HB20 2015 escreveu:
Bruno Lucas Barbosa escreveu:
Então pessoal, quero saber como eu posso aumentar a potencia do motor do meu hb20 1.0 sem ter que mexer na documentação...?
eu ainda não recebi o carro, estou naquela famosa lista de espera, mas fiquei meio preocupado com a potencia que esse motor oferece.
alguns amigos falaram para eu por um chip, mas colocando esse tal chip eu preciso mudar a documentação, certo? e isso eu não quero porque da mais dor de cabeça do que felicidade ao pisar fundo.
sou leigo no assunto, mas de pouquinho em pouquinho vou aprendendo!
agradeço desde já a ajuda e compreensão de vocês,
abraço!
COMPRE UM TURBO OU 1.6 OU MELHOR COMPRE UM CARRO DE MAIOR POTENCIA. Acho desnecessário alterar originalidade de um veículo principalmente se tratando de MOTOR. Essa tal mudança pode trazer uma grande dor de cabeça no futuro.Colega HB20 2015 bom dia !
Permita-me explicar aqui, sem nenhum compromisso, sobre como funciona esses atuais chips chamados de piggybacks e que incrementam a potência e o torque dos motores turbos originais de fábrica com total segurança e que é uma ação totalmente reversível :
Saibam que até já é tb um fato amplamente comprovado de que todos os fabricantes de motores turbo, já deixam de fábrica uma ampla margem de segurança na programação da ECU desses motores para conter a potência e o torque deles, ou mesmo eles contém propositalmente esses valores para que um determinado motor turbo não desenvolva essa dose extra de desempenho e assim, possa até atrapalhar as vendas de outros modelos um pouco mais potentes como é o caso dos HB20 1.0 turbo vs HB20 1.6 aspirados ...
E graças aos grandes avanços tecnológicos que hoje existem nesse ramo da eletrônica automotiva, os módulos como o Unichip que eu trabalho com ele, podem perfeitamente e com total segurança, extrair essa dose extra de potência e torque que normalmente ficam adormecidos (escondidos propositalmente) no caso desses motores turbo como é o caso do recém lançado HB20 turbo !
E no caso desse novo modelo, basta instalar um módulo do Unichip na ECU dele e leva-se o veículo ao dinamômetro e assim, começa-se a medir a potência e o torque desde rotações a partir de 1600 rpm e em seguida para 2000 rpm, depois rotações intermediárias até se ultrapassar um pouco a rotação de potência máxima atingida por esse motor, que seria de uns 6400 rpms.
E em cada um ponto de rotação desses, o profissional que está calibrando esse Unichip, vai alterando ligeiramente com uma ferramenta eletrônica apropriada acoplada tanto ao unichip e à ECU desse veículo, a mistura de ar+combustível, o ponto de ignição e tb a pressão da turbina, sempre procurando as regulagens que produzem comprovadamente atravez dos resultados mostrados nesse dinamômetro, os máximos valores de potência e torque conseguidos nesse dinamômetro e que foram deixados propositalmente adormecidos pelos eng. da fábrica da Hyundai Motors e assim, se ganha de uns 15% a 20% a mais de potência e torque, podendo-se chegar a valores de até uns 30%, mas que esses valores vão depender de cada motor turbo e da sua calibração original e somente se descobre isso, depois de se fazer essa recalibração desse motor com o unichip no dinamômetro !
Por exemplo, quando se afina a pressão da turbina que sopra dentro do motor, será nitidamente percebida nessa recalibração utilizando-se esse Unichip, que a fábrica conteve propositalmente a pressão máxima em 0,8 a 0,9 bars da turbina agindo nesse motor e assim, esse profissional que está recalibrando esse veículo no dinamômetro, percebe que essa pressão pode ir subindo com segurança até digamos 1,2 ou 1,3 bars antes das estratégias de segurança originais da ECU desse motor cortem por razões de segurança, esse excedente de pressão, exatamente para prevenir possíveis superaquecimentos prejudiciais nesse motor.
Então, seguindo esse exemplo dado acima, de subir essa pressão original da turbina de 0,8 a 0,9 bars para 1,2 a 1,3 bars e paralelamente a isso, tb se deve alterar tanto as curvas de ignição como tb as curvas de mistura de ar+combustível para essa nova pressão enviada ao motor pela turbina e são exatamente esse conjunto de novas calibrações (modificações) que vão produzir esse novo rendimento a esses motores turbo !
Então, posso garantir aqui que um Unichip cuidadosamente calibrado em um novo HB20 turbo, vai conseguir certamente ganhar sim e com total segurança, de 15% a 20% a mais de torque e potência, mas logico que isso ocorrerá quando esse motor estiver alimentado apenas com etanol, pq é o combustível que comprovadamente traz os melhores resultados na produção do melhor rendimento para todos os motores turboalimentados principalmente quando chipados !
E quando esse HB20 turbo chipado for alimentado apenas com gasolinas, lógico que o rendimento dele, mesmo com a ajuda de um Unichip, nunca será o mesmo do que quando esse motor for alimentado apenas com etanol !
Tb é importante que eu informe aqui, que absolutamente todas as calibrações originais da ECU dos HB20 turbo, serão todas elas mantidas intactas como vieram de fábrica, pq é no módulo do Unichip que ficam armazenadas todas essas alterações feitas com a ajuda do dinamômetro e que agem sobre a programação original da ECU desse veículo, para se conseguir atingir esses novos valores de potência e torque aqui citados, então, ao se desconectar esse unichip da ECU depois de calibrado nesse HB20 turbo, tudo retorna exatamente ao que era antes de se instalar esse Unichip sem ficar nenhum sinal nessa ECU de que esse motor já foi algum dia chipado com Unichip !
Por isso, é óbvio e até desnecessário falar aqui que depois de se instalar e calibrar um Unichip num HB20 turbo, até os UPs TSI vão ficar garantidamente para trás em qualquer teste de aceleração ou de retomada de velocidade sem falar aqui tb de todo o restante dos veículos atuais c/ motores aspirados 1.6, 1.8 e talvez até dá muito trabalho para alguns 2.0 16 válvulas ficarem na frente desses HB20 turbo c/ unichip ... rsrsrsrs !!!
Então, basicamente é assim que ocorre a recalibração da ECU dos motores turbo atravez desses módulos do tipo piggyback e aqui dei o exemplo prático e real da ação do módulo Unichip calibrado para o novo motor 1.0 turbo dos HB20.
Inclusive até dá para se levar um HB20 turbo desses com esse Unichip instalado no motor dele para quaisquer CCS Hyundai Motors realizar nele uma revisão que nenhum mecânico vai conseguir enxerga-lo, pq ele fica devidamente escondido dentro do compartimento do motor e o melhor de tudo, se um mecânico por um acaso chegar a passar o scanner da CCS na ECU de um HB20 turbo para procurar por alguma eventual falha armazenada, ele NUNCA vai descobrir nem com esses scanners que esse HB20 está com um Unichip instalado nele pq não fica absolutamente nenhuma pista armazenada na ECU desse veículo que acuse a presença do Unichip nesse veículo ... rsrsrsrs !!!
Obs : E deixando aqui mais um exemplo real para vcs, o meu atual jetta TSI 13/13, logo após ser cuidadosamente amaciado aos 5000 kms, recebeu a instalação de um Unichip devidamente calibrado e ligado na sua ECU e já rodou um pouco mais de 30000 kms depois de pouco mais de 3 anos de uso assim vitaminado e NUNCA apresentou sequer o menor dos problemas que poderiam ser causados por essa instalação do Unichip no motor dele e ele me proporciona muiiiiiiiiiiita alegria e fortes emoções ... rsrsrsrs !!!
É exatamente pela razão exposta acima que hoje eu escolheria certamente um novo HB20S turbo para substituir esse meu atual HB20 1.6, pq lógico que logo após amacia-lo, eu lascaria nele tb mais um Unichip cuidadosamente calibrado e me divertiria muiiiiiiiito com ele tb .... kkkkkkkkk!!!!!
E infelizmente tb informo aqui que esse Unichip como tb qualquer outro chip de potência não consegue incrementar com vantagens práticas o rendimento dos motores aspirados com os mesmos ganhos apresentados nos casos dos motores turboalimentados pela óbvia razão de que nos motores aspirados não existe lá uma turbina para incrementar o rendimento deles, por isso que é bem mais indicada e compensa bem mais financeiramente a instalação de um unichip em motores turbo ...
E para quem se interessar mais sobre esse módulo unichip, pode ler mais detalhes e informações acessando o site oficial do unichip aqui no Brasil :
http://www.dastek.com.br É isso aí colegas, valeu, abrçs !