "rodagem inicial" é assim como estou fazendo?

É por aí mesmo... estou mantendo entre 2500 e 4000rpm.

O único problema é que o meu é 1.6... 4000rpm na quarta dá quase 120km/h :lol:

Na quinta a 4000rpm bate os 140km/h (velocidade máxima que cheguei até agora). E parece que está passeando (poderia ser melhor se os pneus fossem mais largos, esses aros 14 e finos passam um pouco de instabilidade, mas isso arrumarei mais pra frente).
Oi Dear ! Tambem percebi o mesmo que vc quanto à estabilidade do carro em altas velocidades pq meu 1.6 confort plus veio equipado de fábrica com rodas de ferro 14 X 5 e os péssimos pneus Pirelly P4 175/70-14 e tb ja estou pesquizando um jogo de rodas de liga leve 14X6 juntamente com pneus bridgestone potenza GIII 195/60-14 que são excelentes , macios e a borracha deles gruda no chão igual chicletes ... rsrsrs, abraço !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AMACIAMNETO CORRETO DO MOTOR 1.6
MensagemEnviado: 13 Jan 2013 19:28 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Oi pessoal ! Boa noite ! Só comentando p/ vcs meu HB20 hoje está com 1300 kms rodados e percebi que a média subio dos costumeiros 7.8 a 8.3 para 8.9 a 9.1 kms?lt no computador de bordo sempre usando a mistura de 20% de gasolina podium e 80% de etanol e rodando sempre dentro da cidade. Já sinto tb o motor respondendo bem desde as baixas rotações ( abaixo de 2000 rpms ) apesar de eu continuar usando o motor de 2000 rpms a 4000 rpms em todas as marchas e na maior parte do tempo, afinal ele ainda está em fase quase final de amaciamento. Agora só falta eu combinar um teste de aceleração em rodovia aberta contra algum amigo de palio ou punto 1.6 16V para a disputa ficar bem equiparada e equilibrada e ver no que dá ... rsrsrs , depois disso acontecer posto aqui os resultados, com certeza ! Até mais pessoal !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AMACIAMNETO CORRETO DO MOTOR 1.6
MensagemEnviado: 13 Jan 2013 19:28 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Oi pessoal ! Boa noite ! Só comentando p/ vcs meu HB20 hoje está com 1300 kms rodados e percebi que a média subio dos costumeiros 7.8 a 8.3 para 8.9 a 9.1 kms?lt no computador de bordo sempre usando a mistura de 20% de gasolina podium e 80% de etanol e rodando sempre dentro da cidade. Já sinto tb o motor respondendo bem desde as baixas rotações ( abaixo de 2000 rpms ) apesar de eu continuar usando o motor de 2000 rpms a 4000 rpms em todas as marchas e na maior parte do tempo, afinal ele ainda está em fase quase final de amaciamento. Agora só falta eu combinar um teste de aceleração em rodovia aberta contra algum amigo de palio ou punto 1.6 16V para a disputa ficar bem equiparada e equilibrada e ver no que dá ... rsrsrs , depois disso acontecer posto aqui os resultados, com certeza ! Até mais pessoal !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AMACIAMNETO CORRETO DO MOTOR 1.6
MensagemEnviado: 14 Jan 2013 13:18 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 23 Nov 2012 16:38
Mensagens: 367
Localização: Rio de Janeiro
Dá uma olhada nesse site:

http://arthur.bio.br/2009/11/05/transit ... retificado


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AMACIAMNETO CORRETO DO MOTOR 1.6
MensagemEnviado: 14 Jan 2013 15:13 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 06 Dez 2012 08:56
Mensagens: 121
Localização: Belém - PA
ianisgreek escreveu:
thiago mendes escreveu:
ianisgreek escreveu:
Oi pessoal, apenas complementando minha resposta anterior, ainda não fiz testes de aceleração maxima nem de velocidade máxima porque estou usando o carro dentro do perimetro urbano e é engraçado uma observação minha que aqui na minha cidade ( Montes Claros-MG ) toda vez que eu paro o HB 20 em um semáforo e vem do meu lado um VW Golf , os caras olham feio e com deboche para meu carro e eu dou o troco pulando na frente e deixando eles para tras ...rsrsrs, quanto ao consumo ( sempre usando 20% gas. podium e 80% etanol ) o computador de bordo está acusando entre 7.8 e 8.3 kms/lt usando o carro dentro da cidade apenas . Valeu pessoal !



Pq só eu que não encontro esses engraçadinhos de Golf?
Oi Tiago ! So para ti comentar, se acontecer de alguem com carros da VW com motor 1.6 ( em sua grande maioria são equipados com esse motor ) ti desafiar em semáforos, vc pode arrancar com vontade e pisando fundo que o HB20 1.6 deixa essa tropa toda para trás facil ... rsrsrs ! Abraço !


Amigo, nesse último final de semana até aconteceu de eu parar do lado de boyzinhos de golf, mas ninguem quis nem olhar pro lado!! Poxa, magoei. hahahah

_________________
Thiago Mendes
HB20 Premium - Cinza Titanium
[x] Bco Couro 100%
[x] Aro 17 - 205/40
[x] Sub 12" Bravox
[ ] Adesivo HB20clube
[ ] Xenon
[x] Insulfilm
Garagem


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AMACIAMNETO CORRETO DO MOTOR 1.6
MensagemEnviado: 15 Jan 2013 00:01 
Offline

Registrado em: 27 Nov 2012 12:52
Mensagens: 28
Ianisgreek, interessante sua técnica de amaciamento.

Duas perguntas:

1. Você tem sugestão para amaciamento em câmbio automático?

2. Você trocou o óleo e filtro com 1000 km, foi na CSS? Se não, não se preocupou com a questão da garantia?

Vou pegar o meu AT na sexta.

Abs.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AMACIAMNETO CORRETO DO MOTOR 1.6
MensagemEnviado: 15 Jan 2013 20:36 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Alex Godoy escreveu:
Ianisgreek, interessante sua técnica de amaciamento.

Duas perguntas:

1. Você tem sugestão para amaciamento em câmbio automático?

2. Você trocou o óleo e filtro com 1000 km, foi na CSS? Se não, não se preocupou com a questão da garantia?

Vou pegar o meu AT na sexta.

Abs.
Oi Alex ! Respondendo as suas perguntas, não troquei o oleo na CSS , troquei em um posto de serviços de minha confiança e claro que eu acompanhei detalhadamente toda a operação e até ajudei com minhas dicas ... rsrsrs , mas eu ja tinha perguntado sobre essa troca de oleo na assistencia técina da HMB em Piracicaba-SP e eles me falaram que eu tinha 2 opções, ou trocava na CSS ou trocaria por minha conta e risco porem usando o oleo e filtro de oleo indicados pela HMB, e claro que essa atitude não implicará nunca ( segundo a HMB ) em perca da garantia desde que seguidos esses passos que mencionei aqui. Para sua segurança vc pode optar em trocar na CSS que vc comprar o seu HB20. Eu mesmo que fiz questão de trocar o oleo e filtro é pq sou um "mala" chato mesmo com minhas coisas !
Agora respondendo sua segunda pergunta, vc deve colocar a alavanca do cambio automático travado na penultima marcha, ou seja, o cambio deve ficar travado em uma marcha intermédiaria para que quando vc acelerar e ao chegar nas 5000 rpms e soltar o acelerador ele não libere a proxima marcha, anulando o processo de reduzir a marcha que vc estava, então vc deve acelerar a partir de 2000 rpms ate 5000 rpms e soltar em seguida o pedal do acelerador e deixar ele reduzir a velocidade e rotações até retornar nas 2000 rpms iniciais, repete o processo por 10 vezes consecutivas e não vale abortar nenhuma com freadas, pq invalida essa tentativa, é melhor vc fazer em uma rodovia mais tranquila, plana e com menos movimento para não atrapalhar ninguem entendeu ? Lembrando que para esse processo de pre-amaciamento surtir efeito ele deve sempre ser feito sempre na mesma marcha. Boa sorte com seu carro novo, vc vai gostar do HB 20 ! E lembre-se de nos contar como foi sua experiencia com o carro automatico.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 50 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB