Hyundai HB20 Clube
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Óleo do motor
https://hb20clube.com.br/viewtopic.php?f=24&t=3116
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Autor:  ianisgreek [ 12 Mai 2013 21:33 ]
Título:  Re: Óleo do motor

NayaraVicente escreveu:
Pessoal, com o meu carro aconteceu hoje o mesmo problema. O meu é 1.0 e acabou de fazer 1000km.
Fui abastecer e o frentista resolveu dar uma olhada. Estava sem água e com 1L de óleo abaixo.
O cara completou, pois disse que se fizesse a troca de óleo completa, eu correria o risco de perder a garantia. Então, o óleo foi apenas completado.

É normal isso ou não? Qual o procedimento que devo seguir? :|




Olá colega !

Apenas complementando a resposta que o nosso colega postou aqui p/ vc , esse seu carro com certeza, foi entregue a vc com o nivel do liquido do radiador e do oleo do motor baixos, pq não se justifica em apenas 1000 kms rodados ele consumir todo esse oleo e tb esse liquido de radiador !!!!!!!!!

Realmente é o caso de vc levar seu carro URGENTE na CSS que vc o comprou e fazer essa reclamação e solicitar deles uma justificativa p/ essas irregularidades, que são graves e inclusive podem facilmente prejudicar futuramente seu motor !!!

Depois que vc resolver esses problemas, informe-nos sobre as providencias tomadas pela revenda da Hyundai !

Valeu colega, boa sorte !

Autor:  GNDG [ 16 Mai 2013 20:19 ]
Título:  Re: Óleo do motor

Acho que seria interessante que o Jadson Sillas que criou o Tópico e a Nayara Vicente que também teve problema postassem em qual CSS, de que cidade compraram seus HB20, para informar aos demais participantes do Forum que podem estar aguardando carros ou tenham comprado nas mesmas CSS.
Fica minha opinião.

Autor:  Leotqrj [ 15 Set 2013 22:21 ]
Título:  Re: Óleo do motor

NayaraVicente escreveu:
Pessoal, com o meu carro aconteceu hoje o mesmo problema. O meu é 1.0 e acabou de fazer 1000km.
Fui abastecer e o frentista resolveu dar uma olhada. Estava sem água e com 1L de óleo abaixo.
O cara completou, pois disse que se fizesse a troca de óleo completa, eu correria o risco de perder a garantia. Então, o óleo foi apenas completado.

É normal isso ou não? Qual o procedimento que devo seguir? :|



Normal normal não é, apesar de algumas montadoras apontarem no manual ser normal o consumo de até 1 litro a cada 1000km ... ainda nao parei para ler se no caso da Hyundai diz isso ...

Neste caso a mistura em geral é prejudicial, visto que acho muito pouco provavel que o frentista do posto tenha posto no seu motor o mesmo oleo usado como original, o ideal seria ter se dirigido a CCS e pedir que completassem com o mesmo oleo utilizado pela montadora ...

Nesse momento, se quer pecar por excesso de preciosismo (eu faria isso pois sou muito chato com carro) e evitar a longo prazo problemas, eu sugiro que se troque todo o oleo caso tenha acontecido mistura entre oleos de especificações diferentes, original vs frentista ... Essa mistura é o maior causador de borras em motores ... Porém saiba que esse um litro a mais nao lhe causará problemas a ponto de enguiçar com o carro ou algum outro tipo de problema a curto prazo ...

Uma observação quanto a oleos ...

A mistura pode até acontecer entre oleos de fabricantes distintos porém nao pode haver diferença na viscosidade/densidade do mesmo ... resumindo .. se uso oleo SM 5W30 posso ate colocar outra marca porem necessariamente deverá ser outro com a mesma especificação de viscosidade/densidade e API ... essa mistura bagunça totalmente a viscosidade do oleo justamente prejudicando no momento em que mais se precisa dele, na partida a frio ... a grosso modo, a diferença entre os oleos faz com que "um lave o outro" reduzindo a impreguinação nos aneis de segmento e pistoes ... exagerando ainda mais é como se usasse um oleo bem fino para diluir o oleo mais grosso... (lembra da epoca de escola que oleo se dilui com oleo, agua nao dilui oleo e assim vai ... rs)

abcs

Autor:  ianisgreek [ 15 Set 2013 22:50 ]
Título:  Re: Óleo do motor

Olá colega Leotgrj !

Em principio a sua explicação está correta, eu tb diria isso, mas a questão do carro da Nayara é que c/ apenas 1000 kms rodados, segundo o frentista do posto ( que é passivel de estar enganado ), falou que tanto o nivel de oleo do motor quanto o nivel do liquido do radiador estavam baixos ....

Aqui existem 2 caminhos :

Ou a Nayara confiaria nas palavras do frentista, e por precaução, autorizou que ele colocasse um oleo de emergencia no motor do HB20 dela, justamente para evitar problemas futuros e ela pode sim, depois levar o seu HB 20 na CSS HMB que o comprou, relatar o ocorrido e ver o que o chefe de oficina decide fazer !

Agora quanto ao liquido de refrigeração do radiador, aposto c/ toda certeza que esse tal frentista deve ter lascado habitualmente agua torneiral mesmo para completar o nivel do reservatorio do radiador ... aí sim, contaminou o liquido de refrigeração original de fábrica c/ agua calcárea, que todos sabemos ser altamente prejudicial a todo o sistema de refrigeração do motor !

Coitada da Nayara, vitima da falta de cultura e conhecimento de causa da maioria dos frentistas de postos de combustivel deste nosso imenso Brasil, infelizmente e ainda, aqui vai outro puxão de orelhas para a CSS HMB que, possivelmente não fez a revisão de entrega do HB20 dela corretamente, liberando o HB20 dela para ser entregue com os niveis de liquido de refrigeração e de oleo do motor baixos !

Valeu colega, abrç !

Autor:  Leotqrj [ 16 Set 2013 00:20 ]
Título:  Re: Óleo do motor

ianisgreek escreveu:
Olá colega Leotgrj !

Em principio a sua explicação está correta, eu tb diria isso, mas a questão do carro da Nayara é que c/ apenas 1000 kms rodados, segundo o frentista do posto ( que é passivel de estar enganado ), falou que tanto o nivel de oleo do motor quanto o nivel do liquido do radiador estavam baixos ....

Aqui existem 2 caminhos :

Ou a Nayara confiaria nas palavras do frentista, e por precaução, autorizou que ele colocasse um oleo de emergencia no motor do HB20 dela, justamente para evitar problemas futuros e ela pode sim, depois levar o seu HB 20 na CSS HMB que o comprou, relatar o ocorrido e ver o que o chefe de oficina decide fazer !

Agora quanto ao liquido de refrigeração do radiador, aposto c/ toda certeza que esse tal frentista deve ter lascado habitualmente agua torneiral mesmo para completar o nivel do reservatorio do radiador ... aí sim, contaminou o liquido de refrigeração original de fábrica c/ agua calcárea, que todos sabemos ser altamente prejudicial a todo o sistema de refrigeração do motor !

Coitada da Nayara, vitima da falta de cultura e conhecimento de causa da maioria dos frentistas de postos de combustivel deste nosso imenso Brasil, infelizmente e ainda, aqui vai outro puxão de orelhas para a CSS HMB que, possivelmente não fez a revisão de entrega do HB20 dela corretamente, liberando o HB20 dela para ser entregue com os niveis de liquido de refrigeração e de oleo do motor baixos !

Valeu colega, abrç !


verdade !!!

Fico revoltado com esses pobres infelizes frentistas ... seduzidos por seus patroes a empurrar tudo aos clientes que ali param em troca de alguns centavos de comissao ...

igual dizer quando o carro estava com vazamento e minha esposa teve que parar para repor agua, como ja aconteceu por mangueira rasgada, que o carro aquecia pela falta de coolante ... rsrs

claro que ela nao caiu na dele, ate porque sempre oriento a nao aceitar nada em postos, mas quantas mulheres desavisadas nao caem nessa ??

abração !!

Autor:  Fabricio Camargo [ 13 Mai 2015 19:01 ]
Título:  Re: Óleo do motor

Caros, venho reportar o que aconteceu comigo.

Comprei um HB20 1.0 na New em Ribeirão Preto em setembro / 2014. Em janeiro / 2015, com apenas 3 mil km rodados, em uma checagem rotineira, verifiquei que o nível de óleo estava abaixo de LOW, ou seja, abaixo do mínimo. Imediatamente fui a CAOA da Anhaia Mello, em São Paulo, onde fui informado que o consumo era normal (???) em função do amaciamento do motor. E neste dia foi completado o óleo do motor.

No entanto, agora em maio / 2015 e com 8500 km ao verificar o óleo já constatei que o mesmo está abaixo de 50% na escala da vareta. Entrei em contato com o gerente de pós venda da New de Ribeirão Preto e fui informado que o consumo médio de óleo com motor 1.0 é de 100ml por 1000km, isto é 1L a cada 10mil km. Ou seja, entre uma revisão e outra, fica evidente que o nível de óleo jamais deveria baixar de 50%.

Fui orientado a aguardar a primeira revisão, onde será realizada a troca de óleo e continuar a verificação por mais 1000km. Caso o consumo exceda os 100ml por 1000km será necessária uma avaliação mais profunda do que está gerando o alto consumo de óleo.

Cabe ressaltar que já verifiquei inúmeras vezes e nunca constatei nenhum tipo de vazamento.

Autor:  GNDG [ 13 Mai 2015 19:32 ]
Título:  Re: Óleo do motor

Meus Caros,
Meu HB20 1.6 Premium AT está com 39.000km e indo para a revisão dos 40.000km.
Até hoje não tive problema nenhum com água do radiador ou nível do óleo.
Rodo por dia util da semana +/- 60km e nos fins de semana com viagem para serra ou para região dos lagos +/- 350km.

As revisões sempre foram feitas na mesma CSS Hyundai AGO/RJ onde comprei e sempre acompanhei as revisões para poder verificar a real situação do carro após roda 10.000km.

Acredito que muitas das CSS que não são da Hyundai HB (tipo CAO) tem um serviço relaxado com os HB20 pois na revisão dos 20.000km, por motivo de comodidade da CSS ser proxima do trabalho, tive pessíma impressão da CSS CAO em atender a revisão. Assim desiti de fazer nela e mesmo danao um pouco mais de trabalho levei na AGO.

Abçs
Guilherme

Autor:  Roberto Bertoche [ 13 Mai 2015 20:53 ]
Título:  Re: Óleo do motor

Fabricio Camargo escreveu:
Caros, venho reportar o que aconteceu comigo.

Comprei um HB20 1.0 na New em Ribeirão Preto em setembro / 2014. Em janeiro / 2015, com apenas 3 mil km rodados, em uma checagem rotineira, verifiquei que o nível de óleo estava abaixo de LOW, ou seja, abaixo do mínimo. Imediatamente fui a CAOA da Anhaia Mello, em São Paulo, onde fui informado que o consumo era normal (???) em função do amaciamento do motor. E neste dia foi completado o óleo do motor.

No entanto, agora em maio / 2015 e com 8500 km ao verificar o óleo já constatei que o mesmo está abaixo de 50% na escala da vareta. Entrei em contato com o gerente de pós venda da New de Ribeirão Preto e fui informado que o consumo médio de óleo com motor 1.0 é de 100ml por 1000km, isto é 1L a cada 10mil km. Ou seja, entre uma revisão e outra, fica evidente que o nível de óleo jamais deveria baixar de 50%.

Fui orientado a aguardar a primeira revisão, onde será realizada a troca de óleo e continuar a verificação por mais 1000km. Caso o consumo exceda os 100ml por 1000km será necessária uma avaliação mais profunda do que está gerando o alto consumo de óleo.

Cabe ressaltar que já verifiquei inúmeras vezes e nunca constatei nenhum tipo de vazamento.



Boa noite, Fabrício.
Você disse: "constatei que o mesmo está abaixo de 50% na escala da vareta"
Se isso significa que ele está abaixo do meio, entre as marcas superior e inferior da vareta, ele está onde deveria estar, entre as marcas máximo e mínimo.
Não tenho certeza, mas acho que entre essas marcas cabe um litro.
Então, se diz que pode consumir até um litro a cada 10.000 km, significa que se ele sair da revisão com o óleo na marca máximo, deve chegar à seguinte próximo da marca mínimo.

Até não é mal, se comparado ao que dizia o manual de um VW Fox ou Parati, não me lembro, que considerava normal o motor consumir 1 litro de óleo para cada 1000 Km.
Já pensou?

Abraço,

Autor:  Fabricio Camargo [ 13 Mai 2015 21:27 ]
Título:  Re: Óleo do motor

Roberto Bertoche escreveu:
Fabricio Camargo escreveu:
Caros, venho reportar o que aconteceu comigo.

Comprei um HB20 1.0 na New em Ribeirão Preto em setembro / 2014. Em janeiro / 2015, com apenas 3 mil km rodados, em uma checagem rotineira, verifiquei que o nível de óleo estava abaixo de LOW, ou seja, abaixo do mínimo. Imediatamente fui a CAOA da Anhaia Mello, em São Paulo, onde fui informado que o consumo era normal (???) em função do amaciamento do motor. E neste dia foi completado o óleo do motor.

No entanto, agora em maio / 2015 e com 8500 km ao verificar o óleo já constatei que o mesmo está abaixo de 50% na escala da vareta. Entrei em contato com o gerente de pós venda da New de Ribeirão Preto e fui informado que o consumo médio de óleo com motor 1.0 é de 100ml por 1000km, isto é 1L a cada 10mil km. Ou seja, entre uma revisão e outra, fica evidente que o nível de óleo jamais deveria baixar de 50%.

Fui orientado a aguardar a primeira revisão, onde será realizada a troca de óleo e continuar a verificação por mais 1000km. Caso o consumo exceda os 100ml por 1000km será necessária uma avaliação mais profunda do que está gerando o alto consumo de óleo.

Cabe ressaltar que já verifiquei inúmeras vezes e nunca constatei nenhum tipo de vazamento.



Boa noite, Fabrício.
Você disse: "constatei que o mesmo está abaixo de 50% na escala da vareta"
Se isso significa que ele está abaixo do meio, entre as marcas superior e inferior da vareta, ele está onde deveria estar, entre as marcas máximo e mínimo.
Não tenho certeza, mas acho que entre essas marcas cabe um litro.
Então, se diz que pode consumir até um litro a cada 10.000 km, significa que se ele sair da revisão com o óleo na marca máximo, deve chegar à seguinte próximo da marca mínimo.

Até não é mal, se comparado ao que dizia o manual de um VW Fox ou Parati, não me lembro, que considerava normal o motor consumir 1 litro de óleo para cada 1000 Km.
Já pensou?

Abraço,


Roberto,

Você colocou um ponto bem interessante. Não havia pensando no sentido de ter apenas 1L entre as marcas de máximo e mínimo da vareta. Seria interessante confirmarmos essa informação. No manual não consta nada, no entanto, em pesquisas no Google a informação parece verdadeira.

Agradeço pela atenção e disposição em ajudar.

Autor:  Fabricio Camargo [ 27 Nov 2015 09:33 ]
Título:  Re: Óleo do motor

Fabricio Camargo escreveu:
Roberto Bertoche escreveu:
Fabricio Camargo escreveu:
Caros, venho reportar o que aconteceu comigo.

Comprei um HB20 1.0 na New em Ribeirão Preto em setembro / 2014. Em janeiro / 2015, com apenas 3 mil km rodados, em uma checagem rotineira, verifiquei que o nível de óleo estava abaixo de LOW, ou seja, abaixo do mínimo. Imediatamente fui a CAOA da Anhaia Mello, em São Paulo, onde fui informado que o consumo era normal (???) em função do amaciamento do motor. E neste dia foi completado o óleo do motor.

No entanto, agora em maio / 2015 e com 8500 km ao verificar o óleo já constatei que o mesmo está abaixo de 50% na escala da vareta. Entrei em contato com o gerente de pós venda da New de Ribeirão Preto e fui informado que o consumo médio de óleo com motor 1.0 é de 100ml por 1000km, isto é 1L a cada 10mil km. Ou seja, entre uma revisão e outra, fica evidente que o nível de óleo jamais deveria baixar de 50%.

Fui orientado a aguardar a primeira revisão, onde será realizada a troca de óleo e continuar a verificação por mais 1000km. Caso o consumo exceda os 100ml por 1000km será necessária uma avaliação mais profunda do que está gerando o alto consumo de óleo.

Cabe ressaltar que já verifiquei inúmeras vezes e nunca constatei nenhum tipo de vazamento.



Boa noite, Fabrício.
Você disse: "constatei que o mesmo está abaixo de 50% na escala da vareta"
Se isso significa que ele está abaixo do meio, entre as marcas superior e inferior da vareta, ele está onde deveria estar, entre as marcas máximo e mínimo.
Não tenho certeza, mas acho que entre essas marcas cabe um litro.
Então, se diz que pode consumir até um litro a cada 10.000 km, significa que se ele sair da revisão com o óleo na marca máximo, deve chegar à seguinte próximo da marca mínimo.

Até não é mal, se comparado ao que dizia o manual de um VW Fox ou Parati, não me lembro, que considerava normal o motor consumir 1 litro de óleo para cada 1000 Km.
Já pensou?

Abraço,


Roberto,

Você colocou um ponto bem interessante. Não havia pensando no sentido de ter apenas 1L entre as marcas de máximo e mínimo da vareta. Seria interessante confirmarmos essa informação. No manual não consta nada, no entanto, em pesquisas no Google a informação parece verdadeira.

Agradeço pela atenção e disposição em ajudar.


Atualizando o que foi exposto, depois de completar o óleo, fiz revisão de 10 mil km com quase 11 mil km rodados e foi trocado o óleo em julho / 2015. Agora, hoje, 27/11/2015 fui verificar o nível, e mais uma vez está abaixo de LOW. E com 18 mil km rodados. Ou seja, mostra que o veículo realmente tem alto consumo de óleo.

Levei na concessionária, completaram mais uma vez e disseram que na revisão de 20 mil km vão abrir um processo investigatório.

O atendente de hoje mencionou que o consumo é "normal" pois 90% do uso do carro é em estrada, e por ser 1.0 o motor fica com giro constante elevado na casa dos 4000 rpm e consome mais óleo. Não me convenceu! Algum expert pode atestar se essa informação é verdade?

Obrigado.

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