Hyundai HB20 Clube
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PROBLEMAS DE TUCHOS HB20 1.6
https://hb20clube.com.br/viewtopic.php?f=24&t=15218
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Autor:  evo.dan [ 20 Nov 2019 18:09 ]
Título:  PROBLEMAS DE TUCHOS HB20 1.6

OLÁ, BOA TARDE, SEGUNDO MINHAS PESQUISAS VI ALGUNS RELATOS ANTIGOS NO GRUPO SOBRE ESSE PROBLEMA DE FOLGA NOS TUCHOS, POIS BEM, O MEU HB20 1.6 204 COM CERCA DE 60.00 KMS COMEÇOU APRESENTAR ESTE PROBLEMA, SEGUE MINHA DUVIDA ( ALIAS MECÂNICO): SEGUNDO ELE A PARTE INTERNA POSSUI UM CÓDIGO QUE SE REFERE A FOLGA DE CADA TUCHO, SE TODOS SÃO A MESMA MEDIDA, OU SE CADA UM POSSUÍ UMA MEDIDA INTERNA DIFERENTE... EX.: 3.135MM OUTRO FOSSE 3.155... SE ALGUÉM SOUBER AJUDAR FICAREI AGRADECIDO...

Autor:  ianisgreek [ 20 Nov 2019 22:38 ]
Título:  Re: PROBLEMAS DE TUCHOS HB20 1.6

evo.dan escreveu:
OLÁ, BOA TARDE, SEGUNDO MINHAS PESQUISAS VI ALGUNS RELATOS ANTIGOS NO GRUPO SOBRE ESSE PROBLEMA DE FOLGA NOS TUCHOS, POIS BEM, O MEU HB20 1.6 204 COM CERCA DE 60.00 KMS COMEÇOU APRESENTAR ESTE PROBLEMA, SEGUE MINHA DUVIDA ( ALIAS MECÂNICO): SEGUNDO ELE A PARTE INTERNA POSSUI UM CÓDIGO QUE SE REFERE A FOLGA DE CADA TUCHO, SE TODOS SÃO A MESMA MEDIDA, OU SE CADA UM POSSUÍ UMA MEDIDA INTERNA DIFERENTE... EX.: 3.135MM OUTRO FOSSE 3.155... SE ALGUÉM SOUBER AJUDAR FICAREI AGRADECIDO...



Seja bem vindo ao forum e desde o lançamento da linha HB20 aqui no Brasil no final de 2012, lembro-me de ter lido e depois confirmado no 0800 da Hyundai sobre esses tuchos de válvulas utilizados na linha de motores 1.0 e 1.6 desses veículos e que eles são do tipo mecânicos e nesse caso, eles trabalham sim com uma folga específica e que por isso mesmo, necessitam de reajustes periódicos.

Mas até onde sabemos sobre esse tipo de tucho, todos eles trabalham com a mesma folga pre-determinada pelo fabricante em todos os cilindros.

Naquela época desse lançamento, que foi quando compramos esse nosso atual HB20, lembro-me de que o atendente do 0800 da fábrica da Hyundai não soube me adiantar nada relacionado com o procedimento para se regular essas folgas desses tuchos.

Fiquei sabendo depois pela net, no site Oficina Mecânica, que as folgas corretas desses tuchos de válvulas são de 0,18 mm a 0,22 mm para as válvulas de admissão e de 0,27 mm a 0,33 mm para as válvulas de escape no caso dos motores 1.6 !

E que para se trocar esses tuchos de válvulas por outros com medidas diferentes, se faz necessário retirar antes os comandos de válvulas.

E se houver necessidade de algum reajuste desses valores dessas folgas desses tuchos, devem ser comprados novos tuchos com valores de medidas pre-determinadas e de acôrdo com a exigência de cada tucho até que se atinja os valores corretos para se obter essas suas folgas.

Informo tb que em todos os motores com tuchos mecânicos, essas folgas são alteradas somente nos casos de desgastes maiores nas válvulas ou nas suas sedes e no manual dos HB20, recomenda-se que essa verificação dessas folgas dos tuchos de válvulas deverá ser feita somente aos 90 mil kms rodados ou a cada 9 anos de uso do veículo se o veículo não atingir essa quilometragem.

Inclusive nos casos de folgas nos tuchos maiores do que as especificadas pelo fabricante, ocorrem ruídos e é uma situação menos prejudicial, mas quando ocorrem de haver folgas menores do que as indicadas pelo fabricante, essa já é uma situação prejudicial pq vai ocasionar em falhas de funcionamento do motor, já que a compressão do motor será afetada diminuindo bastante devido a essa folga menor dos tuchos e prejudicando assim, o correto funcionamento do motor e nesses casos, deverá ser reajustada urgente essas folgas desses tuchos de válvulas para os valores corretos.

Ainda no manual dos HB20 , cita que se forem observados ruídos de tuchos de válvulas batendo ou funcionamento irregular do motor, que essa inspecção dessas folgas dos tuchos deverá ser verificada o quanto antes e somente por um CCS da rede Hyundai do Brasil.

Obs : O nosso atual HB20 1.6 13/13 que agora está com 61100 kms rodados em quase 7 anos de uso, nunca necessitou de nenhuma verificação ou reajuste nessas folgas desses tuchos e o seu motor continua funcionando perfeitamente bem.

Boa sorte !

Autor:  evo.dan [ 21 Nov 2019 22:56 ]
Título:  Re: PROBLEMAS DE TUCHOS HB20 1.6

ianisgreek escreveu:
evo.dan escreveu:
OLÁ, BOA TARDE, SEGUNDO MINHAS PESQUISAS VI ALGUNS RELATOS ANTIGOS NO GRUPO SOBRE ESSE PROBLEMA DE FOLGA NOS TUCHOS, POIS BEM, O MEU HB20 1.6 204 COM CERCA DE 60.00 KMS COMEÇOU APRESENTAR ESTE PROBLEMA, SEGUE MINHA DUVIDA ( ALIAS MECÂNICO): SEGUNDO ELE A PARTE INTERNA POSSUI UM CÓDIGO QUE SE REFERE A FOLGA DE CADA TUCHO, SE TODOS SÃO A MESMA MEDIDA, OU SE CADA UM POSSUÍ UMA MEDIDA INTERNA DIFERENTE... EX.: 3.135MM OUTRO FOSSE 3.155... SE ALGUÉM SOUBER AJUDAR FICAREI AGRADECIDO...



Seja bem vindo ao forum e desde o lançamento da linha HB20 aqui no Brasil no final de 2012, lembro-me de ter lido e depois confirmado no 0800 da Hyundai sobre esses tuchos de válvulas utilizados na linha de motores 1.0 e 1.6 desses veículos e que eles são do tipo mecânicos e nesse caso, eles trabalham sim com uma folga específica e que por isso mesmo, necessitam de reajustes periódicos.

Mas até onde sabemos sobre esse tipo de tucho, todos eles trabalham com a mesma folga pre-determinada pelo fabricante em todos os cilindros.

Naquela época desse lançamento, que foi quando compramos esse nosso atual HB20, lembro-me de que o atendente do 0800 da fábrica da Hyundai não soube me adiantar nada relacionado com o procedimento para se regular essas folgas desses tuchos.

Fiquei sabendo depois pela net, no site Oficina Mecânica, que as folgas corretas desses tuchos de válvulas são de 0,18 mm a 0,22 mm para as válvulas de admissão e de 0,27 mm a 0,33 mm para as válvulas de escape no caso dos motores 1.6 !

E que para se trocar esses tuchos de válvulas por outros com medidas diferentes, se faz necessário retirar antes os comandos de válvulas.

E se houver necessidade de algum reajuste desses valores dessas folgas desses tuchos, devem ser comprados novos tuchos com valores de medidas pre-determinadas e de acôrdo com a exigência de cada tucho até que se atinja os valores corretos para se obter essas suas folgas.

Informo tb que em todos os motores com tuchos mecânicos, essas folgas são alteradas somente nos casos de desgastes maiores nas válvulas ou nas suas sedes e no manual dos HB20, recomenda-se que essa verificação dessas folgas dos tuchos de válvulas deverá ser feita somente aos 90 mil kms rodados ou a cada 9 anos de uso do veículo se o veículo não atingir essa quilometragem.

Inclusive nos casos de folgas nos tuchos maiores do que as especificadas pelo fabricante, ocorrem ruídos e é uma situação menos prejudicial, mas quando ocorrem de haver folgas menores do que as indicadas pelo fabricante, essa já é uma situação prejudicial pq vai ocasionar em falhas de funcionamento do motor, já que a compressão do motor será afetada diminuindo bastante devido a essa folga menor dos tuchos e prejudicando assim, o correto funcionamento do motor e nesses casos, deverá ser reajustada urgente essas folgas desses tuchos de válvulas para os valores corretos.

Ainda no manual dos HB20 , cita que se forem observados ruídos de tuchos de válvulas batendo ou funcionamento irregular do motor, que essa inspecção dessas folgas dos tuchos deverá ser verificada o quanto antes e somente por um CCS da rede Hyundai do Brasil.

Obs : O nosso atual HB20 1.6 13/13 que agora está com 61100 kms rodados em quase 7 anos de uso, nunca necessitou de nenhuma verificação ou reajuste nessas folgas desses tuchos e o seu motor continua funcionando perfeitamente bem.

Boa sorte !


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