gui_mlopes escreveu:
Boa tarde, meu hb20 2014, de 71mkm esta apresentando ligeiros engasgos e pipocos intermitentes em segunda marcha - seja na aceleração ou na redução. Realizei um teste com scanner e o problema não está nas velas, cabos de velas e cilindros. Estou abastecendo somente como gasolina aditivada ou premium.
Alguém com experiência imagina o que pode ser? Já tiveram esse problema?
Continuarei a investigar com a experiência relatada por vocês.
Obrigado, abraços.
Seja bem vindo ao forum e só de curiosidade pergunto-lhe pq abastecer só com gasolina aditivada e premium e não com o etanol ?
Explicando que as gasolinas sempre vão sujar bem mais qq motor internamente com resíduos de carvão do que o etanol e essa sujeira acaba por provocar falhas de funcionamento, o que exige sempre fazer descarbonizações periódicas nesses motores flex quando são abastecidos apenas com gasolinas e não com o etanol.
E que toda essa sujeira de carvão causada pela queima das gasolinas ainda é eficazmente limpa pela ação detergente e progressiva de limpeza do etanol que tbm melhora o desempenho de qq motor flex quando comparado com qq das gasolinas disponíveis !
Inclusive é importante citar que todos os motores flex tem sempre uma compressão bem mais elevada e adequada para a queima do etanol do que das gasolinas, por isso a razão dessa minha recomendação para se experimentar abastecer os HB20 com etanol e não com as gasolinas.
Assim, sugiro fazer alguns abastecimentos com etanol e observar o que vai ocorrer com o funcionamento desse HB20 lembrando ainda da importância de que as velas, as bobinas de ignição além dos filtros de combustível e de ar desse motor devem estar todos limpos e em ordem para um melhor funcionamento geral desse motor.
Um outro detalhe técnico importante é que felizmente nenhum motor da linha HB20 tem mais aqueles antigos cabos de velas , itens esses que já estão se tornando peças do passado pq são comprovadamente ineficazes por isso que foram aposentados de todos os atuais motores modernos lançados ultimamente !
Agora em qq motor moderno da mais recente geração, cada vela tem a sua própria bobina de ignição montada exatamente em cima de cada vela porque assim, não há mais a necessidade desses obsoletos e longos cabos de vela que faziam a potência das bobinas se perderem ao longo da dimensão deles, enfraquecendo assim a potência final das faíscas ou centelhas das velas que são produzidas pelas bobinas para queimar o combustível !
E se puder, deixe depois um novo relato aqui contando a sua nova experiencia com o etanol, boa sorte !