d4rthz escreveu:
Olá colegas,
Estou querendo fazer umas pequenas modificações no meu HB20 1.0 turbo que originalmente possui 105 cavalos no etanol. Pelo que li aqui com os amigos, uma pequena modificação aparentemente segura já me renderia bons 126 cavalos com um ganho de 20% com o tal CHIP, porém tenho a meta de alcançar 140 cavalos no total, será que existem configurações seguras que não desgastem tanto o motor na qual poderia chegar na potência desejada chipando e fazendo mais alguma configuração? Confesso que sou leigo no assunto pois nunca alterei qualquer configuração de carros originais que já tive, porém me bateu uma vontade nesse novo brinquedo.
Abraço a todos
Seja bem vindo ao forum colega D4rthz !
De fato, para os modelos HB20 1.0 turbo, um chip dependendo dele ser confiável e de qualidade comprovada no mercado, vai funcionar sim, pq esse pequeno motor turbo foi propositalmente amordaçado e contido em sua performance pela própria dona Hyundai do Brasil,, exatamente para ele não roubar o mercado dos modelos com motor 1.6, o que para mim, foi uma autêntica estupidez desses coreanos cabeças duras.
Se eu comprasse um desses novos HB20 turbo, so esperaria ele amaciar por uns 3000 kms e depois desse período inicial de uso, lascava nele um piggyback unichip com pelo menos 2 mapas específicos e ainda substituía toda a saída de escape original incluindo-se o catalisador por um downpipe esportivo bem mais livre mantendo todo o restante do sistema de escape original para evitar ruídos excessivos :
Os mapas do Unichip seriam :
Uma calibração específica para 100% de etanol .
Uma calibração para gasolina e etanol na proporção 50%/50% de ambos os combustíveis.
Uma calibração somente para gasolina eu nem perderia meu tempo fazendo, a não ser se fosse para usar a gasolina podium, pq não se deve esperar nenhum milagre de um motor turbo chipado sendo alimentado apenas por esses nossos lixos de gasolinas comuns/aditivadas de 88 octanas, isso é óbvio.
Pessoalmente acredito que somente com esses upgrades citados, já dá para se chegar mais próximo dos 130 cvs ou talvez até mais do que isso.
Mas para se chegar a esses 140 cvs que vc citou acima ou até um pouco mais, deve-se tb trocar toda a turbina original por um outro modelo levemente maior mas nesse caso, além desses upgrades que citei aqui, soma-se ainda uma troca do intercooler original por um outro modelo mais eficiente e talvez tb seja necessário acrescentar um radiador de oleo adicional para se evitar o calor excessivo que esse motor vai produzir como consequência direta desse aumento expressivo do seu desempenho original.
O sistema de embreagem original desse HB20 1.0 turbo tb vai sofrer bastante com esses aumentos mais expressivos de desempenho, mas até uns 25% a mais de potência e torque a embreagem original desse modelo ainda aguenta muito bem .
E lógico que um HB20 turbo assim modificado vai ficar bem mais interessante de ser conduzido, mas ele tb deve passar bem longe da rede de CCS da Hyundai por motivos óbvios de perda da garantia original dos 5 anos, mas mesmo assim, eu levaria o meu HB20 turbo assim modificado para ser revisado em uma CCS Hyundai da minha preferência ... rsrsrsrsrsrs!!!
Valeu colega, abrç !