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RETIRAR CATALISADOR DO 1.6 https://hb20clube.com.br/viewtopic.php?f=24&t=13907 |
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Autor: | Nardini26 [ 14 Mai 2018 21:58 ] |
Título: | RETIRAR CATALISADOR DO 1.6 |
Boa noite pessoal, sou novo aqui e minha dúvida é a seguinte: Estou com meu HB20 parado pois entupiu o catalisador e minha dúvida é se eu retirar o catalisador, vai interferir na leitura do combustível e dos gases? pois tem duas sondas, pré e pós catalisador, não sei o que fazer, pois não tenho todo dinheiro para troca por um novo agora. Troco por novo, deixo oco ou tiro? Qual a melhor opção? |
Autor: | ianisgreek [ 14 Mai 2018 23:32 ] |
Título: | Re: RETIRAR CATALISADOR DO 1.6 |
Nardini26 escreveu: Boa noite pessoal, sou novo aqui e minha dúvida é a seguinte: Estou com meu HB20 parado pois entupiu o catalisador e minha dúvida é se eu retirar o catalisador, vai interferir na leitura do combustível e dos gases? pois tem duas sondas, pré e pós catalisador, não sei o que fazer, pois não tenho todo dinheiro para troca por um novo agora. Troco por novo, deixo oco ou tiro? Qual a melhor opção? Boa noite Nardini e seja bem vindo ao forum ! Não se preocupe pq sempre existe uma solução para tudo em mecânica automotiva e nesse caso de catalisador entupido, de fato, não há nenhuma solução a se fazer para desentupi-los a não ser retira-lo do veículo e joga-lo no lixo, pq nesses casos, ele já era mesmo !!! E se esse fosse o meu caso, como tb já ocorreu assim no meu jetta devido a essas nossas "maravilhosas gasolinas de qualidade top de tão medíocres" que entupiram parcialmente o catalisador dele e nesse caso, eu tive de lascar ele fora do veículo e no lugar dele , apenas instalei um abafador com entrada e saida do mesmo diâmetro da tubulação do escape e boas, nunca mais senti falta dessa droga de catalisador e ainda ganhei um leve melhor desempenho pq a turbina dele passou a trabalhar bem mais livremente sem a presença pertubadora dessa merda de catalisador. Mas existe sim uma importante dica técnica aqui : Nessa sonda lambda que fica após o catalisador, deve ser instalado obrigatoriamente entre ela e o cano de escape, um espaçador calibrado de uns 10 a 12 cms de comprimento e encontrado facilmente nas boas lojas de escapes cuja função é exatamente para engana-la e assim, não haver interferencia alguma na leitura normal dela, que vai pensar que um novo catalisador está lá e assim, nunca vão acender luzes amarelas no painel do seu veículo inclusive nesse meu jetta tb foi feito esse mesmo procedimento e após um pouco mais de 4 anos rodando assim nele nunca houve o menor dos problemas com o funcionamento normal do seu motor. E o motivo recomendado para se instalar um abafador no lugar do catalisador é porque além da função de queimar os gases do escape, quaisquer catalisadores tb agem como se fossem um abafador adicional, diminuindo o nível geral de ruídos do sistema de escape. Por isso que caso se opte por simplesmente retirar o catalisador original e no lugar dele apenas for soldar um pedaço de cano de escape, poderão surgir ressonâncias desagradáveis em determinadas rotações do motor e isso se torna bastante incômodo principalmente durante as viagens. Obs : E para quem achar que sem o catalisador, os veículos não passariam nos testes de emissão de poluentes, aqui tb vai uma outra dica muito útil e que sempre funcionou: Basta que no dia anterior ao da análise do veículo, abastece-lo apenas com etanol e boas, o nível de emissões apresentado será tão baixo que nem mesmo será preciso a ação do catalisador para diminuir ainda mais a emissão de gases poluentes resultantes ! Lembrando tb que é mais do que óbvio que para haver um correto funcionamento do motor emitindo assim o mínimo possível de gases poluentes, que ele deve estar devidamente abastecido apenas com etanol, revisado com oleo e filtro do motor , filtro de ar e de combustivel e as velas de ignição tudo novo para então, haver como uma consequência direta disso, uma otima combustão desse motor em questão ! Qualquer outra dúvida, disponha colega, boa sorte ! |
Autor: | Tijuca [ 01 Jul 2018 20:37 ] |
Título: | Re: RETIRAR CATALISADOR DO 1.6 |
Nardini26 escreveu: Boa noite pessoal, sou novo aqui e minha dúvida é a seguinte: Estou com meu HB20 parado pois entupiu o catalisador e minha dúvida é se eu retirar o catalisador, vai interferir na leitura do combustível e dos gases? pois tem duas sondas, pré e pós catalisador, não sei o que fazer, pois não tenho todo dinheiro para troca por um novo agora. Troco por novo, deixo oco ou tiro? Qual a melhor opção? eu nao faria isso!!! Boa parte dos Hb20 tem 2 sondas lambdas, u a pre catalizador e outra pós. Ao comparar os dois resultados, a central vai comprovar que o catalizador está ineficiente, pois está sem catalizador e com isso a luz de injeção vai acender e permanecer acesa. Nao inventa, coloca o catalizador novo. |
Autor: | ianisgreek [ 01 Jul 2018 21:46 ] |
Título: | Re: RETIRAR CATALISADOR DO 1.6 |
A primeira sonda lambda, aquela localizada antes do catalisador tem a função de informar a ECU qual combustível está sendo queimado e se a mistura está ideal para cada situação de utilização do motor e assim, de posse desses dados, a ECU faz as devidas correções para se atingir um máximo rendimento desse motor. Já a segunda sonda lambda, localizada após o catalisador , apenas informa se a função correta do catalisador de diminuir as emissões está ainda de acôrdo com os parâmetros ideais ou não, mas ela não influencia em nada em eventuais correções na ECU e sim apenas INFORMA a ECU e nada mais além disso ! No caso da opção em se retirar o catalisador de um veículo por quaisquer motivos, basta instalar uma pequena e simples peça no local dessa 2ª sonda lambda chamada de prolongador dessa 2ª sonda e assim, o sistema é enganado e não mais se acende nenhuma luz amarela no painel de veículo nenhum. Obs : O meu atual jetta TSI já funciona a uns 4 anos sem o catalisador e com a ajuda desse pequeno prolongador, nunca acendeu nenhuma luz amarela no painel dele e o seu motor sempre funciona perfeito como um relógio e ainda sem esse tal de catalisador, ele ganhou pelo menos uns 15 cvs extras de potência além de um pouco mais de torque ... rsrsrsrs ! |
Autor: | Tijuca [ 01 Jul 2018 21:53 ] |
Título: | Re: RETIRAR CATALISADOR DO 1.6 |
Bom, essa adaptação nao sei se dá certo ou nao, nunca ouvi falar. Mas a função da primeira sonda não é exclusivamente pra definir o combustível que está sendo queimado, já que antes os carros mesmo sendo flex tinham 1 sonda só. Hoje os carros tem 2 sondas por questai de legislação de emissões e possuem 2 sondas pra poder comparar a eficiência do catalizador comparando o reaultado de antes e depois do catalizador. |
Autor: | ianisgreek [ 01 Jul 2018 21:57 ] |
Título: | Re: RETIRAR CATALISADOR DO 1.6 |
Tijuca escreveu: Bom, essa adaptação nao sei se dá certo ou nao, nunca ouvi falar. Mas a função da primeira sonda não é exclusivamente pra definir o combustível que está sendo queimado, já que antes os carros mesmo sendo flex tinham 1 sonda só. Hoje os carros tem 2 sondas por questai de legislação de emissões e possuem 2 sondas pra poder comparar a eficiência do catalizador comparando o reaultado de antes e depois do catalizador. É bem simples confirmar se dá certo ou não : Basta pesquisar na net sobre os downpipes para os motores turbo e os coletores de escape esportivos sem catalisadores para os motores aspirados e tb sobre a função desses espaçadores para a 2ª sonda lambda desses veículos e se obterá facilmente a resposta para isso, simples assim ! |
Autor: | Tijuca [ 01 Jul 2018 22:03 ] |
Título: | Re: RETIRAR CATALISADOR DO 1.6 |
Mas nesses casos usam moulos adicionais pra burlar o sistema ou fazem alteração na propria central. Simplesmente remover o catalizador vai sim acender a luz de injeção... Povo de MOC ta meio agressivo... To falando na boa e já vem com pedra na mao... |
Autor: | ianisgreek [ 01 Jul 2018 22:22 ] |
Título: | Re: RETIRAR CATALISADOR DO 1.6 |
Tijuca escreveu: Mas nesses casos usam moulos adicionais pra burlar o sistema ou fazem alteração na propria central. Simplesmente remover o catalizador vai sim acender a luz de injeção... Povo de MOC ta meio agressivo... To falando na boa e já vem com pedra na mao... Calma colega que não há absolutamente nenhuma agressividade e nem pedra na mão só pq estou tentando explicar para vc que POSSIVEL É usar qualquer veículo no mundo sem o catalisador! E outra coisa é já sabermos que essa peça é usada obrigatoriamente por lei por todos os fabricantes de veículos com a simples finalidade de ajudar na redução da emissão de poluentes. Tb estou aqui falando de boa com vc e com todos, afinal isso aqui é um forum de discussões e MITOS devem ser devidamente explicados senão vão eternamente permanecer como MITOS. Se eu estou aqui afirmando que dá para funcionar QUALQUER motor a injeção sem o catalisador e não acender nenhuma luz amarela no painel, é porque eu tenho argumentação técnica suficiente para provar isso aqui no forum, simples assim, agora aceita isso quem quer, lógico ! E outra coisa, nada a ver o uso de módulos como vc citou para um motor com injeção eletrônica funcionar sem o catalisador e ainda sem acender luzes amarelas no seu painel e para isso basta usar os espaçadores da 2ª sonda lambda após o catalisador e nada mais além disso. É isso aí colega ! Obs : E à propósito, vc sabe pq os catalisadores estão sujeitos a entupir e quais as causas que explicam o porque eles entopem ficando assim inutilizados necessitando de uma nova reposição ? |
Autor: | ianisgreek [ 02 Jul 2018 20:52 ] |
Título: | Re: RETIRAR CATALISADOR DO 1.6 |
E como o colega não respondeu a minha pergunta, são várias as causas possíveis para inutilizar precocemente um catalisador e todas elas implicam em uma mistura bem mais rica do que o normal que pode ser resultante de uma combustão incompleta causada por falhas em componentes como velas de ignição gastas, bobinas de ignição pifadas , filtro de ar saturado de sujeiras , sonda lambda pifada, combustíveis adulterados e até mesmo um oleo do motor já vencido, portanto todos esses fatores podem causar um processo de desgaste precoce de um catalisador, relembrando aqui que dentre os combustíveis, o etanol é o que mais conserva a vida útil de um catalisador. |
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