Bem-vindo: 28 Mar 2024 17:20

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 131 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 14  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Tudo sobre câmbio AT.
MensagemEnviado: 25 Nov 2012 14:48 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 27 Out 2012 08:42
Mensagens: 471
Localização: Niterói-RJ
O intuito deste tópico seria tirar todas as dúvidas em relação ao Câmbio AT do HB20.

Aceito sugestões para ir editando aos poucos as informações sobre a caixa afim de ajudar nossos queridos amigos.

Imagem

P (Park): sem equivalente no CM, é ponto-morto que bloqueia o movimento das rodas, para estacionamento em aclive etc...
R (Reverse):como o nome diz, marcha-a-ré.
N (Neutral):equivalente ao ponto-morto do CM.
D3 (Drive):andar para frente, com troca automática das marchas em velocidades mais altas.
2 ( São usadas em descidas muito acentuadas para utilizar o motor como freio e não sobrecarregar tanto os freios).Outra utilização dessas marchas mais baixas, é para estradas com barro, pois, se voce estiver em Drive (D) e o câmbio reduzir de marcha as rodas podem travar na redução.
L (Low):andar para frente em baixa velocidade, usa apenas a primeira marcha, ou as duas primeiras. Serve também para quando o trânsito tiver bem engarrafado.

Dicas:
1-Carro com câmbio automático precisa estar com a manutenção preventiva realmente em dia! Uma quebra na caixa automática custará muito mais caro para consertar. Os freios são mais exigidos, e devem ser revisados mais freqüentemente.

2-É mais fácil esquecer o freio de mão puxado num câmbio automático, porque você não sente o peso adicional na embreagem. Preste atenção nisso, e crie o hábito de pisar no freio, soltar o freio de mão e então engrenar.

3-A posição P (Park) deve ser selecionada depois do carro estar com o freio de mão puxado e conferido. Num aclive, o motorista deve tirar o pé do freio e ver se não está correndo para trás, antes de mover a alavanca de N para P.
Do contrário, a trava P pode ficar sob pressão excessiva, segurando o carro no morro, e o motorista não conseguirá tirar a alavanca desta posição. Será preciso rebocar, ou erguer uma roda motriz para aliviar a trava.

4-Ainda assim, use a posição P para estacionar! Não deixe o câmbio em N num aclive. É melhor passar vexame do que ver o automóvel despencar morro abaixo, fazendo vítimas no caminho.

_________________
HB20 1.6 Premium Prata Metal
Câmbio Automatic
Bancos em Couro
Película Anti-Vandalismo G20

Navegação:Garmin Nuvi 3460LT


Editado pela última vez por mpvo em 07 Dez 2012 21:03, em um total de 1 vez.

Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Tudo sobre câmbio AT.
MensagemEnviado: 25 Nov 2012 18:32 
Offline

Registrado em: 17 Nov 2012 00:23
Mensagens: 2
Excelente topico, pretendo adquirir um HB20 AT mas, nunca tive um automático, muito bom tirar as duvidas antes..


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Tudo sobre câmbio AT.
MensagemEnviado: 28 Nov 2012 20:34 
Offline

Registrado em: 06 Nov 2012 22:08
Mensagens: 4
Também nunca tive um AT, vou comprar um PREMIUM AT.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Tudo sobre câmbio AT.
MensagemEnviado: 07 Dez 2012 17:32 
Offline

Registrado em: 03 Dez 2012 22:23
Mensagens: 85
2 e L (1ª) são usadas em descidas muito acentuadas para utilizar o motor como freio e não sobrecarregar tanto os freios creio eu. Tenho um Landau 1980 com cambio automático e eu uso a 2, e 1 somente pra isso.
Outra utilização dessas marchas mais baixas, é para estradas com barro, pois, se voce estiver em Drive (D) e o câmbio reduzir de marcha as rodas podem travar na redução.
Outra informação que tenho é que não se deve utlizar N (banguela) nem em carros manuais, muito menos em automáticos podendo no último caso causar danos a transmissão.
No mais tem tudo ali em cima!

_________________
HB20 Comfort Style 1.6 Preto Onix.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Tudo sobre câmbio AT.
MensagemEnviado: 07 Dez 2012 21:05 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 27 Out 2012 08:42
Mensagens: 471
Localização: Niterói-RJ
Cara não entendi muito bem sobre o que você falou do N banguela, tem como explicar melhor?

_________________
HB20 1.6 Premium Prata Metal
Câmbio Automatic
Bancos em Couro
Película Anti-Vandalismo G20

Navegação:Garmin Nuvi 3460LT


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Tudo sobre câmbio AT.
MensagemEnviado: 07 Dez 2012 21:09 
Offline

Registrado em: 09 Out 2012 12:00
Mensagens: 31
cara...posso mudar as marchas ( letras ) com o carro em movimento??


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Tudo sobre câmbio AT.
MensagemEnviado: 08 Dez 2012 15:12 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 18 Nov 2012 21:21
Mensagens: 1004
mpvo escreveu:
Cara não entendi muito bem sobre o que você falou do N banguela, tem como explicar melhor?

O "N" é o desengatado do manual. Recomenda-se não andar com o carro desengatado, mesmo em descidas, e isto vale tanto pro manual quanto pro automático. Bom, ao menos foi o que entendi do lschlestein

_________________
Comfort Plus 1.6 Preto Onix


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Tudo sobre câmbio AT.
MensagemEnviado: 09 Dez 2012 22:48 
Offline

Registrado em: 03 Dez 2012 22:23
Mensagens: 85
Isso mesmo, N(neutro, banguela, desengatado ehehe) deve ser utilizado só com o carro parado num semáforo por exemplo, jamais em uma descida por exemplo. Até mesmo o Contran proíbe isso, seja o carro manual ou automático. No manual, não existem contra indicações mecânicas assim digamos. Já no automático até onde sei, a lubrificação do câmbio pode ser comprometida trafegando com ele em N.
Sim pode-se trocar a alavanca com o carro em movimento, por exemplo de D, se reduzir uma marcha, isso é perfeitamente possível e não traz dano algum, observando as velocidades para cada marcha. No manual do meu Landau essas informações são extremamente claras, apesar dele ter mais de 30 anos. No manual do Hb20 não sei, o meu é mecânico. Achei meio fraco o manual da Hyundai, faltam informações mais técnica e detalhadas ao meu ver ao menos... Qualquer dúvida estamos ai

_________________
HB20 Comfort Style 1.6 Preto Onix.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Tudo sobre câmbio AT.
MensagemEnviado: 11 Dez 2012 20:12 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 27 Out 2012 08:42
Mensagens: 471
Localização: Niterói-RJ
Então toda vez que tiver andando em D e vier a parar no sinal, devo parar totalmente o carro em D e por em N?

Ou quando vier a parar em um sinal devo tirar do D e por em N e ir parando?

_________________
HB20 1.6 Premium Prata Metal
Câmbio Automatic
Bancos em Couro
Película Anti-Vandalismo G20

Navegação:Garmin Nuvi 3460LT


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Tudo sobre câmbio AT.
MensagemEnviado: 11 Dez 2012 21:45 
Offline

Registrado em: 03 Dez 2012 19:20
Mensagens: 104
Localização: Penapolis SP
tb tenho a msm duvida do amigo de cima,

_________________
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 131 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 14  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB