Bem-vindo: 28 Abr 2024 07:58

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 115 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 ... 12  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: MELHORAR A POTENCIA DO MOTOR
MensagemEnviado: 08 Abr 2015 18:06 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 30 Dez 2014 07:39
Mensagens: 397
Localização: Leme/SP
Interessante, leoglima!
Não se esqueça de postar os resultados...


Abraço, Eric Ricardo.

_________________
Eric R. Stephani


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: MELHORAR A POTENCIA DO MOTOR
MensagemEnviado: 08 Abr 2015 20:23 
Colocar o HB no torquímetro? Tem algo estranho ai... Hehehe


Voltar ao topo
  
 
 Título: Re: MELHORAR A POTENCIA DO MOTOR
MensagemEnviado: 08 Abr 2015 21:54 
Offline

Registrado em: 12 Jan 2013 12:18
Mensagens: 80
Localização: Salvador BA
Huiahuiahuia, mania de falar errado, o equipamento chama dinamômetro, usado pra medir a potencia em HP do motor, acelerando até o talo, usado para medir torque nas rodas, dai sai a porra do torquímetro, na Bahia o mecânicos gostam de chamar assim.

_________________
_________________
Leonardo Lima
Hb20 1.0 Comfort Plus com Audio BHT - Vermelho Tropical


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: MELHORAR A POTENCIA DO MOTOR
MensagemEnviado: 09 Abr 2015 09:03 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 06 Out 2014 23:35
Mensagens: 5015
Localização: Minas Gerais
Legal leoglima!

Depois poste os resultados.

Caso o meu fosse 1.0, eu não teria coragem de fazer tais modificações, pois acredito que a probabilidade de dores de cabeça aumentaria proporcionalmente as modificações.

Abraços,

_________________
HB20 Comfort Style 1.6 14/15

Moderador no Fórum e no Facebook do HB20 Clube.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: MELHORAR A POTENCIA DO MOTOR
MensagemEnviado: 09 Abr 2015 16:10 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 19 Jan 2014 23:31
Mensagens: 534
Localização: Jaboticabal-SP (Rib.Preto)
Não sei onde vale a pena modificar um motor 1.0

Ele já é fraco e vc tem que esfolar ele...se ele tiver modificado vai beber que nem o Lula, e andar muito pouco a mais. O único jeito era um turbo mesmo ou se contentar em gastar 3 mil com escape filtro e chip...enquanto valeria a pena colocar esses 3 mil + uns outros 2mil e tirar um HB 1.6

Agora no motor 1.6 um vendedor da CSS de ribeirão contou que um deles que tem HB20 chipou o carro e fez escape e filtro, e teoricamente no dino aumentou uns 10 a 12cv chegando ai a uns 147cv. Mas custou uns 3 mil tudo...porém anda que nem o capiroto


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: MELHORAR A POTENCIA DO MOTOR
MensagemEnviado: 09 Abr 2015 17:49 
Offline

Registrado em: 12 Jan 2013 12:18
Mensagens: 80
Localização: Salvador BA
bernardo_bee escreveu:
Não sei onde vale a pena modificar um motor 1.0

Ele já é fraco e vc tem que esfolar ele...se ele tiver modificado vai beber que nem o Lula, e andar muito pouco a mais. O único jeito era um turbo mesmo ou se contentar em gastar 3 mil com escape filtro e chip...enquanto valeria a pena colocar esses 3 mil + uns outros 2mil e tirar um HB 1.6

Agora no motor 1.6 um vendedor da CSS de ribeirão contou que um deles que tem HB20 chipou o carro e fez escape e filtro, e teoricamente no dino aumentou uns 10 a 12cv chegando ai a uns 147cv. Mas custou uns 3 mil tudo...porém anda que nem o capiroto


tem um cara aqui em salvador q fez isso tudo, ele publicou uma vez la no face "furia da noite 170cv", porem so tem 140cv. exagerou bastante ele, ou de proposito, ou foi enganado n sei. ele teve um ganho de 12cv. filtros, velas, reprogramação e escape. peguei o projeto do carro dele com a empresa que o fez "Digipower".

sobre o 1.0, sem por turbo, acredito fortemente de acordo com uns calculos e umas medições q fiz, dá pra chegar no ganho de 10cv, ou mais, eu preciso so conseguir a ingnição da CM Racing pra testar em uma das bobinas do HB20 e ver se vai responder bem, se responder bem varemos o que da pra fazer hehehehh quem sabe um 1.0 com 95cv uiahuiahiuah

_________________
_________________
Leonardo Lima
Hb20 1.0 Comfort Plus com Audio BHT - Vermelho Tropical


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: MELHORAR A POTENCIA DO MOTOR
MensagemEnviado: 10 Abr 2015 08:46 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 01 Set 2014 00:24
Mensagens: 903
leoglima escreveu:
Galera,

estou estudando bastante nesses últimos meses sobre como melhorar a potencia do motor 1.0, sem riscos de desgaste do conjunto mecânico num todo (freio, embreagem, cambio, motor).

descobri algumas coisas que pude comprovar fazendo a leitura do carro pelo OBD2:
* reprogramação do 1.0 aumentando a pressão para 14:1 deu 2vc a mais a 4560rpm, em baixa rotação não se ve diferença
* troca das velas (as originais são um lixo custam 12 reais, as piores do mundo) deu menos de 2cv a 4560rpm
* troca do filtro pelo modelo inbox deu uma aumento de entrada de ar de 0,2g e nada de potencia considerei erro de leitura
* não tive como fazer teste com escapamentos ainda, mas pelo histórico, deve dar algo em torno de 2cv se remover o catalizador
* próximo passo troca do sistema de ignição pelo da CM Racing CDI Plus, estou procurando alguém aqui na cidade que tenha e esteja disposto a me deixar testar. (pra isso é necessário trocar as velas tbm, pq são lixo.)

(sábado agora 11/04/2015, colocaremos um HB20 1.0 no torquímetro e vamos comparar antes e depois do remapeamento, o cara disse que ganha 15cv, eu garanto que não passa de dois, o cara vai me "provar", no sábado eu posto o resultado aqui)

qualquer coisa é só falar, estou aprendendo um pouco sobre o motor 1.0 3 canecos, e sera uma boa conversar e trocar ideia/conhecimentos.

valew


Blz...acompanhando...


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: MELHORAR A POTENCIA DO MOTOR
MensagemEnviado: 10 Abr 2015 15:23 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 27 Mai 2013 20:20
Mensagens: 646
Localização: Campinas / SP
chucklodders escreveu:
Melhor pegar o 1.6, por que o motor rende 122 cv com gasolina, e 128 cv com etanol, e por ele ser baixo e leve (999 kg) anda muito, além de ter um 0-100 de 9 segundos. E não corre o risco de perder a garantia.


8-)8-) concordo com vc!

Enviado usando Tapatalk 2

_________________
HBshark
HB20s1.6 16V DOHC CVVT MT Premium Preto Onix
****ROUBADO EM 09/08/2017****


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: MELHORAR A POTENCIA DO MOTOR
MensagemEnviado: 20 Abr 2015 12:43 
Offline

Registrado em: 12 Jan 2013 12:18
Mensagens: 80
Localização: Salvador BA
ainda não consegui coletar os dados e fazer as analises completas, mas segue uma previa.
Bom galera, ainda falta muito pra dizer com certeza isso ou aquilo. ainda preciso fazer mais umas 3 ou 4 medições. não conseguimos o dyno, o FPD da oficina queria cobrar 300 dilmas pra gente usar o dyno e tirar as medições, bom já achei de cara que ele tava colocando dificuldade pra gente não tirar as medições.

esses dados eu coletei utilizando um leitor OBD2 - ELM-327 comprado no allyexpress, funciona via bluetooth, emparelhado com o notebook utilizando o scan master para coletar os dados.

não sei dizer da eficiência da medição, mas foi o que tinha em mãos na hora pra fazer. ainda preciso fazer vários cálculos, e tirar as médias pra conseguir o valor mais próximo da realidade possível. vou tentar fazer isso no sábado e postar todos os dados logo em seguida.

preparação do carro: hb20 1.0 , velas iridium tourch ixuh22, filtro inflow inbox, reprogramação feita, rodas originais 175/70/14, combustível shell etanol power
de antemão, coisas que eu percebi:
* a curva de torque foi aumentada. antes de 3500 a 4650, agora 3000 a 5000 (pelo pouco que ja entendo, isso aumenta o consumo e não traz beneficio nenhum)
* a combustão com essa vela está muitooo melhor, consumo diminuiu, não entendi o pq, mas vou pesquisar. antes 26cc/m com ar ligado e carro parado, depois, 22cc/m.
*entrada/pressão ar aspirado, antes 4,97g/s depois 5,02g/s.
*tx de ar combustível, antes 9,92:1 depois 12,5:11

não confirmo isso ainda, mas já suspeito:
reprogramação mudou a curva de torque e não deu potencia, aumentou consumo, possivelmente desgaste prematuro e carbonização
velas melhorou a combustão, melhorou consumo, rpm com carro parado caiu de 950 para 870 , media. aumentou torque em 0,2 e acho que 2cv
filtro, não percebi nada, quase certeza que não muda porra nenhuma.

valores máximos:
torque 10,2
speed 181
cv 82.

desculpem a bagunça, mas quando tiver todos os dados coletados e todas as analises feitas, monto uma planilha e posto aqui.

abraço.
Imagem

_________________
_________________
Leonardo Lima
Hb20 1.0 Comfort Plus com Audio BHT - Vermelho Tropical


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: MELHORAR A POTENCIA DO MOTOR
MensagemEnviado: 20 Abr 2015 21:06 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 06 Out 2014 23:35
Mensagens: 5015
Localização: Minas Gerais
Legal demais sua perspicácia em tentar melhorar a potência do carro!
Parabéns Leoglima!

Tomara que você encontre resultados mais satisfatórios.

2 cv e o acréscimo de torque citados são ínfimos. Creio que são imperceptíveis, dessa maneira não valeria o risco em realizar tais modificações.

Abraços,

_________________
HB20 Comfort Style 1.6 14/15

Moderador no Fórum e no Facebook do HB20 Clube.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 115 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 ... 12  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 31 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB