Bem-vindo: 29 Mar 2024 03:44

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 6 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: liquido de arrefecimento do motor - temperatura
MensagemEnviado: 11 Mar 2013 23:47 
Offline

Registrado em: 05 Fev 2013 17:34
Mensagens: 5
Gente, recebi meu carro tem 3 dias. comprei o 1.6 automatico. A temperatura esta em 5 barrinhas, me pergunto a partir de quantas barrinhas devo me preocupar..e se 5 e' normal ou nao.
Pergunto isso pq to super desconfiada.. quando recebi o carro esqueceram de colocar aqueles 2-3 litros de combustivel que sempre colocam pra pessoa chegar pelo menos no posto de gasolina. quando liguei o carro, sai da concessionaria e , literalmente, na porta da concessionaria o carro deu prego de gasolina, a maior vergonha, nao andei nem 50 metros! rsrs me pergunto o que mais esqueceram de colocar no carro, ne? li o manual e o manual diz que se o ponteiro sair da faixa normal e se direcionar pro H e' pq esta superaquecendo, so falta ele dizer o que e' a "faixa normal" rsrs... agradeco a ajuda do pessoal que entende mais que eu, pq eu realmente nao entendo nada de carro... obrigada!
obs:O pessoal da concessionaria veio imediatamente se desculpar pela falha deles e colocar 3 litros de combustivel no carro.. nao que isso me deixasse menos chateada, mas pelo menos resolveram em 5 minutos..

_________________
Hb20 1.6 aut, Premium, prata, 13/13.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: liquido de arrefecimento do motor - temperatura
MensagemEnviado: 12 Mar 2013 00:52 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 06 Nov 2012 14:55
Mensagens: 2561
Localização: Curitiba-PR
Camilla escreveu:
Gente, recebi meu carro tem 3 dias. comprei o 1.6 automatico. A temperatura esta em 5 barrinhas, me pergunto a partir de quantas barrinhas devo me preocupar..e se 5 e' normal ou nao.
Pergunto isso pq to super desconfiada.. quando recebi o carro esqueceram de colocar aqueles 2-3 litros de combustivel que sempre colocam pra pessoa chegar pelo menos no posto de gasolina. quando liguei o carro, sai da concessionaria e , literalmente, na porta da concessionaria o carro deu prego de gasolina, a maior vergonha, nao andei nem 50 metros! rsrs me pergunto o que mais esqueceram de colocar no carro, ne? li o manual e o manual diz que se o ponteiro sair da faixa normal e se direcionar pro H e' pq esta superaquecendo, so falta ele dizer o que e' a "faixa normal" rsrs... agradeco a ajuda do pessoal que entende mais que eu, pq eu realmente nao entendo nada de carro... obrigada!
obs:O pessoal da concessionaria veio imediatamente se desculpar pela falha deles e colocar 3 litros de combustivel no carro.. nao que isso me deixasse menos chateada, mas pelo menos resolveram em 5 minutos..



Oi Camila, boa noite!
A temperatura do líquido de arrefecimento, vai depender basicamente de 2 fatores.
1) Temperatura ambiente externa
2) Condição de condução.
Quando você está conduzindo em lugares com altas temperaturas, o ar que passa pelo radiador não resfria o líquido de arrefecimento de uma forma eficiente.
Quando você está conduzindo em baixa velocidade, como em engarrafamentos, acontece a mesma coisa, o ar não tem capacidade de resfriamento suficiente para manter o líquido de arrefecimento a uma temperatura ideal. Por isso existe a ventoinha do radiador, que auxilia a ventilação quando ela é ineficiente.

Quanto ao seu caso, 5 barrinhas se não engano, fica abaixo da metade certo? Se for isto e se você mora em algum lugar muito quente e trafega em transito intenso, é normal. É o meu caso, que pego trânsito forte todos os dias, e como no verão é muito quente aqui, a temperatura tende a subir um pouco.
Agora, se isto acontece sempre, inclusive com o carro ainda frio, aí sim é bom levar o carro até a css para que eles verifiquem se não existe algum entupimento no sistema, sendo que estou considerando aqui que o nível de água está ok, acredito que você tenha conferido isto.

Bom, acho que é isto... qualquer coisa é só perguntar!

Grande abraço!

_________________
---------------------------------
Arnaldo S. Moro Junior
Moderador
HB20 Comfort 1.6 Prata
---------------------------------
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: liquido de arrefecimento do motor - temperatura
MensagemEnviado: 12 Mar 2013 11:05 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 18 Nov 2012 21:21
Mensagens: 1004
5 barrinhas é antes da linha do meio, sim. O meu já tem 10 mil km rodados e NUNCA passou daí (nunca acendeu a 6ª barrinha), seja no trânsito + clima infernais de São Paulo. O dia que acender do meio pra cima vou ficar preocupado! ;)

_________________
Comfort Plus 1.6 Preto Onix


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: liquido de arrefecimento do motor - temperatura
MensagemEnviado: 12 Mar 2013 21:39 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 08 Out 2012 23:35
Mensagens: 1194
Localização: São Paulo
Dear escreveu:
5 barrinhas é antes da linha do meio, sim. O meu já tem 10 mil km rodados e NUNCA passou daí (nunca acendeu a 6ª barrinha), seja no trânsito + clima infernais de São Paulo. O dia que acender do meio pra cima vou ficar preocupado! ;)

O marcador deverá atingir o centro (5 barrinhas) após 5 à 10 minutos do motor entrar em funcionamento e permanecer assim por 1, 10, 100 ou 1000 horas. Não deve abaixar e nem subir. Se porventura subir no 6o. traço e em 2 ou 3 minutos não voltar ao 5o., desligue o motor e procure ajuda de um mecânico. É arriscado continuar, ferver e fundir o motor.

Com o motor em funcionamento normal, a temperatura do líquido fica por volta de 90 graus. Quando atinge 95 à 100 graus, a ventoinha entra em ação para esfriar e voltar à 90. Se está num trânsito pesado, com ar ligado, a ventoinha poderá ligar até de 1 em 1 minuto.

Obs: Aquele aditivo colorido que é acrescentado à água do radiador serve para avançar o ponto de ebulição da água (100 graus) para algo por volta de 110 , 115 graus. Isso já salvou milhares de motores. E outros milhares fundiram porque o dono quis economizar R$ 10 e colocou água pura.

Ps: alguém sabe como fazer para digitar "o símbolo" de grau nessa PORRA DE TABLET ? :x


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: liquido de arrefecimento do motor - temperatura
MensagemEnviado: 12 Mar 2013 21:56 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 06 Nov 2012 14:55
Mensagens: 2561
Localização: Curitiba-PR
Betox escreveu:
Dear escreveu:
5 barrinhas é antes da linha do meio, sim. O meu já tem 10 mil km rodados e NUNCA passou daí (nunca acendeu a 6ª barrinha), seja no trânsito + clima infernais de São Paulo. O dia que acender do meio pra cima vou ficar preocupado! ;)

O marcador deverá atingir o centro (5 barrinhas) após 5 à 10 minutos do motor entrar em funcionamento e permanecer assim por 1, 10, 100 ou 1000 horas. Não deve abaixar e nem subir. Se porventura subir no 6o. traço e em 2 ou 3 minutos não voltar ao 5o., desligue o motor e procure ajuda de um mecânico. É arriscado continuar, ferver e fundir o motor.

Com o motor em funcionamento normal, a temperatura do líquido fica por volta de 90 graus. Quando atinge 95 à 100 graus, a ventoinha entra em ação para esfriar e voltar à 90. Se está num trânsito pesado, com ar ligado, a ventoinha poderá ligar até de 1 em 1 minuto.

Obs: Aquele aditivo colorido que é acrescentado à água do radiador serve para avançar o ponto de ebulição da água (100 graus) para algo por volta de 110 , 115 graus. Isso já salvou milhares de motores. E outros milhares fundiram porque o dono quis economizar R$ 10 e colocou água pura.

Ps: alguém sabe como fazer para digitar "o símbolo" de grau nessa PORRA DE TABLET ? :x



Para digitar o símbolo de graus em uma porra de um tablet, segure o zero por alguns segundos e voilá!
;)

_________________
---------------------------------
Arnaldo S. Moro Junior
Moderador
HB20 Comfort 1.6 Prata
---------------------------------
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: liquido de arrefecimento do motor - temperatura
MensagemEnviado: 14 Fev 2014 16:57 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 19 Jan 2014 23:31
Mensagens: 534
Localização: Jaboticabal-SP (Rib.Preto)
Os aditivos de radiador aumentam a temperatura em q a agua ferve de 100graus para mais de 180. Claro que isso nunca ocorre. Mas em quantidade certa essa é a meta. Porque o sistema fica pressurizado a 1bar (como panela de pressao) e assim a água atinge 121graus sem esforço. Por isso realmente aumenta..mas muito mais...pra cerca de 180 mesmo !


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 6 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 17 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB