ianisgreek escreveu:
Compartilhando mais uma experiencia prática com o nosso atual HB20 1.6 com câmbio manual .
E como ele atingiu recentemente a marca de 90 mil kms rodados , aproveitei para fazer a troca de oleo do seu câmbio manual, já que esse veículo tem um pouco mais de 9 anos de uso com essa quilometragem já percorrida >
Por precaução e para nossa própria informação, já na loja de troca de oleo, pedi que fosse recolhido e medido todo o oleo velho drenado desse câmbio manual, pq já que o veículo nunca havia feito antes essa manutenção preventiva, ele obviamente estaria com todo o volume de oleo desse câmbio original de fábrica desde Outubro/2012 quando ele foi montado na fábrica da Hyundai de Piracicaba-SP.
E qual não foi a nossa surpresa ao verificarmos com muito cuidado que foram drenados apenas 1.6 lts de um total de no mínimo 1.9 lts podendo esse volume chegar a 2 lts de oleo, sendo que esse câmbio está intacto e nunca sofreu nenhum vazamento de oleo.
Além do que com toda essa quilometragem percorrida de 90 mil kms, esse oleo usado se apresentava numa tonalidade bem marrom escuro e com um cheiro desagradável mostrando logicamente que ele já havia chegado ao final de sua vida útil, estava vencido sim.
A dona Hyundai do Brasil recomenda lá no seu manual do proprietário que essa manutenção preventiva seja feita somente aos 120 mil kms rodados, o que é logicamente um baita exagero e muito otimizado, pq se com 90 mil kms o estado visível desse oleo já estava bem ruim e deteriorado, imaginem se eu fosse rodar mais 30 mil kms com esse oleo já surrado e sem troca !!!
Quanto a esse volume drenado estar bem menor do que o indicado, a explicação técnica para isso é que até o oleo dos câmbios manuais é sempre submetido as elevadas temperaturas iguais a dos motores de uns 90 graus cent. ou até mais em locais de clima quente e durante as solicitações maiores no transito urbano e com pouca ventilação.
E esse oleo funcionando com essas elevadas temperaturas de trabalho, é normal haver uma leve evaporação dele durante esses longos pouco mais de 9 anos de uso regular, por isso que houve essa perda visível desse volume original desse oleo.
Assim, repomos adicionando nessa troca, 2 litros inteiros de oleo novo API 75W-85 da especificação GL-4 conforme recomendação expressa do manual da Hyundai do Brasil .
O custo desse oleo na minha cidade foi de 80,00 o litro e o mais curioso e surpreendente foi perceber que logo após realizada essa manutenção preventiva, o funcionamento geral desse câmbio mecânico se mostrou mais macio e suave nas trocas de marcha até a marcha a ré.
Pq com certeza que não podemos comparar nunca um oleo novo com um outro oleo já bem usado e desgastado com mais de 9 anos de uso e após ele rodar 90 mil kms e ainda num volume menor do que o original recomendado de fábrica.
Mas para uma melhor compreensão, vamos imaginar aqui uma outra situação válida para esse caso :
Se um câmbio mecânico qualquer foi projetado pelo seu fabricante para ser lubrificado originalmente com 2 lts de oleo e se ele por um acaso funcionar com apenas 1.5 lts a 1.6 lts desse mesmo oleo, sabemos que a sua lubrificação com certeza será deficiente nesses casos pq vai faltar sim lubrificante em volume suficiente para lubrificar com eficiência todas as peças internas desse câmbio.
Além do fato desse oleo que em uma menor quantidade vai sim aquecer bem mais , perdendo com isso muito antes uma boa parte de sua viscosidade e assim , ele vai lubrificando bem pior todas as peças internas desse câmbio, com consequentes maiores desgastes, razão dessa minha percepção agora após a troca desse oleo do câmbio do nosso HB20 que me mostrou um funcionamento notavelmente melhor com os 2 lts de oleo novo do que com apenas 1.6 lts de oleo e ainda já velho e bem desgastado.
Então saibam que mecânica automotiva não tem segredos e nem subjetividade e sim lógica, fundamentos práticos reais !!!
Obs : Por isso Dona Hyundai do Brasil, pode deixar que desse meu HB20 cuido eu mesmo e posso apostar que bem melhor do que vc mesma por óbvias razões de interesses pessoais de cada lado.
Ou seja, o fabricante sempre quer vender o máximo de veículos novos a seus clientes , mas ele esquece que esses mesmos clientes tbm querem sempre prolongar ao máximo possível a vida útil dos seus veículos , logicamente !!!
Muito bom relato e fico muito feliz em ver pessoas cuidando do fluido do óleo de cambio manual tbm