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 Título: Barulho de broca de dentista no cambio
MensagemEnviado: 01 Jun 2018 21:27 
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Boa noite pessoal,

Venho aqui com este post curioso, tenho um HB20 2014/2015 1.6 Automático e ele está com esse barulho curioso no cambio parecendo broca de dentista (link do vídeo do You Tube abaixo com o barulho).

[video-youtube]https://youtu.be/X7mpmCT8khg[/video-youtube]

No vídeo até mostrei uma coisa, quando o carro está em P ou N ele faz barulho, quando engato qualquer marcha, some o barulho quando o carro está parado. Quando o carro anda o barulho volta e cresce conforme aumenta o giro/velocidade.

Como eu não tive a experiência de dirigir outro HB20 automático com o mesmo câmbio não sei dizer se o câmbio está suave, mas a troca de marcha está rápida (apesar de as vezes dar um "tranquinho").

Não reparei ele estar "perdendo" marcha ou com dificuldade de troca-las, apesar de que as vezes do nada o carro da uma falhada, um exemplo foi na rodovia esses dias que passei pela PRF e ao acelerar para retomar a velocidade ele falhava sem parar e não andava... Tive que tirar o pé, esperar uns 3 segundos e acelerar de novo, ele foi! Mas isso é raro, aconteceu 4x comigo nos últimos 2 meses.

Alguém já viu, ouviu ou tem ideia de que dentista possa estar morando no meu câmbio? Isso é grave?

Detalhe a Hyundai desmontou meu cambio na garantia mês passado falando que era um rolamento que estava bixado, trocou a tampa lateral do câmbio, mas o barulho continuou exatamente igual. Antes de ir "quebrar o pau" com eles queria conhecer outras experiências sobre o assunto.

Obrigado!!!


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 Título: Re: Barulho de broca de dentista no cambio
MensagemEnviado: 02 Jun 2018 11:30 
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Seja bem vindo ao forum colega e pela sua citação, pode ser bem provável que o pessoal da oficina dessa CCS Hyundai não tenha localizado com precisão o rolamento defeituoso e talvez trocaram alguma outra peça desse cambio que não fosse de fato a peça que esteja causando esse tipo de ruído !

Então, é todo o direito seu retornar lá com esse seu HB20 e mostrar a eles que apesar do suposto reparo, que tudo está do mesmo jeito de antes, portanto exija o devido reparo desse seu veículo !!!

Boa sorte colega |

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 Título: Re: Barulho de broca de dentista no cambio
MensagemEnviado: 02 Jun 2018 14:22 
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Vá até a css e mande verificar novamente. Nos 2 hb20 que temos aqui, o funcionamento é absolutamente silencioso.

Boa sorte

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 Título: Re: Barulho de broca de dentista no cambio
MensagemEnviado: 06 Jun 2018 10:24 
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Bom dia, hawkbraz.

Peça para verificarem dois pontos, o filtro de fluido, este tipo de barulho se apresenta em câmbios grandes quando o sistema de filtragem esta entupido, pode ser que no seu caso ele esteja totalmente entupido, lembre-se NÃO EXISTE fluido LIFE TIME, todos devem ser trocados inclusive para os TOYOTAS com cambio Aisin, muitos falam que não precisa trocar fluido, balela ok, temos um Corolla que esta com seus 312 mil km, e a cada 100 mil trocamos o fluido, se alguém da concessionária disser que não se deve efetuar a troca, leve em algum especialista para efetuar a manutenção.

Outro ponto que pode ser com quase certeza é no rolamento do conversor de torque, pois quando se aplica "força" nele o barulho para, parece que não verificaram ou não abriram o cambio, mande fotos da parte de baixo e de cima do cambio, apenas pela imagem da para ver se foi aberto ou não.

Desculpe estar mal escrita esta resposta, não tive tempo de revisar.

Boa sorte com o seu carro.


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 Título: Re: Barulho de broca de dentista no cambio
MensagemEnviado: 06 Jun 2018 12:36 
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Valeu por essa sua postagem Samuel, pq de fato, muitos donos de veículos aut. acham que o oleo desse tipo de câmbio é eterno e não se desgasta nem precisa de uma substituição, mas isso é apenas uma questão de estratégia de marketing dos fabricantes para mostrarem que os seus veículos não precisam dessa manutenção preventiva com esse tipo de câmbio.

E estejam certos de que algum dia após vencida a garantia de fábrica, que eles podem pifar e isso é uma enorme possibilidade sim pq já vi e li foram muitos casos até hoje de câmbios pifados devido exatamente a essa falta de manutenção preventiva neles e o pior de tudo, o conserto geralmente é caríssimo, portanto fica aqui esse importante aviso para todos que tem um veículo com câmbio aut.

Ou seja, repetindo novamente, nenhum oleo no mundo é eterno e todos se desgastam, se oxidam perdendo gradativamente todas as suas propriedades protetoras e por isso mesmo que eles necessitam de periódiocas SUBSTITUIÇÕES !!!

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 Título: Re: Barulho de broca de dentista no cambio
MensagemEnviado: 15 Jun 2018 00:18 
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Registrado em: 01 Jun 2018 21:00
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Samueluser escreveu:
Bom dia, hawkbraz.

Peça para verificarem dois pontos, o filtro de fluido, este tipo de barulho se apresenta em câmbios grandes quando o sistema de filtragem esta entupido, pode ser que no seu caso ele esteja totalmente entupido, lembre-se NÃO EXISTE fluido LIFE TIME, todos devem ser trocados inclusive para os TOYOTAS com cambio Aisin, muitos falam que não precisa trocar fluido, balela ok, temos um Corolla que esta com seus 312 mil km, e a cada 100 mil trocamos o fluido, se alguém da concessionária disser que não se deve efetuar a troca, leve em algum especialista para efetuar a manutenção.

Outro ponto que pode ser com quase certeza é no rolamento do conversor de torque, pois quando se aplica "força" nele o barulho para, parece que não verificaram ou não abriram o cambio, mande fotos da parte de baixo e de cima do cambio, apenas pela imagem da para ver se foi aberto ou não.

Desculpe estar mal escrita esta resposta, não tive tempo de revisar.

Boa sorte com o seu carro.


Muito obrigado pelo retorno e não vi problemas de escrita...

Sobre o cambio ele foi aberto sim, inclusive trocaram uma tampa lateral perto da roda do lado do motorista... Meu cambio inteiro está com uma cor escura e essa tampa está prata com cara de nova...
Sobre o barulho, faz sentido sim o que falou vou pressionar eles para darem uma olhada nisso assim que levar lá.

Inclusive estou tendo algumas experiências desagradáveis com falhas (não sei se é o cambio ou combustível), falarei mais sobre ela em um post que farei logo a seguir.

Sobre o óleo e filtro isso é uma grande preocupação minha, vou compartilhar no próximo post algo bem incomodo que descobri hoje (ou acho que descobri). Mas agradeço muito as dicas.


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 Título: Re: Barulho de broca de dentista no cambio
MensagemEnviado: 15 Jun 2018 00:22 
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Registrado em: 01 Jun 2018 21:00
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ianisgreek escreveu:
Valeu por essa sua postagem Samuel, pq de fato, muitos donos de veículos aut. acham que o oleo desse tipo de câmbio é eterno e não se desgasta nem precisa de uma substituição, mas isso é apenas uma questão de estratégia de marketing dos fabricantes para mostrarem que os seus veículos não precisam dessa manutenção preventiva com esse tipo de câmbio.

E estejam certos de que algum dia após vencida a garantia de fábrica, que eles podem pifar e isso é uma enorme possibilidade sim pq já vi e li foram muitos casos até hoje de câmbios pifados devido exatamente a essa falta de manutenção preventiva neles e o pior de tudo, o conserto geralmente é caríssimo, portanto fica aqui esse importante aviso para todos que tem um veículo com câmbio aut.

Ou seja, repetindo novamente, nenhum oleo no mundo é eterno e todos se desgastam, se oxidam perdendo gradativamente todas as suas propriedades protetoras e por isso mesmo que eles necessitam de periódiocas SUBSTITUIÇÕES !!!


Eu concordo mesmo sobre essa questão da troca e sei que é essencial... Só me preocupa que meu HB20 está com 45k rodados ainda, não está nem perto de troca, ou pelo menos não deveria.


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 Título: Re: Barulho de broca de dentista no cambio
MensagemEnviado: 15 Jun 2018 00:39 
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Então, dando continuidade a novela, essa semana meu carro está temperamental... Tem apresentado muitas falhas e elas acontecem geralmente quando estou andando "de boa", sem exigir muito do carro ou câmbio.

Exemplo hoje mesmo acelerando o suficiente para trocar as marchas com 3000 giros, na primeira troca costuma ir bem, mas na segunda o carro começa uma falhação doida... Eu não sei se é combustível, se é o câmbio emperrando...
Mas para descrever mais ou menos a situação, estava em uma subida acelerando normal com um giro de mais ou menos 2800 RPM e do nada ele começa a falhar sem parar. Solto o pé do acelerador e logo ao acelerar de novo, falha de novo e fica nesse ciclo. Coloquei no Neutro (em movimento mesmo) acelerei sem dó o carro e nenhuma falha, engatei e pisei, deu umas falhadas mas foi. Tem dias que não acontece, tem dias que acontece mais e tenho a impressão que acontece com mais frequência em dias frios (mais a noite, mas posso estar enganado). O motor não estava frio, marcador de temperatura quase na metade.
Até gravei um vídeo para tentar mostrar a falha, mas o painel não representa bem a sensação de falha ao volante. Reparem que a falha acontece pouco depois de pisar no carro (e ele elevar o giro), o motor fica oscilando entre 2500 e 2750 RPM:

[video-youtube]https://youtu.be/_PnlAZXKF-0[/video-youtube]


De curioso fui medir o nível do óleo do câmbio, reparei que a vareta tem duas marcações C (Cold) e H (Hot), no Hot tem duas marquinhas na vareta que suponho que sejam o mínimo e máximo.
Bom, ao medir o nível com motor quente e câmbio em N reparei que o nível de óleo está bem acima dessas marquinhas do H, está quase dois dedos acima... Isso é sério? Será que alguém na concessionária andou fazendo C$%#@ no carro?

Nos demais o carro está ótimo. Rsrsrs

Obrigado novamente a todos!!!


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