Bem-vindo: 27 Abr 2024 12:30

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 20 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Barulho no motor 1.0 TGDI na partida a frio
MensagemEnviado: 19 Fev 2023 07:55 
Offline

Registrado em: 19 Fev 2023 07:14
Mensagens: 8
Bom dia pessoal.
Anteriormente tinha um HB20s 1.6 AT 2015 e fiquei com ele por mais de 5 anos, sem apresentar nenhum problema, até este ano. Há menos de um mês comprei outro HB20s 1.0 TGDI turbo 2022 AT com 33 mil km. Estou percebendo um barulho, que me parece ser de corrente ou algo folgado, durante a partida a frio que dura geralmente de 1 a 3 segundos e depois para.
Vi em alguns sites algumas pessoas falando que é normal e em alguns vídeos falando que poderia ser problema no tensor da corrente de comendo ou até mesmo cabeçote.
Gostaria de saber de vcs se esse barulho motores 1.0 TGDI turbo são mesmo normais mesmo e se não for, quais seriam as prováveis causas desse problema?
Obs: O carro não tá mais na garantia pois o antigo dono não levou na concessionária para realizar-las.
Obrigado pela ajuda.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Barulho no motor 1.0 TGDI na partida a frio
MensagemEnviado: 19 Fev 2023 10:22 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6242
Localização: Montes Claros - M.G.
Danilo Ferreira escreveu:
Bom dia pessoal.
Anteriormente tinha um HB20s 1.6 AT 2015 e fiquei com ele por mais de 5 anos, sem apresentar nenhum problema, até este ano. Há menos de um mês comprei outro HB20s 1.0 TGDI turbo 2022 AT com 33 mil km. Estou percebendo um barulho, que me parece ser de corrente ou algo folgado, durante a partida a frio que dura geralmente de 1 a 3 segundos e depois para.
Vi em alguns sites algumas pessoas falando que é normal e em alguns vídeos falando que poderia ser problema no tensor da corrente de comendo ou até mesmo cabeçote.
Gostaria de saber de vcs se esse barulho motores 1.0 TGDI turbo são mesmo normais mesmo e se não for, quais seriam as prováveis causas desse problema?
Obs: O carro não tá mais na garantia pois o antigo dono não levou na concessionária para realizar-las.
Obrigado pela ajuda.



Bom dia e seja bem vindo ao Clube !

Talvez esse ruído observado possa ser casual e somente nesse seu HB20 TGDI pq não tenho até o momento, conhecimento de problemas precoces relacionados ao sistema de corrente de comando ou no cabeçote desse novo motor turbo flex de 3 cilindros da Hyundai .

Por isso que as suspeitas recaem sobre o fato desse veículo ser ainda bem novo do ano passado de 2022 mas de já ter percorrido 33 mil kms e ainda com a pior situação, de não ter mais a importante garantia de fábrica justamente por já não ter feito as 3 primeiras revisões obrigatórias e necessárias até aqui .

A minha recomendação pessoal nesse caso seria a de vc levar esse seu HB20 até uma CCS da rede Hyundai de sua preferência para ser feita uma avaliação técnica mais detalhada sobre esse ruído e a partir daí , vc saberia o que de fato está ocorrendo com esse motor.

Obs : E uma outra dica pessoal altamente recomendável se ainda não foi feita quando vc adquiriu esse veículo seria a de vc providenciar logo a troca do oleo e do filtro desse motor além da troca do filtro de combustível e do filtro de ar para assim favorecer um melhor funcionamento geral desse motor.

E se vc já não estiver abastecendo esse seu novo HB20 com etanol , saiba que esse novo motor 1.0 TGDI turbo flex apresenta sempre um melhor rendimento geral com etanol do que com qq das gasolinas nacionais.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Barulho no motor 1.0 TGDI na partida a frio
MensagemEnviado: 11 Dez 2023 17:11 
Offline

Registrado em: 11 Dez 2023 17:07
Mensagens: 9
Boa tarde, comprei a pouco tempo um Hb20 turbo modelo 2024 automático. O carro faz esse barulho parece lata ou tucho somente na partida. Já pesquisei e falei com outros proprietários e também em 3 css. A informação que tive que é característico do veículo. Tem essa particularidade somente em alguns momentos na partida. Eu já estou me acostumando meu carro tem 3.000km. Gostaria que vocês compartilhassem sua experiência.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Barulho no motor 1.0 TGDI na partida a frio
MensagemEnviado: 11 Dez 2023 18:45 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6242
Localização: Montes Claros - M.G.
Daniel Tentler escreveu:
Boa tarde, comprei a pouco tempo um Hb20 turbo modelo 2024 automático. O carro faz esse barulho parece lata ou tucho somente na partida. Já pesquisei e falei com outros proprietários e também em 3 css. A informação que tive que é característico do veículo. Tem essa particularidade somente em alguns momentos na partida. Eu já estou me acostumando meu carro tem 3.000km. Gostaria que vocês compartilhassem sua experiência.



Boa tarde e seja bem vindo ao forum !

O que tenho a comentar sobre esse leve ruído perceptível nas partidas a frio e mesmo assim , por breves e poucos segundos é que de fato, parece ser uma característica que pode ser considerada normal nesse motor 1.0 TGDI.

O meu irmão comprou um HB20 1.0 TGDI aut. 2023 zero KM atualmente com um pouco mais de 12 mil kms rodados e ele tbm já comentou comigo sobre esse fato, mas que segundo ele, é um leve ruído que dura somente por uns breves segundos e que logo silencia e não mais retorna a ficar audível durante todo o funcionamento posterior do motor.

Tuchos não podem ser pq eles são mecânicos, talvez esses leves ruídos possam estar vindos dos balanceiros que são roletados, mas que tbm são apenas suposições pessoais sem nenhuma comprovação técnica.

A realidade é que esse meu irmão só tem ótimos e positivos comentários a fazer sobre o desempenho geral desse seu novo HB20 TGDI inclusive ele tbm só o abastece com etanol misturado com até 15% de gasolina desde que ele era ainda zero KM e somente faz essa leve mistura para aumentar levemente a autonomia do etanol.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Barulho no motor 1.0 TGDI na partida a frio
MensagemEnviado: 11 Dez 2023 18:46 
Offline

Registrado em: 19 Fev 2023 07:14
Mensagens: 8
Olá, boa noite.
Por coincidência no dia 09/12/2023 fui em uma concessionária Hyundai e aproveitei e perguntei sobre esse barulho com um mecânico. O mesmo me informou a mesma coisa que vc está relatando. É um barulho característico deste motor e o motivo é o descarregamento do tucho.
Perguntei se eu trocasse os tuchos pelos os dos modelos mais novos se resolveria esse problema. E segundo ele não tem o que resolver, pois isso não é considerado um problema para a montadora.
Em uma pesquisa na internet vi que uma pessoa falou que tinha resolvido o problema desse barulho, usando o filtro de óleo original, apesar de não acreditar muito, resolvi comprar tudo original.
Hoje troquei o óleo e até o momento não apareceu barulho. Caso realmente resolva, informo a vcs.
O meu já está com 47000km e fora esse barulho não apresentou nenhum problema.
Abraço


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Barulho no motor 1.0 TGDI na partida a frio
MensagemEnviado: 11 Dez 2023 18:52 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6242
Localização: Montes Claros - M.G.
Danilo Ferreira escreveu:
Olá, boa noite.
Por coincidência no dia 09/12/2023 fui em uma concessionária Hyundai e aproveitei e perguntei sobre esse barulho com um mecânico. O mesmo me informou a mesma coisa que vc está relatando. É um barulho característico deste motor e o motivo é o descarregamento do tucho.
Perguntei se eu trocasse os tuchos pelos os dos modelos mais novos se resolveria esse problema. E segundo ele não tem o que resolver, pois isso não é considerado um problema para a montadora.
Em uma pesquisa na internet vi que uma pessoa falou que tinha resolvido o problema desse barulho, usando o filtro de óleo original, apesar de não acreditar muito, resolvi comprar tudo original.
Hoje troquei o óleo e até o momento não apareceu barulho. Caso realmente resolva, informo a vcs.
O meu já está com 47000km e fora esse barulho não apresentou nenhum problema.
Abraço



Boa noite colega e essa sua citação sobre utilizar o filtro de oleo original faz sim todo o sentido , pq esses filtros originais contém uma válvula interna que retém a pressão de oleo , mesmo depois que o motor é desligado e fica assim parado por muitas horas.

Só pode estar aí uma explicação lógica para esse leve ruído nos segundos iniciais das partidas a frio, até que o sistema de lubrificação estabilize a pressão máxima do oleo por todo o motor.

Ocorre que alguns filtros não originais nem sempre contam com essa válvula interna de retenção da pressão do oleo e isso pode ser perfeitamente a causa desses leves ruídos percebidos nos segundos iniciais de funcionamento desse motor TGDI durante as partidas a frio.

Agradeço por esse seu feedback que poderá ajudar aos demais colegas na compreensão desse leve ruído, abraço !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Barulho no motor 1.0 TGDI na partida a frio
MensagemEnviado: 11 Dez 2023 19:15 
Offline

Registrado em: 11 Dez 2023 17:07
Mensagens: 9
Vi que um dos usuário falou que esteve na css e o mecânico falou que problema era carregamento de tucho. Esse carro não tem tucho hidráulico, são tuchos mecânicos!!! Estranho na css falarem isso!!! A respeito de óleo e filtro no meu caso carro é zero 2024 tudo original, óleo filtro que só será trocado na primeira revisão! Acredito que terei que me acostumar.... Deveria ter um recall ou solução palhativa.... Apesar de ser apenas 1 a 2s na partida.. Incomoda!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Barulho no motor 1.0 TGDI na partida a frio
MensagemEnviado: 12 Dez 2023 06:38 
Offline

Registrado em: 19 Fev 2023 07:14
Mensagens: 8
Bom dia pessoal.
Infelizmente o barulho continua, mesmo utilizando o filtro de óleo original.
Como o colega falou o jeito é acostumar mesmo.kk
Abraço.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Barulho no motor 1.0 TGDI na partida a frio
MensagemEnviado: 12 Dez 2023 08:23 
Offline

Registrado em: 11 Dez 2023 17:07
Mensagens: 9
Bom dia, pensei em até trocar de óleo para fazer um teste...... Só não faço pois se precisar de garantia vou me incomodar!!! Alguns dizem ser mistura pobre de combustível que queima no escape/ turbina na hora de ligar, outros falam em corrente de comando! Corrente comando tenho minhas dúvidas pois os relatos é que não pioram com tempo.... Se fosse corrente teria desgaste e o barulho se agravaria! Mas mesmo assim mandei um email de insatisfação para Hyundai implorando algo que amenize a situação!!!!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Barulho no motor 1.0 TGDI na partida a frio
MensagemEnviado: 12 Dez 2023 09:10 
Offline

Registrado em: 19 Fev 2023 07:14
Mensagens: 8
Conversando com um mecânico amigo meu ele levantou a possibilidade de ser o tensor da corrente de comando. Pois segundo ele a maioria dos tensores funcionam pressurizado com óleo. Talvez o óleo nesse circuito despressurize deixando o mesmo descarregado durantes esses segundos iniciais da partida, depois que está todo carregado fica tudo normal.
Uma possibilidade somente.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 20 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 30 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB