Hyundai HB20 Clube
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CHIPAR OU NÃO O HB20 ?
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Autor:  LeandruSales [ 05 Jan 2018 06:52 ]
Título:  CHIPAR OU NÃO O HB20 ?

Bom dia pessoal!

Comprei meu HB20 a pouco mais de 2 meses... e estou com uma dúvida cruel... Chipar ou não?
Bem, mas porque eu pensaria nisso? No meu caso existem dois motivos: O primeiro é em relação a morosidade nas respostas do carrinho, principalmente nas arrancadas, onde tem horas que eu passo raiva de tão lerdo que ele fica... e em segundo seria em melhorar o consumo dele... hoje tá fazendo média de 13km/L na cidade...

Procurei aqui no meu estado lugares que façam esse tipo de serviço e o preço é meio que tabelado... girando por volta dos 700 reais.
Na internet muitas informações e os famosos prós e contras... e na minha análise o que pega mesmo, e aí pode ser um medo meu mesmo, mas é relacionado a questão da perda de garantia. Imaginem, o carro ainda tem tem 6 anos de garantia pela frente e perder isso depois de dois meses é tenso. Fora que ele pode vir a melhorar o desempenho com o tempo... ele tá hoje com 4700 km rodados...

Bem, aí minha pergunta a vocês é se alguém conhece, já soube quem fez ou até mesmo já fez isso no HB20. Se puderem me ajudar, eu agradeço!

Autor:  AndrewsCordeiro [ 05 Jan 2018 12:16 ]
Título:  Re: CHIPAR OU NÃO O HB20 1.0?

Se quer mais potencia saia do 1.0!!!
É a famosa economia burra, não adianta ter 1.0 e querer andar junto com um 1.6...2.0.....
Já ouvi relatos de chipagem mal feita danificar o módulo.. aí você terá que arcar com o prejuízo (R$4.000,00 fácil), porque para efetuar esse trampo, precisa abrir o módulo e modificar os circuitos.
Eu saí dessa bosta de Hyundai, com péssimo serviço de pós venda e garantia!!!

Autor:  ianisgreek [ 05 Jan 2018 13:53 ]
Título:  Re: CHIPAR OU NÃO O HB20 1.0?

LeandruSales escreveu:
Bom dia pessoal!

Comprei meu HB20 a pouco mais de 2 meses... e estou com uma dúvida cruel... Chipar ou não?
Bem, mas porque eu pensaria nisso? No meu caso existem dois motivos: O primeiro é em relação a morosidade nas respostas do carrinho, principalmente nas arrancadas, onde tem horas que eu passo raiva de tão lerdo que ele fica... e em segundo seria em melhorar o consumo dele... hoje tá fazendo média de 13km/L na cidade...

Procurei aqui no meu estado lugares que façam esse tipo de serviço e o preço é meio que tabelado... girando por volta dos 700 reais.
Na internet muitas informações e os famosos prós e contras... e na minha análise o que pega mesmo, e aí pode ser um medo meu mesmo, mas é relacionado a questão da perda de garantia. Imaginem, o carro ainda tem tem 6 anos de garantia pela frente e perder isso depois de dois meses é tenso. Fora que ele pode vir a melhorar o desempenho com o tempo... ele tá hoje com 4700 km rodados...

Bem, aí minha pergunta a vocês é se alguém conhece, já soube quem fez ou até mesmo já fez isso no HB20. Se puderem me ajudar, eu agradeço!



Tb concordo que se vc sente falta de força num HB20 1.0, a melhor solução seria troca-lo por um modelo HB20 com motor 1.6 ou pelo HB20 modelo 1.0 turbo.

Esses chips jamais vão fazer algum milagre nesse pequeno e fraco motor 1.0 e muito menos vc vai conseguir mais economia se chipar esse motor 1.0 !

E como eu já trabalho com Unichip a quase 5 anos, já se sabe comprovadamente que ganha-se uma melhor performance apenas chipando motores originais turbinados, exatamente pq todos os fabricantes desses motores turbo deixam uma maior margem de segurança neles, mas isso não ocorre tanto assim na prática nos motores aspirados.

É isso aí colega, boa sorte !

Autor:  Letox [ 08 Jan 2018 13:44 ]
Título:  Re: CHIPAR OU NÃO O HB20 1.0?

Cara, seu carro está fazendo 13 na cidade. É um ótimo consumo, mostra que o carro está cumprindo e bem sua principal proposta!

Não acho que faça sentindo querer chipar um veículo 1.0, ele não foi feito para andar e sim para economizar e te transportar de um local para o outro.

Autor:  leoneto7 [ 23 Abr 2018 12:22 ]
Título:  Re: CHIPAR OU NÃO O HB20 1.0?

Bom dia !

Eu também adquiri um HB20 1.0 5 Anos em Novembro/17. Meu carro anterior era um Punto 1.8 Sporting 2013
A minha principal mudança para um carro 1.0 foi em relação ao consumo, e também porque o meu Punto já estava com quase 50k rodados.

Não posso reclamar de potência do HB20 1.0 pois a missão dele não é entregar potência e sim economia. Porém posso confessar que já dirigi um Onix 2015 LS 1.0, e um KA Hatch 2016 SE 1.0, e as respostas dos dois em 1° e 2° marcha são bem melhores mesmo com ar condicionado ligado. Só rodo com Gasolina (DTClean e Original da Ipiranga).

Sendo assim, minha sugestão é aproveitar dessa economia que o HB20 nos proporciona e não investir com performance, e com isso economizar para uma futura troca ou aquisição de um 2º veículo que te ofereça a proposta de potência. Seja ele um HB20 1.6 ou até mesmo os Hothatches que vendem no mercado ou seminovos da mesma faixa de preço como 208 GT, DS3, entre outros.

Autor:  ianisgreek [ 23 Abr 2018 12:38 ]
Título:  Re: CHIPAR OU NÃO O HB20 1.0?

leoneto7 escreveu:
Bom dia !

Eu também adquiri um HB20 1.0 5 Anos em Novembro/17. Meu carro anterior era um Punto 1.8 Sporting 2013
A minha principal mudança para um carro 1.0 foi em relação ao consumo, e também porque o meu Punto já estava com quase 50k rodados.

Não posso reclamar de potência do HB20 1.0 pois a missão dele não é entregar potência e sim economia. Porém posso confessar que já dirigi um Onix 2015 LS 1.0, e um KA Hatch 2016 SE 1.0, e as respostas dos dois em 1° e 2° marcha são bem melhores mesmo com ar condicionado ligado. Só rodo com Gasolina (DTClean e Original da Ipiranga).

Sendo assim, minha sugestão é aproveitar dessa economia que o HB20 nos proporciona e não investir com performance, e com isso economizar para uma futura troca ou aquisição de um 2º veículo que te ofereça a proposta de potência. Seja ele um HB20 1.6 ou até mesmo os Hothatches que vendem no mercado ou seminovos da mesma faixa de preço como 208 GT, DS3, entre outros.



Bom dia colega e concordo com sua citação !

Mas deixo uma dica aqui sempre válida para todos os donos de veículos flex e não apenas para a linha HB20 :

- Dar a preferência ao etanol ao abastecerem pq com esse combustível se tem muitos benefícios quando comparado com quaisquer das nossas gasolinas e principalmente ainda ganha-se um leve melhor desempenho.

E para quem não quiser usar apenas o etanol, que o misture com pelo menos 50% dele com 50% de uma boa gasolina que o motor do seu veículo muito vai agradece-lo por essa nobre atitude !

É isso aí , valeu !

Autor:  ianisgreek [ 23 Out 2021 12:08 ]
Título:  Re: CHIPAR OU NÃO O HB20 ?

Retornando a esse tópico para relatar sobre uma experiência bem negativa que tive com o nosso atual HB20 1.6 esses dias atrás sobre remap de ECU :

Já tem aqui na minha cidade um revendedor de uma renomada marca de remap e por ficar bem mais barato esse remap do que instalar um Unichip , resolvi assim experimentar.

O procedimento é bem simples :

Existe um módulo que lê , copia e salva todo o software original que está gravado na ECU do HB20.

Depois descarregam um novo software na ECU do HB20 e já estará concluído o remap do veículo.

Mas acontece que na teoria tudo isso é uma maravilha, porém na prática nem sempre as coisas ocorrem como se espera e após baixarem o remap na ECU do nosso HB20, já ao ligar o veículo em seguida, o motor falhou e não ligou de primeira ...

Na hora percebi que alguma coisa não estava perfeito nesse remap e por isso, pedi para voltar com todo o software original de volta na ECU e desisti desse remap pq estava claro que alguma calibração não foi bem feita.

E nesse momento não tive como esconder mais a esse profissional que trabalho com Unichip e que com ele isso nunca havia ocorrido em nenhum veículo ...

O profissional pediu desculpas e ficou de fato desapontado que o remap da empresa que ele representa, no caso do HB20 1.6 não havia funcionado bem, então paciência e desisti de ficar com ele !!!

E com o software original baixado de volta na ECU do nosso HB20, foi bater na chave e o motor pegou novamente de estalo ...

Foi quando esse fato me fez lembrar de um velho ditado popular muito sábio que diz que "carne barata, os cachorros é que comem".

Ou seja, tentei economizar um pouco $$$$ evitando optar por instalar um Unichip para o HB20 1.6 , mas o remap se mostrou ineficaz de tudo e nada confiável , infelizmente.

E a realidade crua e nua é que em motores aspirados já sabemos que nunca valeu à pena chipar pq os ganhos são tão mínimos que mal se percebe alguma diferença, mas que sempre prevalece aquela vontade de sempre se tentar melhorar um pouco mais qq motor.

Moral da história :

Os piggybacks e os remaps podem funcionar bem em motores turbo mas nunca trazem resultados compensadores nos aspirados, FATO REAL ESSE !!!

Autor:  biel780 [ 23 Out 2021 18:43 ]
Título:  Re: CHIPAR OU NÃO O HB20 ?

ianisgreek escreveu:
Retornando a esse tópico para relatar sobre uma experiência bem negativa que tive com o nosso atual HB20 1.6 esses dias atrás sobre remap de ECU :

Já tem aqui na minha cidade um revendedor de uma renomada marca de remap e por ficar bem mais barato esse remap do que instalar um Unichip , resolvi assim experimentar.

O procedimento é bem simples :

Existe um módulo que lê , copia e salva todo o software original que está gravado na ECU do HB20.

Depois descarregam um novo software na ECU do HB20 e já estará concluído o remap do veículo.

Mas acontece que na teoria tudo isso é uma maravilha, porém na prática nem sempre as coisas ocorrem como se espera e após baixarem o remap na ECU do nosso HB20, já ao ligar o veículo em seguida, o motor falhou e não ligou de primeira ...

Na hora percebi que alguma coisa não estava perfeito nesse remap e por isso, pedi para voltar com todo o software original de volta na ECU e desisti desse remap pq estava claro que alguma calibração não foi bem feita.

E nesse momento não tive como esconder mais a esse profissional que trabalho com Unichip e que com ele isso nunca havia ocorrido em nenhum veículo ...

O profissional pediu desculpas e ficou de fato desapontado que o remap da empresa que ele representa, no caso do HB20 1.6 não havia funcionado bem, então paciência e desisti de ficar com ele !!!

E com o software original baixado de volta na ECU do nosso HB20, foi bater na chave e o motor pegou novamente de estalo ...

Foi quando esse fato me fez lembrar de um velho ditado popular muito sábio que diz que "carne barata, os cachorros é que comem".

Ou seja, tentei economizar um pouco $$$$ evitando optar por instalar um Unichip para o HB20 1.6 , mas o remap se mostrou ineficaz de tudo e nada confiável , infelizmente.

E a realidade crua e nua é que em motores aspirados já sabemos que nunca valeu à pena chipar pq os ganhos são tão mínimos que mal se percebe alguma diferença, mas que sempre prevalece aquela vontade de sempre se tentar melhorar um pouco mais qq motor.

Moral da história :

Os piggybacks e os remaps podem funcionar bem em motores turbo mas nunca trazem resultados compensadores nos aspirados, FATO REAL ESSE !!!
Infelizmente para extrair mais de um carro stock e aspirado deve-se fazer tudo. Coletores, escapamento, cabeçote, válvula, comandos e uma ECU after market de verdade.
Mesmo assim o resultado nem sempre é muito ou compensa pelo gasto (melhor já turbinar mesmo pelo gasto).

Acho que até nos turbos alguns pigback funcionam mal, depende muito de qual sinal o pigback faz o hijack.
Muito boa a sua experiência, que bom que ao menos, eles fizeram um backup do mapa stock, alguns nem fazem aposto.

Quanto a potencia do hb20, 130 cavalos... "apenas 20" a menos do Polo GTI, até que acho o motor bem equilibrado para andar na rua.
O 1.0 que deve ser sofrido kk

Autor:  ianisgreek [ 24 Out 2021 11:30 ]
Título:  Re: CHIPAR OU NÃO O HB20 ?

Muito bem pela sua opinião Biel, é isso mesmo o que ocorre de fato !

Ou seja, jamais vai valer à pena tentar mexer em um motor aspirado para se conseguir melhorar o desempenho dele, pq se vai gastar muito $$$$$ para se obter relativamente pouco resultado.

Quanto ao motor VW 1.4 TFSI turbo flex comparado com os atuais Gamma 1.6 , sinceramente não tem nem como comparar pq na verdade esse motor turbo da VW não tem somente aqueles oficiais 150 cvs, mas na realidade é uma estratégia da VW omitir e anunciar por baixo os fatos pq ele tem quase 180 cvs e o mesmo acontece com o torque dele que não é de somente 25,5 kgfm.

Obs : Já existem vários ensaios em dinamômetros desses motores VW 1.4 TFSI flex no stage 2 que chegam a excelentes 200 cvs e com 30 kgfm de torque, ou seja, é quase o desempenho normal de motores 2.0 turbo originais.

E melhor do que esse motor turbo 1.4 da VW , somente o novo motor 1.3 turbo flex da Fiat que desenvolve 185 cvs com 27,6 kgfm de torque quando abastecido com etanol e isso ainda original de fábrica.

E pode ser que na realidade, no dinamômetro ele mostre ter até um pouco mais do que isso ...

Quanto aos motores 1.0 turbo flex, o motor que está se mostrando ser o de melhor rendimento entre todos é o novo motor 1.0 turbo flex da Fiat que no etanol vai desenvolver 131 cvs com torque de 21 kgfm, ou seja, é um resultado até um pouco melhor do que o apresentado pelo motor 1.0 TFSI turbo flex da VW, o campeão 1.0 turbo ate agora em rendimento máximo.

Essa é a evolução da tecnologia dos motores atuais !!!

Autor:  biel780 [ 24 Out 2021 17:49 ]
Título:  Re: CHIPAR OU NÃO O HB20 ?

ianisgreek escreveu:
Muito bem pela sua opinião Biel, é isso mesmo o que ocorre de fato !

Ou seja, jamais vai valer à pena tentar mexer em um motor aspirado para se conseguir melhorar o desempenho dele, pq se vai gastar muito $$$$$ para se obter relativamente pouco resultado.

Quanto ao motor VW 1.4 TFSI turbo flex comparado com os atuais Gamma 1.6 , sinceramente não tem nem como comparar pq na verdade esse motor turbo da VW não tem somente aqueles oficiais 150 cvs, mas na realidade é uma estratégia da VW omitir e anunciar por baixo os fatos pq ele tem quase 180 cvs e o mesmo acontece com o torque dele que não é de somente 25,5 kgfm.

Obs : Já existem vários ensaios em dinamômetros desses motores VW 1.4 TFSI flex no stage 2 que chegam a excelentes 200 cvs e com 30 kgfm de torque, ou seja, é quase o desempenho normal de motores 2.0 turbo originais.

E melhor do que esse motor turbo 1.4 da VW , somente o novo motor 1.3 turbo flex da Fiat que desenvolve 185 cvs com 27,6 kgfm de torque quando abastecido com etanol e isso ainda original de fábrica.

E pode ser que na realidade, no dinamômetro ele mostre ter até um pouco mais do que isso ...

Quanto aos motores 1.0 turbo flex, o motor que está se mostrando ser o de melhor rendimento entre todos é o novo motor 1.0 turbo flex da Fiat que no etanol vai desenvolver 131 cvs com torque de 21 kgfm, ou seja, é um resultado até um pouco melhor do que o apresentado pelo motor 1.0 TFSI turbo flex da VW, o campeão 1.0 turbo ate agora em rendimento máximo.

Essa é a evolução da tecnologia dos motores atuais !!!

Sim, o pior é que até mesmo para turbinar um aspirado, tem o problema da taxa de compressão elevada.

Quanto ao 1.4 TSI concordo, ele tem um potencial enorme apenas mudando a tunagem dele. O do HB20 está já meio que no limite dele (a não ser os 1.6 DGI Turbo da Tucson). Mas para andar na rua, vai bem de boa o Gamma.

Acredito inclusive que para melhorar e ter melhor resultado nem é exatamente extrair mais de um motor aspirado, mas sim ir para um motor turbo mesmo.
A tecnologia de motores aspirados já está no limite do limite, o turbo é o futuro.
Mas em comparação a carros aspirados, admito que sou satisfeito com o 1.6. Embora eu sei que é meu ultimo aspirado, o próximo será um turbo.

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