Alex Godoy escreveu:
Tem gente complicando o básico, vou tentar resumir de forma simples o uso do câmbio AT.
O câmbio automático do HB20 é mais simples, 4 marchas, porém, o funcionamento é idêntico a qualquer câmbio AT.
(D)RIVE
O "D" é utilizado em 99% das situações de trânsito. Começou a dirigir, usa "D", parou no sinal, usa "D", ultrapassando, continua no "D". Simples assim.
(N)EUTRO
Para quem fica na dúvida sobre o "N", este é o conhecido "ponto morto".
Porquê? Para ocasiões raras em que você precise deixar o carro sem engate, com as rodas soltas.
Alguém ai pensou em estacionamento vigiado pelo flanelinha? Em que ele empurra o carro pra frente e pra trás... Apesar de eu não aconselhar deixar o carro solto, é isso mesmo.
Ou ainda, no caso de necessidade de rebocar o carro.
REDUÇÕES, "2" e "L":
"2" este seria o ideal para chamar o motor do carro em uma ultrapassagem. Você limita o câmbio a ir no máximo até a segunda marcha, logo, mais força para uma arrancada.
"L" é a marcha lenta, para usar a força do motor, para subidas íngremes como estacionamentos de shopping ou rampas, ou ainda, para fazer freio motor em descidas acentuadas ou escorregadias, como a Rio-Santos.
Quando devo usar a redução manual?
No carro AT, quando você pisa até o fundo do acelerador, o sistema entende que você precisa de potência e joga uma marcha abaixo da que você está (redução automática) para ganhar esta potência. Este processo leva em geral 1/2 segundo.
Se você desejar (ou precisar) desta redução manual, jogue o câmbio na posição "2".
Se você jogar na posição "L" vai reduzir mais uma marcha, claro que vai ganhar força, mas imagine ultrapassar usando a primeira marcha à 100km/h? Já sabe onde isso vai dar né?
Considerações finais:
Ao parar no sinal, colocar em "N", em "P" ou qualquer coisa do tipo não fazem sentido. Ai não seria um câmbio AT, já que você está fazendo TODO o trabalho manual.
No sinal é "D", simples. Pense em "P" quando o carro vai ficar parado por longo período (esperando a namorada na porta da casa dela...) ou estacionado. Em sinal não se usa "P" ou "N".
Entre "P", "D" e "R" sempre pise no freio antes. Evita acidentes e evita quebrar seu câmbio.
Entre "D", "N", "2" e "L" pode mudar sem freio, sem problemas.
LEMBRE-SE que o carro AT foi feito para agir de forma AUTOMÁTICA, "2", "L", "N" devem ser exceções ao uso, apenas em momentos específicos. Ou teríamos um carro manual nas mãos.
Abraços a todos.
Alex Godoy
Vc foi perfeito.
Quem quer ficar trocando de marcha q compre carro manual.
Qto a ladeiras a experiencia que tenho é a da subida da minha garagem no sub solo: coloco em drive e o carro fica parado pois ja está engranado e qqdo acelero ele anda pra frente. Não senti até hoje a descida em ladeira e estou com o HB20 AT Premium desde 02/02/2013.
Nehum HB20 tem controle de velocidade.