Clever escreveu:
Nem vou entrar em detalhes, mas pode existir realmente unidades com problemas e outras falta de costume, já li aqui que tinha gente querendo colocar em 2.000 rpm e já trocar a marcha, ou subir ladeira em segunda a 2.000 rpm, acho que não rola no HB, tem que aumentar o giro, marcha mais longa...
Não estou generalizando, apenas que desde outubro de 2012 que comprei o carro e entrei no fórum já li diversos relatos do pessoal apanhando nas trocas de marcha por fazer no mesmo giro de outros motores... enfim, espero que se exista um problema que a fábrica resolva, pois não são problemas assim que acabam com um carro... meu gol G5 trocou a embreagem que demorou 20 dias para chegar com apenas 500 km e a CCS dizia ser tucho hidráulico...
Mas vamos acompanhar e ver no que vai dar...
Meu 1.6 com 31.000 km e comprado lançamento 22/10/2012 não apresentou problema nenhum, apenas que nos primeiros dias eu colocava terceira o carro não desenvolvia, eu voltava para segunda aumenta o giro e as vezes nem precisava da terceira...
Abs e fique calmo Sachs não quero desabonar você, esse é apenas meu relato, como podem haver outros milhões que tiveram problemas, mas podemos divulgar quem não teve né...
Pois então, tou com o meu S 1.6 desde Junho de 2013, com 20k rodados (revisão agendada), e desde o KM 0 nunca senti esse cheiro. Acho que depende muito do modo de condução do motorista. Pelos relatos, admito que talvez a embreagem do HB20 seja um pouco mais sensível a abusos do que a de outros carros.
Pra arrancar no plano, nunca subi mais do que 1200 RPM. Dou um leve toque no acelerador e vou soltando a embreagem bem na manha. Às vezes, no trânsito parado, nem acelero, só vou tirando o pé da embreagem até tipo meia altura que o carro já sai do lugar. Não vejo necessidade de fazer 0 a 60 em 2 segundos. Por esse motivo, sempre troco de marcha até os 2000 RPM. Em condições normais uso no máximo 10% do acelerador, e mesmo em baixa rotação noto um torque bom como se fosse um carro 8 válvulas.
Ok, verdade seja dita: Em alguns dias, com o carro frio, sinto umas trepidadas sutis na arrancada, mas depois de 5 minutos dirigindo, isso para.
Edit: 3 ações que eu não faço e que são sabidas ser vilões pra embreagem:
Não seguro na caixa, independente do quão suave seja o aclive;
Não fico com o pé na embreagem desnecessáriamente, até em primeira marcha eu tiro o pé completamente antes de trocar pra segunda, e no restante do tempo estou com o pé esquerdo no descanso ao lado esquerdo do pedal da embreagem;
Não fico com a mão na manopla do câmbio.
@Sachs: Fiquei tão curioso com o teu caso que vou fazer um test-drive num 1.0. Será que não é valido tu também fazer um test-drive em um HB20 1.0 pra comparar com o teu? Velho, espero que o teu problema seja resolvido. Só imagino o sentimento de ficar boladaço com um bem tão caro... boa sorte!