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 Título: Re: MUDANÇA DO TIPO DE OLEO DO MOTOR
MensagemEnviado: 10 Fev 2023 11:29 
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Mais um importante alerta sobre esse assunto que já é anunciado em muitos vídeos e tbm em alguns artigos na net :

Uso de oleos lubrificantes mais pesados e viscosos para motores com elevada quilometragem percorrida, que seria acima de 100 mil kms rodados.

Mas saibam que isso é apenas um quebra-galho que nem mesmo deveria ser utilizado em nenhum motor de veículo que já tenha atingido essas elevadas quilometragens percorridas.

Afinal, se qq motor automotivo sempre foi bem cuidado desde que ele era ainda zero KM, ele vai atingir essa citada alta quilometragem dos 100 mil kms rodados ou até mais em perfeitas condições utilizando sempre o oleo recomendado pelo seu fabricante !

E assim se faz completamente desnecessário utilizar esses tais oleos mais viscosos do tipo 20W-50 a 25W-60 para resolver os problemas de consumo elevado de oleo por esses motores ao atingirem essas altas quilometragens.

Obs : E um exemplo sobre isso que eu deixo aqui é o do meu próprio HB20 1.6 2013 que desde zero KM sempre foi muito bem cuidado na sua manutenção preventiva e inclusive, quando esse motor dele ainda era bem novo, passei a utilizar por conta própria o novo oleo 0W-20 API-SP no lugar do oleo original 5W-30 API-SN recomendado pela Hyundai e até agora, já com um pouco mais de 104 mil kms rodados, esse nosso HB20 nunca mostrou nenhum consumo excessivo desse oleo, ou jamais foi vista aquela luz vermelha de aviso de baixa pressão de oleo se acender no seu painel apesar dele sempre usar esse novo oleo mais leve (menos viscoso) do que o oleo original, porém verdade seja dita aqui que esse novo oleo 0W-20 é tbm mais bem aditivado do que esse oleo original recomendado pela Hyundai do Brasil.

Com isso, entendo além de se comprovar na realidade que essa substituição que fiz tem se mostrado ser até esse momento de fato bem vantajosa em tudo !

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 Título: Re: MUDANÇA DO TIPO DE OLEO DO MOTOR
MensagemEnviado: 19 Fev 2023 17:18 
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E menos de 2 semanas atrás , havia realizado a troca de oleo e do filtro do motor 1.6 desse nosso atual HB20 e mais uma vez usei o mesmo oleo de sempre , ou seja , o Havoline 0W-20 API-SP apesar de estarmos no meio do verão com suas temperaturas médias ambientes sempre mais elevadas , situação essa que pode favorecer um consumo um pouco mais elevado desse oleo um pouco mais fino (menos viscoso) pelo motor.

Nessa última sexta-feira , quando saí para fazer essa minha mais recente viagem rápida em que rodei quase 370 kms de percurso total, imaginei que no final dessa viagem e devido as temperaturas elevadas e as altas rotações solicitadas durante todo esse percurso total e já que viajei tanto na ida e tbm na volta somente durante o dia , que por isso talvez esse motor Gamma 1.6 apresentasse algum consumo mais perceptível desse oleo 0W-20 que é mais leve e menos viscoso do que o oleo 5W-30 recomendado pela Hyundai para esse motor.

E como eu sempre faço, tbm nessa ultima troca de oleo , coloco nesse motor todas as vezes exatos 3,3 lts desse oleo, o que deixa o nível exatamente na marca de máximo da vareta !

E hj pela manhã, depois de finalizada mais essa pequena viagem e com o veículo frio estacionado na nossa garagem de piso bem plano, verifiquei novamente o nível do oleo e fiquei surpreso ao perceber que o nível permanecia absolutamente na marca de máximo da vareta e do mesmo jeito que eu havia deixado por ocasião dessa ultima troca de oleo !

Lembrando aqui que o mérito é todo desse motor 1.6 que está hoje com 105040 kms rodados mas mostrando sempre e em qq situação um desempenho impecável além de um ótimo consumo médio com etanol !

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 Título: Re: MUDANÇA DO TIPO DE OLEO DO MOTOR
MensagemEnviado: 12 Mai 2023 15:08 
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E depois de ter realizado mais uma longa viagem de mais de 1100 kms de percurso total nesse nosso HB20 1.6 , hoje pela manhá com o motor frio e o veículo estacionado na garagem de piso absolutamente plano, verifique o nível de oleo na vareta e constatei que de fato, o nível estava ligeiramente mais baixo do que na marcação de máximo da vareta.

Mas convenhamos de que sempre tenho usado o oleo 0W-20 que tem uma viscosidade mais fina do que o oleo recomendado pela Hyundai que seria o oleo 5W-30 , além da quilometragem atual desse HB20 de quase 110 mil kms rodados , por isso calculei que com uns 200 mls de oleo no máximo, o nível do oleo seria restabelecido novamente até a marca de máximo na vareta.

E além disso , já é de conhecimento geral e considerado pela maioria dos fabricantes atuais de veículos , como sendo normal para qq motor apresentar um consumo máximo de oleo de até 1 lt a cada 2000 kms rodados.

Por isso podemos considerar que esse nosso motor Gamma 1.6 ainda está bem saudável e poderá nos servir muito bem por muito mais tempo ainda, apesar dos quase 11 anos de uso normal até agora !

Obs : E não se pode esquecer tbm que rodar um pouco mais de 1100 kms somente no transito urbano é BEM DIFERENTE do que percorrer essa mesma distância em rodovias onde se mantem geralmente rotações bem mais elevadas no motor o tempo todo , favorecendo assim um consumo um um pouco maior de oleo pelo motor , ainda mais quando se utiliza um oleo um pouco mais fino do que o recomendado pelo fabricante !

Mas que por um outro lado, esses oleos mais finos dessa mais recente geração, oferecem um pouco mais de desempenho aliado ainda a uma leve maior economia de combustível, razão dessa minha opção de escolha por esse oleo 0W-20 em substituição ao oleo original 5W-30.

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 Título: Re: MUDANÇA DO TIPO DE OLEO DO MOTOR
MensagemEnviado: 26 Mai 2023 08:58 
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Retornando a esse tópico apesar do assunto ser um pouco fora, mas devido a óbvia importância que esse assunto significa na vida útil de qq motor a combustão interna !

Na semana passada, o cunhado do meu irmão comprou uma nova pick up Fiat Toro aut. 2023/2023 com o motor 1.3 turbo flex T270 zero KM .

E solicitou que esse meu irmão o acompanhasse na retirada e entrega técnica desse seu novo veículo aqui na CCS da rede Fiat local !

Mas qual não foi a grande surpresa deles ao ouvirem do funcionário no final dessa entrega técnica de que a partir de agora, que as trocas de oleo para esse motor 1.3 flex T270 devem ser feitas sempre a cada 5000 kms e não somente por ocasião das revisões obrigatórias que permanecem aos 10 mil kms.

E falou ainda que essa troca extra sempre a cada 5000 kms entre essas revisões obrigatórias poderia sim ser feita até fora da rede de CCS da marca, mas que a falta dessa troca de oleo e filtro extra que deve ser devidamente documentada com nota fiscal comprobatória, resultaria na perda sumária e imediata da garantia do fabricante !

Ou seja, depois de tantos fiascos e erros grosseiros da engenharia da dona Fiat desde o caso dos Mareas com aquelas famosas e estúpidas trocas de oleo recomendadas somente aos 20 mil kms e isso ainda lá na década de 90 , agora com os casos de problemas de consumo excessivo de oleo apresentados por essa sua nova geração de motores turbo flex , a dona Fiat/Stellantis resolveu enfim reconhecer mesmo que já bem tarde o quanto é importante realizar as trocas de oleo em um período mais reduzido do que os tais e famigerados e ridículos intervalos desses 10 mil kms para assim manter sempre boa saúde desses seus novos motores !

Óbvio que se forem os casos de veículos que rodam basicamente e somente em viagens mais longas por rodovias pavimentadas, aceita-se que essas trocas de oleo e filtro possam se estender e sejam executadas até a cada 10 mil mas que essa quilometragem seja percorrida em no máximo 6 meses e com isso, sem causar prejuízos para a ocorrência de desgastes precoces do oleo do motor e nem das peças desses motores, mas lembrando sempre de que essa regra NÃO VALE para o caso específico dessa nova geração desses motores turbo flex da Fiat/Stellantis.

Sem falar ainda que foi providenciada recentemente e em caráter corretivo, uma nova calibração da ECU desses veículos equipados com essas novas motorizações turbo flex da Stellantis, justamente para se conter um pouco mais a pressão do turbo mas que infelizmente sabemos que essa providência sacrifica um pouco na prática, o desempenho máximo oferecido por esses motores em troca de se forçar um pouco menos os anéis dos pistons e com isso, tentar se reduzir mais esse excessivo e anormal consumo de oleo mostrado até recentemente por essa nova geração de motores !

Tbm é oportuno citar aqui que já li na net um artigo sobre o real motivo que ocasionou essa falha nesses motores turbo flex da Fiat/Stellantis de que houve de fato uma falha no desenho dos anéis dos pistons desses motores por parte do fornecedor nacional, o que causou essa falha na vedação desses anéis provocando assim esse consumo excessivo e anormal de oleo lubrificante .

Obs : Pessoalmente , eu nunca acreditei que oleo lubrificante nenhum para motores nem que sejam os fabricados pela NASA tem essa capacidade real de proteger com segurança qq motor que seja durante mais do que 6 meses ou 5000 kms para qq motor que funcione em condição de uso severo que seria o uso feito pela grande maioria dos veículos que circulam normalmente pelo mundo todo, ou seja, todos os veículos usados em um uso misto de transito urbano e alguma ocasional viagem curta ou mais longa !

E que apesar da constante evolução dos oleos lubrificantes, cito ainda que essa evolução técnica é mais do que obrigatória e necessária devido a tbm constante evolução que ocorre com todos os motores atuais e tbm com os seus combustíveis !

Como já nos ensina aquele velho e sábio ditado popular de que " Sempre é melhor prevenir do que remediar " !!!

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 Título: Re: MUDANÇA DO TIPO DE OLEO DO MOTOR
MensagemEnviado: 17 Out 2023 18:44 
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E esse nosso pioneiro HB20 2013 com o motor gamma 1.6 completou os seus 116 mil kms rodados !

E continua funcionando perfeito e mostrando uma boa saúde geral, oferecendo um ótimo torque para um motor aspirado desde as baixas rotações !

Ainda mantenho nele o oleo 0W-20 , que com certeza que é de uma viscosidade um pouco mais fina do que o oleo originalmente recomendado pela Hyundai, que é o 5W-30 mas que tbm já expliquei aqui por muitas vezes os reais motivos e as vantagens oferecidas por essa nova geração de oleos mais finos porém bem melhor aditivados do que todos esses demais tipos anteriores de oleos para esses motores .

Ou seja, lógico que a tecnologia da lubrificação dos motores evoluiu desde o lançamento aqui no Brasil dessa pioneira linha de veículos HB20 com os motores aspirados Kappa 1.0 de 3 cilindros e o Gamma 1.6 de 4 cilindros lá atrás em Setembro de 2012 !

Por isso, tbm deixei de lado e abandonei já há muito tempo, o uso dessa já antiga viscosidade de oleo daquela época, o 5W-30 da classificação API SM para o atual 0W-20 com a mais recente classificação API SP e que apesar desse oleo utilizado ser um pouco mais fino , ele é bem melhor aditivado o que já garante um melhor desempenho geral desse novo lubrificante nesse motor Gamma 1.6 mesmo que ele já esteja com os seus atuais 116 mil kms rodados.

E o melhor de tudo, esse motor não tem apresentado nenhum sinal de consumo excessivo desse novo lubrificante e nem jamais acendeu no seu painel, aquela luz vermelha indicadora de pressão anormal do sistema de lubrificação , num óbvio sinal de que esse motor permanece bem saudável mesmo usando esse oleo um pouco mais leve do que o original e mostrando claramente que esse HB20 1.6 ainda oferece uma longa vida útil pela frente apesar dos seus quase 11 anos de uso constante até agora !

E o grande segredo para esse sucesso não é nenhum outro se não, sempre cuidar bem da manutenção preventiva desses nossos veículos, não importando a marca !

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 Título: Re: MUDANÇA DO TIPO DE OLEO DO MOTOR
MensagemEnviado: 11 Dez 2023 19:11 
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E aproveitando esse tópico somente para fazer um comentário adicional sobre a importância vital das trocas de oleo para qq motor a combustão interna de qq geração !

Ontem a noite, o nosso novo BMW 320i completou os seus primeiros 1000 kms rodados e hj eu logo o levei até uma loja de troca de oleo de um antigo amigo daqui da minha cidade .

E qual não foi o seu espanto ao ver que eu tinha levado esse meu veículo ainda bem novo até a loja dele para realizar essa 1ª troca de oleo do seu motor.

Além da confiança que eu tenho nele, ele dispõe nessa sua loja de uma vasta variedade de oleos , tanto os nacionais e tbm os importados para qq fabricante de automóveis e/ou motocicletas.

E como a BMW recomenda para esse seu novo motor 2.0 turbo flex B48 , oleos com viscosidades de 0W-20 a 0W-30 e API-SP , optamos obviamente e devido a esse motor estar ainda bem novo, em escolher por essa viscosidade de oleo mais fina 0W-20 e assim, foi bem fácil realizar mais essa simples manutenção preventiva.

Como precaução, aparamos recolhendo todo o oleo usado que foi drenado em um vasilhame graduado somente para sabermos a quantidade exata que seria depois recolocada nesse motor, já que não mexemos dessa vez no filtro de oleo e que foram drenados exatos 5 lts, deixando assim essa substituição desse elemento filtrante para a próxima troca de oleo que faremos já nos próximos 5 mil kms rodados.

E como não poderia deixar de ser, o oleo usado escorreu numa tonalidade já marrom um pouco escura, demonstrando que esse oleo foi sim, de fato submetido aos esforços extras do período de amaciamento, mas que esse fato é sempre normal nessas situações de motores novos e recém montados !

Imaginem se eu vou na conversa e recomendação da dona BMW que cita que a 1ª troca de oleo e de filtro para esse seu modelo seja realizada somente aos 12 mil kms rodados ou após um ano de uso.

Nunca. jamais eu respeitaria e seguiria tal recomendação, afinal , com sua licença dona BMW , mas cada veículo zero KM comprado é de propriedade particular e a realidade é que os seus novos donos tem o livre arbítrio e a liberdade de cuidar e fazer com eles o que achar e julgar que seja o melhor para esses seus veículos novos e assim eu sempre fiz, faço e tbm farei com esse nosso novo BMW !!!

Apesar de saber que todos os modelos atuais da BMW são controlados pelo seu fabricante atravez do seu aplicativo, então qq tipo de manutenção preventiva ou corretiva efetuado nesses veículos, é percebido pelo fabricante , então vamos ver o que eles vão me falar por eu estar cuidado do nosso BMW muito melhor até do que eles mesmos recomendam !!!

Obs : E as duas ponteiras dos escapes desse nosso BMW já estão se mostrando bem limpas e sem o menor sinal de carbonizações escuras, numa prova bem real de que esse novo motor está mostrando que uma parte inicial do seu amaciamento já está muito bem concluída , graças a Deus !

E que assim sempre seja, amém !

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 Título: Re: MUDANÇA DO TIPO DE OLEO DO MOTOR
MensagemEnviado: 23 Fev 2024 14:59 
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E hoje (23/02) venceu mais uma troca de oleo e filtro do motor 1.6 do nosso pioneiro HB20 2013 mas que quase sempre está sendo por tempo (6 meses) e não por quilometragem percorrida e agora ele está com 118650 kms rodados desde Novembro de 2012 quando ele foi comprado zero KM aqui na CCS Hyundai da nossa cidade !

E como sempre, foram utilizados nessa manutenção preventiva exatos 3.3 lts de oleo 0W-20 API-SP e o filtro de oleo da Mann além de ter sido trocado dessa vez, o filtro de combustível tbm da marca Mann que é já renomada e de nossa inteira confiança !

Um fato curioso e digno de nota é que quase sempre nessas ocasiões tem algum cliente dessa loja que se espanta quando vê esse oleo mais fino 0W-20 que eu sempre utilizo em todas as trocas de oleo desse nosso HB20 1.6 no lugar do oleo original 5W-30 e mais surpreso ainda eles ficam ao saber que entre essas trocas de oleo, que o nível desse oleo não se altera em nada, como na verdade deveria sempre ser quando qq motor automotivo é bem tratado desde zero KM.

Obs : E se a última troca de oleo desse HB20 foi realizada em 30/08/2023 e durante esse período até agora ele havia percorrido um pouco menos de 5 mil kms mas percebemos que o oleo drenado escorreu já bem escuro, significa que se ele tivesse rodado mais 6 meses com esse mesmo oleo, podem apostar com toda a certeza que ele já virava uma borra e contaminava todo o motor internamente.

E o tipo de utilização básica que esse HB20 foi submetido durante esses quase 6 meses foi transito urbano diário com curtas distâncias percorridas de menos de 10 kms a cada vez que o seu motor foi ligado , portanto essa é uma típica e nociva situação de condição severa de uso que exige justamente trocas de oleo sempre a cada 6 meses ou a cada 5 mil kms rodados !

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