ainda não consegui coletar os dados e fazer as analises completas, mas segue uma previa.
Bom galera, ainda falta muito pra dizer com certeza isso ou aquilo. ainda preciso fazer mais umas 3 ou 4 medições. não conseguimos o dyno, o FPD da oficina queria cobrar 300 dilmas pra gente usar o dyno e tirar as medições, bom já achei de cara que ele tava colocando dificuldade pra gente não tirar as medições.
esses dados eu coletei utilizando um leitor OBD2 - ELM-327 comprado no allyexpress, funciona via bluetooth, emparelhado com o notebook utilizando o scan master para coletar os dados.
não sei dizer da eficiência da medição, mas foi o que tinha em mãos na hora pra fazer. ainda preciso fazer vários cálculos, e tirar as médias pra conseguir o valor mais próximo da realidade possível. vou tentar fazer isso no sábado e postar todos os dados logo em seguida.
preparação do carro: hb20 1.0 , velas iridium tourch ixuh22, filtro inflow inbox, reprogramação feita, rodas originais 175/70/14, combustível shell etanol power
de antemão, coisas que eu percebi:
* a curva de torque foi aumentada. antes de 3500 a 4650, agora 3000 a 5000 (pelo pouco que ja entendo, isso aumenta o consumo e não traz beneficio nenhum)
* a combustão com essa vela está muitooo melhor, consumo diminuiu, não entendi o pq, mas vou pesquisar. antes 26cc/m com ar ligado e carro parado, depois, 22cc/m.
*entrada/pressão ar aspirado, antes 4,97g/s depois 5,02g/s.
*tx de ar combustível, antes 9,92:1 depois 12,5:11
não confirmo isso ainda, mas já suspeito:
reprogramação mudou a curva de torque e não deu potencia, aumentou consumo, possivelmente desgaste prematuro e carbonização
velas melhorou a combustão, melhorou consumo, rpm com carro parado caiu de 950 para 870 , media. aumentou torque em 0,2 e acho que 2cv
filtro, não percebi nada, quase certeza que não muda porra nenhuma.
valores máximos:
torque 10,2
speed 181
cv 82.
desculpem a bagunça, mas quando tiver todos os dados coletados e todas as analises feitas, monto uma planilha e posto aqui.
abraço.