Ronnye Carvalho escreveu:
Boa tarde galera!
Sou novo no clube, tenho um HB20 2015/1.0 12v, teria algum tipo de preparação como: aspirar,coletor dimensionado, filtro esportivo, escapamento esportivo e remap pra os 1.0 12v?
Boa tarde e seja bem vindo ao forum !
E baseado em um conhecimento de mais de 40 anos envolvido com mecânica automotiva afirmo a vc que qq motor original pode ter sim seu desempenho levemente melhorado, mas as custas de alguma mão de obra além da necessidade de se obter novas peças de alta performance para essa aplicação específica.
Lembrando aqui que o objetivo para qq situação é sempre o mesmo, ou seja, fazer os cilindros do motor receberem um pouco mais de volume de mistura de ar + combustível e com isso se obtém tbm mais desempenho.
E no caso de motores apirados, o mínimo que vc precisa para atingir esse objetivo seria desmontar o cabeçote desse motor kappa 1.0, leva-lo até um renomado preparador de motores e ele faria um trabalho de polimento dos dutos de admissão e de escape, além de equalizar e polir tbm todas as câmras de combustão e finalizar esse trabalho rebaixando um pouco esse cabeçote para aumentar a taxa de compressão dele.
Bom, e agora com esse novo veneno, saiba que vc estará proibido de abastecer apenas com gasolina pura e pelo menos uma mistura de 50/50 ou meio a meio de etanol com gasolina será obrigotória daí em diante pq vc vai precisar das octanas extras do etanol, coisa que nenhuma das nossas gasolinas poderá lhe oferecer.
Providenciar tbm um jogo de velas de ignição 1 grau térmico mais frias.
A partir daí e com esse cabeçote pronto, teriam de providenciar um sistema de coletor de escape dimensionado com 3 saidas que se unem numa unica saída mas de diâmetro um pouco maior do que o original para substituir o coletor de escape original que é sempre muito restritivo e por isso mesmo que ele sempre rouba de qq motor alguns cavalos de potência.
E providenciar tbm um filtro de ar um pouco mais livre do que o sistema original.
E agora que todas essas dicas anteriores foram seguidas, esse motor estará prontinho para receber o tão famoso chip ou remap, que seria uma nova otimização geral da regulagem desse motor, agora que ele poderá alimentar os cilindros com um volume um pouco maior de mistura de ar + combustível.
E com isso espera-se um aumento de desempenho ao redor de uns 15% no máximo , mas sem esse trabalho basico no cabeçote, esqueça tudo o que foi dito acima, pq a entrada dessa mistura de ar + combustível está exatamente no cabeçote, razão da necessidade desse trabalho todo incluindo a troca obrigatória dessas peças citadas.
Obs : Óbvio que toda essa brincadeira gera um custo extra considerável além do fato de que vc ficará sem usar esse seu veículo por alguns dias enquanto o motor dele estiver sem o cabeçote e que devido a isso, poderá esbarrar tbm devido aos custos envolvidos na oportunidade de se trocar esse HB20 1.0 aspirado por um outro modelo 1.0 turbo usado e ainda gastando menos e aí a brincadeira até tenha um resultado mais positivo em desempenho e com muito menos trabalho.
Afinal, nunca que nenhum motor aspirado do mundo vai conseguir encher os seus cilindros com um volume extra de mistura ar +combustível por mais envenenado que ele esteja que não seja com a ajuda de um eficaz sistema de turbo e com toda certeza vc pode apostar o que quiser nisso.
É isso aí colega, boa sorte !
Estava pensando em uma coisa menos complexa como filtro esportivo, coletor dimensionado e remap.
Mais acredito que no 1.0 não compensa muito.