Bem-vindo: 27 Abr 2024 02:50

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 17 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
Autor Mensagem
 Título: Re: Troca de oleo do câmbio manual linha HB20
MensagemEnviado: 07 Dez 2022 08:26 
Offline

Registrado em: 27 Abr 2021 11:28
Mensagens: 18
Localização: Maceió-AL
ianisgreek escreveu:
Compartilhando mais uma experiencia prática com o nosso atual HB20 1.6 com câmbio manual .

E como ele atingiu recentemente a marca de 90 mil kms rodados , aproveitei para fazer a troca de oleo do seu câmbio manual, já que esse veículo tem um pouco mais de 9 anos de uso com essa quilometragem já percorrida >

Por precaução e para nossa própria informação, já na loja de troca de oleo, pedi que fosse recolhido e medido todo o oleo velho drenado desse câmbio manual, pq já que o veículo nunca havia feito antes essa manutenção preventiva, ele obviamente estaria com todo o volume de oleo desse câmbio original de fábrica desde Outubro/2012 quando ele foi montado na fábrica da Hyundai de Piracicaba-SP.

Mas qual não foi a nossa baita surpresa ao verificarmos com muito cuidado que foram drenados apenas 1.6 lts de um total de no mínimo 1.9 lts podendo esse volume chegar a 2 lts de oleo, sendo que esse câmbio está intacto e nunca sofreu antes nenhum vazamento de oleo.

Além do que com toda essa quilometragem percorrida de 90 mil kms, esse oleo usado se apresentava numa tonalidade bem marrom escuro e com um cheiro desagradável mostrando logicamente que ele já havia chegado ao final de sua vida útil, estava vencido sim.

A dona Hyundai do Brasil recomenda lá no seu manual do proprietário que essa manutenção preventiva seja feita somente aos 120 mil kms rodados, o que é logicamente um baita exagero e muito otimizado, pq se com 90 mil kms o estado visível desse oleo já estava bem ruim e deteriorado, imaginem se eu fosse rodar mais 30 mil kms com esse oleo já surrado e sem troca !!!

Quanto a esse volume drenado estar bem menor do que o indicado, a explicação técnica para isso é que até o oleo dos câmbios manuais é sempre submetido as elevadas temperaturas iguais a dos motores de uns 90 graus cent. ou até mais em locais de clima quente e durante as solicitações maiores no transito urbano e com pouca ventilação.

E esse oleo funcionando com essas elevadas temperaturas de trabalho, é normal haver uma leve evaporação dele durante esses longos pouco mais de 9 anos de uso regular, por isso que houve essa perda visível desse volume original desse oleo.

Assim, repomos adicionando nessa troca, 2 litros inteiros de oleo novo API 75W-85 da especificação GL-4 conforme recomendação expressa no manual da Hyundai do Brasil .

O custo desse oleo na minha cidade foi de 80,00 o litro e o mais curioso e surpreendente foi perceber que logo após realizada essa manutenção preventiva, o funcionamento geral desse câmbio mecânico se mostrou mais macio e suave nas trocas de marcha até a marcha a ré.

Pq com certeza que não podemos comparar nunca um oleo novo com um outro oleo já bem usado e desgastado com mais de 9 anos de uso e após ele rodar 90 mil kms e ainda num volume menor do que o original recomendado de fábrica.

Mas para uma melhor compreensão, vamos imaginar aqui uma outra situação válida para esse caso :

Se um câmbio mecânico qualquer foi projetado pelo seu fabricante para ser lubrificado originalmente com 2 lts de oleo e se ele por um acaso funcionar com apenas 1.5 lts a 1.6 lts desse mesmo oleo, sabemos que a sua lubrificação com certeza será deficiente nesses casos pq vai faltar sim lubrificante em volume suficiente para lubrificar com eficiência todas as peças internas desse câmbio.

Além do fato desse oleo que em uma menor quantidade vai sim aquecer bem mais , perdendo com isso muito antes uma boa parte de sua viscosidade e assim , ele vai lubrificando e protegendo bem pior todas as peças internas desse câmbio , com os consequentes maiores e precoces desgastes, razão dessa minha grata percepção agora após a troca desse oleo do câmbio do nosso HB20 em que ele me mostrou um funcionamento notavelmente melhor com os 2 lts de oleo novo do que com os apenas 1.6 lts de oleo e ainda já velho e bem desgastado.

Então saibam que mecânica automotiva não tem segredos e nem subjetividade e sim lógica, fundamentos práticos reais !!!

Obs : Por isso Dona Hyundai do Brasil, pode deixar que desse meu HB20 cuido eu mesmo e posso apostar que bem melhor do que vc mesma por óbvias razões de interesses pessoais de cada lado.

Ou seja, o fabricante sempre quer vender o máximo de veículos novos a seus clientes , mas ele esquece que esses mesmos clientes tbm querem sempre prolongar ao máximo possível a vida útil dos seus veículos , porém sempre dentro de limites seguros, logicamente !!!


Grande ianisgreek, bom dia!

Lendo o seu relato sobre a troca de óleo da transmissão manual, fiquei super entusiasmado com a possibilidade de lograr os mesmos benefícios que vc obteve por aí. Meu HB20 1.6 Comfort Plus 2013 está com 85k rodados e enfrento algum desconforto quando troco as marchas.

Pois bem, estou à procura do bendito óleo que atenda às especificações necessárias e, após alguma pesquisa, encontrei o AcDelco API GL-4 SAE 75W-85 de coloração vermelha no mercado. A única especificação que não consigo verificar por conta própria é a cor do óleo, que não sei se é diferente daquela constante no próprio óleo da Hyundai do Brasil. Saberia dizer se posso utilizar esta versão da ACDelco?

_________________
-------------------------------------------------
HB20 1.6 Comfort Plus 2013 vermelho


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Troca de oleo do câmbio manual linha HB20
MensagemEnviado: 07 Dez 2022 08:54 
Offline

Registrado em: 27 Abr 2021 11:28
Mensagens: 18
Localização: Maceió-AL
Gostaria de te fazer outra pergunta, ianisgreek.

Chegou a realizar a substituição do conjunto de embreagem em algum momento ou o seu sistema é o original de fábrica, ainda? Tenho receio de substituir o óleo agora e precisar trocar o conjunto de embreagem num intervalo curto de tempo, o que acabaria representando um desperdício do óleo recém trocado.

_________________
-------------------------------------------------
HB20 1.6 Comfort Plus 2013 vermelho


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Troca de oleo do câmbio manual linha HB20
MensagemEnviado: 07 Dez 2022 13:29 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6242
Localização: Montes Claros - M.G.
gabrielfw escreveu:
Gostaria de te fazer outra pergunta, ianisgreek.

Chegou a realizar a substituição do conjunto de embreagem em algum momento ou o seu sistema é o original de fábrica, ainda? Tenho receio de substituir o óleo agora e precisar trocar o conjunto de embreagem num intervalo curto de tempo, o que acabaria representando um desperdício do óleo recém trocado.



Então Gabrielfw , até agora , após 10 anos de uso e quase 102 mil kms rodados, esse nosso HB20 1.6 ainda está com todo o seu sistema de embreagem absolutamente original de fábrica , apresentando um funcionando muito bom e sem nenhum deslizamento aparente.

A troca de oleo do câmbio não tem nada a ver com o sistema de embreagem, são manutenções totalmente independentes uma da outra.

E assim, dependendo da quilometragem já percorrida por esse seu HB20, recomendo sim fortemente que vc faça essa troca do oleo do câmbio pq essa manutenção vai conservar e prolongar a vida útil de todos os componentes internos do câmbio, além de proporcionar ainda um funcionamento geral mais suave e até as trocas de marchas ficam mais macias com um oleo novo.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Troca de oleo do câmbio manual linha HB20
MensagemEnviado: 07 Dez 2022 19:46 
Offline

Registrado em: 27 Abr 2021 11:28
Mensagens: 18
Localização: Maceió-AL
ianisgreek escreveu:
gabrielfw escreveu:
Gostaria de te fazer outra pergunta, ianisgreek.

Chegou a realizar a substituição do conjunto de embreagem em algum momento ou o seu sistema é o original de fábrica, ainda? Tenho receio de substituir o óleo agora e precisar trocar o conjunto de embreagem num intervalo curto de tempo, o que acabaria representando um desperdício do óleo recém trocado.



Então Gabrielfw , até agora , após 10 anos de uso e quase 102 mil kms rodados, esse nosso HB20 1.6 ainda está com todo o seu sistema de embreagem absolutamente original de fábrica , apresentando um funcionando muito bom e sem nenhum deslizamento aparente.

A troca de oleo do câmbio não tem nada a ver com o sistema de embreagem, são manutenções totalmente independentes uma da outra.

E assim, dependendo da quilometragem já percorrida por esse seu HB20, recomendo sim fortemente que vc faça essa troca do oleo do câmbio pq essa manutenção vai conservar e prolongar a vida útil de todos os componentes internos do câmbio, além de proporcionar ainda um funcionamento geral mais suave e até as trocas de marchas ficam mais macias com um oleo novo.


Tranquilo, ianisgreek. Farei a substituição do lubrificante ainda neste final de semana e, por precaução, utilizarei o óleo original fornecido pela própria fabricante do carro. Perdoe a falta de conhecimento sobre os sistemas do carro, minha jornada começou há pouco!

Quanto ao desconforto na passagem das marchas, espero que seja o óleo e não o conjunto de embreagem. Retornarei aqui para compartilhar os resultados muito em breve. Valeu!

_________________
-------------------------------------------------
HB20 1.6 Comfort Plus 2013 vermelho


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Troca de oleo do câmbio manual linha HB20
MensagemEnviado: 08 Dez 2022 00:35 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6242
Localização: Montes Claros - M.G.
Aqui no forum, todos devem se sentir à vontade para tirar qq tipo de dúvidas sobre a mecânica automotiva e os automóveis em geral incluindo obviamente a linha Hyundai do Brasil , portanto nada a perdoar, afinal, ninguém nasce já sabendo de tudo .

Assim sendo, estamos sempre a disposição e aguardamos seu feedback !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Troca de oleo do câmbio manual linha HB20
MensagemEnviado: 10 Dez 2022 22:03 
Offline

Registrado em: 27 Abr 2021 11:28
Mensagens: 18
Localização: Maceió-AL
ianisgreek escreveu:
Aqui no forum, todos devem se sentir à vontade para tirar qq tipo de dúvidas sobre a mecânica automotiva e os automóveis em geral incluindo obviamente a linha Hyundai do Brasil , portanto nada a perdoar, afinal, ninguém nasce já sabendo de tudo .

Assim sendo, estamos sempre a disposição e aguardamos seu feedback !


Salve, rapaziada!

ianisgreek, adquiri o óleo lubrificante na CCS mais próxima de minha casa e realizei a substituição hoje mesmo. O litro do produto custou em torno de 170 mangos.

Ao realizar a troca, pedi ao mecânico que verificasse a quantidade de óleo que sairia do carro, tendo aferido em torno de 1750 mL de um produto já bem escuro devido ao nível de desgaste (segue foto em anexo). Ao final do serviço, já com altas expectativas sobre o resultado, testei a passagem das marchas e, para minha satisfação, consegui realizá-las sem muito esforço.

Um dos maiores motivos que me levou a substituir o óleo foi a dificuldade para engatar a segunda marcha, tendo reduzido a velocidade do carro. Quanto a isto, notei uma diferença significativa, mas, no geral, não foi algo transformador. Não ficou igual manteiga :D

Mas digo que estou bem satisfeito com o serviço!!


Anexos:
Descrição do arquivo: .
Sem título.jpg
Sem título.jpg [ 63.48 KiB | Exibido 4004 vezes ]

_________________
-------------------------------------------------
HB20 1.6 Comfort Plus 2013 vermelho
Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Troca de oleo do câmbio manual linha HB20
MensagemEnviado: 11 Dez 2022 13:47 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6242
Localização: Montes Claros - M.G.
Maravilha vc ter substituído o oleo do câmbio , afinal essa é mais uma importante manutenção preventiva que a grande maioria dos donos de HB20 nunca se lembram.

E isso ocorre pq a própria Hyundai do Brasil recomenda muito erradamente essa manutenção preventiva somente aos 100 mil kms , o que eu acredito ser um prazo bem exagerado e prolongado demais pq além da vida útil desse lubrificante já estar bem deteriorada e muito comprometida nessa quilometragem, vc mesmo confirmou que foram drenados apenas 1750 mls , ou seja, esse câmbio do seu HB20 estava sendo mal lubrificado com uma quantidade de oleo inferior a normal e ainda, que ele já estava bem contaminado .

Tbm cometi basicamente esse mesmo erro quanto a essa manutenção do nosso HB20, mas ainda acordei a tempo de fazer essa troca desse oleo aos 90 mil kms e mesmo assim, percebi no meu caso, que a quantidade de oleo drenada já estava mais reduzida em quase 500 mls comparado aos normais 2 lts , ou seja uma situação de funcionamento já bem crítica para esses câmbios !!!

Concluímos então que o correto e o ideal seria a Hyundai do Brasil recomendar essa troca de oleo preventiva para os câmbios manuais da sua linha HB20 em não mais do que aos 60 mil kms no máximo , para evitar assim essa lamentável e crítica situação que favorece com certeza os desgastes precoces de todas as peças internas desses câmbios !

Porque depois de iniciados esses desgastes precoces causados justamente devido ao total comprometimento da vida útil desse lubrificante , fazer essa troca desse oleo somente aos 100 mil kms nos mostra na prática que essa atitude já seria algo tarde demais para conservar e salvar a boa saúde desses câmbios , infelizmente !!!

E assim, caímos naquela velha história do " Antes tarde do que nunca " mas sem com isso salvar a dona Hyundai do Brasil de um severo porém mais do que merecido puxão de orelhas por mais essa gafe cometida !!!

E o pior de todo esse fato :

Jamais esperem que a dona Hyundai do Brasil reconheça algum dia que eles próprios cometeram mais esse grave erro sobre essa manutenção preventiva ...

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 17 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 22 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB